Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fita cassete para pc, é isso mesmo?


Posts recomendados

Boa noite pessoal, estou tendo uma duvida aqui e acho que quem puder me ajudar eu ficarei grato, bom a história é a seguinte:

 

Meu pai me trouxe uma caixa cheia de fitas cassete, ele ganhou essa caixa e eu geralmente separo as fitas que poderei ouvir ou regravar algo, mas ai no meio dessas fitas de musica achei essas fitas ai, são fitas da 3M (eu nem sabia que a 3M fazia esse tipo de fita kkkkkk) e eu vi que um lado é metálico e o outro é parecido com uma fita comum, mas eu acho que são fitas de dados.

 

Tem essas duas caixinhas com 5 cada uma e mais uma sem caixa, mas todas estão lacradas com plástico de fábrica.

 

Ai a pergunta é:

Elas são de computador mesmo? Que tipo de leitor é usado pra isso? Será que elas valem algo?

WhatsApp Image 2019-09-10 at 23.29.06.jpeg

WhatsApp Image 2019-09-10 at 23.29.08.jpeg

WhatsApp Image 2019-09-10 at 23.29.10.jpeg

WhatsApp Image 2019-09-10 at 23.29.11.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, misterjohn disse:

eu tinha visto alguns anuncios no mercado livre, mas isso não explica em como eu faço para poder usar essas fitas magnéticas ou a época em que foram fabricadas algo assim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@ComandateGustavo Hoje em dia você dificilmente conseguirá o equipamento necessário para gravar/ler nessas fitas, normalmente são utilizados somente para fins de pesquisa onde um volume grande de dados deve ser armazenado/processado.

 

Um tape drive atual da dell sai por mais de R$5000 por exemplo (lembrando que ele provavelmente não lê essas fitas aí que são antigas e sim umas mais recentes)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

eu tinha visto alguns anuncios no mercado livre, mas isso não explica em como eu faço para poder usar essas fitas magnéticas ou a época em que foram fabricadas algo assim...

Foi para ter uma noção de valor....não sei se é para isso mas eu já vi nos anos 80 fazerem computador com tv, gravador de fita cassete (desse tamanho ai) mas não estou afirmando ser para isso, como tem até capacidade, 40 Mb, com certeza é ou já foi usado para algo, eu nunca vi antes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, grievous disse:

@ComandateGustavo Hoje em dia você dificilmente conseguirá o equipamento necessário para gravar/ler nessas fitas, normalmente são utilizados somente para fins de pesquisa onde um volume grande de dados deve ser armazenado/processado.

 

Um tape drive atual da dell sai por mais de R$5000 por exemplo (lembrando que ele provavelmente não lê essas fitas aí que são antigas e sim umas mais recentes)

é de fato deve ser difícil achar o equipamento, e mesmo que encontre provável que ele não funcione em windows 7 e muito menos tenha porta USB kkkkkk

Eu achei que poderiam ser uteis porque 40mb é pouco mas somando todas deve ser util para algo, mas pelo jeito vou ter que vender mesmo só não sei se tem comprador pra esse tipo de fita hoje em dia...

 

12 minutos atrás, misterjohn disse:

Foi para ter uma noção de valor....não sei se é para isso mas eu já vi nos anos 80 fazerem computador com tv, gravador de fita cassete (desse tamanho ai) mas não estou afirmando ser para isso, como tem até capacidade, 40 Mb, com certeza é ou já foi usado para algo, eu nunca vi antes.

É tem uma capacidade interessante até, quando os disquetes tinham 1,44mb ter uma fita dessas devia ser um luxo, eu chuto que essas aqui devem ter sido fabricadas até meados dos anos 80, mas não ficaria surpreso se tivessem sido do final dos anos 70, vai saber né... Uma pena que acho que vou ter que vender conseguir o equipamento como o colega ai disse é muito difícil hoje em dia, e isso deve ser um problema para vender também, mesmo pedindo baratinho acho que não vou vender fácil...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@ComandateGustavo Acho que essas fitas que você encontrou se encaixam na mesma categoria de um disquete, não tem mais uso e apenas quem gosta de itens antigos ou coisa do tipo que compraria.

hp_c7977a_lto_7_ultrium_15tb_rw_1204306.

Uma fita de dados atual tem capacidade de 15TB e custa um pouco mais de R$300, então é uma forma de armazenamento relativamente barata uma vez que um HDD de 15TB custaria facilmente dez vezes mais que isso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eram e na verdade ainda são utilizadas para backup.

AS fitas DAC por muitos anos foram uma das formas mais baratas de se fazer backup empresarial. Atualmente o backup em nuvem está substituindo a solução que tinha muitos pontos negativos como a velocidade de leitura e gravação, a fragilidade das fitas a interferência magnética. Além disso, cada vez que um novo tipo de fita era criado, era necessário comprar uma leitora/gravadora nova. Sem contar que empresas com fitas de modelos antigos quando danificavam suas gravadoras, muitas vezes não achavam mais no mercado um aparelho para ler suas antigas fitas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@ComandateGustavo São fitas para backup de grande quantidade de dados (para a época). Eram muito comuns em datacenters, empresas, etc. Repare que cada fita dessas da sua foto armazenava 40 MB. Hoje qualquer "pendrive" armazena muito mais do que isso. Só tem utilidade como peça de museu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!