Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

@ComandateGustavo

Parece que tem mais dois componentes ao lado do indutor inferior direito. Provavelmente esses componentes seriam ligados ao ponto de interrogação do meu circuito e ao terra. 

Fiz uma pesquisa sobre "circuitos de filtros de linha" e apareceram muitas coisas interessantes, mas o mais interessante foi um tutorial sobre o assunto feito por um participante do CDH. 

Não li, pois é muito extenso, mas parece ser bem completo. Vale a pena você lê-lo.

Aqui temdiversos circuitos de filtros de linha.

https://www.google.com/search?newwindow=1&q=circuito+de+filtros+de+linha&também=isch&source=univ&sa=X&ved=2ahUKEwjysPeK_srjAhULF7kGHXitC1sQsAR6BAgHEAE&biw=1285&bih=929

MOR_AL

• Curtir 1
Postado

12 minutos atrás, MOR disse:

@ComandateGustavo

Parece que tem mais dois componentes ao lado do indutor inferior direito. Provavelmente esses componentes seriam ligados ao ponto de interrogação do meu circuito e ao terra. 

Fiz uma pesquisa sobre "circuitos de filtros de linha" e apareceram muitas coisas interessantes, mas o mais interessante foi um tutorial sobre o assunto feito por um participante do CDH. 

Não li, pois é muito extenso, mas parece ser bem completo. Vale a pena você lê-lo.

Aqui temdiversos circuitos de filtros de linha.

https://www.google.com/search?newwindow=1&q=circuito+de+filtros+de+linha&também=isch&source=univ&sa=X&ved=2ahUKEwjysPeK_srjAhULF7kGHXitC1sQsAR6BAgHEAE&biw=1285&bih=929

MOR_AL

Eu vou ler sim, e do lado inferior direito nesse meu circuito tem apenas um diodo e um resistor para acender o led, por isso nem mencionei ele no circuito quando desenhei...

@faller Então vou proceder como me falou, vou comprar esses componentes que me indicou na eletronica da minha cidade:

1 CAPACITOR SUPRESSOR X2 0,047UF 250VAC

1 Fusível Térmico 100°C 10A - 250V

1Varistor S20K - 275V

Como não tenho aterramento devo conectar tudo entre fase e neutro?

Quantos varistores colocar? Um basta ou quanto mais melhor?

E todos esses componentes estão com tensão acima de 250v, para 110v o ideal não seria eles terem uma tensão mais baixa?

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

Eu vou ler sim, e do lado inferior direito nesse meu circuito tem apenas um diodo e um resistor para acender o led, por isso nem mencionei ele no circuito quando desenhei...

@faller Então vou proceder como me falou, vou comprar esses componentes que me indicou na eletronica da minha cidade:

1Varistor S20K - 275V

Como não tenho aterramento devo conectar tudo entre fase e neutro?

Quantos varistores colocar? Um basta ou quanto mais melhor?

E todos esses componentes estão com tensão acima de 250v, para 110v o ideal não seria eles terem uma tensão mais baixa?

Colocar varistor de 175 Volts se a rede for de 127 Volts é quase um preciosismo.. Mal não faz mas nem é necessário. Lembre-se de que o varistor não é um elemento para ceifar, clampear qualquer tensão elevada, de modo sustentado e sim para combater surtos de tensão cuja duração não passa de pouquíssimos mili segundos, menos até..

Mas fique a vontade, o código é S20K 175V.

adicionado 6 minutos depois

Não tem nenhum, varistor....  onde vais colocar os fusíveis térmicos???

Fusível térmico serve para supervisionar ou monitorar a explosão de varistor. Sem varistor não tem necessidade de fusível térmico...

A função dos capacitores unidos ao centro é a de drenar a massa ruídos de alta frequência, desde que se tenha um aterramento ligado ai no centro doa dois capacitores em série..

Sem essa ligação ao aterramento o conjunto LC perfaz a função de filtro passa baixa com alta frequência de corte.

