Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de peças pra PC novo


Posts recomendados

Vou comprar um PC na Black Friday e gostaria de saber qual placa-mãe (com dissipador no vrm) comprar, mais em conta para poder fazer overclock no processador , placa de vídeo e memória ram.

Segue a config:

Ryzen 5 3600x 3.8ghz - 4.4ghz (OC) 

Walter cooler 240mm

Placa de vídeo 5700 xt 8gb

Ram Kingston predador 16gb 3200hz

Sdd Kingston 240gb

HD Toshiba 2tb

Fonte cosair 750w plus Gold.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou comprar um PC e gostaria de saber qual placa-mãe (com dissipador no vrm) comprar, mais em conta para poder fazer overclock no processador e memória ram.

Segue a config:

Ryzen 5 3600x 3.8ghz - 4.4ghz (OC) 

Walter cooler 240mm

Placa de vídeo 5700 xt 8gb

Ram Kingston predador 16gb 3200hz

Sdd Kingston 240gb

HD Toshiba 2tb

Fonte cosair 750w plus Gold.

 

Galera vou comprar um PC essa semana com um Ryzen 7 3800x e gostaria de saber qual placa e melhor entre essas duas.

https://www.pichau.com.br/placa-de-video-zotac-geforce-rtx-2070-super-8gb-mini-256-bit-zt-t20710e-10m

 

https://www.pichau.com.br/placa-de-video-sapphire-radeon-rx-5700-xt-8gb-nitro-256-bit-11293-03-40g

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

@Matheusknup

Eu mesmo estive pesquisando a respeito, pois pretendo upar minha placa. O que notei é o seguinte (e o de sempre) AMD sempre consume mais, precisa de fontes que entregam mais energia, e, não é regra padrão, mas podem esquentar mais. Se praticássemos aqui os preços ofertados nos EUA, as placas da AMD são muito mais baratas! 

Como o consumo de energia me importa sim, por questões de que eu que pago minha conta de luz e também penso que é sempre melhor se posso diminuir minha necessidade de consumo (elétrico também), não só por dinheiro, mas para poupar de alguma forma o nosso planeta. Minha conclusão e escolha recai na RTX, também, e principalmente por achar um horrível cobrarem até mais caro por placas da AMD só porque há um público que a suporta de paixão (não os critico de forma alguma, o que digo é que eles se aproveitam de forma que discordo deste público).

E finalizando, ignorando influências para qualquer lado (NVIDIA vs AMD), há inúmeros sites de comparação de GPU na internet, como este cujo link segue abaixo:

https://gpu.userbenchmark.com/Compare/Nvidia-RTX-2070S-Super-vs-AMD-RX-5700-XT/4048vs4045

Como dito no post acima, verifique sua necessidade e intenção em relação à resolução em que pretende jogar, pois há grandes disparidades entre ambas as placas. Em relação ao CPU sendo da AMD (e supondo que fosse da Intel), não há diferença notável em relação à marca da GPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Mars Soldat disse:

Não recomendo o uso desse site. Não são dados realistas, não são testes confiáveis. Quer saber o desempenho? Procure por artigos de review em sites conceituados e sérios como:

Clubedohardware

Tomshardware

Hardwarecanucks

Guru3d

Gamersnexus

Hardwaresecrets

Anandtech

Dentre outros.

 

Sites com comparativos como esse userbenchmark não são sérios. São referenciais apenas para o mais leigo dos leigos.

 

@Matheusknup a verdade sobre as duas GPUs que você quer é que ambas são ótimas, mas cada uma tem um público alvo diferente. As RTX são para quem quer estar preparado para a próxima geração de games que teoricamente vão exigir raytracing nativo. Além disso elas oferecem CUDA, que é bom para certas aplicações profissionais e physX.

 

AMDs, em geral, tem força bruta, desempenho puro para games pelo menor preço (mesmo com o fator "custo Brasil"). 

 

Em resumo, se quer recursos especiais vá de NVidia. Se quer desempenho bruto, vá de AMD. 

