Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de configuração para jogos até R$3.000,00 à prazo


Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

Olá pessoal, como o título já diz, eu estou para comprar meu primeiro pc gamer, até então eu estou usando um notebook de quase 10 anos hahah.

 

Enfim, vamos ao que importa, eu to com um orçamento meio apertado, mas como meu pc é bem velho, preciso comprar outro logo, e quero já comprar um que seja pelo menos meio caminho andado pra poder jogar tranquilo.

Eu queria de início gastar no máximo uns 200, 250 por mês estourando o orçamento, então o preço final teria que girar em torno dos 2.5 - 3k/12

 

É um pc de entrada, mas eu pretendo ir aprimorando ele sempre que sobrar dinheiro (nesse caso, seria só daqui 1 ano, quando acabasse de pagar esse pc), então queria que vocês me ajudassem com um setup que consiga rodar os jogos AAA em no mínimo 30 FPS, sem ir abaixo disso em cena pesada demais e tal. (meu notebook é fraco e velho, acostumei a pouco fps).

 

Lista:

Meu pc ideal seria um i5 9º gen, 6gb vídeo, 8gb Ram e um SSD, mas com meu orçamento atual, não acho que consiga isso;

Não entendo nada de processador AMD (não que eu entenda muito de Intel, mas...), então não sei qual presta, qual tá barato etc;

Um amigo meu que entende mais que eu de pc, me disse para pegar Intel a partir de 7º gen e 16 de ram pelo menos, de início é necessário?

Nunca dei muito valor pra gabinete, vale gastar mais em um bom ou não muda tanto?

 

Enfim, resumidamente esses são os 3 fatores, não tenho muita restrição de onde comprar, pode ser peça por peça ou um completo, só quero conseguir rodar os AAA pelo próximo 1 ano antes de ter que fazer upgrade.

 

Quiserem mais informações, é só pedir. Espero que consigam me ajudar guys.

 

Agradeço desde já.

 

Edit: Esqueci de informar, mas apesar de ter preferência por 100% novo, se valer à pena, penso em pegar um usado (até porque pretendo mexer nele quando der), tenho medo de dar problema e ter que gastar com manutenção, mas esse meu amigo disse que não precisa ter muito medo porque PC não dá problema fácil, se testar e estiver funcionando tá ótimo segundo ele, não sei o que vocês acham de usados, também queria conselhos se devo ou não ligar pra isso.

 

Edit 2: Pessoal, em relação a WaterCooler e SSD, vocês acham essencial ou apenas se der pra encaixar no orçamento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde,

 

Olha, montei meu PC recentemente e pelas pesquisas você está indo pelo lado errado. No momento compensa muito mais a plataforma da AMD pelo custo x benefício que eles estão entregando (principalmente os novos ryzen 3000).

 

1ª dica que dou é, processador ryzen 5 1600,2600 ou 3600 vai do teu bolso lembrando que o 3600 mesmo já chegou a promoções aí de R$950,00 então cai bem no orçamento.

 

2ª placa-mãe qualquer B450, tem muitas promoções destas b450 por R$400~500.

 

3ª fontes tu pode pegar alguma de marca boa até 500w já vai dar e sobrar, sempre usei EVGA me atendeu bem, porém o pessoal costuma recomendar corsair, ambas com selos 80 plus pra ter uma garantia a +, R$200~300 você acha uma legal.

 

4ª memórias preferencialmente ddr4 claro com clocks maiores e dual channel, 2400~2666 ou maior pois os ryzen utilizam bem o dual channel de memórias e clocks maiores, na pichau tem uma T-FORCE VULCAN em promoção por R$159,00 (1x8) corre lá.


5ª placa de vídeo RX570 ou 580 a que tiver com o melhor valor R$600~1000.

 

Com esse kit tu já vai ter um PC pra anos e rodar tudo em 1080 60FPS, claro que regulando alguns filtros porém vai ter um desempenho muito além do que você citou, e pelo valor que gostaria de pagar.

 

Espero ter ajudado.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Nickie disse:

Boa tarde,

 

Olha, montei meu PC recentemente e pelas pesquisas você está indo pelo lado errado. No momento compensa muito mais a plataforma da AMD pelo custo x benefício que eles estão entregando (principalmente os novos ryzen 3000).

 

1ª dica que dou é, processador ryzen 5 1600,2600 ou 3600 vai do teu bolso lembrando que o 3600 mesmo já chegou a promoções aí de R$950,00 então cai bem no orçamento.

 

2ª placa-mãe qualquer B450, tem muitas promoções destas b450 por R$400~500.

 

3ª fontes tu pode pegar alguma de marca boa até 500w já vai dar e sobrar, sempre usei EVGA me atendeu bem, porém o pessoal costuma recomendar corsair, ambas com selos 80 plus pra ter uma garantia a +, R$200~300 você acha uma legal.

 

4ª memórias preferencialmente ddr4 claro com clocks maiores e dual channel, 2400~2666 ou maior pois os ryzen utilizam bem o dual channel de memórias e clocks maiores, na pichau tem uma T-FORCE VULCAN em promoção por R$159,00 (1x8) corre lá.


5ª placa de vídeo RX570 ou 580 a que tiver com o melhor valor R$600~1000.

