Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Chuveiro 220V ligado no 110V funciona ?


Posts recomendados

Ola pessoal.

 

Fiquei aqui algum tempo me coçando pra perguntar uma coisa.

 

Eu já percebi que aqui em casa os chuveiros levam a medalha de campeões no consumo de energia.

Minha rede é 110V  e os chuveiros agora no inverno trabalham no talo, ali pelos 5500 Watts.

Meti o amperímetro pra ver e de fato estão puxando 40A cada um.

 

Então, para fornecer a mesma potência um chuveiro de 220V gastaria somente 25A ,

daí me ocorreu  fazer um teste básico de elétrica e resolvi perguntar aos mais calejados.

 

Quero retificar os 110V ( com pontes de 50A ) e somar duas saídas CC pra fazer 220V.

 

Depois ligo um chuveiro 220V e terei os mesmos 5500W mas agora consumindo 'apenasmente'  25A ao invés dos 40A da versão 110V.

 

Tô naufragado num pote de Hellmann´s    ??

 

'_'

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tudo o que fizeres ai, diferentemente de ligar o chuveiro de modo normal, gastará mais energia.

Tua solução ou derivada da mesma, com um autotransformador por exemplo, gastará o mesmo somado as perdas da enjambroca utilizada.

 

O único sentido de fazer algo desse tipo seria com o intuito de reduzir a potência do chuveiro mas para isso a melhor ou mais barata solução é dimerizar o mesmo comum ajuste ou atraso do ângulo de disparo...

 

Se retificares os 110 Volts e somares a saída não será de 220 Volts nem que a vaca tussa e sim de 110 Volts CC. Tua teoria está errada..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um chuveiro 220V ligado em 110 é bom quando estamos no verão. 

Pois fica mais fraco e aí só morna a água. 

Fiz essa gambiarra aqui no mês de janeiro, em 220V mesmo na temperatura mais baixa estava muito quente. 

 

Sobre qualquer outra gambiarra pra gastar menos energia, esquece. 

O medidor de energia é baseado em um watimetro, então se for a mesma potência sem se importar com tensão ou corrente vai gastar sempre a mesma coisa ou talvez mais dependendo da gambiarra. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Me fez lembrar duas passagens...

 

1-Certa feita teorizei algo como: a água chega gelada e o chuveiro tenta dar um "impacto de calor". Gelada d+ e impacto pequeno, causa pouco calor. Teorizei então um aquecimento gradual pelo encanamento. A soma do calor no trajeto talvez (talvez) provocasse melhor eficiência. Me aproximei muito da prática quando desenrolei uma resistência de aquecimento rabo quente pra colocar no cano... Infelizmente não saí disso pois preferi aquecimento solar

 

2-Certa feita, quando a V na bancada caía, o soldador aquecia pouco. Teorizei que se retificasse e filtrasse, a Vdc seria maior e o ferro aqueceria mais. Desta vez, aí sim, teoria e prática se confirmaram.

Teoricamente com chuveiro também dá certo.

 

abç

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pegando o gancho da @Isadora Ferraz hoje em dia está barateando relativamente os sistemas de agua quente a partir de energia solar. Infelizmente para quem mora em apartamento ou em casas mais antigas sem tubulação dupla é uma realidade complicada.

Mas eu por exemplo estou construindo uma casa nova e investi R$2.200 em um sistema de aquecimento solar com tubos a vácuo. A inteligência aplicada é tão simples que é uma vergonha esses sistemas não serem vendidos a cada esquina. Basicamente é uma caixa de agua térmica com vários tubos de vidro com 2 camadas. A camada externa do tubo é transparente, a interna pintada de preto e entre as 2 laminas é removido todo o ar com selamento a vácuo. A luz bate no tubo, aquece a parte pintada que por sua vez aquece a agua. Como o vácuo é o melhor isolante térmico que existe, o calor fica retido.

Como a minha casa ainda está em etapa de construção, o sistema ainda não está operacional, mas tem vídeos de varias pessoas mostrando a agua dentro do boiler batendo os 100ºC  nos meses com dias mais longos e ensolarados. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E o Oscar vai para  :

 

12 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

2-Certa feita, quando a V na bancada caía, o soldador aquecia pouco. Teorizei que se retificasse e filtrasse, a Vdc seria maior e o ferro aqueceria mais. Desta vez, aí sim, teoria e prática se confirmaram.

 

Fiz isso e funcionou, retifiquei e filtrei os 127V e obtive 180VDC .