 

Sobre consumo, a diferença não é tão grande. Visite o site OuterVision® Power Supply Calculator e simule sua máquina com cada uma se preferir ver por si mesmo. Em ambos os casos uma corsair CX 550 vai dar e sobrar muito, não sendo recomendável qualquer fonte acima dessa, afinal a tendência é sempre de que o consumo diminua a cada geração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, Mars Soldat disse:

poupar de alguma forma o nosso planeta

Eu sou mais Lavoisier, "nada se perde nada se cria tudo se transforma" - Empresas fabricantes de GPU tem um peso, consumidores de placas high end, pesa mais ainda.

 

56 minutos atrás, Mars Soldat disse:

público que a suporta de paixão

AMD é vida, consegue enfrentar intel e NVIDIA solo, e ainda consegue se sair melhor. Nova geração esta chegando.

 

 

Mas eu iria de RTX, pois a tecnologia Ray tracing, mesmo que não compensaria ficar com 30 FPS só por o feito, mas por ser uma "tecnologia" acho que pagaria para ver, mas é claro que prefiro optar por algo que seja compatível com o valor e o que pode me entregar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

W0Z Dods , foi por tal motivo que disse em meu post que havia inúmeros sites, e salientei a necessidade de ignorar a rivalidade de marcas, pois há sim irregularidades nos testes para favorecer determinada marca, porém, meu objetivo era que ele pudesse ver o desempenho de acordo com a resolução desejada, pois, se formos para 4k, em muitos casos a AMD se sai melhor. 

Eu, sinceramente, já que ainda não comprei minha próxima GPU e achei interessante o que você explicou, não entendi o que você quis dizer com desempenho bruto. Seria um aumento de FPS? Neste caso, sou bem iniciante mesmo.

Outra coisa, quando eu fizera tal pesquisa, fora inicialmente em sites em inglês, fiquei admirado pelo preço cobrado pelas GPUs da AMD. Mas aqui, acho um despeito imenso, pois não é só o tal "custo Brasil", chega a ser exploração, pois mesmo adicionando um extra, uma RX 5700 XT não deveria custar mais que uma RTX 2070 Super, como, infelizmente, conferi nos sites de hardware que dispomos aqui (Terabyteshop, Kabum, Pichau, etc). Informo, entretanto, que tal pesquisa de preços ocorrera há mais de 15 dias atrás. Eu precisaria refazer tal pesquisa, caso eu encontre uma RX com preço relativamente justo, adoraria fazer dela minha escolha, pois o maior consumo se equaliza no menor preço do produto. Caso contrário, vou ter que ir para a RTX mesmo.

Ps. @Italo NatanSim, esse Ray Tracing tá pesando aqui pra mim, mas eu também acho a AMD admirável e guerreira. :)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, simforoso disse:

@Matheusknup Depende do que você vai jogar, em que resolução e quanto está disposto a gastar amigo. As duas são bem parecidas em desempenho.

O setup e para rodar em 1080 por enquanto ano que vem irei comprar um monitor 2k, atualmente tenho um da LG 144hz 1080p e a configuração e a seguinte:

placa-mãe Gigabyte B450 Aorus Elite

Ryzen 7 3800x

Memoria Team Group T-Force Vulcan 16gb 3000mhz

HD Toshiba 1 tb

SSD Corsair Force MP510 480GB M.2

Fonte XFX XTR2 850 Full Modular Gold 80Plus

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheusknup Olá, boa noite Matheus e seja bem vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

 

Caro colega, são sim boas placas mãe, porém em minha opinião são placas boas em faixa de preços erradas, pois há placas com VRM similar ou melhor até por preço não muito maior que estas.