 

Com esse kit tu já vai ter um PC pra anos e rodar tudo em 1080 60FPS, claro que regulando alguns filtros porém vai ter um desempenho muito além do que você citou, e pelo valor que gostaria de pagar.

 

Espero ter ajudado.

 

 

Obrigado pela ajuda, vou tentar dar uma montada com essa setup no Craftmybox pra ver, acha que ssd é ideal ou opcional pra essa conf? E Watercooler precisa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você vai precisar comprar periféricos?

 

As únicas opções viáveis nesse orçamento pra Intel seria o i3-9100F ou i5-9400F, são os melhores pra jogos nesse orçamento. Pra uso geral etc os ryzen 5 1600/2600 são excelentes opções também. Pra o seu orçamento e parcelado acho difícil encarar os ryzen 3000.

 

Memória RAM 8gb são suficientes pra jogar nessa faixa de setup, não é recomendado comprar 2 pentes de 4gb, o ideal seria 1 de 8gb e futuramente você compra outro de 8gb pra fazer dual Channel e aí vai ser bem aproveitado os 16gb. Com 2 pentes de 4gb você vai ter q desfazer deles se a placa-mãe tiver 2 slots caso opte por fazer upgrade de memória (comprando 2 de 8gb).

 

Para os Intel mobo h310 você tá bem encaminhado, 8gb RAM, rx 570/580, fonte 500w pcyes/corsair são as que eu recomendaria.

 

Pra outras funções além de jogar eu iria de AMD ryzen 5 1600/2600 ou ryzen 7 2700 se você conseguir encaixar no orçamento, mobo b450 (se for no ryzen 7 não economize na mobo, precisa de dissipador bom). mesmo memória ram, placa de vídeo e fonte do setup acima.

 

Pra jogos eu recomendaria amd somente os 3000 que estão com bons single thread (ryzen 5 3600) porém aperta o orçamento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, ferauzin disse:

você vai precisar comprar periféricos?

 

As únicas opções viáveis nesse orçamento pra Intel seria o i3-9100F ou i5-9400F, são os melhores pra jogos nesse orçamento. Pra uso geral etc os ryzen 5 1600/2600 são excelentes opções também. Pra o seu orçamento e parcelado acho difícil encarar os ryzen 3000.

 

Memória RAM 8gb são suficientes pra jogar nessa faixa de setup, não é recomendado comprar 2 pentes de 4gb, o ideal seria 1 de 8gb e futuramente você compra outro de 8gb pra fazer dual Channel e aí vai ser bem aproveitado os 16gb. Com 2 pentes de 4gb você vai ter q desfazer deles se a placa-mãe tiver 2 slots caso opte por fazer upgrade de memória (comprando 2 de 8gb).

 

Para os Intel mobo h310 você tá bem encaminhado, 8gb RAM, rx 570/580, fonte 500w pcyes/corsair são as que eu recomendaria.

 

Pra outras funções além de jogar eu iria de AMD ryzen 5 1600/2600 ou ryzen 7 2700 se você conseguir encaixar no orçamento, mobo b450 (se for no ryzen 7 não economize na mobo, precisa de dissipador bom). mesmo memória ram, placa de vídeo e fonte do setup acima.

 

Pra jogos eu recomendaria amd somente os 3000 que estão com bons single thread (ryzen 5 3600) porém aperta o orçamento.

Obrigado.

Periféricos eu tenho teclado e monitor Dell e um mouse HP, eles devem me servir até eu poder migrar pra periférico gamer.

 

Quero o PC só pra jogos. i3 9º gen ainda aguenta alguns anos AAA?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tendo os periféricos não seria uma boa i3 em termos de longevidade, seria último caso se tivesse bem apertado.

 

Decidindo o setup você pode pesquisar no YouTube "i5-9400f + rx 580" que você encontra diversos testes em diferentes jogos pra você ver se atende a sua expectativa.

 

Aí o teste do i3 com rx 570

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, João VB Macedo disse:

 

Obrigado pela ajuda, vou tentar dar uma montada com essa setup no Craftmybox pra ver, acha que ssd é ideal ou opcional pra essa conf? E Watercooler precisa?

Sim, ssd é ideal para qualquer processo, porém vai do valor, aconselho um ssd 120GB ou 250GB só pra windows e jogos mais importantes e algum HD de 1tb ou mais para o restante dos arquivos.

 

E com relação a processadores INTEL recomendo a leitura 

Para depois não se arrepender.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@João VB Macedo O Core i3 9100F é fria, bem limitado para jogos modernos. O Core i5 9400F não compensa perto dos Ryzen 5. E comprar qualquer Intel de 7ª Geração nessa altura do campeonato, como seu amigo sugeriu, seria dar um tiro de escopeta no próprio pé.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Neste teste é possível concluir que o i5-9400F sai na frente em praticamente todos os jogos do ryzen 5 2600, ambos saindo pelo mesmo preço. 

 

Fazendo renderização de vídeos, workstation o ryzen realmente é a melhor opção, pra jogos AAA, não é possível ver o i5 perdendo. Alguns meses atrás realmente o preço do i5 tava inviável.

