Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Indicação: placa-mãe para 6ªG Intel ou kit novo da 9ªG?


Posts recomendados

Boa tarde!

 

Então, eu costumo me estender nesse tipo de explicação então vou separar em tópicos para facilitar pra todo mundo 🙃

 

Tô pensando no menor orçamento possível (máximo de 2000 mas partindo do pressuposto que só tenho 1600 no momento 😥), que pelo menos faça algum upgrade na minha configuração atual e que possua um bom custo-benefício.

 

Até hj eu só tive PCs com processador intel e MOBO gigabyte, então eu realmente não sou muito conhecedor das demais marcas, por isso toda a pesquisa que fiz foi com essas marcas, então aceito sugestões que melhorem o custo benefício da escolha que fiz (B360 e i5 9600K), pela terabyte ficaria 1977,37 já com frete e desconto a vista, mas tenho que admitir que este valor já ta mt puxado pra mim.

 

Configuração atual:

Gabinente não compatível com EATX nem miniITX (acho que esse aqui até pega mais perco a entrada PCIe x1, nunca usei uma mas nunca se sabe o dia de amanhã...);

Fonte: EVGA 500W 80 plus (ta pegando no tranco a bichinha, eu não tive a oportunidade de eu mesmo medir, mas disseram que ta com tensão alterada);

Fonte: Corsair VS550 80 plus (lacrada, não instalada, pretendo colocar na configuração nova, não quero arriscar colocar uma fonte nova em uma MOBO estragada);

placa-mãe: Gigabyte H110M-H

Processador: i5 6600 3.3 GHz

Water Cooler: Corsair H55

Memória: HyperX 8 GB 2133 MHz DDR4

Placa de Vídeo: MSI GTX 1060 6GB (não instalada porque a MOBO me sacaneou e não ta reconhecendo, ai como não quero perder a placa de vídeo que comprei na black friday depois de muito esforço eu resolvi tirar ela do PC).

 

A MOBO ta apresentando muitos problemas, quando levei em uma assistência descobri que o preço não compensava (garantia curta, peça antiga, custo-benefício ruim etc.), sendo assim, acredito que tenho duas opções:

 

Primeira opção: Comprar outra MOBO da gen 6/7

O que é uma opção mais barata, mas acredito que só seja boa a curto prazo pois já é uma geração mt ultrapassada, o que dificulta inclusive encontrar peças novas a venda (não curto comprar peças usadas).

Não encontrei nenhuma microATX ou ATX que fosse no mínimo da mesma qualidade que a minha por um preço justo...

 

Segunda opção: Comprar uma MOBO da gen 8/9 e um processador da gen 9
É a opção que acredito ser melhor a longo prazo, mesmo sendo mais cara, eu acredito que vou poder ficar mais uns 4-5 anos sem fazer troca de nenhuma peça...

Para esta segunda opção eu estava pensando na MOBO Gigabyte B360M pois comparando com a Gigabyte H310M, a B360 (até onde eu sei) é melhor e por algum motivo está mais barata, já para o processador, no i5 9600K, que é 200 reais mais caro que o i5 9400.

Queria saber de vcs se isso compensa, eu sei que as MOBOs da série H e B não fazem overcloking e pelo UserBenchmark meu ganho seria entre 8%(9600 vs 9400) e 13% (9600K vs 9400), isso é pouco para 200 reais, né?

 

Pesquisei em outras lojas tb (pichau e kabuum), mas a única que tem os 2 itens que pretendo comprar (MOBO e processador) é realmente a terabyte, por isso gostaria de saber o que vcs acham, qual a melhor opção, se vcs tem outras lojas para me apresentar ou outras opções para eu escolher etc.

 

Também queria pedir desculpas porque fiz o texto em pseudo-tópicos e acabei me estendendo mais do que o necessário 😅

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Kleber Peters disse:

sua ram já é ddr 4?

Opa, sinto muito a demora para responder.

Sim, tenho 2 pentes HyperX de 8GB 2133 MHz DDR4! Tinha esquecido de adicionar essa informação... é possível que elas tenhas incompatibilidade com a gen 9?

adicionado 6 minutos depois
12 horas atrás, Samuel SC disse:

olha amigo, verificando o orçamento que você tem eu iria pro lado vermelho da força, que o custo-benefício é melhor, isso é o conselho de um usuário de intel sem influencia de fanboiolismo....

Foi mal demorar pra responder tb! Eu imaginei isso mesmo... mas como eu nunca tive nada da AMD eu não tenho parâmetros próprios pra escolher as peças...