Por exemplo a B450 Aorus elite tem um VRM decente, ela possui um VRM de "11 fases" só que na Verdade é um, VRM de 7 fases, a gigabyte anuncia como 11 fases por ser um VRM de "8+3" fases, sendo 8 fases para o Vcore(Tensão do processador) e 3 para o SoC(gráficos integrados, controlador de memória do processador, memória cache ETC). O problema é que a gigabyte usa duplicadores no VRM do Vcore, sendo na verdade um VRM de 4 + 3 onde estas 4 fases são duplicadas "totalizando 8". Em si o VRM é decente, utiliza-se um mosfets de alta 4C10N de 46A(34A é em média o que fornecem à 80°C) e 2 mosfets de baixa 4C06N de 69A(52A à 80°C) controlados por um PWM ISL 95712 que é capaz de controlar apenas 7 fases, sendo neste caso um 4+3.

 

O VRM da Gaming X é idêntico à da Aorus elite, possuindo alguns recursos amenos como por exemplo, menos entradas USBs etc.

 

Placas que eu recomendo são a B450M Steel Legend, B450M-PRO4, ou B450 Tomahawk, que possuem VRM capaz de aguentar um Ryzen 9 3900X sem precisar de Airflow, estas placas da gigabyte se você tiver um fluxo de ar no gabinete já ajudaria caso futuramente queira por um CPU como o 3900X.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@F4b10 De fato, mas vale salientar que por essa faixa de preço pode-se se pegar uma B450 Tomahawk que além de ter um VRM melhor capaz de suportar um Ryzen 9 3950X sem nem precisar de airflow no VRM, essa Tomahawk ainda possui recursos interessante como por exemplo o BIOS FLASHBACK, que permite que o usuário atualizar o BIOS ou recupere caso corrompa sem a necessidade de um processador e de memória instalada. No caso esse recurso é raramente encontrado em placas mães medianas como estas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Matheusknup disse:

Uma fonte de quanto você acha que precisa ?

550w segura qualquer configuração hoje, com mais de 150w de folga, que não use Crossfire ou SLI. Faça a simulação no site que postei acima. Lá você seleciona componente por componente de sua configuração, até os USBs que estiver usando, e ele calcula o consumo real. Um colega aqui do fórum disse que calcula para cima, que extrapola um bocado, mas acho uma boa base em comparação com o que os fabricantes de GPUs recomendam, que é uma extrapolação de quase o dobro do consumo real.

 

Sobre CF e SLI, não recomendo que utilize, pois além de não compensar financeiramente (quando você realmente precisar de mais desempenho já terão muitos modelos melhores e mais baratos disponíveis no mercado), ainda tem a questão do suporte a ambas as tecnologias que decaiu e hoje não se vê mais o ganho de 90% como se via antes. Em alguns casos não se vê ganho nenhum justamente pela falta de suporte.

 

Eu estou usando hoje em meu PC principal (que tem tanta coisa conectada que mais parece uma espaçonave!) uma XFX XTR2 650w full modular 80+ Gold. Isso porque foi a que encontrei a bom preço quando montei ele. Se tivesse de 550 w por um preço melhor eu teria comprado. Pesquisando aqui a 550w está custando mais caro do que a 650w. Vai entender...

 

adicionado 4 minutos depois

fonte xfx xtr2 650 full modular gold 80plus, p1-0650-xtr2 - r$419,91

adicionado 7 minutos depois

Fonte XFX XTR2 Série 550W 80 Plus Gold Modular - P1-0550-XTR2 - R$ 401,90

 

Na verdade o link da 650 que postei acabou o estoque. Se esperar reporem talvez compense, pois comprei a minha no meio do ano por 369 reais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mars Soldat

Em 21/12/2019 às 19:26, Mars Soldat disse:

Como o consumo de energia me importa sim, por questões de que eu que pago minha conta de luz e também penso que é sempre melhor se posso diminuir minha necessidade de consumo (elétrico também), não só por dinheiro, mas para poupar de alguma forma o nosso planeta.