 

De qualquer forma, se encontrar o ryzen 7 2700 em promoção (899 reais) seria a melhor opção pra esse orçamento, ao contrário eu continuo recomendando o i5-9400f pro seu caso. Tá longe de ser uma fria.

adicionado 7 minutos depois

https://www.terabyteshop.com.br/produto/8733/processador-amd-ryzen-5-2600-34ghz-39ghz-max-turbo-yd2600bbafbox-six-core-16mb-cooler-wraith-stealth?utm_medium=Bio&utm_source=Instagram&utm_campaign=Ryzen 2600 LinkTree

 

Saiu promoção na terabyte do ryzen 5 2600 por 699 a vista, vale a pena aí demais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@ferauzin Sobre ver "o Core i5 vencendo em jogos", o tópico citado pela colega @Nickie explica tudo associado a essa questão de forma bem detalhada. 

 

O Core i3 9100F é uma fria por ser um quad core. É puro stutter em jogos AAA (e sei bem como é isso, tendo em vista que ainda tenho um Core i5 4670K). O Core i5 9400F não é uma fria, mas quando você analisa o cenário completo, ele não compensa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD Entendo o seu tópico perfeitamente, porém considera uma situação em que os dois processadores + restante do setup entregam 60+ fps. Porém não é levado em consideração quando em um jogo em que o setup do ryzen entrega 50fps enquanto o i5 puxa 60+.

 

 Nesses testes são utilizados as melhores gpu pra comparar os processadores. Obviamente em monitores de 60hz o ryzen 5 2600 é mais viável juntamente com uma gpu high end visto que os dois processadores irão entregar 60 frames.

 

Porém se a gente considera ryzen 5 2600/i5 9400f + rx 570 ou 580? O i5 vai entregar mais frames em jogos pesados. Pelo mesmo preço você vai ter a possibilidade de mais jogos a 60 frames. Ambos os setups acima não vão segurar 60 frames dependendo do preset gráfico. Apesar disso o i5 vai te dar mais garantia que isso vai ser atingido

adicionado 8 minutos depois

Não encontrei um ryzen 5 2600 + rx 580 vs i5 9400f + rx 580 pra efeito de exemplo, porém achei esse teste que serve como exemplo.

 Tem momentos que o setup do 2600 cai abaixo de 60 frames enquanto o i5 mantém acima disso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
18 minutos atrás, ferauzin disse:

Porém se a gente considera ryzen 5 2600/i5 9400f + rx 570 ou 580? O i5 vai entregar mais frames em jogos pesados. Pelo mesmo preço você vai ter a possibilidade de mais jogos a 60 frames. Ambos os setups acima não vão segurar 60 frames dependendo do preset gráfico. Apesar disso o i5 vai te dar mais garantia que isso vai ser atingido

Aí o Ryzen fica mais viável ainda, conforme explicado no meu tópico. Os dois processadores vão extrair o máximo de desempenho dessas placas intermediárias e vão ficar sobrando, entregando desempenho muito semelhante, senão o mesmo... Vide abaixo.

 

https://www.youtube.com/watch?v=QCCGmQ7-AiI

 

19 minutos atrás, ferauzin disse:

...porém achei esse teste que serve como exemplo.

Não serve de exemplo, as placas de vídeo são diferentes. O vídeo que mencionei acima testa com a mesma placa de vídeo e apenas reforça o que foi dito no tópico.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
44 minutos atrás, ferauzin disse:

O vídeo é um ryzen 2600x vs i5 9400f?

Só tinha com o Ryzen 5 2600X. Que inclusive é um processador que não compensa, porque é melhor pegar o Ryzen 5 2600 e fazer overclock - com o próprio cooler box, que é bom - para colar na frequência do 2600X ou chegar bem perto, enquanto gasta menos. Dá para compensar essa diferença sem gastar.

 

45 minutos atrás, ferauzin disse:

Assassin screed o i5 batendo 100% de gpu e mantendo 60fps com dificuldade em alguns momentos.

Mesmo jogo o ryzen 5 2600 mantendo 45/50 fps com 90%+ de uso de gpu. 

O jogo não foi testado em modo de benchmark, o que influencia, porque cada corrida vai ser diferente. E parece ter influenciado, já que dá para ver o Ryzen 5 2600 batendo uso total da placa de vídeo e obtendo taxa de FPS bem menor em diversos momentos. O Core i5 9400F também não consegue utilizar a placa totalmente o tempo inteiro, embora apresente sustentação superior à do Ryzen 5 2600. 

 

O Peperaio inclusive testou o Ryzen 5 2600 com o Core i5 8400 nesse jogo - em modo benchmark - com a GTX 1060 6GB (que é uma placa superior à RX 570 e, portanto, o processador irá influenciar mais). Aqui está a diferença real entre os dois (que existe mesmo, é fato, mas não como no vídeo que você mencionou, considerando que o Core i5 9400F é apenas 0,1 GHz mais rápido que o Core i5 8400): https://www.youtube.com/watch?v=q7zzGEuDAy8

 

Cabe ressaltar que o Core i5 9400F atinge 100% de uso nesse jogo, ficando com nenhuma folga para rodar qualquer coisa ao fundo. Isso tende a ficar cada vez mais frequente nos novos jogos. Aliás, mesmo o Ryzen 5 2600 atinge 100% de uso nesse jogo em alguns momentos, o que mostra como é um jogo problemático. A engine desse jogo é conhecida por ser mal feita.

