Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 5 2600 Edição de Vídeos (pode ser melhorado/pode ter algum gargalo?)


Posts recomendados

Olá, amigos.

Faço utilização do PC da assinatura para Edição de Vídeos.

Pacote Adobe CC 2019 - Abril/2019 (Premiere Pro, After Effects, Photoshop, Illustrator, Autition, Media Encoder)

DaVinci Resolve 16, Handbrake, e pacote WPS Office padrão.

Sinceramente, não vejo onde poderia melhorar o desempenho atualmente sem precisar comprometer alguma coisa do orçamento.

 

Alguma ideia de melhoria?

 

Configurações atuais:

MoBo: ASUS PRIME B350-Plus - USB3.0 e 3.1 / M.2 / 4 slots DDD4 (Dual Channel) / 2 PCI-Express x16 / Dissipador nas VRMs

CPU: AMD Ryzen 2600 O.C a 3850MHz (Cooler BOX)

Memória: 16GB DDR4 O.C a 3000 (2x 8GB HyperX 2400)

Placa de Vídeo: GTX-1080 8GB O.C MSI AERO (Blower Fan)

Armazenamento: SSD Kingston A400 480GB SATA3 (Tenho outro igual em outro PC e penso em fazer Raid-0 neste, deixando "apenas" um HD de 2TB no PC de artes gráficas)

Tenho outros HDs aqui também para suporte (interno de 1TB e Externos de 2 e 4TB)

Fonte: EVGA 700W Selo 80+ Bronze

Gabinete: AeroCool LS5100 (com grades Frontal e Superior, fazendo com que o gabinete aja como se estivesse sempre aberto)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara seu setup ta muito bom, mas eu trocaria pra uma placa-mãe mais robusta, recomendo uma B450 com dissipação de calor nos VRMs. 

Recomendo também você colocar um SSD M.2 com leitura de 3.200 mbits da Samsung de 500GB (Não lembro o modelo).

 

você terá uma placa-mãe pra dar um bom suporte aos seus componentes, tanto em energia e segurança. 

você terá um ssd ultra rápido, o triplo de velocidade em comparação a um SSD comum de 500 mbits de leitura, já que você edita e renderiza vídeos, seria ideal !!!

 

Espero ter ajudado !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marotomt

 

Você já tem o PC? Se já tem ele, olhando os programas e processos que faz, o que bate no limite primeiro? CPU, GPU (se for usada), RAM, talvez até VRAM??

 

Caso esses programas consigam abusar de uma CPU de 12 threads, teria os Ryzen 7.. Ou esperar algum Ryzen 3000.. Mais importante seria identificar a limitação, se é que tem uma.. O ruim seria gastar uma grana, pra lance de software...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Angern Pensei em um Ryzen 7 2700, mas aí realmente vou precisar subir a MoBo para a série X (x370 / x470 / x570) para tirar proveito da performance extra que o Ryzen 7 2700 traria.

A respeito das memórias, quando preciso, utilizo os pentes do outro PC da Assinatura (o 2200G), ficando com 4 pentes... Só que ultimamente estou utilizando mais o Premiere do que o After Effects, até para animação (Adobe Premiere tem bastante recursos 'escondidos' neste sentido)

 

O Raid-0 ainda penso bastante, pois sacrificar o Ryzen 3 2200G...

Mas sei que posso ter realmente um benefício... Então acho que para o final de semana vou providenciar esse RAID-0 (e a velha conversa de "...Se um drive falhar, você perde tudo..."

Como tenho HDs de Backup, isso seria o de menos... e outra... já tenho um SSD que, se falhar, perderia da mesma forma.

adicionado 21 minutos depois
6 minutos atrás, RS Faria disse:

@marotomt

 

Você já tem o PC? Se já tem ele, olhando os programas e processos que faz, o que bate no limite primeiro? CPU, GPU (se for usada), RAM, talvez até VRAM??

 

Caso esses programas consigam abusar de uma CPU de 12 threads, teria os Ryzen 7.. Ou esperar algum Ryzen 3000.. Mais importante seria identificar a limitação, se é que tem uma.. O ruim seria gastar uma grana, pra lance de software...

 

@Angern , @Lucas Xavier Adrião primeiramente, agradeço a todos por dedicarem seu tempo em responder.

 

@RS Faria Sim, já tenho o PC desde Outubro/2018.

 

Olha, para bater o limite deste PC sem usar jogos pesados, não é uma tarefa fácil.

Já abri 25 abas no Chrome, enquanto renderizava vídeos no Premiere CC utilizando os núcleos CUDA da GTX-1080 e ele agiu como se estivesse acabado de ser ligado. Como o gabinete é extremamente frio (um AeroCool LS5100), visto que é "todo perfurado", não tenho grandes problemas de aquecimento.

 

A unidade do Ryzen 2600 que tenho aqui é ótima para OverClocks, pois vejo que muitos tem dificuldades em subir o clock acima de 4.1GHz e consigo fazer aqui com certa facilidade, mesmo com o Cooler Box.

 

O CPU, quando estou renderizando pelo After Effects, fica em utilização total, mas isso até um Threadripper vai ficar... Pois é uma característica do After (utilizar tudo o que tiver disponível pra ele)

 

Acredito que o que pode bater o limite mais rapidamente é a velocidade do SSD mesmo. Talvez a RAID 0 possa tirar este "gargalo". Um M.2 por hora, talvez seja um gasto desnecessário, já que disponho de 2 SSDs SATA aqui.

 

Só pra constar, todos os Drivers, Firmwares e BIOS estão atualizados, inclusive a placa-mãe já diz suportar até os Ryzen que estão por vir.

 

Os programas fazem parte do pacote Adobe que tem plano mensal, então manter sempre atualizado não é um problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Só atualizando o tópico. Ainda estou com certa resistência ao RAID-0 pois o 2200G começou a ser mais utilizado por esses dias. Mas ainda penso que para Photoshop talvez não irá fazer tanta diferença assim a velocidade do HD para o SSD durante a utilização.

 

Na verdade estou buscando algum tipo de testes de utilização... Tipo comparando o RAID 0 com a utilização dos dois SSDs, sendo o segundo SSD para os projetos em andamento. Pois já li que nesta configuração, o processo de render é o mais eficiente... Não vi testes assim ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...