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Desmonte lampada de led tubular estilo fluorescente e reparo


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Achei uma lâmpada de LED tubular que estava indo para o lixo comum:

a.jpg.ad295dda48dae4872db194672ec90689.jpg

Achei que este tipo de material não poderia ser descartado ali e sim no ponto de reciclagem mas, antes, eu precisava matar minha curiosidade de como ela se constitui e se havia possibilidade de reparo, além de aproveitar o tubo, que parecia ser de plástico, em outro projeto. De fato era de vidro e muito perigoso de lidar por causa dos pequenos pedaços que foram lançados quando fui quebrando:

b.jpg.16b176ab13bfc4e11b0ac13365d56983.jpg

Esta é a informação constate do lado de fora:

c.thumb.jpg.7b564310ba85f6aa2556e9927ea24be8.jpg

Aqui a placa interna:

1.jpg.5720618a825f116f7ddbe3afc487d87b.jpg

e seu verso:

2.jpg.e8076b4ccf9dc70d4202e417320e3641.jpg

E a ponta da régua de LED ligada nela:

4.thumb.jpg.cbe7dab1cdd1e6b9ab234ccf62344afa.jpg

E a outra extremidade:

3.thumb.jpg.6af1f36146a5d1ceef5a7c74c6b349f6.jpg

Não sei se para ligar o circuito precisa de um reator ou se liga direto no 110 ou 220V, (eu imagino que liga direto) uma ponta em cada extremidade.

Contei 96 LEDs na régua. Quando sobrar um tempo vou testar os LEDs individualmente e depois fazer as ligações elétricas.

 

 

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Leds usam energia AC, o que você tem naquela plaquinha é um inversor que transforma a tensão 110 ou 220v AC em DC 12volts.

 

Se voce tiver uma fonte de pc ai parada pra fazer o teste, ou uma fonte de algum eletrônico que tem entrada 12v é só fazer a ligação da regua de leds diretamente na saida 12v e deverá funcionar.

  • Confuso 1
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44 minutos atrás, Pincipi disse:

testar os LEDs individualmente

Se acender com o multímetro, ele pode ser de 3 ou 6V no máximo. Se não acender pode ser que seja de mais V. Já vi (e tenho) deste tamanho de 36V.

Tenta ver quantos estão em série. Relativamente fácil de medir. Outro indício é de quantos V é o driver=quantos V é o capacitor da saída.

Pela cor, os 2 leds de cima descansam em paz.

  • Obrigado 1
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Teste com o multímetro; acende quadro blocos de LED por vez, os quatro primeiros não acendem como mencionado por @Isadora Ferraz  e também outros quatro perto do fim. @sdriver Ligado em 12V e 15V não acendeu nada, usei uma fonte de bancada Yaxun 703D. Vou ligar agora a placa e ver quantos voltas sai nela.

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3 minutos atrás, Pincipi disse:

Teste com o multímetro; acende quadro blocos de LED por vez, os quatro primeiros não acendem como mencionado por @Isadora Ferraz  e também outros quatro perto do fim. @sdriver Ligado em 12V e 15V não acendeu nada, usei uma fonte de bancada Yaxun 703D. Vou ligar agora a placa e ver quantos voltas sai nela.

Estava na esperança de que era o inversor morto, mas se são os LEDS em si, não resta muita utilidade pro negocio pelo jeito.

  • Membro VIP
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Liguei a placa em 110V nos fios brancos, indicando L e N, na saída dos fios vermelho e preto não consegui medir nada, aparece apenas o número 1 e quando tira uma das pontas mostra um número aleatório brevemente. Inverti o L e N e deu na mesma.

adicionado 13 minutos depois

Ligado o conjunto:

5.jpg.0a13fa19d6cfd498ed453f5e1a38eeb5.jpg

Acendem todos fracos menos o quatro primeiros e outros quatro perto do fim:

6.jpg.e4ac29b81a3d06433a3384bae40a494a.jpg

Exatamente os que marquei com um pontinho vermelho de caneta marca CD, identificados como não acendendo pelo multímetro.

