Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Linux não permite gravação em HD secundário


pedrosouza

Posts recomendados

Hoje instalei o Ubuntu pela primeiira vez no meu PC, usnado um SSD de 240Gb, mas sempre que eu baixava algo ou instalav algum programa no Windows eu utilizava o meu HD de 1TB.Tentei fazer o mesmo com os jogos da Steam, no entanto, toda ve que tento fazer algum download no HD o sistema alegava que o mesmo estava disponivel apenas para leitura. Procurei em alguns sites e a maioria deles apontavam pra erro na montagem no HD e mesmo fazendo todo procedimento no terminal o erro persistia. Como posso configurar o Ubuntu para salvar todos os meus donwloads no HD e deixar o SSD apenas para o SO?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tem que ativar a montagem automática a cada vez que você iniciar o sistema, além de permitir a gravação no disco (deve estar em NTFS né?).

Se você usa o Ubuntu com Gnome tem um aplicativo nativo chamado "Discos", onde você pode configurar tudo isso, nem é necessário mexer no terminal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Em 29/06/2019 às 15:35, pedrosouza disse:

Sim, o sistema em NTFS. Já tentei utilizei essa ferramenta e a montagem automatica já está ativada, mas a gravação em disco não sei como configurar

 

Tudo Bem?

 

Também já passei por isso no ubuntu 16.04, a unidade era "mostrada", mas só montada mesmo quando era utilizado o gerenciador de arquivos. Mesmo com a opção de montagem automática ligada na ferramenta "Discos" só consegui resolver montando o disco configurando o FSTAB.

 

Até!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@pedrosouza há algumas possibilidades. Eu não entendi se você está apenas com o ubuntu instalado, ou está com windows e ubuntu na mesma máquina.

Se você está com os dois sistemas instalados, e o windows é o windows10, o problema é provavelmente no windows. Por padrão, o win10 ativa uma coisa que ele chama de inicialização rápida, que nada mais é que um estado de hibernação híbrido. Se a inicialização rápida estiver ativada, o HD fica "bloqueado" e não é possível gravar nada dele a partir de fora do sistema (nem com outro windows). Se for esse o caso, inicie o pc pelo windows, vá em configurações, na seção de energia, e busque "o que fazer com o botão de energia" (ou algo do gênero). Lá você clica em alterar configurações não disponíveis e desativa o "ligar inicialização rápida". Reinicie com o ubuntu e o hd estará liberado. Se for isso, depois faça um google em como desativar a inicialização rápida de forma permanente para não voltar a ter essa dor de cabeça.

Se você não tem o windows, o melhor seria trabalhar com a partição em ext4, já que o ntfs não é uma formatação de trabalho do ubuntu (ou, seja, usando o programa discos formatar a partição). Até onde eu sei, salvar coisas em ntfs o ubuntu faz, mas instalar não.

Se você não tem o windows e está tentando apenas salvar coisas no HD e não consegue (tente salvar um documento de texto por exemplo, para ter certeza), então ao montar a gravação deveria ser habilitada automaticamente, a não ser que você esteja com um problema de permissões. Para checar isso, abra um terminal (control, alt, t) e faça  seguinte:

escreva lsblk e dê enter para saber qual é a partição

aí escreva

sudo mount -o remount,rw /dev/sdb1 (ou o nome correto da sua partição)

o ubuntu vai pedir sua senha e montar para gravação. Se for isso, a gente te instrui como mudar as permissões da partição. Mas a sensação que eu fiquei é de que é a primeira opção.

abs

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@pedrosouza , rodando o seguinte comando nessa pasta, qual é o resultado?

ls -l

Você mencionou que viu um erro de somente-leitura. Já tentou trocar as permissões dos arquivos?

 

Você pode fazer um teste criando uma nova pasta a partir do Ubuntu e se certificando de que tem todos os privilégios para usá-la com o comando acima ou pelas propriedades da pasta no gerenciador de arquivos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 1 ano depois...

Com certeza você já resolveu o problema, mas como eu tive este problema hj queria deixar aqui como resolvi:

Uso o Pop!_OS (baseado em Ubuntu) e acessei o gerenciador de discos, chamado Discos, cliquei no HD secundário com botão direito e fui em formatar partição, aí selecionei "apenas disco do Linux" e o disco ficou com conteúdo EXT4 e formato Linux, aí logo em seguida fiz o procedimento de adicionar o disco na Steam e funcionou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 01/07/2019 às 15:34, Arutha disse:

@pedrosouza há algumas possibilidades. Eu não entendi se você está apenas com o ubuntu instalado, ou está com windows e ubuntu na mesma máquina.

Se você está com os dois sistemas instalados, e o windows é o windows10, o problema é provavelmente no windows. Por padrão, o win10 ativa uma coisa que ele chama de inicialização rápida, que nada mais é que um estado de hibernação híbrido. Se a inicialização rápida estiver ativada, o HD fica "bloqueado" e não é possível gravar nada dele a partir de fora do sistema (nem com outro windows). Se for esse o caso, inicie o pc pelo windows, vá em configurações, na seção de energia, e busque "o que fazer com o botão de energia" (ou algo do gênero). Lá você clica em alterar configurações não disponíveis e desativa o "ligar inicialização rápida". Reinicie com o ubuntu e o HD estará liberado. Se for isso, depois faça um google em como desativar a inicialização rápida de forma permanente para não voltar a ter essa dor de cabeça.

Se você não tem o windows, o melhor seria trabalhar com a partição em ext4, já que o ntfs não é uma formatação de trabalho do ubuntu (ou, seja, usando o programa discos formatar a partição). Até onde eu sei, salvar coisas em ntfs o ubuntu faz, mas instalar não.

Se você não tem o windows e está tentando apenas salvar coisas no HD e não consegue (tente salvar um documento de texto por exemplo, para ter certeza), então ao montar a gravação deveria ser habilitada automaticamente, a não ser que você esteja com um problema de permissões. Para checar isso, abra um terminal (control, alt, t) e faça  seguinte:

escreva lsblk e dê enter para saber qual é a partição

aí escreva

sudo mount -o remount,rw /dev/sdb1 (ou o nome correto da sua partição)

o ubuntu vai pedir sua senha e montar para gravação. Se for isso, a gente te instrui como mudar as permissões da partição. Mas a sensação que eu fiquei é de que é a primeira opção.

abs

 

 

@Arutha Amigo depois de 4 anos seu comentário me salvou.
Estou com dual boot e depois de ter entrado com o Windows meu segundo HD perdeu permissão para escrita.
Quebrei a cabeça por muito tempo com vários tutoriais e não imaginava que seria a inicialização rápida do Windows.
Muito obrigado, me salvou de uma formatação desnecessária.
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wesleyjp  que bom que ajudou! Essa inicialização rápida é só dor de cabeça na minha opinião rsss

Eu descobri essa história quando o pc de um amigo pifou e ele precisava dos dados do HD. Coloquei o HD dele no meu pc para fazer um copia e cola e não havia maneira de acessar. Ou seja, o windows trava o HD até fora do pc! É horrível!

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

provavelmente está misturando as coisas.

 

Mas não ficou claro.

 

Se esta usando o disco de 1TB com o sistema de arquivos do Windows deve verificar se o método que usa para acessar partições ntfs a partir do Linux permite montar a partição com acesso para gravação. Nem todos pacotes permitem isso. Não tem a ver com Ubuntu especificamente. NTFS-3G por exemplo permite leitura e gravação. Pode usar isso em seu sistema Ubuntu e ter sucesso.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!