Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transformar uma fonte de 12 voltes em 1,5 volts.


Posts recomendados

Boa noite amigos.

Possuo um relógio com pendulo (aqueles que imitam os antigos). Ele come uma pilha alcalina de 1,5v a cada 20 dias e se eu colocar uma recarregável dai dura uns 15. Eu gostaria de construir uma fonte de 1,5 volts para ele aproveitando a saída de uma  fonte que alimentava um case de hd externo. Se alguém pude me dar um esquema e me ajudar agradeço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro colega boa noite; Eu tenho um reloje de pendulo e também sofri com esse desconforto de trocar pilhas a cada 10 dias,

a solução que encontre. Compre 4 pilhas duracell grande e ligue em paralelo.

Moral da historia agora o reloje dura 8 anos.

Estou no sevicio neste momento, amanha tiro fotos e posto aqui para você ver como fico. 

 

Atte; Juan Segundo Moyano Barrera

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Moyano Vou apreciar ver as fotos. Obrigado!!!

1 hora atrás, Moyano disse:

Caros colegas boa noite; Eu tenho um relógio de pendulo e também sofri com esse desconforto de trocar pilhas a cada 10 dias,

a solução que encontre. Compre 4 pilhas duracell grande e ligue em paralelo.

Moral da historia agora o reloje dura 8 anos.

Estou no sevicio neste momento, amanha tiro fotos e posto aqui para você ver como fico. 

 

Atte; Juan Segundo Moyano Barrera

 

adicionado 2 minutos depois

@Isadora Ferraz Muito obrigado pela dica mas, como consigo os 1,5 v exatos. no esquema não tem essa tensão ou 1,8 não deria muito?

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Elzeário Gonçalves Feijó disse:

Muito obrigado pela dica mas, como consigo os 1,5 v exatos. no esquema não tem essa tensão ou 1,8 não deria muito?

Na verdade os 1,8V é a tensão que se retira. 

Se tiver uma fonte de 5V, vai precisar de 5 ou 6 diodos em série. 

Não dá pra saber exatamente porque a tensão que os diodos derrubam variam entre 0,6 e 0,7V

 

Com a fonte de 12V é mais difícil fazer. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
8 horas atrás, Renato.88 disse:

1,8V é a tensão que se retira

De fato o esqueminha pode ter dupla interpretação. Considere p.ex. o triângulo como gnd.

Os 1,8V se retira do paralelo dos diodos. Alguns em série pode até dar certo mas coloque o R em paralelo com o relógio pois sua corrente é muito baixa.

 

10 horas atrás, Elzeário Gonçalves Feijó disse:

1,5 v exatos. no esquema não tem essa tensão ou 1,8 não deria muito?

Considere então os 1,2V. Deve funcionar sim. Coloque R duns 470...220 ohms. Coloque também um capacitor duns 1000uF em paralelo. Meça a V antes. Se der menor, coloque +1 diodo=se der (muito) maior, aumente o R pra 1K...680R. Até uns 1,6V de boa...

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se agora já foi... de todo jeito, como tinha visto o tópico antes, sem querer chover no molhado:

 

partet.jpg.a6207fcd5eca45505d9fa33d5f2f4372.jpg

Também pode multiplicar ambos as resistências, digamos, por 10. Por exemplo, para ter 1.6v na saída, R1=2400 e R2=680.

Para saídas com outras tensões, http://www.reuk.co.uk/wordpress/electric-circuit/lm317-voltage-calculator/

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa, @Isadora! Se a corrente vem da rede, um relé deixa as baterias em paz. Se cai a rede, as baterias trabalham, que você acha?

adicionado 0 minutos depois

Epa! Será que tem relé que aciona com 1,5v? O mínimo que conheço usa 5v... Se bem que é só colocar um 7805, além do 317 e dois resistores, né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola.

 

Putz , fui atropelado pela @Isadora Ferraz .

 

Enquanto eu escrevia ela postou a ideia ,  usar a fonte de 12V ou de Celular com a redução sugerida pelo @rmlazzari58  e ao mesmo tempo deixar a bateria conectada para manter o dispositivo ligado caso falte energia.

 

Seria apenas um par de transistores fazendo o corte da bateria enquanto houvesse energia eletrica, tipo um mini nobreak . 

 

'_'

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa, voltei !

 

Bem, o circuito ficaria semelhante a esse ,

só não tive tempo de calcular adequadamente os resistores de base para eles .

A ideia é simples , coloquei um switch ali para simular o blackout na rede, e quando aberto automaticamente aciona o PNP  pelo aterramento da base  e ele faz a bateria alimentar a carga. 

 

Já montei algo desse tipo aqui  e  funciona .

 

 

 

RELOBAT.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!