Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, me tirem uma duvida por favor.

Comprei um pc que veio com um gabinete que é fechado na frente. Ouvi dizer que ele é um ''gabinete quente'' pois nao tem ventilação frontal adequada e ele nao vem com fans, nem traseiras e nem superiores. Além disso, meu quarto é bem quente no verão.

Queria dicas para como melhorar o resfriamento, sendo que nao tenho muito dinheiro para gastar e queria o melhor custo beneficio usável.

É melhor investir em FANS superiores e traseiras ou em um COOLER-BOX para o processador ??? (estou usando o cooler da intel mesmo).

Só uma fan traseira ja aliviaria? só um coolerbox ja resolveira? Essa é a grande duvida kkk

Esse é o gabinete: https://www.pichau.com.br/gabinete-pichau-gaming-pouter-ii-led-branco-vidro-temperado-pgpo-02-branco

Config: 9400F, rx580, asus prime h1310

Postado

Boa noite, cara, não achei review deste teu gabinete mas vi no site que ele tem entrada para 06 fans de 120mm. Coloque 03 frontais puxando ar para dentro, 02 superiores e 01 traseira jogando ar para fora assim você cria um corredor de ar passando da frente para trás e cima. Resultado, já deve ser suficiente para manter o seu pc refrigerado.

Postado

@Ricardo26RP  

13 minutos atrás, Ricardo26RP disse:

Boa noite, cara, não achei review deste teu gabinete mas vi no site que ele tem entrada para 06 fans de 120mm. Coloque 03 frontais puxando ar para dentro, 02 superiores e 01 traseira jogando ar para fora assim você cria um corredor de ar passando da frente para trás e cima. Resultado, já deve ser suficiente para manter o seu pc refrigerado.

Entao, esse gabinete vem com 3 frontais, mas eu vi muitas pessoas dizendo que eles são só de enfeite, pois nao ventila nada (ja que a parte da frente é fechada e eles sao mal posicionados). Ainda sim, seria melhor investir em fans superiores e traseira ao invés de um coolerbox? Estou preocupado pois meu quarto é quente 😕

Postado

As fans por ficarem junto a tampa frontal não conseguem soprar ar para o interior do gabinete, veja fotos aqui e aqui.

Para resolver o problema, parafuse as fans atrás do painel, deixando um vão entre elas e a tampa.
Dessa forma as fans conseguiriam captar ar para dentro do gabinete.

Veja foto aqui.

Postado
1 hora atrás, EdsonSM disse:

As fans por ficarem junto a tampa frontal não conseguem soprar ar para o interior do gabinete, veja fotos aqui e aqui.

Para resolver o problema, parafuse as fans atrás do painel, deixando um vão entre elas e a tampa.
Dessa forma as fans conseguiriam captar ar para dentro do gabinete.

Veja foto aqui.

Com essa mudança  + uma FAN traseira vai resolver ou ainda ficará quente?

Postado

O seu gabinete veio com três fans frontais?

Você pode testar com duas na frente e a outra na traseira para ver como as temperaturas ficariam.

O ideal em processadores da Intel é manter temperaturas abaixo dos 80C.
Temperaturas acima de 85 não são recomendadas.

Dependendo do uso ou do jogo o cooler box pode não atender adequadamente, valendo mais a pena trocar esse cooler por outro melhor.

Tem um usuário no fórum com mesmo gabinete e cpu que reportou temperaturas em jogos entre 70C - 85C, veja aqui.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, EdsonSM disse:

O seu gabinete veio com três fans frontais?

Você pode testar com duas na frente e a outra na traseira para ver como as temperaturas ficariam.

O ideal em processadores da Intel é manter temperaturas abaixo dos 80C.
Temperaturas acima de 85 não são recomendadas.

Dependendo do uso ou do jogo o cooler box pode não atender adequadamente, valendo mais a pena trocar esse cooler por outro melhor.

Tem um usuário no fórum com mesmo gabinete e cpu que reportou temperaturas em jogos entre 70C - 85C, veja aqui.

Isso, ele veio com as 3 frontais que aparecem na foto. Beleza, vou transferir uma para trás e vou comprar um cooler box para o processador!

Postado

Parça, deixa os fans onde estão. Compre mais 3 e instale na traseira e superior. Monitore as temperaturas, e se depois disso não gostar do resultado, troque o cooler box por outro melhor.

Recomendo este Fan, tem 2000.rpm, ótimo CFM (84), mas um tanto ruidoso. Eu prefiro potência a ruído. Se não for do seu agrado, procure um com CFM alto, pois os baixos só são decorativos.

• 2 semanas depois...
Postado

Boa noite, pessoal!

Eu comprei um PC que veio com um gabinete um tanto "quente" e queria colocar um CPU cooler para dar uma resfriada. Pensei em comprar o water cooler da Maestrom.

Minha duvida é o seguinte: Ja ouvi falar que water cooler precisa de manutenção do liquido e tudo mais. De quanto em quanto tempo precisa fazer isso? compensa o investimento? tenho medo de comprar e ter muita dor de cabeca...

• Membro VIP
Postado

Se o gabinete está quente você deve adicionar ventoinhas nele para criar um fluxo de ar, usar WC nesse caso não resolveria o problema. Qual modelo do seu gabinete? Possui ventoinhas adicionais? Se sim, onde estão e como está a orientação delas? Qual seu sistema completo?

Postado
23 minutos atrás, Kesley Albert disse:

Boa noite, pessoal!

Eu comprei um PC que veio com um gabinete um tanto "quente" e queria colocar um CPU cooler para dar uma resfriada. Pensei em comprar o water cooler da Maestrom.