Postado
44 minutos atrás, faller disse:

Não tem nenhum, varistor....  onde vais colocar os fusíveis térmicos???

Fusível térmico serve para supervisionar ou monitorar a explosão de varistor. Sem varistor não tem necessidade de fusível térmico...

Vou colocar os fusíveis térmicos nos varistores que vou comprar ué rsrs

Então a nova lista de peças ficou assim:

1 Varistor S20K 175V

Para montar é só colocar eles na saída do circuito entre fase e neutro e o fusível térmico é colocado em série com o varistor e é colocado bem na lateral do varistor para quando o varistor esquentar ou explodir ele agir.

É isso mesmo tudo correto?

Postado

@faller São esses componentes mesmo ou falta algum mais?

1 Varistor S20K 175V

Estou esperando a resposta pra poder comprar eles...

• Membro VIP
Postado
Em ‎23‎/‎07‎/‎2019 às 12:19, ComandateGustavo disse:

Para montar é só colocar eles na saída do circuito entre fase e neutro e o fusível térmico é colocado em série com o varistor e é colocado bem na lateral do varistor para quando o varistor esquentar ou explodir ele agir.

É isso mesmo tudo correto?

Sim, mas cuide para que o fusível térmico seja colocado de modo a interromper a corrente no varistor quando esse fusível abrir.

Ou seja, tem de estar antes de chegar ao varistor, desde o ponto de vista da corrente e mecanicamente justaposto a esse varistor.

• Curtir 1
Postado

@faller comprei tudo vou mandar fotos, mas tô achando que o cara se confundiu, se puder olhar as imagens e falar que está certo ok, se não eu vou lá mais tarde e troco, principalmente o capacitor supressor é assim mesmo ou o vendedor se confundiu?

Estou mandando foto da nota para dar uma olhada...

15640648448178536050839348195429.jpg

15640648686434473626483479650022.jpg

• Membro VIP
Postado

Para que ajudar se pode atrapalhar????

Não dá para se ver as inscrições nas peças. Você pensa que se reconhece ou valida uma peça pelo formato de sua silhueta? ou pela sua cor???

O único a se poder deduzir é o varistor 20271, que tem a tensão de disparo em 175 Volts e está correto..

De resto é uma pecinha azul, retangular e um cilindro metálico escrito 10A e com temperatura de fusão sabe-se lá qual...

• Haha 1
Postado

@faller quem comprou os componentes foi meu pai entreguei uma lista para ele mas o vendedor não tinha o capacitor supressor aquele amarelo então vendeu esse pequeno azul que não é a mesma coisa mas tenho um outro aqui de fonte de computador.

Ele é 105k 400v

Ele serve?  Estou mandando foto junto.

15641795489302045091233058410145.jpg

Postado
6 horas atrás, ComandateGustavo disse:

Ele é 105k 400v

Ele serve?

Não. 

O importante é o valor do capacitor e não o formato, cor, tamanho e etc. 

Qual o valor do capacitor azul que seu pai comprou? 

• Membro VIP
Postado
Citação

Quando se tratar de um capacitor de poliéster, de linha normal, como penso ser aquele azul e também esse amarelo a tensão especificada no mesmo se trata da máxima tensão, pico na verdade, que ele aguenta.  Em uma série especial como a série X2 a tensão especificada como máxima se refere a tensão AC que ele tolera. A diferença é de quase 50% a mais, para aquele especificado para AC.

Tente colocar o capacitor adequado ai..

Algumas referências:

https://www.soldafria.com.br/capacitor-de-poliester-x2-100nf-x-250v-panasonic-104100k01uf1uf-p-3338.html?search=capacitor x2

https://www.eletropecas.com/Buscar/?produto=capacitor x2

https://www.ecotroncomponentes.com.br/loja/busca.php?loja=697864&palavra_busca=capacitor+supressor

https://tmgeletronica.com.br/Produto-CAPACITORES-Capacitor-Polyester-47K-275V-CAPACITOR-POLIESTER-RADIALPolyester-Suppression-Capacitors-Class-X2-versao-4088-4099.aspx

https://proesi.com.br/catalogsearch/result/?q=capacitor+supressor

Postado
1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

@Renato.88  no pequeno que ele comprou é ruim de ler mas na notinha fiscal está escrito capacitor poliéster 0,047 uF/10/250V 

No capacitor consigo ler 47nK 250 D8

O que acha ele serve?