  • Membro VIP
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Fiz algumas tentativas para soltar os LEDs marcados, com ferro de solda e com estação de retrabalho na temperatura máxima e não consegui nada. Tenho umas fitas de LEDs 2835 com alguns bons e também tentei remover eles da fita sem êxito:

led.thumb.jpg.bccd6f097671ce32007ccfc2d0c072f8.jpg

O máximo que consigo é quebrar o LED. Tentei cortar e colocar um sobre o outro com solda nas laterais, preso por uma garra jacaré, até que a solda dá certo mas, a pressão da garra quebra o LED quando é aquecido:

led2.jpg.a4e4ba0225e8ccdd3c3d9559732b75db.jpg

Acho que agora estou entendendo o porque da citação acima;

1 hora atrás, sdriver disse:

mas se são os LEDS em si, não resta muita utilidade pro negocio pelo jeito.

 

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54 minutos atrás, Pincipi disse:

o porque da citação

Se driver bom, muito pelo contrário. Leds são baratos. Caso os tenha novos pra troca, basta-lhe um pouco de treinamento na arte da solda rápida mas nem tanto em smd. P.ex. um preaquecimentinho na placa lhe cai bem. E ar quente pra ressoldar, esquece: ele danifica mesmo.

 

E de fato, tens que quebrá-lo pra remover... pouca chance de reaproveitamento.

 

  • Obrigado 1
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Partindo para a ignorância, arranquei o primeiro LED com um alicate, destruindo ele:

ignorancia.jpg.f24f6f75aa705b48ad6e2ccf18ea8a9a.jpg

Então cortei a fita em volta do LED de fita, mantendo só a parte de baixo e seguindo a referência do chanfrado, prendi com um prendedor de roupa de madeira, que tem uma pressão bem menor do que a garra de jacaré:

prendedor.jpg.2ce46b0475f5fb0645c67933f35b77db.jpg

E fiz a solda com o ferro, já que com a estação de trabalho eu só consegui foi aquecer, não consegui dar liga na solda.

No teste do multímetro, acendeu apenas o LED trocado, não acendeu os outros três.

aceso.jpg.2807817a1f0224c85a6fd05e86893980.jpg

Por curiosidade, liguei a ponta nos outros três e só o primeiro acendia:

aceso2.jpg.1434c703907e5d6d02ea9a2ded6ccd89.jpg

Isso indica que a ligação deu certo. Troquei na sequência os outros três LEDs da mesma forma, ocorre que agora cada um acende individualmente no teste, não acendem os quatro juntos, como eu esperava ser.

Ligando tudo em 110V a luz ficou bem forte, a ponto de manchar a vista com os pontos luminosos dos LEDs:

tudo.jpg.9537ee39e82da29bb268274ac5a47b14.jpg

Acenderam inclusive os outros quatro LEDs perto do fim que não estavam acendendo antes.

Enquanto que dos quatro trocados, apenas o primeiro acende, os outros três não acendem.

Não tenho como determinar se os LEDs trocados estão com as ligações corretas, são muito pequenos mal consigo enxergar e colocar as pontas de prova do multímetro. Com o conjunto montado e com os LEDs acesos, a medição do + e do - dá o número 1 na escala de DC e nada na escala de AC.

Eu deveria ter feito a ligação completa com a troca apenas do primeiro LED para ver no que dava.

De qualquer forma, estou sem entender nada do que está acontecendo. Ler um livro de eletrônica e pensar que sabe alguma coisa seguido pela tentativa prática sem entender nada é algo frustrante.

Cabe observar que os LEDs 2835 utilizados são diferentes de alguma forma:

LEDs.thumb.jpg.1347e769132712126b94dd5567ebba40.jpg

O da esquerda é o original que quando aceso tende para o amarelo e os demais são os que foram substituídos que quando acesos tendem para o branco, observando que acendem individualmente no teste do multímetro e só o primeiro acende na ligação de 110V.

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  • Membro VIP
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Pelo sintoma são 4 leds em paralelo.

agora, Pincipi disse:

determinar se os LEDs trocados estão com as ligações corretas,

Use o multímetro no beep. Inverta as pontas pra ver se acende. Compare com os que acendem. A princípio estão 'apontando' pra mesma direção.