Apliquei em uma resistência de 220V  e obtive uns 4000W  com apenas 22 Amperes

Esses mesmos 4000 Watts  eram gerados na rede AC 127V com uns 31 Amperes !!!

 

Torrei umas bridges e estourei uns capacitores até conseguir, mas agora tá funcionando.

 

Quero  agora observar uma janela mensal pra ver se a gambiarra vai se refletir na conta de luz .

 

Grato a todos que opinaram .

 

'_'

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
13 minutos atrás, Tito Fisher disse:

E o Oscar vai para  :

 

 

Fiz isso e funcionou, retifiquei e filtrei os 127V e obtive 180VDC .

Apliquei em uma resistência de 220V  e obtive uns 4000W  com apenas 22 Amperes

Esses mesmos 4000 Watts  eram gerados na rede AC 127V com uns 31 Amperes !!!

 

Torrei umas bridges e estourei uns capacitores até conseguir, mas agora tá funcionando.

 

Quero  agora observar uma janela mensal pra ver se a gambiarra vai se refletir na conta de luz .

 

Grato a todos que opinaram .

 

'_'

 

180V X 22A = 3.960 Watts

127V X 31A = 3.937 Watts

Praticamente o mesmo valor

E isso sem entrar no mérito das medidas de tensão e corrente que podem ser lidas erroneamente de acordo com o fator de forma da variável a ser lida..  Os multímetros são calibrados para ler tensão senoidal alternada ou tensão CC média, a não ser que utilizes um multímetro True RMS para executar as leituras.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, faller disse:

Praticamente o mesmo valor

 

Isso,  a mesma potência final em em Watts porém com uma quantidade de Amperes diferente passando pelo medidor de energia.

 

Quero crer que o medidor só vai me cobrar os amperes que ele viu passando na catraca, no caso os 22A.

 

Assim sendo, se ele viu passar 22A  e a tensão sendo 127V  ele 'pensa' que eu consumi apenas 2794W quando na verdade eu usei 3960W  para aquecer a água.

 

'_'

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O medidor mede KWh, ou seja, ele vai continuar cobrando pelos 3960W. Não importa o quanto de corrente passe por ele, o importante são os Watts. 

 

Se o que você diz fosse verdade, eu já teria jogado fora todos os meus aparelhos de 110/127V fora e comprado tudo 220V, já que aqui tem disponível as duas tensões. 

 

1 hora atrás, Tito Fisher disse:

Assim sendo, se ele viu passar 22A  e a tensão sendo 127V  ele 'pensa' que eu consumi apenas 2794W quando na verdade eu usei 3960W  para aquecer a água.

Em DC são os 22A, já em AC continua sendo os mesmos 31 de antes. 

Pegue o amperímetro e coloque antes e depois da ponte pra você ver. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 horas atrás, Tito Fisher disse:

 

Isso,  a mesma potência final em em Watts porém com uma quantidade de Amperes diferente passando pelo medidor de energia.

 

Quero crer que o medidor só vai me cobrar os amperes que ele viu passando na catraca, no caso os 22A.

 

Assim sendo, se ele viu passar 22A  e a tensão sendo 127V  ele 'pensa' que eu consumi apenas 2794W quando na verdade eu usei 3960W  para aquecer a água.

 

'_'

 

 

 

 

Não!!!

O Wattímetro leva em consideração tanto a tensão aplicada quanto a corrente circulante. Simples assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Tito Fisher pra registrar, a ideia foi aquecer mais e não consumir menos.

E me fez lembrar também...

Certa feita teorizei que ao retificar 1/2 onda, apenas a metade da corrente ia passar pelo relógio e portanto consumir menos. Até aí tudo bem. De fato coloquei diodo + lâmpada ela acendeu fraco e relogio devagar. Na sequência pensei em compensar a ausência da outra metade da senoide com um capacitor. Ou seja, no momento em que a rede não fornece, o capacitor fornece. De fato "deu certo!". Um capacitor e ela acendeu normal!... Pronto! A conta de luz ia cair pela metade!! Mas quando fui ver o giro do relógio, com 1/2 onda + cap + lamp era o mesmo. Depois da frustração e busca implacável por explicações teorizei então que a rede tinha que 'fazer mais força' pra carregar o capacitor ao mesmo tempo manter a lâmpada.  ... bem... foi por pouco e por pouco tempo mas.. tentei né... Com tenra idade e zero teoria e zero matemática, até que fui longe.

 

Mas não desista! Continua aí com seus experimentos pra não ficar com cabeça vazia! Um sucessinho daqui e dali mesmo que temporário faz bem à existência.

abç

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!