Serve, afinal no início você disse que ia usar na rede de 127V. 

Postado

Bom o @faller  diz que é melhor pegar outro e o @Renato.88 diz que serve, agora fiquei em dúvida rsrs

Estou mais tentado a usar esse então porque vou usar sim em 127v e na eletrônica aqui eles não nem outros capacitores, mas afinal melhor trocar ou usar esse mesmo e ser feliz?

Postado
22 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

Bom o @faller  diz que é melhor pegar outro e o @Renato.88 diz que serve, agora fiquei em dúvida rsrs

Estou mais tentado a usar esse então porque vou usar sim em 127v e na eletrônica aqui eles não nem outros capacitores, mas afinal melhor trocar ou usar esse mesmo e ser feliz?

O certo seria mesmo trocar pelos da série X2 que são específicos para CA nessa função de filtro de linha. 

No caso ele funciona, mas não é o ideal. 

Postado

@Renato.88 esse X2 da fonte que mandei pelas especificações não serve? Se não servir acho que vou usar esse azul que tenho porque teria que comprar pela internet, e ficaria mais caro o frete que a peça...

Postado
2 horas atrás, ComandateGustavo disse:

esse X2 da fonte que mandei pelas especificações não serve?

Não, ele nem é do tipo X2. 

O valor dele é de 1uF, está muito óbvio que não é a mesma coisa que 47nF.

Postado

Olá Luiz faller sou novo aqui, mas te acompanho a quase 10 anos lendo suas respostas e artigos, percebo a paciência que vocês tem com as pessoas, respeitando as limitações individuais e particulares de cada um, aprendi muita coisa lendo tudo que você colocou disponível. Vou fazer alguma perguntas aqui  e se possível conto com sua colaboração pois seu conhecimento pra mim é muito importante. E não vem dizer que tenho preguiça de ler kkkk, pois como disse, acompanho vocês a muitos anos, mas ainda sim tenho alguma dúvidas.

1- Porderia me escrever de forma bem objetiva quais componentes e suas especificações são ideais para um bom filtro de linhas 220v. Sei que e necessário saber várias critérios, mas depois de tudo que já escreveu a anos e novas experiências adquiridas surgimento de novos componentes,  se fosse montar hoje um super protetor de surto com filtragem e  que excedam inclusive a necessidade com sobra, Quais componentes ultilizaria e suas especificações? Para complicar ainda mais a reposta, procurando manter o custo e benefício sem deixar o objetivo maior o de construir  um excelente protetor. Sei que você você vai falar, que para Natureza nada e impossível já li também mas me refiro de uma proteção nacikamda media com folga que a no mercado.

2 - Após ler muito, sobre o assunto não tive um resposta clara e objetiva sobre essa dúvida que vou postar. Em um NOBREAK de onda por apróximacao posso colocar um bom filtro de linha na saída e na entrada? Se tiver que escolher 1 das opções qual a melhor qual seria a prioridade entrada ou saída? Posso modificar ele para que ele tenha onda senoidal? Se sim quais componentes poderia implementar?

3-Você tem ou viu algum projeto que seja público de algum protetor que você considera que seja o melhor que você já viu? Para compartilhar comigo?

4- Filtro LC são específicos apenas para sistemas de audio, vídeo sensores?Em sistemas de CFTV é importe ter? Em um bom filtro de linha e necessário também q filtro LC independente de qualquer seja o equipamento a ser ligados? Quais são os componentes a incluir?

5-Qual o melhor varistor de 20mm , diodo e centelhador que posso colocar em um projeto de protetor de energia? 