Minha duvida é o seguinte: Ja ouvi falar que water cooler precisa de manutenção do liquido e tudo mais. De quanto em quanto tempo precisa fazer isso? compensa o investimento? tenho medo de comprar e ter muita dor de cabeca...

WC perde eficiência no calor. Air cooler levam sempre mais vantagem... manutenção para manter seu sistema saudável de 6 em 6 meses. Se for pegar um WC ''high-end'' vale a pena dependendo do seu uso se for fazer overclock ou precisa refrigerar algum CPU Forninho. mais n vale a pena pegar alguns de 120mm ou até de 240mm de entrada. existem air coolers por menor preço que já suprem e até as vezes são melhores que esses WC de entrada.

adicionado 0 minutos depois
agora, Vitor Namikaze disse:

WC perde eficiência no calor. Air cooler levam sempre mais vantagem... manutenção para manter seu sistema saudável de 6 em 6 meses. Se for pegar um WC ''high-end'' vale a pena dependendo do seu uso se for fazer overclock ou precisa refrigerar algum CPU Forninho. mais n vale a pena pegar alguns de 120mm ou até de 240mm de entrada. existem air coolers por menor preço que já suprem e até as vezes são melhores que esses WC de entrada.

Muita gente pega e prefere e compra WC por pura estética e até ''reputação''.

Postado

A questão da manutenção do líquido é só se você mesmo construir o teu custom loop, do contrário, esses water coolers de mercado como o Maelstrom ou a Hydro Series da Corsair, dentre outros, são o que se chama de "AIO" (All in One) ou também de closed loop.

No caso dos AIOs, você não precisa fazer manutenção do liquido, até porque se trata de um sistema fechado e tudo mais, a performance deles é garantida por pelo menos ~5 anos (Corsair), desde que não junte horrores de poeira no radiador e nas fans, e também, desde que estejam dentro de boas condições de uso.

Fora isso, se o gabinete já é quente e abafado, não ajuda muito, o fluido vai gradativamente aquecer até entrar em equilíbrio com a temperatura dentro do gabinete, então antes de pensar num water cooler, você deve rever a ventilação do gabinete.

Postado
1 minuto atrás, Amanda Gonçalo disse:

A questão da manutenção do líquido é só se você mesmo construir o teu custom loop, do contrário, esses water coolers de mercado como o Maelstrom ou a Hydro Series da Corsair, dentre outros, são o que se chama de "AIO" (All in One) ou também de closed loop.

No caso dos AIOs, você não precisa fazer manutenção do liquido, até porque se trata de um sistema fechado e tudo mais, a performance deles é garantida por pelo menos ~5 anos, desde que não junte horrores de poeira no radiador e nas fans, e também, desde que estejam dentro de boas condições de uso.

Fora isso, se o gabinete já é quente e abafado, não ajuda muito, o fluido vai gradativamente aquecer até entrar em equilíbrio com a temperatura dentro do gabinete, então antes de pensar num water cooler, você deve rever a ventilação do gabinete.

@Amanda Gonçalo  no caso esses que não precisam de manutenção no caso são os selados?

Postado

@Vitor Namikaze Sim, até precisam de manutenção, porém algumas fabricantes estimam 5+ anos pra se preocupar com coisas como a troca do fluido e afins.

Postado

@Kesley Albert Em questão de desempenho, os WCs pequenos tipo AIO tem desempenho inferior aos Air Coolers de mesma faixa de preço. Por esta razão acabam sendo utilizados mais para questões estéticas. Nem para redução de ruído, pois costumam ser bem ruidosos. Eles não precisam de manutenção regular do líquido, mas tem mais susceptibilidade a falhas mecânicas (afinal, eles tem uma bomba d'água em seu interior), e nessa hora a desatenção do usuário pode custar caro. Enquanto um air cooler continuará reduzindo a temperatura do CPU por causa de seu dissipador mesmo que a ventoinha falhe, mas quando a bomba de um WC falha o CPU aquece muito e aquece rápido.

Enfim, não recomendo WC a menos que tenha uma aplicação onde ele faça o trabalho efetivamente melhor do que um air cooler de preço similar ou inferior faria, como em HTPCs, por exemplo.

• Curtir 1
Postado

Obrigado a todos que comentaram. Li todos os comentarios e entao irei comprar um Air cooler mesmo e tambem tentar melhorar a refrigeracao do meu gabinete.

vocês tem alguma sugestao de CPU cooler bom e barato? (até uns 170 reais) e tambem Fans custo benefício ? (eficientes, pouco ruidos e com preço bacana)@WOZ Dods @Amanda Gonçalo @grievous

Minha config:

9400F

rx 580

Tuf B360m plus gaming 

Gabinete pichau pouter II

Postado

Eu costumava usar o Gammaxx 400 da Deepcool, nessa mesma faixa de preço tem o Hyper 212X da Cooler Master.

Um pouco acima nos preços é possível achar o DeepCool Lucifer V2.

Postado

Tenho usado e recomendado os Aerocool Dead Silence, pois são super silenciosos e tem bom fluxo de ar, isso tudo a um preço justo. Além deles recomendo qualquer um que você encontre das marcas Cooler Master, Aerocool, Deepcool, Thermaltake e Noctua.

Postado

@Kesley Albert Se você não se importar muito com barulho, tem as PCYes! Calafrio Rings, possuem CFM de 84.5 e 3.2 mm² H2O de pressão estática, também não possuem LEDs, uso elas aqui pra fazer push-pull no radiador de 360 do mm Gamemax Iceberg 360 e mais outra na traseira do gabinete, funcionam legal.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!