Tipo, é só seguir o que dizem ser equivalente mesmo? Por exemplo, eu achei que a equivaência do i5 9600K seria o Ryzen 5 2600X.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Kleber Peters disse:

Agora para fechar a indicação, qual é a utilização do computador? Jogos, jogos e stream, trabalho, edição de fotos/vídeos?

Jogos principalmente, mas ocasionalmente preciso usar matLAB, Aspen, entre outros para algum trabalho da faculdade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK... 

Se fosse só jogos, recomendaria o 9400f. Mas como você faz outras coisas, e a diferença de desempenho em jogos é irrisória considerando sua GPU, não tem como não recomendar o R5 3600, junto com uma B450 Bazooka. Ou então esta super promoção aqui: R7 2700, e junta com ele esta X370 Taichi. Pode pegar a Bazooka também, se for o caso. 

Depois, recomendo tentar vender sua RAM e comprar outras, mais rápidas. Pelo menos 2666. Ah, e um SSD. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Samuel SC disse:

como eu não uso esses novos cpus amd sou suspeito em falar qualquer coisa, mais acho que o Kleber pode lhe ajudar...

Opa, tranquilo, cara, a ajuda anterior já foi válida!

 

13 horas atrás, Samuel SC disse:

e quanto a compatibilidade das RAM fique tranquilo, tenho 2 ryperx fury 2133 (chip sk hynix) comprados no começo das DDR4 no mercado, e funcionou tranquilo em todas plataformas ate hj, e no momento uso esses pentes em 3066mhz cl16

Ainda bem! Adicionar memórias ao orçamento só faria eu chorar 😂😂😂

 

12 horas atrás, Kleber Peters disse:

OK... 

Se fosse só jogos, recomendaria o 9400f. Mas como você faz outras coisas, e a diferença de desempenho em jogos é irrisória considerando sua GPU, não tem como não recomendar o R5 3600, junto com uma B450 Bazooka. Ou então esta super promoção aqui: R7 2700, e junta com ele esta X370 Taichi. Pode pegar a Bazooka também, se for o caso. 

Depois, recomendo tentar vender sua RAM e comprar outras, mais rápidas. Pelo menos 2666. Ah, e um SSD. 

valeu pelas indicações! Eu vi que a série f é muito em conta, mas eu tb prefiro não aventurar, ficar sem onboard caso a placa de vídeo dê pau, sacou? Ano passado mesmo eu fiquei mais de meio ano sem placa de vídeo porque os correios perderam ela, ai eu criei um trauma...

Vcs teriam alguma outra indicação ou talvez achem que em minha condição atual eu devesse juntar mais dinheiro pra ter um orçamento maior? porque assim, o problema de meu PC é ligar, dps que ele ta ligado eu consigo jogar qualquer coisa, no mínimo, mas basicamente qualquer coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Ryuko disse:

Ano passado mesmo eu fiquei mais de meio ano sem placa de vídeo porque os correios perderam ela, ai eu criei um trauma...

Eu tenho uma plaquinha 5450 pra quebrar galho nestes casos. Já emprestei ela várias vezes para colegas que ficaram sem GPU. Eu mesmo nunca precisei, pois minha 6570 é guerreira. Então, não fico encanado com isto, apesar de meu processador atual (i5 2400) ter vídeo onboard. Se tudo der certo, parto prum R5 3600 em breve. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Em 03/09/2019 às 08:48, Ryuko disse:

Jogos principalmente, mas ocasionalmente preciso usar matLAB, Aspen, entre outros para algum trabalho da faculdade.

Se for só jogos, o Ryzen 5 3600 é melhor negócio. Se for para outras coisas também. O Ryzen 5 3600 é um processador absurdamente superior ao Core i5 9600K.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Kleber Peters disse:

Eu tenho uma plaquinha 5450 pra quebrar galho nestes casos. Já emprestei ela várias vezes para colegas que ficaram sem GPU. Eu mesmo nunca precisei, pois minha 6570 é guerreira. Então, não fico encanado com isto, apesar de meu processador atual (i5 2400) ter vídeo onboard. Se tudo der certo, parto prum R5 3600 em breve. 

Huum, saquei, é uma possibilidade promissora então! Mas ainda assim tenho medo... Ano passo fiquei sem placa de vídeo por um longo período, comprei a MSI na black friday e a MOBO parou de reconhecer a placa mais ou menos em abril, então o trauma ta realmente impregnado kkk, mas vou pensar a respeito, valeu mesmo pela ajuda!

 

14 horas atrás, KairanD disse:

Se for só jogos, o Ryzen 5 3600 é melhor negócio. Se for para outras coisas também. O Ryzen 5 3600 é um processador absurdamente superior ao Core i5 9600K.