Qual quantidade de varistor e outros componentes que se deve colocar? Faço essa pergunta pois já visualizei modelos com uma grande quantidade, mas queria saber a sua opinião qualquer a quantidade que considera ideal de cada componente?

Por enquanto e só amigo faller, muitos obrigado por compartilhar seu conhecimento com todos, moro no mato grosso do sul e no fim do anos que passou estive no rio de janeiro e conheci 2 pessoas e ao falar sobre esse tema mencionei onde tinha adquirido conhecimento sobre o assunto, e falei a que o cara é faller ou Luiz faller e fiquei admirado pois uma das pessoas já tinha lido sobre você e também te conhecia virtualmente. Bom chega de conversa fiada apenas quis falar o quanto é conhecido e respeitado por todos.

abs

FLAVIO CUNHA

adicionado 4 minutos depois

Quando digo filtro de linha (Protetor) não me refiro em hipótese nenhuma no terror estabilizador esse eu passo longe. Kkkkk

Postado
Em 28/07/2019 às 15:07, KAYMORE disse:

Olá Luiz faller sou novo aqui, mas te acompanho a quase 10 anos lendo suas respostas e artigos, percebo a paciência que vocês tem com as pessoas, respeitando as limitações individuais e particulares de cada um, aprendi muita coisa lendo tudo que você colocou disponível. Vou fazer alguma perguntas aqui  e se possível conto com sua colaboração pois seu conhecimento pra mim é muito importante. E não vem dizer que tenho preguiça de ler kkkk, pois como disse, acompanho vocês a muitos anos, mas ainda sim tenho alguma dúvidas.

1- Porderia me escrever de forma bem objetiva quais componentes e suas especificações são ideais para um bom filtro de linhas 220v. Sei que e necessário saber várias critérios, mas depois de tudo que já escreveu a anos e novas experiências adquiridas surgimento de novos componentes,  se fosse montar hoje um super protetor de surto com filtragem e  que excedam inclusive a necessidade com sobra, Quais componentes ultilizaria e suas especificações? Para complicar ainda mais a reposta, procurando manter o custo e benefício sem deixar o objetivo maior o de construir  um excelente protetor. Sei que você você vai falar, que para Natureza nada e impossível já li também mas me refiro de uma proteção nacikamda media com folga que a no mercado.

2 - Após ler muito, sobre o assunto não tive um resposta clara e objetiva sobre essa dúvida que vou postar. Em um NOBREAK de onda por apróximacao posso colocar um bom filtro de linha na saída e na entrada? Se tiver que escolher 1 das opções qual a melhor qual seria a prioridade entrada ou saída? Posso modificar ele para que ele tenha onda senoidal? Se sim quais componentes poderia implementar?

3-Você tem ou viu algum projeto que seja público de algum protetor que você considera que seja o melhor que você já viu? Para compartilhar comigo?

4- Filtro LC são específicos apenas para sistemas de audio, vídeo sensores?Em sistemas de CFTV é importe ter? Em um bom filtro de linha e necessário também q filtro LC independente de qualquer seja o equipamento a ser ligados? Quais são os componentes a incluir?

5-Qual o melhor varistor de 20mm , diodo e centelhador que posso colocar em um projeto de protetor de energia? 

Qual quantidade de varistor e outros componentes que se deve colocar? Faço essa pergunta pois já visualizei modelos com uma grande quantidade, mas queria saber a sua opinião qualquer a quantidade que considera ideal de cada componente?