 

Domine a técnica. Solda demorada, estraga o led. Rápida, não dá contato. Pode estar sem contato. Lembre-se: solda e ponteira trabalham em simultâneo, ou seja, não derreta na ponta e conduza ao ponto. Ambos vão 'juntos' ao ponto. Tem que 'sair fumaça'...literalmente.

  • Obrigado 1
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Certo, optei por raspar levemente a tinta branca para expor o contato elétrico, passei pasta de solda e refiz as soldas dos outros quatro LEDs, um a um:

LEDs.thumb.jpg.08f1f3502072be5e1d4aaca6b4ed797b.jpg

Eu queria entender o resultado dos testes, antes, apenas o primeiro acendia na ponta do multímetro, assim que soldei o segundo, nenhum dos dois acendeu mais, refiz a solda do terceiro e do quarto com o mesmo resultado. Em cada mudança, liguei o circuito e todos os LEDs antigos acenderam forte, menos os novos.

Os LEDs antigos acendem em grupos de quatro com  o multímetro marcando o número 1, já os novos não acendem e o multímetro marca 000. Removi os LEDs novos e individualmente, sem estarem soldados à régua eles acendem. Soldados de volta não acendem, nem no multímetro, nem na energia.

Testei a fita de LED, de onde removi os LEDs usados, a ligação dela é de cinco em cinco LEDs, quando testa um, acendem cinco do grupo, os demais não acendem.

adicionado 17 minutos depois

Achei um vídeo que pode explicar estas dúvidas, pena que não vi antes:

 

 

adicionado 34 minutos depois

Descobri a tensão de saída da fonte, em um vídeo mostrava ser de 70 Volts, medi na escala de DC 200V e marcou oscilando entre 74V e 73,9 V. Então a fonte está boa.

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1 hora atrás, Pincipi disse:

o primeiro acendia na ponta do multímetro, assim que soldei o segundo, nenhum dos dois acendeu mais, refiz a solda do terceiro e do quarto com o mesmo resultado

simples: deu curto de solda em baixo. Lembra-te de praticar mais...

1 hora atrás, Pincipi disse:

os novos não acendem e o multímetro marca 000

outro indício irrefutável.

Remova completamente a solda e meça antes de ressoldar os leds...

Postado
17 horas atrás, Pincipi disse:

De qualquer forma, estou sem entender nada do que está acontecendo. Ler um livro de eletrônica e pensar que sabe alguma coisa seguido pela tentativa prática sem entender nada é algo frustrante.

Hahahahahaha. 
Estou adorando esse post e sua aventura. Estou seguindo desde o primeiro ponto hehehe. 
É super legal tentar entender algo que não fazemos ideia e descobrir que é "tão simples e tão complexo" ao mesmo tempo, nos trás pensamentos como: 
"Como podem cobrar 15 reais em um metro dessa porcaria, é só soldar o led aqui!" e ao mesmo tempo "Pelas barbas de merlin, como conseguem vender isso por só 15 reais se é tão difícil assim?"

 

Estou torcendo por você! Mostra pros LEDS quem é que manda!:wiggle:

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Fazendo uma inspeção visual das trilhas da barra ou régua de LEDs chego a conclusão que existem grupos de quatro LEDs ligados em paralelo na sequência, ou melhor, 24 destes grupos ligados em série, mais ou menos assim:

esquema.jpg.8b999460070a35fdcb8c224eecba3168.jpg

A conclusão lógica para explicar porque não acendem os quatro primeiros é que está em curto algum dos quatro LEDs, não os LEDs em si porque fora do sistema eles acendem mas, na ligação dos LEDs a régua. Pode ser só um deles ou dois ou os quatro, não sei como descobrir na base do multímetro. Vou remover eles e ver no que dá.

 

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Postado

Após remover o segundo LED:

2LED.thumb.jpg.f51df517672878e1ae923a3f09d2fec5.jpg

Todos os outros acenderam, com certeza era este que estava em curto. A remoção deste foi fácil, usei a estação de retrabalho apontada na parte de baixo, no alumínio da régua, o LED aqueceu e se soltou ao puxar com a pinça, nas outras vezes eu estava tentando soprar o ar quente por cima e não conseguia amolecer a solda. Realmente brincar com esta régua tem sido um ótimo aprendizado:

5 horas atrás, Alex Temnyk disse:

Estou torcendo por você! Mostra pros LEDS quem é que manda!

