Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal.
Seguinte, Eu usava esse water cooler: https://www.kabum.com.br/produto/95706/watercooler-cooler-master-masterliquid-ml120l-rgb-120mm-mlw-d12m-a20pc-r1-

Mas ele apresentou um vazamento na parte onde se encaixa no processador, dai mandei pra garantia e eles me enviaram um novo. Só que agora tenho receio de usar por causa disso. Daí eu tava pensando em vender e pegar esse: https://www.kabum.com.br/produto/96494/cooler-para-processador-cooler-master-amd-intel-masterair-ma610p-map-t6pn-218pc-r1

O que vocês me recomendariam? Teria outro bom air cooler pra me indicar? Ou eu deveria arriscar colocar o water coooler mesmo assim já que é novo?

Postado

@Fausto Ferratone Neto Ligue o novo water cooler sem conectar no socket do processador apenas pra verificar se existe algum vazamento, o water cooler ainda é uma melhor opção, já que air coolers bons de verdade são muito mais caros que os water coolers normais, e ainda assim você precisaria improvisar um suporte no gabinete pro air cooler não entortar o pcb da placa-mãe. 

Postado
1 minuto atrás, Fausto Ferratone Neto disse:

@Marcio.Filho Não sabia que dava pra fazer esse teste. Então eu apenas colocaria o conector da bomba na placa-mãe? 

Sim, porém você não pode fazer isso por muito tempo, já que seu processador não vai ter nada pra refrigerá-lo. 

Postado
12 minutos atrás, Marcio.Filho disse:

@Fausto Ferratone Neto Ligue o novo water cooler sem conectar no socket do processador apenas pra verificar se existe algum vazamento, o water cooler ainda é uma melhor opção, já que air coolers bons de verdade são muito mais caros que os water coolers normais, e ainda assim você precisaria improvisar um suporte no gabinete pro air cooler não entortar o pcb da placa-mãe. 

Na verdade WCs de 120 mm tem desempenho similar a air coolers a partir da faixa de 150~200 reais.

Teste water coolers vs air coolers - resultado

• Curtir 1
Postado

@Shaman93 DeepCool R$230, Noctua R$400, H60 R$300. Acredito que air coolers recém tirados da caixa realmente tenham um desempenho muito bom, afinal estão limpinhos e ainda com uma graxa recém colocada, a tendência é perder o desempenho de resfriamento logo no primeiro mês. 

adicionado 1 minuto depois

@Fausto Ferratone Neto Sim. Não vai dar problema só testar fazendo isso. 

Postado
9 minutos atrás, Marcio.Filho disse:

@Shaman93 DeepCool R$230, Noctua R$400, H60 R$300. Acredito que air coolers recém tirados da caixa realmente tenham um desempenho muito bom, afinal estão limpinhos e ainda com uma graxa recém colocada, a tendência é perder o desempenho de resfriamento logo no primeiro mês. 

O V2 é essencialmente o mesmo cooler que o K2, que está 160. O gammax 400, de 100, assim como outros air coolers com ventoinhas de 120 e 140 mm também são boas opções.

"Graxa"? Quer dizer pasta térmica? A tendência é que não perca a capacidade de dissipação mesmo depois de vários meses de uso, afinal é uma substância projetada pra isso. Sobre estar limpo, o mesmo se aplica ao radiador do WC, que também suja igualmente, o que não gera em nenhum dos casos uma queda significativa de desempenho em só 1 mês. O consenso geral é que WC de 120 mm não vale a pena, como você pôde ver no teste alguns até perdem pros air coolers.
Se você tiver algum material embasando que há perda de resfriamento tão rápida em air coolers e não em WCs fique a vontade pra indicar, tenho interesse.

Postado

@Shaman93 "Graxa" dos fans, porém o mesmo se aplica aos water coolers. Em relação a sujeira, nem de perto o mesmo se aplica ao radiador, pois existe água dentro da colmeia, e a única coisa que existe no air cooler é alumínio e alguns pequenos tubos de cobre. 

• Membro VIP
Postado

@Shaman93 A "graxa" é o lubrificante de fans sleeve, e na verdade não é graxa é óleo.

