Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou querendo escolher um gabinete pro meu novo PC e nisso me surgiu uma dúvida. Até onde sei, existem 4 tipos de tampas laterais pra gabinetes, as de vidro, gradeadas, gradeadas com fan e tampado. Li em um artigo que gradeadas com fan são a melhor escolha quando o assunto é refrigeração, mas então por que existe muito mais gabinetes no mercado com tampas de vidro ? A diferença é muito grande. De 50 gabinetes que procurei talvez 10 eram com furação.

Minha pergunta é : É muito necessário optar por um gabinete gradeado ao invés de um com tampa de vidro quando o objetivo é melhor refrigeração ?

• Curtir 1
Postado

O que realmente importa na refrigeração é como está o fluxo de ar. A origem dele, se lateral ou frontal, não faz muita diferença.

Tampas acrílicas são preferidas por quem tem hardware bonito, e o gabinete acaba fazendo parte da decoração do conjunto, com leds e tal. Neste caso a admissão de ar para refrigeração é frontal. Também é indicado para quem coloca a cpu em baias, onde não tem muito espaço lateral, prejudicando a entrada de ar e consequentemente a refrigeração. 

Já tampas gradeadas são usadas por quem não expõe o hardware ou não usa em baias, com admissão lateral. 

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Jefferson Wesley disse:

mas então por que existe muito mais gabinetes no mercado com tampas de vidro ?

Dependendo do caso, é apenas para deixar o visual bonito.

Na verdade, tem muitos modelos de gabinetes (mesmo novo) que estão nem ai para a saúde dos componentes, se tornando um forno, e focam mais na aparência e tendencias de estética dos usuários. Ou seja, só para vender mais.

Um bom gabinete tem que ver o conjunto da obra. No mínimo o posicionamento da fonte de alimentação deve ficar na parte inferior traseira, como também apresentar locais estratégicos para colocar FANs e gerar um bom fluxo de ar para resfriar. Cada modelo tem seus chamativos e vantagens/desvantagens.

Um gabinete com tampa de vidro/acrílico as vezes ganha do gradeado por diversos outros fatores.

Por exemplo, o Bluecase BG-024 e o Aerocool AERO 500 são os modelos melhores em custo/benefício, tendo várias características fundamentais em questão de espaço e fluxo de ar.

Tenho um Sharkoon SGC1 Skiller com tampa lateral de acrílico que é um pouquinho mais caro que os modelos citado anteriormente e deu um banho no meu antigo gabinete que era gradeado.

• Membro VIP
Postado

Perguntar porque tem tanto gabinete com tampa de vidro é o mesmo que perguntar porque tem tanto carro rebaixado. Puramente por estética. Como os hardwares estão vivendo um momento de estagnação, sem inovações úteis reais, o jeito é apelar pra estética.

A própria tampa de vidro é uma gourmetização da tampa de acrílico que já era pensada para exibir o interior da maquina.

Contudo as tampas de acrílico costumavam vir com furação para um cooler pelo menos. As de vidro, além de bem mais pesadas e perigosas, raramente tem furos para um cooler lateral. Mas... fica mais bonito.

Para não ser injusto, essas tampas transparentes tem 1 vantagem, independente de ser bonitas ou não as peças internas do seu pc, fica bem mais pratico examinar a maquina. Se uma fan parar de funcionar ou mesmo uma fumaça começar a brotar, voce pode detectar o problema sem desmontar tudo.

• Obrigado 1
Postado

Já tive esse gabinete aqui que permitia instalar 2 fans de 120/140 na lateral.

Não vi melhoria de temperatura que fosse expressiva na placa de vídeo.

Mas um problema que tive foi um acúmulo maior de poeira sob a placa de vídeo.
Mesmo usando filtros era questão de tempo para juntar poeira.

• Obrigado 1
Postado
8 horas atrás, Kleber Peters disse:

O que realmente importa na refrigeração é como está o fluxo de ar. A origem dele, se lateral ou frontal, não faz muita diferença.

Faz diferença, sim. Fluxo com admissão frontal e exaustão traseira é o que menos gera turbulência e, consequentemente, o que proporciona uma refrigeração mais eficiente.

• Obrigado 1
Postado

Geralmente esses gabinetes possuem entrada de ar frontal, na parte inferior do gabinete no teto e na traseira.

Sabendo posicionar os fans a tampa lateral de vidrou ou furada não fara diferença.

Postado

Na questão do acrílico vs vidro temperado, vale lembrar que o vidro apesar de requerer um cuidado maior pra não quebrar, ele também possui uma resistência muito maior a riscos e arranhões, coisa que eu mesma não havia percebido com meu último gabinete (PCYes! Knight), certo dia ao limpar eu não havia percebido porque que o pano deixou o acrílico marcado.

Hoje em dia eu tenho um Sharkoon TG5 e isso já não é mais uma preocupação.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!