Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Usar SSD como memória RAM


Posts recomendados

@Anthony Fernando

Você pode usar o SSD como local de memória virtual (arquivo de paginação) pelas configurações do sistema, podendo ser muito útil quando falta RAM física, o que vai ser um tanto melhor do que no HD convencional.

Vale lembrar que independente disto, é obrigatório ao menos um pente de RAM instalado para ligar o PC, por isto se estiver tentando substituir a RAM pelo SSD de forma primária, não tem como.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/11/2019 às 08:29, Lost Byte disse:

@Anthony Fernando

Você pode usar o SSD como local de memória virtual (arquivo de paginação) pelas configurações do sistema, podendo ser muito útil quando falta RAM física, o que vai ser um tanto melhor do que no HD convencional.

Vale lembrar que independente disto, é obrigatório ao menos um pente de RAM instalado para ligar o PC, por isto se estiver tentando substituir a RAM pelo SSD de forma primária, não tem como.

Eu tenho dois pentes DDR3 a 1333 MHz em Dual Channel. Ultimamente percebi que quando estou jogando, o uso de memória RAM começa a se aproximar da capacidade disponível e o jogo começa a dar umas engasgadas.

Fazendo esse procedimento que você citou eu posso usar um do ou dois aplicativos e jogar ao mesmo tempo sem ter problemas engasgos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/11/2019 às 02:55, Anthony Fernando disse:

Ultimamente percebi que quando estou jogando e estou com o Utorrent aberto ao mesmo tempo, o uso de memória RAM começa a se aproximar da capacidade disponível e o jogo começa a dar umas engasgadas, fazendo com que eu feche o Utorrent para poder jogar razoavelmente.

Fazendo esse procedimento que você citou eu posso usar um do ou dois aplicativos e jogar ao mesmo tempo sem ter problemas engasgos?

Dependendo das demais configurações de seu PC e dos jogos que está jogando, talvez seja falta de RAM mesmo, pois ao menos em jogos novos, 8GB já está não sendo tão recomendado, ainda mais se quiser usar vários programas ao mesmo tempo.

Já monitorou o uso de recursos pelo gerenciador de tarefas enquanto joga para ver o que está sugando mais RAM?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 10/11/2019 às 02:55, Anthony Fernando disse:

Eu tenho dois pentes DDR3 a 1333 MHz em Dual Channel. Ultimamente percebi que quando estou jogando e estou com o Utorrent aberto ao mesmo tempo, o uso de memória RAM começa a se aproximar da capacidade disponível e o jogo começa a dar umas engasgadas, fazendo com que eu feche o Utorrent para poder jogar razoavelmente.

Fazendo esse procedimento que você citou eu posso usar um do ou dois aplicativos e jogar ao mesmo tempo sem ter problemas engasgos?

Se a capacidade da memória RAM atinge 100% e ainda existem arquivos que precisam de RAM disponível, o Windows automaticamente coloca eles para utilizar o chamado "arquivo de paginação" que funciona como uma extensão da memória RAM, só que essa funcionalidade fica no HD/SSD, e pela velocidade deles ser extremamente inferior a da RAM, ocorre a famosa lentidão.

 

Velocidade da memória RAM:

 

image.png

 

Velocidade máxima do barramento SATA 3: 600MB/s (sendo que um SSD que é mais rápido que um HD tradicional atinge geralmente 550MB/s)

 

Velocidade máxima do barramento PCI-E 4x (utilizado pelos M.2 NVMe): 4000MB/s.

 

Observe que mesmo os M.2 NVMe, que são os SSDs mais evoluídos e rápidos, não chegam nem perto da velocidade da memória RAM. Se você está tendo problemas por falta de memória, simplesmente compre novos módulos de maior capacidade pois não existe milagre, o arquivo de paginação é criado e utilizado automaticamente pelo Windows somente quando isso é necessário para determinadas tarefas, e nunca para funcionar como uma substituição da memória RAM (até porque não existe como fazer isso), do contrário, o sistema será extremamente lento (independente de você estar utilizando um HD ou SSD).

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!