Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite!

Estou pensando em fazer um servidor de dados em casa, similar a ideia de um NAS, porém, quero gastar menos. Pra isso pensei em usar peças que já tenho em casa, seria então um PC com a seguinte configuração:

- Processador: AMD A8 7650K

- Placa-mãe: Asus A68HM-K

- Memória: 2x4Gb DDR3 1333 ou 1600

- HD: 2x1Tb + 320Gb (todos 7.200rpm SATA)

- Fonte: a definir (se puderem me ajudar)

A ideia é que o PC fique ligado 24/7 e com seus HDs de 1Tb compartilhados na rede, dessa forma eu teria acesso a qualquer arquivo em qualquer dispositivo em casa (tenho tablet, notebook e desktop) sem depender de internet, como acontece hoje, que uso o OneDrive. Não faço isso com meu desktop atual pois o consumo de energia seria mais alto e, como uso para jogos, jogar e acessar arquivos ao mesmo tempo poderia gerar perda de desempenho em uma das duas atividades.

Por fim, o que eu precisava de informação é o seguinte:

- Para esse uso que especifiquei (boa parte do tempo em Idle), esse PC teria um consumo alto de energia? Tem alguma forma de calcular qual seria esse consumo?

- Caso seja viável usar essa configuração que citei, poderiam me indicar uma boa fonte para usar? Que não custe uma fortuna, mas que me ajude no consumo de energia.

Desde já, obrigado!

Postado

O consumo do PC dependera do que você estiver rodando, do acesso aos discos e se esses estarão ou não em um arranjo RAID, que aumenta o consumo elétrico dos HDs... pelas peças citadas o consumo máximo da tomada, usando uma fonte 80 plus, deve ficar na casa dos 200W e o consumo  minimo, com apenas 1 HD girando e os demais "dormindo" e CPU ociosa, deve ficar na casa dos 70W...

A fonte um modelo de 400W da corsair, seasonic, é exagero mas é a unica coisa decente no nosso mercado.

Pra essa aplicação de NAS o ideal seria usar aquelas placas com CPU onboard, onde a placa-mãe + CPU e memorias consome menos de 50W e é possível ter um consumo total maximo abaixo de 120W

• Curtir 1
Postado

@F4b10 É bem isso que eu queria saber! Obrigado pela ajuda!

Eu estava na duvida se compensa usar o conjunto que já tenho ou comprar um novo de baixo consumo. Estava na duvida se esse conjunto que tenho em um nível baixo de uso não ficaria com consumo similar a um kit desses que você citou.

Eu estive olhando algumas opções, em geral com placas mini-ITX. Celeron 4005, Celeron J1800, Celeron 1037u, Pentium J2900, A10-4655, e por ai vai...

O que me diz sobre essas opções? 

Postado

Suas peças em baixo consumo devem consumir o mesmo que uma placa com CPU onboard consome em full load, se der pra fazer underclock no processador da pra manter o consumo baixo.

Outra opção pra baixar o consumo seria usar um SSD pequeno pro sistema operacional, assim quando os HDs estiverem ociosos eles podem hibernar baixando muito o consumo.

Acho que são boas opções, o duro é achar um modelo com CPU onboard que tenha ao menos 4 portas SATA, a maioria só tem 2, mas se tiver um slot PCI-e x1 da pra resolver com uma placa de expansão. e se arrumar um gabinete gradeado e bem ventilado, acho que da pra refrigerar o PC todo com apenas um fan de 120mm deixando o PC bastante silencioso.

Se quiser um consumo baixo e baixo ruido juntos da pra usar um notebook velho com HD grande e ter um NAS que gasta menos de 30W por hora, as custas de ter apenas 1 HD.

• Curtir 1
  • 4 semanas depois...
Postado
Em 27/08/2019 às 22:07, F4b10 disse:

Suas peças em baixo consumo devem consumir o mesmo que uma placa com CPU onboard consome em full load, se der pra fazer underclock no processador da pra manter o consumo baixo.

Outra opção pra baixar o consumo seria usar um SSD pequeno pro sistema operacional, assim quando os HDs estiverem ociosos eles podem hibernar baixando muito o consumo.

Acho que são boas opções, o duro é achar um modelo com CPU onboard que tenha ao menos 4 portas SATA, a maioria só tem 2, mas se tiver um slot PCI-e x1 da pra resolver com uma placa de expansão. e se arrumar um gabinete gradeado e bem ventilado, acho que da pra refrigerar o PC todo com apenas um fan de 120mm deixando o PC bastante silencioso.

Se quiser um consumo baixo e baixo ruido juntos da pra usar um notebook velho com HD grande e ter um NAS que gasta menos de 30W por hora, as custas de ter apenas 1 HD.

Desculpa a demora pra responder.

Sobre a ultima ideia, de um notebook. Essa já descarto pelas limitações porque quero fazer uma coisa que além de funcional seja bonita, pois vai fazer parte de uma sala de hobbies.

Sobre o SSD para baixar o consumo, já era minha intenção fazer isso.

Minha maior duvida é a seguinte:

O que o PC precisa ter para que eu tenha um acesso estável aos meus arquivos? De forma que caso haja lentidão, que ela não seja causada pelo servidor.

Vi algumas opções dessas placas com CPU on-board com 4 portas SATA. Mas acho que na maioria das vezes eram SATA2. A diferença prática do SATA2 e do SATA3 em um HD comum é muito grande?

Obrigado pela ajuda!

Postado

Pra usar um NAS uma rede cabeada padrão gigabit seria o minimo, uma rede fast Ethernet (100mbps) iria limitar muito a velocidade de acesso aos arquivos, e o NAS nunca sera tão rápido quanto um disco local, ou mesmo um HD externo o garga-lo aqui é a interface de rede, principalmente se vários dispositivos forem usar essa rede ao mesmo tempo.

Postado
1 minuto atrás, F4b10 disse:

Pra usar um NAS uma rede cabeada padrão gigabit seria o minimo, uma rede fast Ethernet (100mbps) iria limitar muito a velocidade de acesso aos arquivos, e o NAS nunca sera tão rápido quanto um disco local, ou mesmo um HD externo o garga-lo aqui é a interface de rede, principalmente se vários dispositivos forem usar essa rede ao mesmo tempo.

Entendi. Vou pesquisar mais sobre os padrões de rede, ao menos para conhecer. Mas dificilmente ocorreria mais de um acesso ao mesmo tempo. Se ocorrer será no máximo 2.

E sobre a configuração do PC, teria uma base mínima para me passar? Pois, apesar de conhecer bastante sobre PCs, não tenho noção de qual seria o mínimo necessário para esse tipo de trabalho. Acabo raciocinando com um PC que me daria mínimas condições para o meu uso hoje, porém irei usar somente para acesso e no máximo reproduzir vídeos e musicas.

Postado

Depende do sistema que você vai usar nesse NAS, o free NAS é bem poderoso mas é pesado e pede 8GB de RAM como minimo, ja o open media vault é levíssimo e roda ate em um raspberry pi, acho que é melhor testar primeiro com o hardware que você já tem

Postado
23 minutos atrás, F4b10 disse:

Depende do sistema que você vai usar nesse NAS, o free NAS é bem poderoso mas é pesado e pede 8GB de RAM como minimo, ja o open media vault é levíssimo e roda ate em um raspberry pi, acho que é melhor testar primeiro com o hardware que você já tem

Entendi. Vou dar uma pesquisada sobre que sistemas vou usar então. Obrigado pela ajuda!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!