 

Ambos os vídeos que você mencionou reforçam o que foi dito: o desempenho desses processadores em jogos, na prática, utilizando placas de vídeo intermediárias, é praticamente o mesmo. A diferença mencionada está em um jogo problemático no meio de muitos. Não acho que o Core i5 9400F ofereça qualquer benefício que justifique a compra, mas sim o contrário, considerando o longo prazo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ferauzin @KairanD

 

Muito obrigado aos 2 pela grande ajuda.

Olhando aqui, aparentemente os 2 processadores dão conta de boa do que eu quero, minha dúvida agora é em relação à placa de vídeo, andei olhando aqui, e pra rodar tranquilo o que quero, a disputa fica entre a 1660 6gb e a rx 580 8gb. (Vi que a 1660 tem versão DDR5 e DDR6, isso muda muito no desempenho?)

 

Pelo que vi, o que sairia mais barato seria então a ryzen 2600 e a rx 580. Com essas duas, precisaria de um ssd e um watercooler? Vi que a ryzen esquenta mais que o i5, mas não sei quando o watercooler vira obrigação ter.

 

Gabinete algum diferente seria necessário? Ou posso pegar qualquer um gamer que vai servir?

E a fonte quanto mais W melhor né?

 

Meio óbvio a resposta dessa pergunta, mas na faixa de preço que encontrei essa dupla (ryzen 5 2600 por 800 e a rx 580 por 1k), não tem nada melhor por um preço parecido né?

Edit: Eu vi aqui que a Ryzen 7 2700 tá na faixa do 1.2k, apesar de ser 400 reais mais cara, ela vale o investimento?

 

Perdoa ficar fazendo tanta pergunta pra vocês hahah, mas é que nunca montei um antes, então sou bem leigo nos componentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@João VB Macedo Você deu uma olhada em computadores prontos da Pichau e da Terabyte? Pode sair mais barato. Vale a pena consultar e ver os preços.

 

A GTX 1660 está acima da RX 580. A placa que concorre com a GTX 1660 é a RX 590.

 

8 horas atrás, João VB Macedo disse:

Pelo que vi, o que sairia mais barato seria então a ryzen 2600 e a rx 580. Com essas duas, precisaria de um ssd e um watercooler? Vi que a ryzen esquenta mais que o i5, mas não sei quando o watercooler vira obrigação ter.

 SSD é algo bem legal para os tempos de carregamento. O sistema operacional carrega mais rápido e tem respostas melhores. Jogos e programas instalados nele também irão carregar mais rápido. Se couber no orçamento, pode colocar um de 240GB. Se não couber, deixe para depois, é fácil adicionar um depois.

 

O Ryzen 5 2600 é um processador muito eficiente e que esquenta pouco. Ryzen não é FX. O cooler box que vem com ele - por sinal, muito melhor que os coolers da Intel - é ótimo e você não precisa gastar dinheiro com cooler. Não precisaria gastar com cooler para o Core i5 também. Não precisaria de water cooler para processador algum, na verdade, salvo raras exceções.

 

8 horas atrás, João VB Macedo disse:

Gabinete algum diferente seria necessário? Ou posso pegar qualquer um gamer que vai servir?

Algum que tenha a fonte posicionada na parte inferior, locais para organização de cabos e que não tenha a frente totalmente tampada por um vidro que atrapalhe os fans.

 

8 horas atrás, João VB Macedo disse:

E a fonte quanto mais W melhor né?

Não, não e não! Ao superdimensionar a fonte, além de gastar mais na hora da compra, você ganha "de presente" o encaixe piorado na curva de eficiência, já que esse parâmetro é máximo perto de 50% de uso da potência total da fonte. Pague mais por qualidade, não por potência inútil que não vai usar. Potência maior passa muito longe de significar melhor qualidade. 

 

8 horas atrás, João VB Macedo disse:

Meio óbvio a resposta dessa pergunta, mas na faixa de preço que encontrei essa dupla (ryzen 5 2600 por 800 e a rx 580 por 1k), não tem nada melhor por um preço parecido né?

Não. Mas você pode pesquisar mais por preços melhores. E promoções têm sido frequentes. Siga também a primeira dica e pesquise computadores prontos nas lojas mencionadas.

 

8 horas atrás, João VB Macedo disse:

Edit: Eu vi aqui que a Ryzen 7 2700 tá na faixa do 1.2k, apesar de ser 400 reais mais cara, ela vale o investimento?

Não é adequado ao orçamento e nem necessário. E, se fosse para investir esse valor, eu iria preferir pegar um Ryzen 5 3600 por menos.

 

8 horas atrás, João VB Macedo disse:

Perdoa ficar fazendo tanta pergunta pra vocês hahah, mas é que nunca montei um antes, então sou bem leigo nos componentes.

Não tem problema nenhum e você está fazendo o certo! Muita gente compra sem pesquisar e descobre que se deu mal. O correto é sempre pesquisar e perguntar sobre tudo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, KairanD disse:

@João VB Macedo Você deu uma olhada em computadores prontos da Pichau e da Terabyte? Pode sair mais barato. Vale a pena consultar e ver os preços.

