Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde! 

Eu vi alguns tópicos anteriores sobre essa questão e percebi o quão problemático isso pode ser. Fiquei com medo de reviver o post, então decidi criar um próprio, caso não haja algum problema.

Enfim, ao relato.

Estava jogando The Witcher 3, e percebi o quão quente estava a tampa de acrílico do PC. E para minha surpresa o Afterburner apresentou 85~89º. Também to sentindo uma queda de performance, pode ser por conta disso?

E quais medidas eu posso tomar em relação a isso? 

Meu setup é:

MoBo: B450 Aorus M

Processador: R5 2600

Placa de Vídeo: XFX RX 580 8gb

Memória: Kingston HyperX 8gb 2400mhz

*perdoa os leds pai, comprei o gabinete já com as fans

66429298_475111189726209_886505692553281536_n.jpg

66703212_2332959863635770_7054385497648398336_n.jpg

66727305_647373432429963_1773253672801665024_n.jpg

Postado

@Maycon Clemente já ajustou a curva de fan pelo amd wattman?

adicionado 7 minutos depois

@Maycon Clemente tenho uma rx 580, pelas configs de fábrica ela só liga os fan em temperaturas altas. Ajustando a curva de fan para chegar em 100% aos 65 graus, a GPU não passa de 68 graus em testes de stress do heaven benchmark; no apex legengs fica um pouco a baixo dos 68 graus.

• Solução
Postado

@Maycon Clemente Os fans frontais está na posição errada, eles tem que jogar ar para dentro, ai nessa posição vai jogar ar para fora.

É por isso que sua gpu esquenta tanto, tá tirando o ar frio que iria nela, o ar quente sobe, e o ar frio fica embaixo.

O cooler traseiro é pra jogar ar para fora e não para dentro.

Postado

Colega, faltaram alguns dados fundamentais:

fonte

marca, modelo do gabinete.Se não tiver, no mínimo tamanho(largura, altura,comprimento), posição do fonte(acima ou abaixo?)

Quantidade e tamanho de FAN.

Cooler de CPU(é o original?)

Aparentemente é um caso de gabinete sem condições de ventilação e teria que trocar.

Postado
1 minuto atrás, Maycon Clemente disse:

@Elder Nauvirth Vou fazer a correção, e mais tardar posto o resultado! Valeu pela dica.

Isso é erro de iniciante, não se preocupe, por sorte estamos aqui para orientar quando vemos algo errado.

E com certeza volte com um resultado para sabermos se mudou algo.

Pela aparência do gabinete, não mostra ter montado a fonte na posição errada, até porque ficaria abafada, então o erro deve ter sido apenas a posição dos fans e espero que seja só isso mesmo.

A fonte se estiver em posição errada ela ficaria com o fan dela virado para dentro do gabinete pegando o ar frio que iria para as outras peças.

Postado

@PedraX Opa! Meu gabinete é um Bluecase BG-009.

Eu estou usando 4 fans, sendo que 02 são frontais, uma traseira e uma superior. A dimensão delas é de 120 x 120 x 25 mm;

Com uma rotação de 1.200 RPM. O cooler do CPU é o Original do Ryzen 5 2600.

A fonte é uma PCYes 500w WHITE.

@Elder Nauvirth Eu fiz as alterações e o teste hoje. Eu fiz um monitoramento rápido de 16 minutos em The Witcher 3 e a máxima atingida foi 88º, mas se manteve mesmo em 85°. Já uma diminuída na temperatura haha.

Eu aproveitei e dei uma olhada na fonte também e eu fiquei com uma certa dúvida em relação a posição dela.

Atualmente ela está posicionada com o Cooler para a parte de baixo do gabinete,  onde há esses furos para saída de ar e um 

filtro anti-poeira. Essa posição esta certa? Bateu essa dúvida por que a fonte está de cabeça para baixo haha.

EDIT: Apesar da temperatura ainda ter chegado a uma máxima de 88° o painel de acrílico estava menos quente do que antes. Não sei se é relevante tal informação.

Uma foto da fonte pra poder ilustrar melhor.

shopping.png

Postado
1 hora atrás, Maycon Clemente disse:

Eu aproveitei e dei uma olhada na fonte também e eu fiquei com uma certa dúvida em relação a posição dela.

Atualmente ela está posicionada com o Cooler para a parte de baixo do gabinete,  onde há esses furos para saída de ar e um 

filtro anti-poeira. Essa posição esta certa? Bateu essa dúvida por que a fonte está de cabeça para baixo haha.

A fonte está na posição correta, o ar entra na fonte pela parte de baixo do gabinete e esse por sua vez sai na parte de trás.

É bom ver que diminuiu a temperatura, iria diminuir mais ainda se o gabinete permitisse mais entrada de ar na frente.

Postado
2 horas atrás, Maycon Clemente disse:

Meu gabinete é um Bluecase BG-009.

Eu estou usando 4 fans, sendo que 02 são frontais, uma traseira e uma superior. A dimensão delas é de 120 x 120 x 25 mm;

Ok.Pelo que deu para observar nas fotos o primeiro problema é que esse gabinete não é bom para ventilação.

Mas está agravado porque o gabinete está instalado em local fechado, justamente no topo onde o ar poderia sair tem um "fresta" muito pequena porque tem a tampa da escrivaninha fechando e na traseira parece que está fechada também.

A primeira recomendação seria mudar o gabinete de lugar(possívelmente em cima da escrivaninha) e outra recomendação seria procurar instalar FAN de maior potencia de ventilação, de preferência com 4 pinos e ligar direto na MB.

Sugestão AKASA Viper ou AKASA Apache, tem bem mais capacidade de ventilação que um FAN convencional que vem nos gabinetes(normalmente de 3 pinos).

Faça um teste "bruto". Tire essa tampa frontal plastica  do gabinete e veja como fica.

adicionado 1 minuto depois

Tem AKASA Piranha, melhor ainda.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!