Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Trocando PCIe M2 128GB para 1TB Como fazer sem perder o juízo?


stealthnet

Posts recomendados

Ola Srs., como vão?

Semanas atras eu derrubei meu Dell XPS 9350 e ele foi para o céu dos notebooks (a bem da verdade, deve ter ido para o inferno, de tantos problemas que me deu).

 

Comprei um Lenovo Legion Y540. Sensacional, exceto pelo PCIe m2 que vem como disco de sistema com apenas 128GB. Então, eis que surge a ideia: trocar pelo PCIe m2 de 1TB do Dell XPS.

 

Já pesquisei bastante na internet sobre o tema e li inumeras historias de horror de clonagem e nao funcionar, nao dar boot, etc etc. Alguns programas parecem dar conta do recado, outros simplesmente nao dao.

Entao, vejo apenas uma abordagem: software de backup e restore baremetal que consiga ler as 3 particoes do m2 original do Legion com o sistema no ar, gerar backup disso em um USB externo e restaurar no m2 de 1TB (provavelmente dando boot em um dvd ou hd usb).

 

Alguém ja fez algo do genero? Teve sucesso? O que usou, que ferramentas? Algum tutorial? O sistema é windows 10 Pro.

 

Ate agora, me parece que o Acronis True Image faz isso.

 

Desde já obrigado por qualquer ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@stealthnet Olá, bom dia, caro colega, como seu notebook aparentemente tem apenas 1 conector M.2, ficaria difícil fazer a clonagem, se quiser tem adaptadores de dock station de M.2 para interface USB 3.0 no mercado livre, eu clono discos a anos e nunca tive problema, porém uma formatação sem dúvida seria muito melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, GabrielLP14 disse:

@stealthnet Olá, bom dia, caro colega, como seu notebook aparentemente tem apenas 1 conector M.2, ficaria difícil fazer a clonagem, se quiser tem adaptadores de dock station de M.2 para interface USB 3.0 no mercado livre, eu clono discos a anos e nunca tive problema, porém uma formatação sem dúvida seria muito melhor.

Obrigado Gabriel!
 

A questao: como formatar? O note veio com WIndows 10 Home e eu comprei o stepup para o pro. Onde consigo uma imagem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Outra opção é clonar para uma imagem, salva, por exemplo, num disco externo. Depois trocar os SSDs e restaurar a imagem.

 

A respeito da mídia do Windows 10, o excelente Rufus desde a versão 3.5 tem recurso que baixa ISOs diretamente da Microsoft e cria o pendrive de boot -- requerimento para funcionar é permitir que procure atualizações da primeira vez que abri-lo.

 

https://rufus.ie/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fantastico Senhores, obrigado.

 

Digamos que eu formate tudo.

 

Se eu gerar um recovery drive, trocar os m2, der boot pelo recovery drive, consigo restaurar tudo para o padrão de fabrica (pelo menos em teoria)?

 

Outro produto que achei (e falam bem) alem do acronis é o macrium reflect.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Visto que o Lenovo veio com Windows 10 Home de fábrica, a chave gravada no firmware ("BIOS") é do Home. Ao carregar a mídia de instalação, o instalador selecionará automaticamente o Windows 10 Home e não permitirá mudar. Você terá o 10 Home automaticamente ativado quando completar e terá que fazer a mudança para o Pro novamente.

 

Há uma forma de instalar diretamente a versão Pro, que já está licenciada para sua máquina.

 

Crie o pendrive com o Rufus. Depois de pronto, crie um arquivo de texto chamado ei.cfg com o seguinte conteúdo e copie para dentro da pasta Sources do pendrive:

 

[Channel]
_Default
[VL]
0

 

(no Bloco de Notas, quando for salvar, selecione "Todos os arquivos" em "Tipo" e coloque ei.cfg em "Nome")

 

Isso fará o instalador perguntar qual versão quer instalar, ignorando a chave do firmware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@stealthnet Então a formatação seria o melhor recurso, faça um backup de seus arquivos primeiramente e então baixe a imagem do Windows 10, grave num pendrive e faça a formatação.

adicionado 1 minuto depois

@Marcos FRM Bom dia, se ele possuir uma conta da Microsoft Vinculada ao seu usuário, e ele estiver com essa versão do Windows Original ativada de fábrica, mesmo sendo uma licença OEM ela não fica vinculada a conta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@stealthnet  Provavelmente ative sozinho. A licença deve ficar atrelada ao HWID, um identificador único por máquina, da mesma forma que a licença do 10 Home pré-instalada. Não lembro como funciona esse tipo de upgrade, mas eles te deram uma chave do Pro né? Tenha-a em mãos por garantia. Se o instalador pedir, coloque-a.

 

Os passos do ei.cfg são apenas para evitar a mutação Home -> Pro posterior. Para já ficar com o Pro funcional e ativado de uma só vez. Mais rápido e prático.

 

@GabrielLP14 Não sei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Srs.,

 

Estou besta... perplexo.

 

Eu comprei o Acronis True Image 2020, paguei 49 doletas.

 

Instalei o bichim, fiz um backup das particoes do m2 original em um drive USB onde tambem criei o recovery do acronis (boot).

 

Criei um recovery do windows em outro drive.

 

Desliguei a maquina, tirei o m2 original, coloquei o m2 de 1tb.

 

Dei boot pelo recovery do acronis. Restaurei as particoes no m2 de 1TB. Ele ampliou a particao C de 118GB para 938GB automaticamente.

 

Depois de restaurado, fui dar boot no sistema e nao funcionou (EFI boot failed).

 

Dei boot no recovery do windows, usei a opcao de corrigir problemas de inicializacao.

 

E pronto.

 

Estou falando do notebook com o novo m2. Todo o processo durou menos de 30 minutos!

 

\o/

 

Obrigado a todos pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 horas atrás, stealthnet disse:

Ola Srs., como vão?

Semanas atras eu derrubei meu Dell XPS 9350 e ele foi para o céu dos notebooks (a bem da verdade, deve ter ido para o inferno, de tantos problemas que me deu).

 

Comprei um Lenovo Legion Y540. Sensacional, exceto pelo PCIe m2 que vem como disco de sistema com apenas 128GB. Então, eis que surge a ideia: trocar pelo PCIe m2 de 1TB do Dell XPS.

 

Já pesquisei bastante na internet sobre o tema e li inumeras historias de horror de clonagem e nao funcionar, nao dar boot, etc etc. Alguns programas parecem dar conta do recado, outros simplesmente nao dao.

Entao, vejo apenas uma abordagem: software de backup e restore baremetal que consiga ler as 3 particoes do m2 original do Legion com o sistema no ar, gerar backup disso em um USB externo e restaurar no m2 de 1TB (provavelmente dando boot em um dvd ou hd usb).

 

Alguém ja fez algo do genero? Teve sucesso? O que usou, que ferramentas? Algum tutorial? O sistema é windows 10 Pro.

 

Ate agora, me parece que o Acronis True Image faz isso.

 

Desde já obrigado por qualquer ajuda!

Bom dia

 

Quando comprei meu Dell G3 ele veio apenas com um HD hibrido e instalei um SSD do tipo NVME e o Acronis não reconheceu o SSD, então eu usei o programa "EaseUS Todo Backup Free 11.5" para fazer a clonagem excelente.

Só que no seu caso o notebook teria que ter duas portas M.2 para fazer isso.

E esse programa você faz por dentro do windows não precisa dar boot por pendrive como é o caso do Acronis.

Um solução para o seu caso é instalar as duas SSD em um computador que tenha duas portas M.2 e fazer a clonagem.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!