Cheguei a conferir um pouco, mas não vi um que me interessasse muito no setup e preço, mas só vi os que eram i5 e gtx, vou dar uma olhada com amd e radeon

 

Citação

A GTX 1660 está acima da RX 580. A placa que concorre com a GTX 1660 é a RX 590.

É, no vídeo que eu tinha visto a rx tinha saído melhor se não me engano, mas acabei de ver um aqui que compara a 1660 com a 580 e a 590, e a 1660 é a que sai melhor nos jogos em geral, mas como a diferença mais alta entre a 580 e a 1660 é perto de uns 10 fps, fiquei na dúvida se vale gastar mais nela pra uma diferença "pouca" assim?

 

Citação

 SSD é algo bem legal para os tempos de carregamento. O sistema operacional carrega mais rápido e tem respostas melhores. Jogos e programas instalados nele também irão carregar mais rápido. Se couber no orçamento, pode colocar um de 240GB. Se não couber, deixe para depois, é fácil adicionar um depois.

O de 120GB não é uma boa então?

 

Citação

O Ryzen 5 2600 é um processador muito eficiente e que esquenta pouco. Ryzen não é FX. O cooler box que vem com ele - por sinal, muito melhor que os coolers da Intel - é ótimo e você não precisa gastar dinheiro com cooler. Não precisaria gastar com cooler para o Core i5 também. Não precisaria de water cooler para processador algum, na verdade, salvo raras exceções.

Então com o ryzen eu não precisaria nem gastar com um cooler?

WaterCooler se torna viável/necessário quando? (Tipo, tem uma temperatura média do pc que eu deveria ficar atento?)

 

Citação

Algum que tenha a fonte posicionada na parte inferior, locais para organização de cabos e que não tenha a frente totalmente tampada por um vidro que atrapalhe os fans.

Entendi, a marca do gabinete importa?

 

Citação

Não, não e não! Ao superdimensionar a fonte, além de gastar mais na hora da compra, você ganha "de presente" o encaixe piorado na curva de eficiência, já que esse parâmetro é máximo perto de 50% de uso da potência total da fonte. Pague mais por qualidade, não por potência inútil que não vai usar. Potência maior passa muito longe de significar melhor qualidade. 

Compensa investir mais pela mesma tensão se for de uma marca boa?

 

Citação

Não. Mas você pode pesquisar mais por preços melhores. E promoções têm sido frequentes. Siga também a primeira dica e pesquise computadores prontos nas lojas mencionadas.

 

Não é adequado ao orçamento e nem necessário. E, se fosse para investir esse valor, eu iria preferir pegar um Ryzen 5 3600 por menos.

Vou dar uma olhada nele então também, caso eu escolha por ele, a mobo B450 que me recomendaram é compatível né? (Compatibilidade eu sou extremamente leigo)

 

Citação

Não tem problema nenhum e você está fazendo o certo! Muita gente compra sem pesquisar e descobre que se deu mal. O correto é sempre pesquisar e perguntar sobre tudo.

Muito obrigado hahah, já estou quase decidido, só tenho mais essas dúvidas básicas e a escolha da placa de vídeo que eu ainda estou na dúvida.

 

Ah, e em relação às marcas das peças, vi que as placas de vídeo tem diversas marcas, algumas mais baratas do que as outras, isso interfere? E em relaçao à RAM, só conheço Corsair, tem alguma outra boa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD Cara, olhei aqui uns prontos, e acho que me decidi de qual quero, vai sair um poquinho acima do que eu queria gastar, mas aparentemente está perfeito, sabe me dizer se esse está bom mesmo? Estou na dúvida apenas em relação a qual gabinete escolho, não sei o que avaliar no gabinete além da questão da fonte, consegue me ajudar com isso?

 

 

Vou comprar domingo, torcer pra sair uma promoção desse pc logo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
17 horas atrás, João VB Macedo disse:

É, no vídeo que eu tinha visto a rx tinha saído melhor se não me engano, mas acabei de ver um aqui que compara a 1660 com a 580 e a 590, e a 1660 é a que sai melhor nos jogos em geral, mas como a diferença mais alta entre a 580 e a 1660 é perto de uns 10 fps, fiquei na dúvida se vale gastar mais nela pra uma diferença "pouca" assim?

Não tem como a RX 580 ter se saído melhor que a GTX 1660, a menos que esteja com um belo de um overclock bem pesado. Ela concorre com a GTX 1060 6GB, não com a GTX 1660. Sobre a diferença de preço, temos que ver o que vai dar para incluir no orçamento final. Quando as GTX 1660 e GTX 1660Ti chegaram, o preço era abusivo e não compensavam. Agora já abaixou bastante.

 

17 horas atrás, João VB Macedo disse:

O de 120GB não é uma boa então?

Eu sinceramente acho muito pouco espaço. E a diferença de preço para o de 240GB não é muita. Se não der para pegar o de 240GB agora, melhor ficar só com o HD por enquanto e pegar o SSD depois.