Agora estou no comando!

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Na continuação, aproveitei para testar outros tipos de LEDs que tinha aqui:

nadaver2.jpg.9a1265cd4439282121e56ca651f379cc.jpg

Que funcionaram muito bem:

nadaver.jpg.3f03fe4cd9981ff6dde7e3d018383785.jpg

Depois de esgotar meus meios de divertimento, coloquei o LED do mesmo tamanho:

pronto.jpg.71732a754d233a04a09d9222b83fe043.jpg

Considero a régua recuperada, todos os LEDs acendem agora, apesar de que os quatro que foram trocados são de luz fria (branca) e os demais são de luz quente (amarela). Já estou pensando em adaptar o conjunto em uma luminária plafon quadrada.

Também aprendi muitas coisas; que a ligação das lâmpadas mais antigas são nas pontas e no caso das mais novas é em apenas uma extremidade, que a tensão destas lâmpadas tubulares é de 70 Volts. Se eu cortar a barra no meio usando apenas metade, vou precisar de 35 volts, já para usar duas barras em série vou precisar de 140V, ou então se eu cortar ela em quatro pedaços, cada um precisa de 17,5 Volts, já em oito pedaços com 12 LEDs cada funciona com 8,75 Volts, são muitas combinações possíveis. Na parte de soldar os LEDs, a remoção é melhor com soprador térmico ou isqueiro na parte de baixo, as tentativas de soltar por cima resultam em destruição do LED. Para recolocar um novo, não é nada fácil, os melhores resultados são também usando a estação de retrabalho apontando o sopro do ar quente na parte de baixo ao mesmo tempo que segura ou empurra o LED com uma pinça, até ele se assentar, igual ocorre com os SMD. Na substituição não precisa ser o mesmo LED original, muitos outros servem perfeitamente, pelo menos na hora do teste, não sei dizer a longo prazo como vão se comportar.

Muito obrigado a todos que me ajudaram, o tópico está resolvido!

 

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Postado
4 minutos atrás, Pincipi disse:

a tensão destas lâmpadas tubulares é de 70 Volts

Verdade. 

4 minutos atrás, Pincipi disse:

Se eu cortar a barra no meio usando apenas metade, vou precisar de 35 volts, já para usar duas barras em série vou precisar de 140V, ou então se eu cortar ela em quatro pedaços, cada um precisa de 17,5 Volts, já em oito pedaços com 12 LEDs cada funciona com 8,75 Volts, são muitas combinações possíveis. 

Aí já varia de lâmpada para lâmpada.

A maioria delas resulta em 65... 70V, mas como tem muitas combinações os fabricantes ligam os Leds de várias formas diferentes. 

Essa sua tem vários grupos de 4 Leds, porém eu já desmontei algumas que os grupos eram de 22 Leds, no fim dava na mesma. 

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  • 3 meses depois...
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Postado

Não adaptei ela na luminária quadrada, acabei montando ela numa bancada de trabalho, (que ainda estou montando aos poucos) colada com fita dupla a um pedaço de cantoneira de alumínio:

1.jpg.472562b64fabf553f2ed31a457f54175.jpg

Aproveitei o chicote com interruptor de um ferro elétrico queimado, abaixo o detalhe da bancada com destaque em verde para o lugar onde foi instalada a régua de LED, exatamente atrás da prateleira:

2.jpg.4f659b5288df03fa564a38027dff16e3.jpg

E agora com o LED acesso, com o destaque em vermelho do local do interruptor:

3.jpg.9dcab44c77af7bbc5113a62f1d528c1e.jpg

Aliás, tudo da bancada ia para o lixo ou saiu do caminho da reciclagem; a mesa, a cadeira e toda a armação de madeira, restos de batentes, portas de armários e piso laminado, a custo zero, exceto os eletrônicos que foram comprados com dinheiro suado.

Isso que é unir o útil com o agradável e mais a aprendizagem.