Por enquanto e só amigo faller, muitos obrigado por compartilhar seu conhecimento com todos, moro no mato grosso do sul e no fim do anos que passou estive no rio de janeiro e conheci 2 pessoas e ao falar sobre esse tema mencionei onde tinha adquirido conhecimento sobre o assunto, e falei a que o cara é faller ou Luiz faller e fiquei admirado pois uma das pessoas já tinha lido sobre você e também te conhecia virtualmente. Bom chega de conversa fiada apenas quis falar o quanto é conhecido e respeitado por todos.

abs

FLAVIO CUNHA

adicionado 4 minutos depois

Quando digo filtro de linha (Protetor) não me refiro em hipótese nenhuma no terror estabilizador esse eu passo longe. Kkkkk @faller

• Membro VIP
Postado

Caro amigo kaimore... Tentando responder de modo objetivo suas perguntas

Resposta 1- Veja ai:  

Resposta 2- Sempre que quiseres um melhor desempenho de um filtro de linha coloque-o antes de qualquer equipamento, portanto antes do no-break.

Poder modificar um no-break que gere forma de onda retangular para que o mesmo passe a gerar uma forma de onda senoidal pura pode, pode sim... Só para tentar uma comparação por analogia, seria o mesmo que pegar um carro a gasolina e transformá-lo em um carro a diesel, ou pegar uma máquina de sorvete e transformá-la em fritadeira de pastéis, ou elevador em uma escada rolante... Poder pode, mas será que vale a pena???

Resposta 3- Eu escolheria exato aquele que te passei na resposta 1, projetado por mim, quer na versão 127 Volts quer na versão 220 Volts. Se eu fosse fazer um, atualmente, dos bons, bons mesmo, faria exatamente esse dai:

image.png.d0cf2bd725403f5a7f649216628d4111.png

Resposta 4- Um filtro LC sempre terá um fator de mérito, uma inclinação em sua atenuação fora da faixa de pelo menos o dobro de um filtro só com L ou só com C. Podem e devem ser usados sempre que se desejar uma inclinação da curva de atenuação mais abrupta. Todos os filtros de que falo se valem de etapas LC, perfazendo filtragem maiores do que de segunda ordem (mais que um par de LC).  Os componentes a incluir são basicamente capacitores e indutores e seus valores vão depender da frequência de corte desejada e da região do espectro a atenuar ou rejeitar. Existem simuladores que ajudam ou até mesmo resolvem as complexas equações usadas em seus cálculos. Eu particularmente usava os aplicativos da Nuhertz para esses cálculos.

Resposta 5- Esses componentes geralmente tem a qualidade bastante boa independentemente de seus fabricantes. Entrementes gosto muito dos capacitores da Epcos (antiga ICOTRON/ Siemens). Se procurares bem ou se contatares um ou outro fabricante podes até mesmo encontrares varistores de 40 mm, veja ai:

Filtro_Proteo2011Varistorprincipal40mmco

image.png.08a84edbfe1f47c85973838ffa1c2664.png

Espero ter ajudado..

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@faller estou mandando foto do circuito que vou montar depois daquele circuito do filtro de linha, ele está certo? 

Lembrando que o fusível térmico vai ficar acoplado mecanicamente com o varistor.

Desculpe a simbologia aí mas acho que dá pra entender rsrs

Está escrito no capacitor weidy 2e104k é ele mesmo certo? Falei pro vendedor me dar um capacitor igual você me falou...

15645250194883435643328517054183.jpg

Postado

@faller vai ter aqueles 4 indutores tubular do circuito original, tenho fontes de PC aqui também, acha melhor eu fazer um outro indutor com toroid de fonte de PC para colocar junto com os tubulares ou o só os 4 tubulares já está bom?

Postado
3 minutos atrás, faller disse:

E porque já não os colocaste no esquemático???

Porque eu desenhei ele no canto da folha e o outro canto desenhei na outra ponta da folha ai ele não coube 😅

Também fica mais fácil de eu não misturar os circuitos e me confundir aqui...

Estava na página anterior do fórum eu desenhei ele e agora vou repostar aqui.

Ai na saída desse filtro onde seriam ligadas as tomadas eu vou acrescentar esse circuito que desenhei ai em cima, com varistor capacitor e o fusível térmico, nenhum problema posso proceder a montagem normalmente certo?

15638450060298879882304287076203.thumb.jpg.9a1d6d785000fe7c4e685551f6ba2699.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!