 

17 horas atrás, João VB Macedo disse:

Então com o ryzen eu não precisaria nem gastar com um cooler?

Não. O cooler box dá conta do recado com folga e pode até overclockar um pouquinho. Com o Intel também não precisaria gastar, apesar do cooler não ser tão bom.

 

17 horas atrás, João VB Macedo disse:

WaterCooler se torna viável/necessário quando? 

Não se torna. Primeiro porque tem air cooler tão eficiente quanto ou mesmo melhor que esses AIO, então você sempre tem o air cooler como opção também. Segundo que o público alvo disso é o pessoal que vai fazer overclock mais pesado. Não tem razão para comprar isso, a menos que você queira se aventurar bastante no mundo do overclock ou simplesmente goste demais do visual.

 

17 horas atrás, João VB Macedo disse:

(Tipo, tem uma temperatura média do pc que eu deveria ficar atento?)

Procure manter o processador abaixo dos 75ºC e a placa de vídeo abaixo dos 85ºC. Ideal mesmo seria abaixo disso.

 

17 horas atrás, João VB Macedo disse:

Entendi, a marca do gabinete importa?

Não, existem inúmeras marcas com ótimos gabinetes. Como isso depende muito do gosto pessoal, é melhor você indicar alguns que lhe agradam e a gente dá uma avaliada. Apenas fique atento aos três pontos que citei: 1) A fonte deve estar localizada na parte inferior; 2) O painel frontal não deve ser totalmente tampado com um vidro, apresentado entradas de ar minúsculas; 3) Deve ter espaços para organização de cabos.

 

17 horas atrás, João VB Macedo disse:

Compensa investir mais pela mesma tensão se for de uma marca boa?

Toda fonte moderna e de qualidade vai ser Full Range e terá PFC ativo. Ou seja, todas vão operar com tensões variáveis da ordem de 90V a 264V. Portanto, a tensão admissível será a mesma, independentemente do modelo escolhido.

 

Se você queria ter falado de potência e acabou confundindo com tensão, a resposta é sim. Uma porcaria como a One Power 600W, por exemplo, fica longe de entregar a potência prometida e pode explodir seu computador. Uma PCYes! Electro V2 White 400W, por exemplo, é bem mais cara e segura, entregando a energia que promete com qualidade e tendo sistemas de proteção funcionais. Ou seja, nesse caso (e em boa parte de outros cenários, já que muita gente apenas bate o olho na potência), 400W > 600W.

 

A regra é: potência, sozinha, não significa NADA. Não se compra fonte olhando a potência e pronto.

 

Escrevi um artigo completo sobre o assunto e você pode acessá-lo clicando aqui

 

17 horas atrás, João VB Macedo disse:

Vou dar uma olhada nele então também, caso eu escolha por ele, a mobo B450 que me recomendaram é compatível né? (Compatibilidade eu sou extremamente leigo)

Sim. E o IPC do Ryzen 5 3600 é consideravelmente superior, mas o preço também é.

 

17 horas atrás, João VB Macedo disse:

Ah, e em relação às marcas das peças, vi que as placas de vídeo tem diversas marcas, algumas mais baratas do que as outras, isso interfere? E em relaçao à RAM, só conheço Corsair, tem alguma outra boa?

O desempenho será praticamente o mesmo entre placas de vídeo de diferentes marcas. O ideal é apenas evitar modelos com refrigeração ruim.

 

Sobre a memória ram, acho bem legais Crucial e Team Group (coloco acima da Corsair, inclusive). Tem também a Kingston.

 

4 horas atrás, João VB Macedo disse:

Cara, olhei aqui uns prontos, e acho que me decidi de qual quero, vai sair um poquinho acima do que eu queria gastar, mas aparentemente está perfeito, sabe me dizer se esse está bom mesmo? 

Você não enviou o link...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD

8 horas atrás, KairanD disse:

Não tem como a RX 580 ter se saído melhor que a GTX 1660, a menos que esteja com um belo de um overclock bem pesado. Ela concorre com a GTX 1060 6GB, não com a GTX 1660. Sobre a diferença de preço, temos que ver o que vai dar para incluir no orçamento final. Quando as GTX 1660 e GTX 1660Ti chegaram, o preço era abusivo e não compensavam. Agora já abaixou bastante.

 

Eu sinceramente acho muito pouco espaço. E a diferença de preço para o de 240GB não é muita. Se não der para pegar o de 240GB agora, melhor ficar só com o HD por enquanto e pegar o SSD depois.

 

Não. O cooler box dá conta do recado com folga e pode até overclockar um pouquinho. Com o Intel também não precisaria gastar, apesar do cooler não ser tão bom.

 

Não se torna. Primeiro porque tem air cooler tão eficiente quanto ou mesmo melhor que esses AIO, então você sempre tem o air cooler como opção também. Segundo que o público alvo disso é o pessoal que vai fazer overclock mais pesado. Não tem razão para comprar isso, a menos que você queira se aventurar bastante no mundo do overclock ou simplesmente goste demais do visual.

 

Procure manter o processador abaixo dos 75ºC e a placa de vídeo abaixo dos 85ºC. Ideal mesmo seria abaixo disso.

