Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Hoje instalei o Ubuntu pela primeiira vez no meu PC, usnado um SSD de 240Gb, mas sempre que eu baixava algo ou instalav algum programa no Windows eu utilizava o meu HD de 1TB.Tentei fazer o mesmo com os jogos da Steam, no entanto, toda ve que tento fazer algum download no HD o sistema alegava que o mesmo estava disponivel apenas para leitura. Procurei em alguns sites e a maioria deles apontavam pra erro na montagem no HD e mesmo fazendo todo procedimento no terminal o erro persistia. Como posso configurar o Ubuntu para salvar todos os meus donwloads no HD e deixar o SSD apenas para o SO?

• Membro VIP
Postado

Tem que ativar a montagem automática a cada vez que você iniciar o sistema, além de permitir a gravação no disco (deve estar em NTFS né?).

Se você usa o Ubuntu com Gnome tem um aplicativo nativo chamado "Discos", onde você pode configurar tudo isso, nem é necessário mexer no terminal.

Postado

Sim, o sistema em NTFS. Já tentei utilizei essa ferramenta e a montagem automatica já está ativada, mas a gravação em disco não sei como configurar

• Membro VIP
Postado
Em 29/06/2019 às 15:35, pedrosouza disse:

Sim, o sistema em NTFS. Já tentei utilizei essa ferramenta e a montagem automatica já está ativada, mas a gravação em disco não sei como configurar

Tudo Bem?

Também já passei por isso no ubuntu 16.04, a unidade era "mostrada", mas só montada mesmo quando era utilizado o gerenciador de arquivos. Mesmo com a opção de montagem automática ligada na ferramenta "Discos" só consegui resolver montando o disco configurando o FSTAB.

Até!

Postado

@pedrosouza há algumas possibilidades. Eu não entendi se você está apenas com o ubuntu instalado, ou está com windows e ubuntu na mesma máquina.

Se você está com os dois sistemas instalados, e o windows é o windows10, o problema é provavelmente no windows. Por padrão, o win10 ativa uma coisa que ele chama de inicialização rápida, que nada mais é que um estado de hibernação híbrido. Se a inicialização rápida estiver ativada, o HD fica "bloqueado" e não é possível gravar nada dele a partir de fora do sistema (nem com outro windows). Se for esse o caso, inicie o pc pelo windows, vá em configurações, na seção de energia, e busque "o que fazer com o botão de energia" (ou algo do gênero). Lá você clica em alterar configurações não disponíveis e desativa o "ligar inicialização rápida". Reinicie com o ubuntu e o hd estará liberado. Se for isso, depois faça um google em como desativar a inicialização rápida de forma permanente para não voltar a ter essa dor de cabeça.

Se você não tem o windows, o melhor seria trabalhar com a partição em ext4, já que o ntfs não é uma formatação de trabalho do ubuntu (ou, seja, usando o programa discos formatar a partição). Até onde eu sei, salvar coisas em ntfs o ubuntu faz, mas instalar não.

Se você não tem o windows e está tentando apenas salvar coisas no HD e não consegue (tente salvar um documento de texto por exemplo, para ter certeza), então ao montar a gravação deveria ser habilitada automaticamente, a não ser que você esteja com um problema de permissões. Para checar isso, abra um terminal (control, alt, t) e faça  seguinte:

escreva lsblk e dê enter para saber qual é a partição

aí escreva

sudo mount -o remount,rw /dev/sdb1 (ou o nome correto da sua partição)

o ubuntu vai pedir sua senha e montar para gravação. Se for isso, a gente te instrui como mudar as permissões da partição. Mas a sensação que eu fiquei é de que é a primeira opção.

abs

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado

@pedrosouza , rodando o seguinte comando nessa pasta, qual é o resultado?

ls -l

Você mencionou que viu um erro de somente-leitura. Já tentou trocar as permissões dos arquivos?

