Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Polarização de Tr. PROBLEMAS


Posts recomendados

 

 

Troquei os componemtes e por hora são as medidas que averiguei.

Somando-se as A dos emissores, malha NPN : 37.1mA e malha PNP : - 36.4mA

Estão aceitáveis, não esquentam (sem carga e sem sinal) e estão até que quase simétricas.

 

 

Com esses valores, conferí a senoide.

 

Agora a OBS:

 

Conferindo o outro Amp idêntico, as I de polarização estão quase que zeradas.

As V's nos R .33 estão na faixa dos 0.3mv.

 

E este amp está em funcionamento normal.

O que me leva a pensar, mesmo sem os valores referência (corretos) pro modelo. Esses são os valores que tenho como o "ideal".

 

Toda essa análise de polarização, feita sem sinal na entrada. Com carga ou sem carga a V na saída ficou prox. dos 0.0mV nos dois amps.

 

Por fim, acabei ajustando o trimpot (sem sinal) até o valor idêntico (Ie) ao do amp que funciona. Feito isso, injetei sinal só pra conferir se havia distorção, e estava bem linear.

 

Agora eu pergunto, se abaixei tanto a corrente de repouso e na minha senoide não houve sinal de distorção, a margem mínima dessa corrente, realmente existe? Ou depende de projeto pra projeto?

 

Pra ver se eu entendí mesmo: Essa corrente tem de estar numa faixa em que não tenha distorção mas que tb não esteja alta, quando em "repouso". Correto? Se o amp não distorce com essa corrente tão baixa, em que faixa ele iria distorcer?

Se são inversamente proporcionais.

 

Amanhã envio o restante.

 

e novamente agradeço 

 

@Isadora Ferraz

@MOR

@Renato.88

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom vamos lá, minha análise final, sobre o equipamento e tb com relação ao que fiz de forma errada pra tentar reparar esse amp.

 

Depois de substituir os Trs de saída que haviam queimado inicialmente, fiz o ajuste de Vr112 tomando como referência minha senoide, ou seja com sinal na entrada. Totalmente errado, não é corrente de OFF-SET? Errei.

Resultado, além de não ter trocado todos os pares de TRs (casados) o ajuste errado fez eu perder vários componentes.

Posteriormente a nova troca dos TRs, estava me orientando pela tensão de Emissor. Mas tomando as medidas com ponto de Ref. o Ov. Ou seja, errei de novo.

 

Por fim, depois de fato entender e aprender alguns detalhes aqui no Forum, pude aferir corretamente as medidas.

E com o outro amp de um amigo, pude pegar as medidas como referência.

 

Ajustei de forma correta e os amps estão próx.

 

Está em teste e funcionando bem.

 

Minha V no R de emissor é prox. de 0.0mV

Mais exatamemte 0.2mV, o que mantem a corrente tb muito baixa.

Com sinal, a saída não tem nada de distorção.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
Em 21/05/2019 às 16:43, Felipecneto disse:

 

 

 

Power Ultra Bass.JPG

 

Não sei se tão viável assim, mas vou aproveitar esta postagem do problema que tive tempos atrás com este amplificador pois estou com o mesmo modelo na bancada. Na verdade é uma curiosidade;

 

O mesmo chegou com FUSE em aberto, ao ligar o equipamento na bancada, a Lâmpada Série acusava curto, porém oscilando junto ao acionamento do relé. Que atracava e desatracava.

 

Retirei o Pré - O curto ainda acontecia.

Retirei a V +B - O curto "parou".

 

Partí para a análise de tudo que recebia essa alimentação +B. 

Depois de checar os TRs e Diodos quanto à curto, acabei retirando o Relé e testei na fonte de bancada, injetando 12V nos seus terminais, e aparentou estar normal.

 

Religuei a V +B (porém sem o relé) e não houve sinais de curto.

Religuei o Relé, o pré e a carga original do amp, injetei sinal na entrada e o amp funcionou normalmente sem curto algum.

 

Alguém poderia levantar as possibilidades do motivo da corrente ter subido tanto a ponte de abrir o fuse?

Penso no C83 ou no Diodo em paralelo.

 

Agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/01/2020 às 12:51, Felipecneto disse:

Penso no C83 ou no Diodo em paralelo.

 

Não é. A alimentação do relé não vem da linha +B. 

E mesmo assim, em série com o relé tem um resistor de 1k5. É um valor bem alto pra causar curto. 

 

Por algum motivo estava acionando a proteção, o curto era lá nos transistores de saída mesmo. 

Talvez tinha alguma solda ruim (ou talvez ainda tenha) que estava causando o problema. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!