 

Não, existem inúmeras marcas com ótimos gabinetes. Como isso depende muito do gosto pessoal, é melhor você indicar alguns que lhe agradam e a gente dá uma avaliada. Apenas fique atento aos três pontos que citei: 1) A fonte deve estar localizada na parte inferior; 2) O painel frontal não deve ser totalmente tampado com um vidro, apresentado entradas de ar minúsculas; 3) Deve ter espaços para organização de cabos.

 

Toda fonte moderna e de qualidade vai ser Full Range e terá PFC ativo. Ou seja, todas vão operar com tensões variáveis da ordem de 90V a 264V. Portanto, a tensão admissível será a mesma, independentemente do modelo escolhido.

 

Se você queria ter falado de potência e acabou confundindo com tensão, a resposta é sim. Uma porcaria como a One Power 600W, por exemplo, fica longe de entregar a potência prometida e pode explodir seu computador. Uma PCYes! Electro V2 White 400W, por exemplo, é bem mais cara e segura, entregando a energia que promete com qualidade e tendo sistemas de proteção funcionais. Ou seja, nesse caso (e em boa parte de outros cenários, já que muita gente apenas bate o olho na potência), 400W > 600W.

 

A regra é: potência, sozinha, não significa NADA. Não se compra fonte olhando a potência e pronto.

 

Escrevi um artigo completo sobre o assunto e você pode acessá-lo clicando aqui

 

Sim. E o IPC do Ryzen 5 3600 é consideravelmente superior, mas o preço também é.

 

O desempenho será praticamente o mesmo entre placas de vídeo de diferentes marcas. O ideal é apenas evitar modelos com refrigeração ruim.

 

Sobre a memória ram, acho bem legais Crucial e Team Group (coloco acima da Corsair, inclusive). Tem também a Kingston.

 

Você não enviou o link...

 

 

Obrigado pela ajuda ai em cima cara.

 

O link é https://www.terabyteshop.com.br/produto/9854/PC-Gamer-T-Commander-LVL-2-AMD-Ryzen-5-Placa-de-Video-Nvidia-GeForce

postei logo antes de ir dormir, devo ter esquecido pelo sono, perdão.

 

E outra dúvida que pensei depois, acha que esperando até a black friday/cyber monday consigo economizar muito na compra do PC? Não acompanhei nos últimos anos a diferença no preço se teve.

 

Eu estou bem ansioso pra pegar, mas dependendo da economia, acho que consigo esperar +3 meses heheh.

 

Mais uma dúvida que me ocorreu aqui, acha que dá para eu aproveitar alguma peça desse meu notebook atual? Ele é bem fraquinho, mas às vezes dá para fazer bom uso de alguma peça ainda no outro.

 

Ele tem 2x2 de Ram, as marcas não sei ao certo, uma é a padrão desse HP e a outra é padrão de um inspiron 14 acho.

 

De imediato só consegui pensar na RAM, o que mais talvez desse para passar pro desktop?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Em 29/08/2019 às 11:51, João VB Macedo disse:

Obrigado pela ajuda ai em cima cara.

Fico contente em ajudar! :D

 

Em 29/08/2019 às 11:51, João VB Macedo disse:

Boa máquina. Você está indo pelo caminho certo. Embora fosse muito preferível ter placa-mãe B450. E a fonte Thermaltake Smart é boa, mas tem melhores. Você olhou na Pichau também?

 

Em 29/08/2019 às 11:51, João VB Macedo disse:

E outra dúvida que pensei depois, acha que esperando até a black friday/cyber monday consigo economizar muito na compra do PC? Não acompanhei nos últimos anos a diferença no preço se teve.

É possível que consiga alguma coisa sim, mas depende muito da sorte. Difícil prever. Na última edição, peguei uma GTX 1070Ti em promoção na Kabum! por R$1.900,00 (na época, custava em torno de R$2.400,00), mas foi difícil. A Pichau e a Terabyte costumam sim ter promoções legais em máquinas prontas.

 

Em 29/08/2019 às 11:51, João VB Macedo disse:

Mais uma dúvida que me ocorreu aqui, acha que dá para eu aproveitar alguma peça desse meu notebook atual? Ele é bem fraquinho, mas às vezes dá para fazer bom uso de alguma peça ainda no outro.

 

Ele tem 2x2 de Ram, as marcas não sei ao certo, uma é a padrão desse HP e a outra é padrão de um inspiron 14 acho.

 

De imediato só consegui pensar na RAM, o que mais talvez desse para passar pro desktop?

Nada. Quase todos os componentes são diferentes, incluindo as memórias. A única coisa que seria possível transferir é o HD de 5400 rpm, que é bem lento. Ou seja, continue com seu notebook como máquina auxiliar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, KairanD disse:

Fico contente em ajudar! :D

 

Boa máquina. Você está indo pelo caminho certo. Embora fosse muito preferível ter placa-mãe B450. E a fonte Thermaltake Smart é boa, mas tem melhores. Você olhou na Pichau também?

 

É possível que consiga alguma coisa sim, mas depende muito da sorte. Difícil prever. Na última edição, peguei uma GTX 1070Ti em promoção na Kabum! por R$1.900,00 (na época, custava em torno de R$2.400,00), mas foi difícil. A Pichau e a Terabyte costumam sim ter promoções legais em máquinas prontas.