Opa, obrigado plea indicação! Não é desconfiando de sua palavra, mas é que não gosto de comprar coisas que não conheço, por isso vou fazer umas pesquisas a respeito da AMD pra conhecer mais a respeito das gerações, modelos, suportes, compatibilidades etc., porque sendo sincero, eu só conheço (e mt pouco) sobre intel e gigabyte...

 

Eu tava até fazendo uma breve pesquisa esses últimos dias que vcs começaram a indicar AMD, essa R5 3600 é bem recente, não é mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
5 horas atrás, Ryuko disse:

Opa, obrigado plea indicação! Não é desconfiando de sua palavra, mas é que não gosto de comprar coisas que não conheço, por isso vou fazer umas pesquisas a respeito da AMD pra conhecer mais a respeito das gerações, modelos, suportes, compatibilidades etc., porque sendo sincero, eu só conheço (e mt pouco) sobre intel e gigabyte...

Mas tem que pesquisar mesmo! A pior coisa que tem é a galera que chega aqui pedindo indicações e não pesquisa. Inclusive isso vai poder te trazer muita tranquilidade na hora da compra.

 

Bem, você pode começar por aqui mesmo. Desde a 1ª Geração os processadores Ryzen já eram mais interessantes que os Core i5 (que na época tinham apenas 4 núcleos, o que era ridículo) e, atualmente, são compras muito, mas muito mais sábias:

 

 

 

Ultimamente venho dizendo que quem pesquisa não compra Core i5. =P

 

5 horas atrás, Ryuko disse:

Eu tava até fazendo uma breve pesquisa esses últimos dias que vcs começaram a indicar AMD, essa R5 3600 é bem recente, não é mesmo?

Sim, acabou de sair do forno. É lançamento e deu um belo salto de desempenho em relação às gerações anteriores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@KairanD eu realmente estou convencido agora de que a AMD é a melhor opção pra mim, e vcs ainda vão me xingar quando descobrirem que meu monitor tem resolução máxima de 1600 x 900 e nem porta HDMI tem, só vga e dvi (relaxem, não me apedrejem, eu pretendo trocar ele, mas tá a muitos anos comigo e ainda é guerreiro, então só vou trocar quando o PC tiver sem problemas kkk caso tenham curiosidade em saber que monitor é, eu tenho esse aqui) e quando eu trocá-lo não vai ser por um monitor de 144+ Hz, 60 Hz é o suficiente pra mim.

 

Enfim, tô querendo pegar o R5 3600, então gostaria da ajuda de vcs pra escolher uma mobo de até uns 600/700 reais, necessito de uma que possua blindagem na PCIe pois tenho minhas suspeitas se não o peso da placa de vídeo não auxiliou em bagaçar a minha placa-mãe. 🙃 

Eu vi que essa B450M BAZOOKA parece ser muito boa, mas como disse antes, além de só ter tido intel a minha vida toda eu tb só conheço Gigabyte, por isso preciso da opinião de vcs sobre ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Galera, boa noite!

 

Gostaria de saber por vocês o que vcs acham melhor:

B450 Aorus Pro + R 5 3600 por 1942,03
ou

Kit Upgrade B450 Aorus Elite + R 5 3600 por 1703,46

 

Pelo que tava vendo a diferença entre as duas placas basicamente são uma porta USB 3.1 e uma tipo C.

Outra coisa que queria saber era se as minhas Hyper X 8 GB 2133 MHz HX421C14FB/8 funcionam com essa placa, nas especificações tem "Support for DDR4 3200(O.C.)/2933/2667/2400/2133 MHz memory modules", mas quando olhei no site da gigabyte não vi ela na lista de suportes, só a HX429C17FB/4 e a HX429C17FB/16, notei procurando especificações dessas placas que a quantidade de ciclos é diferente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ryuko pode ir na B450 Aorus Elite com tranquilidade. Ainda mais sendo na Terabyte que já vão te entregar com a BIOS atualizada pronta para a série Ryzen 3000. Sendo assim, com a BIOS atualizada, até a compatibilidade de memória é maior e não terá dor de cabeça com suas memórias.

 

A respeito do processador, pode até pegar o RYZEN 5 3600 que já está muito bem servido, tanto em jogos, quanto para multitarefa. Todos os Ryzen são desbloqueados para O.C. Esse X que tem nos Ryzen é apenas uma frequência maior (é como se o processador já fosse overclockado de fabrica). Mas, escolhendo a versão com X também não é uma má escolha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...