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  • 1 ano depois...
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Infelizmente durou apenas um ano e do nada a lâmpada apagou, eu substitui mais quatro LEDs que haviam queimado e funcionou por dez minutos antes de apagar, constatei que mais oito haviam queimado, substitui eles também e ao acender deu apenas um brilho e apagou, quando medi a saída da fonte deu 137 V, praticamente o dobro do que deveria ser. Agora sim não teve mais jeito e virou sucata.

Postado
4 horas atrás, Pincipi disse:

Infelizmente durou apenas um ano e do nada a lâmpada apagou, eu substitui mais quatro LEDs que haviam queimado e funcionou por dez minutos antes de apagar, constatei que mais oito haviam queimado, substitui eles também e ao acender deu apenas um brilho e apagou, quando medi a saída da fonte deu 137 V, praticamente o dobro do que deveria ser. Agora sim não teve mais jeito e virou sucata.

ueh, então agora é que ficou bão o sistema, se está dando 137V DC na saída tu pode fazer uma salada mista com os led que você tem, ligar eles numa única série e espetar na pequena fonte...

image.png.dad86a3e6f017f3a19fbf75bf88ab2da.png

Tem esse esqueminha da Nova Eletronica, bem interessante para 93 leds em série. 

 

 

O bom dessas lampadas LED é que no centro de SP elas "queimam" nos grandes comércios/industrias e eles simplesmente jogam fora, dá pra recuperar bastante coisa.

  • Membro VIP
Postado
12 horas atrás, Pincipi disse:

a saída da fonte deu 137 V, praticamente o dobro do que deveria ser.

Sem a carga dos leds pra segurar, a tensão vai lá pra cima mesmo. Pois o driver usa ser uma fonte de corrente regulada e tensão máxima limitada... o contrário de uma fonte comum: tensão regulada e corrente máxima limitada. No caso, seu driver (fonte de corrente) pode ter ido pro saco mesmo. Mas foi eterno enquanto durou... filosofia de 6ª 🤪

A alternativa acima da fonte rabo quente é comum pra lâmpada china barata e aceitável pra muitos leds em série. Pra poucos há perdas o que torna não muito interessante... a não ser pra dita fabricação larga escala/baixo custo

  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
Em 02/07/2019 às 14:25, sdriver disse:

Estava na esperança de que era o inversor morto, mas se são os LEDS em si, não resta muita utilidade pro negocio pelo jeito.

 

Que eu saiba, o driver de LEDs não é um "inversor".

 

A saga foi lidar com o encapsulamento SMD. 

 

Em 02/07/2019 às 14:33, Pincipi disse:

Exatamente os que marquei com um pontinho vermelho de caneta marca CD, identificados como não acendendo pelo multímetro.

 

Então não era o indício da morte, como pensou a @.if.

Postado
Em 26/11/2020 às 18:21, Pincipi disse:

Infelizmente durou apenas um ano e do nada a lâmpada apagou, eu substitui mais quatro LEDs que haviam queimado e funcionou por dez minutos antes de apagar, constatei que mais oito haviam queimado, substitui eles também e ao acender deu apenas um brilho e apagou, quando medi a saída da fonte deu 137 V, praticamente o dobro do que deveria ser. Agora sim não teve mais jeito e virou sucata.

Nesse caso é porque a corrente nos leds estava muito alta. 

Tenho várias lâmpadas onde tem mais de 80 leds em cada numa associação série paralelo. Estão funcionando há mais de 3 anos com esse circuito do capacitor postado aí em cima, substituí o driver original que estava queimado. 

O segredo foi deixar a corrente abaixo da fornecida pelo driver original. 

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  • Membro VIP
Postado
Em 02/07/2019 às 19:03, Pincipi disse:

Achei um vídeo que pode explicar estas dúvidas, pena que não vi antes:

 

 

Curioso que a dica dele contradiz seu diagnóstico. Na falta de um LED substituto, ele manda jampear. Enquanto que seu problema era justamente um LED em curto, ou seja, "jampeado".

Postado
2 horas atrás, alexandre.mbm disse:

 

Curioso que a dica dele contradiz seu diagnóstico. Na falta de um LED substituto, ele manda jampear. Enquanto que seu problema era justamente um LED em curto, ou seja, "jampeado".

Nem sempre isso dá certo, depende do tipo de instalação e driver usado. 

As vezes pode subir mais a corrente e queimar mais leds. 

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