E isto tem no fan do radiador tmb, ou será roletado tmb, ou seja, não faz o menor sentido.

E concordo contigo, estes watercoolers com radiadores de 120mm é só pra dizer que tem, porque na prática um cooler decente já resolve o problema.

• Curtir 1
Postado
4 minutos atrás, Marcio.Filho disse:

@Shaman93 "Graxa" dos fans, porém o mesmo se aplica aos water coolers. Em relação a sujeira, nem de perto o mesmo se aplica ao radiador, pois existe água dentro da colmeia, e a única coisa que existe no air cooler é alumínio e alguns pequenos tubos de cobre. 

A lubrificação dos fans atuais tende a durar muitos anos sem ter que se reaplicada e como você mesmo disse é um "problema" que se aplica também aos WCs. A sujeira se aplica sim também. No air cooler você tem condução do calor do chip pelo metal, que depois dissipa por convecção com o ar. Se o metal está sujo com uma camada de poeira, a troca entre metal e ar é dificultada.

No WC tem que acontecer absolutamente a mesma coisa, a diferença é que o calor é transmitido primeiramente a um líquido, conduzido até o radiador de metal e aí sim trocado por convecção com o ar. Se o dissipador estiver sujo acontece exatamente o mesmo prejuízo. O radiador tem que ser limpo periodicamente assim como o bloco dissipador pra que não haja perda da capacidade de resfriamento.

Postado

@Fausto Ferratone NetoNa minha opinião pela questão de segurança e durabilidade vale a pena. Na prática você também deve ter um ganho de desempenho de alguns graus, estará trocando um cooler tier 5 por outro tier 3, de acordo com este ranking: https://linustechtips.com/main/topic/891730-cpu-cooler-performance-tier-list/
*Me confundi nos modelos, ambos são tier 5. O desempenho deve ser aproximadamente o mesmo.

• Curtir 1
Postado

@Shaman93 @Phoenyx Me perdoem, estava vendo as coisas por outra perspectiva. No meu pensamento como a água é um condutor de calor muito melhor do que o cobre e o alumínio, a sujeira nos filamentos do radiador não impactaria tanto na transferência de calor entre o ar que atravessa os filamentos e a água, afinal o radiador precisaria ficar quase que entupido de poeira para que houvesse uma queda de desempenho no quesito de resfriamento, ao contrário do dissipador normal de alumínio e cobre, que com uma simples camada de poeira já teria sua performance de dissipação do calor afetada, além de trabalhar muito mais que o os fans do water cooler, já que o mesmo bloqueia o fluxo de ar dentro do gabinete, ocupando espaço perto dos exaustores e afetando a performance dos mesmos, e consequentemente atraindo muita poeira pra si. 

@Phoenyx Já vi fans com graxa mesmo, porém outros tipos de lubrificantes também são utilizados. 

Postado

No meu pensamento como a água é um condutor de calor muito melhor do que o cobre e o alumínio

Jamais! O coeficiente de condutividade da água é em torno de 1 W/mK, dependendo do que colocar de aditivo sobe um pouco, mas não muito. As melhores pastas térmicas tem condutividade em torno 10 W/mK. A do alumínio é na ordem de 200 e do cobre de 400!

A vantagem é da água em relação ao ar (condutividade de 0,02) e não aos metais. Mas no final das contas, a água leva o calor do bloco para o radiador, que também é de alumínio. A vantagem da água em relação ao air cooler é a velocidade com que você consegue remover calor das proximidades do processador (num é chip-cobre-alumínio-ar e no outro chip-cobre-água-alumínio-ar), mas no final da história a troca final é feita da mesma forma (alumínio-ar).

além de trabalhar muito mais que o os fans do water cooler, já que o mesmo bloqueia o fluxo de ar dentro do gabinete

Na verdade acontece o contrário. WCs, assim como coolers tipo 'torre', prejudicam o fluxo de ar dentro do gabinete em relação a coolers horizontais. É um fenômeno comum os VRMs esquentarem, ao passo que o chip esfria, quando se coloca um WC. Isso é fácil de entender, o cooler horizontal sopra ar no bloco, que em seguida passa pelos outros componentes e ajuda a resfriar.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!