Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema do desempenho da Placa de Vídeo RADEON RX 540 (notebook)


Posts recomendados

Boa noite, possuo um notebook ACER A515 41G 13U1, que é de comum problema aos usuarios deste, ter baixo desempenho em jogos.
Meu driver é o mais atualizado (19.5.2), S.O WINDOWS 10 HOME SINGLE LANGUAGE ( o que vem junto ao computador,porém ja testei diversos inclusive o windows 7) e mesmo assim a placa de video dedicada (radeon rx 540) fica em utilização no maximo de 200 mb da memória, no League of Legends.

Queria saber se há algo que posso fazer para aumentar o desempenho da minha placa de vídeo, visto que já configurei o melhor possivel no AMD RADEON SETTINGS, onde coloquei todos os processos do League of Legends em Alto Desempenho.

 

configurações do pc:

AMD A12 9720P QUADCORE 2,7GHZ até 3,5 GHZ com placa de video onboard R7 512 MB

Placa de vídeo dedicada RADEON RX 540 2gb

8GB DDR4 2400MHZ

1 TB HDD 5,2K RPM

 

 

abaixo estão testes in-game com o rivaturner ligado:

Legenda: Uso e frequencia da GPU1 A GPU7 (gpu 1 a 6 são da placa de video dedicada e gpu7 da placa de video onboard)

Mem1: memoria de video utilizado pela GPU dedicada

Mem7: memoria de video utilizado pela GPU onboard

teste1.png

teste2.png

teste3.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MrNobody entendo, porém há alguma explicação para que o fps drope tanto? quando nao tem ninguem no mapa ou o jogo não começou o fps vai pra 100, dps que o jogo começa e tem mais ações o fps baixa pra 20 (como na ultima imagem). isto com tudo nas configurações mais low possiveis.

Se quiser, te passo um video de um cara que testou em um notebook de mesma configuração que ele joga a 80 fps no ultra, com 5 players de cada lado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavo SLu  Porque a CPU está indo a 95% - causando essa queda de FPS. Quando você joga no low - você usa menos da GPU - e a CPU normalmente é mais requisitada para processar todos os quadros extras. Já quando você aumenta a qualidade gráfica a GPU é requisitada e a CPU fica com mais folga.

 

Você consegue rodar no ultra no seu Notebook?

 

Também há questões de quão velho é esse vídeo ou quais outros programas a mais você está rodando enquanto joga LoL.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MrNobody No ultra fica pior ainda, fica 50 fps quando nao tem ninguem e 20-15 quando ta em batalha.. eu fexo tudo para jogar, fica que nem a do teste q tava com o paint aberto. Meu notebook é novo, não faz 1 mes que tenho ele

 

o que falam em outros fórums e pela internet é que esse notebook tem um problema de troca entre APU e GPU

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra falar a verdade, jogar em notebook é uma coisa complicada. Diversos fatores vão impactar no desempenho, um dos principais é a temperatura dos componentes, quando sobe demais, o sistema vai limitar o desempenho para manter-se frio. O perfil do controle de energia também pode limitar o desempenho, então é bom ver se seu notebook está em "Alto Desempenho" nas opções de energia do Windows. Outro problema bastante comum é o conflito com placa dedicada e placa integrada, muitas vezes a placa dedicada é desativada para usar menos energia ou baixar a temperatura, é bom ver isso também.

 

Resumindo: para uma boa experiência com jogos, opte sempre por um desktop se possível.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB eu tenho um desktop mas queria resolver isso..

simplesmente tem gente que consegue jogar GTA V NO ULTRA com 30 fps cravado com esse note e meu lol tem frame drop toda hora... ja tentei configurar de muitas maneiras, varios drivers de vídeo, nada parece resolver... investimento jogado no lixo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB depois da uma procurada no fórum da acer, deve ter uns 50 topicos de 10 paginas cada de pessoas pedindo ajuda com esse notebook.. apenas se eu tivesse pesquisado isso antes ... só procurei os testes dos jogos, que os caras que fazem os videos deram uma ********** de conseguir fazer rodar esse video.. to em busca dos milagres q eles fizeram

 

 

 

 

olhe o minuto 16

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que andei pesquisando, parece que o vídeo integrado e o dedicado trabalham meio que em conjunto com jogos (um processa e outro manda a imagem pra tela), mas o primário vai ser sempre o integrado, e por isso alguns jogos são vão identificar o integrado e não o dedicado. Parece que alguns notebooks oferecem na bios uma opção de escolher qual vai ser o primário que pode ajudar nesse problema. Caso não tenha, aí infelizmente parece que não tem o que fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

@GuilhermeGB então, o meu não tem essas opções para escolher a placa especifica, porém dentro do jogo com MSI, vejo a GPU RX540 trabalhando, isso indicaria que ela está em primeiro plano ?

 

Acredito que seja importante mencionar, que tem vezes que roda bem a partida toda e tem vezes meu amigo, que os Drops são constantes, uso de recurso dentro do esperado e nada rodando no fundo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Matheus Andrei Jankovski disse:

@GuilhermeGB então, o meu não tem essas opções para escolher a placa especifica, porém dentro do jogo com MSI, vejo a GPU RX540 trabalhando, isso indicaria que ela está em primeiro plano ?

Não saberia te dizer se isso garante o funcionamento dela, pois pode ser que ele esteja lendo o vídeo integrado como se fosse a RX 540. Verifique se ele mostra as frequências da GPU e da memória de vídeo, se estiverem batendo com os valores normais da RX 540, pode ser algo bom.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, então eu notei que ele está utilizando realmente o gráfico RX 540, porém ele está compartilhando as memórias de vídeo para operar o jogo no teste que fiz, notei também que ao desabilitar opções das configurações avançadas de energia obtive ~ 30 FPS, só que infelizmente não pude realizar um teste "jogando" propriamente dito, mas de fato ele está usando o chip dedicado, mas quanto as opções de para executar em apenas um chip, unica opção que encontrei foi no próprio windows 10. Só que ai depende da aplicação sinceramente, fiz um teste com o jogo minecraft... adicionei ele para usar a dedicada, mas nesse caso em especifico ele roda sobre a vega realmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!