Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite a todos!

Minha irmã estava querendo passar os arquivos do notebook antigo dela para um novo, mas o problema é o que o notebook antigo é muito antigo e lento, a ponto de não conseguirmos nem inicializá-lo (fica travado na tela "Starting Windows" do Windows 7). O notebook está com um AMD E400 e 2GB de RAM. Já tentamos restaurar o Windows a partir de um ponto de restauração e partir de um cd de instalação do Windows, mas o computador não consegue realizar essa restauração de tão lento que está.

Então, a minha pergunta, e me desculpem se for muito burra, é: Eu conseguiria retirar esse HD desse notebook e instalá-lo no meu PC atual para acessar os arquivos e transferí-los para um HD externo e depois passar para o notebook novo dela? Eu sei que é recomendável reformatar um HD antigo que será instalado e usado em uma máquina nova, mas como esse seria apenas para acessar esses arquivos de fotos, que é o objetivo da minha irmã, é possível instalá-lo apenas para acessar esses arquivos?

Obrigado desde já a quem puder me ajudar, grande abraço a todos!

Postado

@Alef de Barros Sousa É possível fazer o que você quer, não precisa nem entrar no sistema desse HD do notebook.

Se a sua placa-mãe for do padrão Sata e HD também, pode colocar tranquilamente.

Vale a pena alertar sua irmã para não encher o HD com arquivos, afinal, encher um HD de arquivos pode deixar meio lento o sistema também.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
2 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

Vale a pena alertar sua irmã para não encher o HD com arquivos, afinal, encher um HD de arquivos pode deixar meio lento o sistema também.

Isso só aconteceria se o HD estivesse totalmente lotado, com mais de 90% da capacidade cheia e/ou alto nível de fragmentação, principalmente nos programas que são iniciados juntos do Windows (não sabemos se é o caso desse notebook, mas né 😋)

Se seu HD está travando na tela de Starting, isso indica algum problema no seu HD (alto nível de fragmentação, HD velho e quase a ponto de pifar, arquivos corrompidos, etc).

Você pode conecta-lo como secundário no seu outro computador (basta apenas conectar o HD do notebook em outra porta SATA, sem remover o HD do computador), iniciar o Windows pelo computador e a partir dele buscar os arquivos do outro HD.

E o fato do HD ser antigo não indica que ele necessita de formatação, pois a lentidão nele pode ser causada pelos motivos citados acima. Para testar, após conectar o HD do notebook no seu computador, baixe o HD Tune neste site, vá na aba "Health" e selecione o HD do notebook, se algum item ali estiver colorido, faça um backup dos seus arquivos imediatamente pois esse HD pode pifar a qualquer momento.

Se tudo estiver OK no procedimento acima, vá na aba Benchmark, selecione ali o HD do notebook e clique em Start. Se a velocidade em "maximum" for muito baixa (abaixo de 50MB/s), isso indica que seu HD está muito desgastado e a melhor opção é trocá-lo (de preferência para um SSD).

• Curtir 2
Postado
2 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

@Alef de Barros Sousa É possível fazer o que você quer, não precisa nem entrar no sistema desse HD do notebook.

Se a sua placa-mãe for do padrão Sata e HD também, pode colocar tranquilamente.

1 minuto atrás, GabrielLV disse:

Isso só aconteceria se o HD estivesse totalmente lotado, com mais de 90% da capacidade cheia e alto nível de fragmentação, principalmente nos programas que são iniciados juntos do Windows (não sabemos se é o caso desse notebook, mas né 😋)

Se seu HD está travando na tela de Starting, isso indica algum problema no seu HD (alto nível de fragmentação, HD velho e quase a ponto de pifar, arquivos corrompidos, etc).

Você pode conecta-lo como secundário no seu outro computador (basta apenas conectar o HD do notebook em outra porta SATA, sem remover o HD do computador), iniciar o Windows pelo computador e a partir dele buscar os arquivos do outro HD.

E o fato do HD ser antigo não indica que ele necessita de formatação, pois a lentidão nele pode ser causada pelos motivos citados acima. Para testar, após conectar o HD do notebook no seu computador, baixe o HD Tune neste site e vá na aba "Health", se algum item ali estiver colorido, faça um backup dos seus arquivos imediatamente pois esse HD pode pifar a qualquer momento.

Se tudo estiver OK no procedimento acima, vá na aba Benchmark, selecione ali o HD do notebook e clique em Start. Se a velocidade em "maximum" for muito baixa (abaixo de 50MB/s), isso indica que seu HD está muito desgastado e a melhor opção é trocá-lo (de preferência para um SSD).

Muito obrigado a vocês dois pela ajuda!

Eu conectei o HD antigo no meu pc atual, mas nesse caso não conseguia nem acessar a BIOS (minha placa-mãe é uma ASUS TUF H310), ficava travado na tela com o logotipo da placa-mãe e dizendo para apertar delete/F2 para acessar a BIOS, mas não acontecia nada ao apertar qualquer uma dessas duas teclas. Tentei em diferentes portas SATA da minha placa-mãe, mas sempre que esse HD antigo estava conectado, acontecia isso. Com os meus drives normais conectados (1 SSD de 120gb com o Windows 10 instalado e dois HDs, um de 500gb e um de 1tb), o PC ligava normalmente, mas era só conectar o HD antigo, que o pc ficava travado nessa tela.

Acho que esse HD não tem salvação mesmo pelo visto, já passou da hora dele, hahaha.

Muito obrigado, amigos!

Só por desencargo de consciência e o que poderia ser a minha última opção: existe alguma maneira de conseguir conectar esse HD do notebook por USB, como um HD externo? Sabem se existe algum adaptador/conversor de SATA para USB?

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado

Eu prefiro os que tem uma fonte própria, este que voce indica é alimentado pelo cabo USB, será que é o suficiente para um HD de 3.5?

adicionado 9 minutos depois

Retiro o que disse, agora que vi que é exclusivo para discos 2.5

• Curtir 1
Postado
23 horas atrás, f_neto disse:

Eu prefiro os que tem uma fonte própria, este que voce indica é alimentado pelo cabo USB, será que é o suficiente para um HD de 3.5?

adicionado 9 minutos depois

Retiro o que disse, agora que vi que é exclusivo para discos 2.5

😅 Sim aqueles que têm seu próprio fonte atendem a ambos 2,5 e 3,5, o que acontece é que a porta USB apenas fornece 5V e isso não é suficiente para um HDD de 3,5 infelizmente porque eles precisam de 12V para poder funcionar.

• Curtir 1
Postado
Em 02/10/2019 às 09:42, MarcosFreitasSP disse:

@Alef de Barros Sousa bom dia amigo!

Fique atento porque se o hd já não está  sendo reconhecido quando conectado direto na interface do pc, a chance dele pifar de vez com um adaptador é razoável. Cuidado.

abração.

Definitivamente, se um disco rígido não for mais detectado no BIOS nem quando estiver conectado diretamente à placa-mãe, esse HDD certamente já foi...

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...