 

Nada. Quase todos os componentes são diferentes, incluindo as memórias. A única coisa que seria possível transferir é o HD de 5400 rpm, que é bem lento. Ou seja, continue com seu notebook como máquina auxiliar.

Cheguei a olhar lá, mas não encontrei nenhum que me agradasse tanto, e também a opção de parcelamento da pichau só tem até 10x, eu precisaria que fosse em 12x

 

A placa-mãe eu posso manter até eu querer realizar algum upgrade no PC?

E consegue me dizer se o pc desse jeito que vem, todas as peças vão dar o máximo? Ou alguma vai limitar outra?

Até agora eu coloquei como próximas melhorias no pc em si na seguinte ordem: 2º memória RAM de 8GB; SSD 240GB+ e talvez placa-mãe B450 ou uma outra fonte.

 

E última dúvida que tenho, tem um pc idêntico a esse na terabyte, mas com a gtx 1660 TI, por 300 reais a mais, compensa? Vi que a diferença entre a 1660 e a 1660 TI é de só 10 fps.

 

Muito obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
  • Solução
Em 31/08/2019 às 12:29, João VB Macedo disse:

A placa-mãe eu posso manter até eu querer realizar algum upgrade no PC?

A A320 acaba por trazer três problemas:

  1. Não permite overclock;
  2. Limita seu potencial de upgrades;
  3. Trabalha no limite com processadores Ryzen 5 de seis núcleos, com intensidade variável a depender do modelo.

O ideal é realmente investir em uma B450. A diferença de preço costuma ser pequena e você fica garantido. Mas, na hipótese de pegar uma A320, não vai ter problemas com um Ryzen 5 2600.

 

Em 31/08/2019 às 12:29, João VB Macedo disse:

E consegue me dizer se o pc desse jeito que vem, todas as peças vão dar o máximo? Ou alguma vai limitar outra?

Sim, vai explorar o máximo do potencial dele.

 

Em 31/08/2019 às 12:29, João VB Macedo disse:

Até agora eu coloquei como próximas melhorias no pc em si na seguinte ordem: 2º memória RAM de 8GB; SSD 240GB...

Boa ideia. A memória atualmente tem sido cada vez mais essencial (preferencialmente procure comprar uma igual). E, quando for pegar um SSD, procure por modelos NVMe, que são muito mais rápidos. 

 

Em 31/08/2019 às 12:29, João VB Macedo disse:

...e talvez placa-mãe B450 ou uma outra fonte.

Melhor não. Se for pegar a A320 e a Thermaltake Smart, melhor manter e trocar só se precisar. Não vai precisar gastar mais.

 

Em 31/08/2019 às 12:29, João VB Macedo disse:

E última dúvida que tenho, tem um pc idêntico a esse na terabyte, mas com a gtx 1660 TI, por 300 reais a mais, compensa? Vi que a diferença entre a 1660 e a 1660 TI é de só 10 fps.

A GTX 1660Ti aproxima-se da GTX 1070 em performance. A GTX 1660 é uma boa placa, mas existe uma diferença considerável. 

 

Em que resolução e taxa de atualização você pretende jogar?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, KairanD disse:

A A320 acaba por trazer três problemas:

  1. Não permite overclock;
  2. Limita seu potencial de upgrades;
  3. Trabalha no limite com processadores Ryzen 5 de seis núcleos, com intensidade variável a depender do modelo.

O ideal é realmente investir em uma B450. A diferença de preço costuma ser pequena e você fica garantido. Mas, na hipótese de pegar uma A320, não vai ter problemas com um Ryzen 5 2600.

Verifiquei com eles e não tinha a possibilidade de trocar, aí comprei com essa mesma para aproveitar a promoção.

 

2 horas atrás, KairanD disse:

 

Sim, vai explorar o máximo do potencial dele.

 

Boa ideia. A memória atualmente tem sido cada vez mais essencial (preferencialmente procure comprar uma igual). E, quando for pegar um SSD, procure por modelos NVMe, que são muito mais rápidos. 

Já anotei aqui para verificar, obrigado.

 

2 horas atrás, KairanD disse:

 

Melhor não. Se for pegar a A320 e a Thermaltake Smart, melhor manter e trocar só se precisar. Não vai precisar gastar mais.

Eu comprei o pc ontem antes de acabar a promoção, e como não dava para alterar, peguei desse jeito mesmo. Aí como você falou que não tem problema, vou usar esses mesmos, e quando for fazer upgrade eu compro um kit com placa-mãe mesmo, obrigado.

 

2 horas atrás, KairanD disse:

 

A GTX 1660Ti aproxima-se da GTX 1070 em performance. A GTX 1660 é uma boa placa, mas existe uma diferença considerável. 

 

Em que resolução e taxa de atualização você pretende jogar?

Então, eu tive que comprar com a 1660 TI, a 1660 esgotou no sábado, mas pretendo jogar em 1080p 60Hz.

 

Enfim, finalmente comprei, peguei com

R5 2600;

GTX 1660 TI

Thermaltake smart 500W;

8GB RAM;

 

Muito obrigado pela ajuda.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!