Você pode fazer um teste criando uma nova pasta a partir do Ubuntu e se certificando de que tem todos os privilégios para usá-la com o comando acima ou pelas propriedades da pasta no gerenciador de arquivos.

• 1 ano depois...
  • 1 ano depois...
Postado

Com certeza você já resolveu o problema, mas como eu tive este problema hj queria deixar aqui como resolvi:

Uso o Pop!_OS (baseado em Ubuntu) e acessei o gerenciador de discos, chamado Discos, cliquei no HD secundário com botão direito e fui em formatar partição, aí selecionei "apenas disco do Linux" e o disco ficou com conteúdo EXT4 e formato Linux, aí logo em seguida fiz o procedimento de adicionar o disco na Steam e funcionou.

• 1 ano depois...
Postado
Em 01/07/2019 às 15:34, Arutha disse:

@pedrosouza há algumas possibilidades. Eu não entendi se você está apenas com o ubuntu instalado, ou está com windows e ubuntu na mesma máquina.

Se você está com os dois sistemas instalados, e o windows é o windows10, o problema é provavelmente no windows. Por padrão, o win10 ativa uma coisa que ele chama de inicialização rápida, que nada mais é que um estado de hibernação híbrido. Se a inicialização rápida estiver ativada, o HD fica "bloqueado" e não é possível gravar nada dele a partir de fora do sistema (nem com outro windows). Se for esse o caso, inicie o pc pelo windows, vá em configurações, na seção de energia, e busque "o que fazer com o botão de energia" (ou algo do gênero). Lá você clica em alterar configurações não disponíveis e desativa o "ligar inicialização rápida". Reinicie com o ubuntu e o HD estará liberado. Se for isso, depois faça um google em como desativar a inicialização rápida de forma permanente para não voltar a ter essa dor de cabeça.

Se você não tem o windows, o melhor seria trabalhar com a partição em ext4, já que o ntfs não é uma formatação de trabalho do ubuntu (ou, seja, usando o programa discos formatar a partição). Até onde eu sei, salvar coisas em ntfs o ubuntu faz, mas instalar não.

Se você não tem o windows e está tentando apenas salvar coisas no HD e não consegue (tente salvar um documento de texto por exemplo, para ter certeza), então ao montar a gravação deveria ser habilitada automaticamente, a não ser que você esteja com um problema de permissões. Para checar isso, abra um terminal (control, alt, t) e faça  seguinte:

escreva lsblk e dê enter para saber qual é a partição

aí escreva

sudo mount -o remount,rw /dev/sdb1 (ou o nome correto da sua partição)

o ubuntu vai pedir sua senha e montar para gravação. Se for isso, a gente te instrui como mudar as permissões da partição. Mas a sensação que eu fiquei é de que é a primeira opção.

abs

@Arutha Amigo depois de 4 anos seu comentário me salvou.
Estou com dual boot e depois de ter entrado com o Windows meu segundo HD perdeu permissão para escrita.
Quebrei a cabeça por muito tempo com vários tutoriais e não imaginava que seria a inicialização rápida do Windows.
Muito obrigado, me salvou de uma formatação desnecessária.

• Curtir 1
Postado

@Wesleyjp  que bom que ajudou! Essa inicialização rápida é só dor de cabeça na minha opinião rsss

Eu descobri essa história quando o pc de um amigo pifou e ele precisava dos dados do HD. Coloquei o HD dele no meu pc para fazer um copia e cola e não havia maneira de acessar. Ou seja, o windows trava o HD até fora do pc! É horrível!

• Obrigado 1
Postado

provavelmente está misturando as coisas.

Mas não ficou claro.

Se esta usando o disco de 1TB com o sistema de arquivos do Windows deve verificar se o método que usa para acessar partições ntfs a partir do Linux permite montar a partição com acesso para gravação. Nem todos pacotes permitem isso. Não tem a ver com Ubuntu especificamente. NTFS-3G por exemplo permite leitura e gravação. Pode usar isso em seu sistema Ubuntu e ter sucesso.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!