Seu argumento é realmente louvável. Fico feliz com essa preocupação com a sustentabilidade. O convido a fazer algumas contas comigo, a fim de apurarmos essa diferença de consumo na prática. Vamos simular a seguinte situação:

 

Um jogador "casual" que fica 4 horas por dia, diariamente, em frente ao PC jogando títulos pesados que exijam o máximo da placa numa cidade onde o custo do KW seja em torno de R$ 0,60. Veja que a diferença entre o TDP das placas em questão é de 10W (aqui e aqui). Ou, numa ágil conversão, 0.01KW. Sabemos que o TDP não representa necessariamente o consumo da placa. Mas é uma boa medida aproximada do máximo de energia que ela deverá consumir. Vamos à matemática:

0.01 (KW) X 4 (horas/dia) X 0.6 (R$/KW) X 30 (dias/mês) = R$ 0,72

 

Ainda que a diferença fosse muito maior. Digamos, 75W, como é o caso entre a GTX 1050 e a RX 570 (categoria onde vemos muita discussão a respeito de consumo), a diferença na conta de luz seria:

0.075 (KW) X 4 (horas/dia) X 0.6 (R$/KW) X 30 (dias/mês) = R$ 5,40

 

Ao passo que, tomando dois banhos quentes por dia (15 min cada) com um chuveiro elétrico mediano (5KW), o consumo mensal alcança 45 reais. Reduzindo o banho para 12 min, o custo cairia para 36 reais, cobrindo a diferença das placas e com folga. Além de economizar água de brinde!

 

Fiz questão de escrever pra caramba para mais uma vez tentar desmistificar essa história de consumo de placas de vídeo. Esta métrica está longe de ser irrelevante, entretanto não deve ser considerada mais importante que desempenho e preço das placas e sim como um critério de desempate.

 

Um abraço!

  • Obrigado 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Hanner disse:

@Mars Soldat

Seu argumento é realmente louvável. Fico feliz com essa preocupação com a sustentabilidade. O convido a fazer algumas contas comigo, a fim de apurarmos essa diferença de consumo na prática. Vamos simular a seguinte situação:

 

Um jogador "casual" que fica 4 horas por dia, diariamente, em frente ao PC jogando títulos pesados que exijam o máximo da placa numa cidade onde o custo do KW seja em torno de R$ 0,60. Veja que a diferença entre o TDP das placas em questão é de 10W (aqui e aqui). Ou, numa ágil conversão, 0.01KW. Sabemos que o TDP não representa necessariamente o consumo da placa. Mas é uma boa medida aproximada do máximo de energia que ela deverá consumir. Vamos à matemática:

0.01 (KW) X 4 (horas/dia) X 0.6 (R$/KW) X 30 (dias/mês) = R$ 0,72

 

Ainda que a diferença fosse muito maior. Digamos, 75W, como é o caso entre a GTX 1050 e a RX 570 (categoria onde vemos muita discussão a respeito de consumo), a diferença na conta de luz seria:

0.075 (KW) X 4 (horas/dia) X 0.6 (R$/KW) X 30 (dias/mês) = R$ 5,40

 

Ao passo que, tomando dois banhos quentes por dia (15 min cada) com um chuveiro elétrico mediano (5KW), o consumo mensal alcança 45 reais. Reduzindo o banho para 12 min, o custo cairia para 36 reais, cobrindo a diferença das placas e com folga. Além de economizar água de brinde!

 

Fiz questão de escrever pra caramba para mais uma vez tentar desmistificar essa história de consumo de placas de vídeo. Esta métrica está longe de ser irrelevante, entretanto não deve ser considerada mais importante que desempenho e preço das placas e sim como um critério de desempate.

 

Um abraço!

Aplausos? APLAUSOS!!!!!

Parabéns pela exposição!

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, no meu caso é exatamente 64,245 centavos o preço do KWh hehehe. Claro que a conta fica muito mais alta do que os valores mencionados porque não ligo apenas o PC na tomada, além das taxas.

 

Em todo caso, o exemplo foi só pra ilustrar como outros tipos de atitudes sustentáveis podem ter um impacto muito mais relevante no consumo de energia do que escolher uma placa com menos desempenho e mais cara apenas baseado no consumo. Afinal, se o KW custasse R$1.80 reais em vez dos 60 centavos do exemplo, a diferenças seriam de respectivamente, R$ 2.16, R$ 16.20, R$ 135 (15 min de chuveiro) e R$ 108 (12 min de chuveiro).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!