Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte para PC - Esta boa ? CxBeneficio


Posts recomendados

Pessoal, preciso muito de uma ajuda e recomendação sobre uma fonte custo beneficio para essa configuração.

 

placa-mãe - Amd Promontory x370 (Dell) _______Nao sei mais detalhes
Fonte 460W (Dell)_________________________ Não sei mais detalhes
16gb Ram 2400 MHZ (Dell e Hyperx)
SSD Crucial Bx 500 240gb + HD 7200 Seagate Barracuda 1TR
Radeon rx 560 2gb (alimentada pela PCI)
Ryzen 5 1400

Comprei uma Galax GTX 1660, que é conector 6 pinos e recomenda-se uma fonte de 450w.

 

Me ajudem por favor, porque acho que o cabo da minha fonte não chegaria (comprimento) na placa de video, logo teria que trocar a fonte ou comprar cabo sleeved extensor que é muito caro.

 

Podem me fazer uma boa recomendação ?

 

Penso em trocar o processador mais pra frente, talvez um ryzen 5 3600 ou algo do genero.

 

Vi algumas, nao sei se são boas e se tem bom custo beneficio.

 

Alguma alma me ajuda por favor xD

 

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=96854

 

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=82785

 

Alguma dessas duas é boa ? Tem opções melhores ? O que vocês indicam ? valeu galera ❤️

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Das duas que você pesquisou eu não recomendaria nenhuma, especialmente por terem o preço muito parecido com a Corsair CX550 que é de ótima qualidade. Lembre-se de que a recomendação de fonte do fabricante da sua placa de vídeo sempre é muito acima do que ela realmente consome por causa da quantidade de fontes de má qualidade presentes no mercado. Seu sistema consumirá, na verdade, próximo de 400w. Fica aí a calculadora de consumo para você usar quando precisar: https://outervision.com/power-supply-calculator

adicionado 1 minuto depois

Observe se seu gabinete é compatível com fontes padrão ATX/PS2, pois computadores Dell geralmente utilizam gabinetes customizados. Se ele for slim com certeza já não daria, mas se for torre também tem que observar as dimensões máximas de fonte que ele suporta.

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Cara muito obrigado a pelas palavras, também sou de bh!

 

Meu modelo é o Dell 5675 e os manuais dele estão aqui: https://www.dell.com/support/manuals/br/pt/brdhs1/inspiron-5675-gaming-desktop/inspiron5675_setupandspecifications/especificações-de-alimentação?guid=guid-f52c78ac-d0c5-4917-abbe-37dc30be861e&lang=pt-br

 

Unica alteração que fiz nele foi acrescentar 8gb de ram da hyperx e um ssd crucial de 240gb.

 

voce acha que posso manter essa fonte 460w que tem nele de fabrica ?

 

Porque nao to podendo gastar muito além do que ja gastei na galax 1660. Só queria trocar a fonte se realmente for necessario.

 

Porque talvez vou ter que trocar a plca mae depois, porque ela so aceitar velocidade maxima de pci 8x, e a placa é 16x.

 

 

 

E ai, comprar ou nao essa cx 550 ?

 

 

ele é assim image.thumb.png.acda27451a7fc674662d5ea3ef86e6aa.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@guii696 As fontes utilizadas pelas grandes fabricantes/montadoras de computadores no Brasil hoje costumam ser de boa qualidade. Geralmente são Seasonic, porém de baixa potência.

 

Fiz o cálculo de consumo de seu computador com os dados que você forneceu aqui e deu 326w de consumo com a sua nova GPU. Eu acredito que deva rodar tranquilamente, mas convém verificar sim o fabricante da fonte como indicado pelo @Noah Gustavo. Afinal, se for ruim você pelo menos já se programa para comprar outra no futuro. 

 

De qualquer maneira eu acredito que sua fonte baste para a 1660, apesar de ficar um pouco apertado se ela não for de boa qualidade.

 

Segue a projeção de seu consumo. Utilize esta calculadora sempre que tiver dúvidas: https://outervision.com/b/REa5ax

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods @Noah Gustavo @GenesisG7

 

Fala pessoal, consegui abrir a máquina no final de semana e ai estão as fontos sobre as informações da fonte.

 

A placa de vídeo acabou de chegar. Nunca vi algo chegar tão rápido, comprei na sexta e chegou segunda 13horas.

 

Será que posso conectar e começar a usar ? ou devo me preocupar?

 

Att, 

fonte02.jpeg

fonte01.jpeg

adicionado 2 minutos depois

@WOZ Dods Muito obrigado pela ajuda com a ferramenta de medir os watts, agradeço demais a atenção cara!

 

Não agradeci antes porque fiz uma viagem no final de semana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguinte. A fonte é Dell, e como já disse a Dell costuma ter fontes que ao menos fornecem a potência rotulada, e às vezes aparecem até com modelos de alta qualidade dependendo do segmento. Sua fonte parece estar em ordem, e se seu computador estiver na garantia eu recomendo que a instale sem medo. 

 

Ainda sim, recomendo que reserve um caixa para fazer o upgrade preventivo da fonte, pois eu não consegui identificar esse modelo. Procurei a tabela de PSUs e não encontrei, sendo que colocando o modelo era para ela ter aparecido. Isso me leva a crer que mesmo que a fonte fosse boa, você nunca teria certeza até ser tarde demais. 

 

Quando for adquirir uma nova fonte, fica a recomendação da Corsair CX 550. A CX450 já aguenta seu sistema com folga, mas a CX 550 vai aguentar futuros upgrades sem qualquer dificuldade, custando pouco mais que a 450.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Otimo! Cara, show de mais a atenção e o teu conhecimento! Ta de parabéns! @WOZ Dods

 

Tenho um cashback no ame de R$ 120,00, deve demorar um mês para cair. Quando cair, vou comprar essa fonte ai então.

 

Porque vou ter que trocar processador e placa-mãe. (porque suspeito que esse meu processador ryzen 5 1400 vai dar um pouco de gargalo) Enquanto a placa-mãe que também vai diminuir o desempenho porque só aceita pci 8x.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se sua fonte Dell possui o cabo de energia PCI Express necessário, eu manteria ela. Aliás, seu sistema inteiro não chegará a consumir nem 300 W - veja a análise da placa aqui, na parte de consumo de energia: The NVIDIA GeForce GTX 1660 Review.

 

Se não tiver o cabo, aí terá que trocar mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@guii696 , isso mesmo, o da esquerda é o de 8 pinos (6+2) e o da direita 6 pinos, encaixe a placa de vídeo no slot, parafuse ela naquele painel traseiro (opcional) para ficar mais firme, e ligue o conector de energia que for compatível. Tudo isso com o PC desligado, só para reforçar rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse mais a esquerda, 6+2 pinos, é um conector de energia, o outro a direita de 6 pinos é outro. Se a placa usa 6 pinos, qualquer um dos dois serve e é só plugar, se usa de 8 pinos, você encaixa junto aqueles 2 pinos no conector antes de plugar na placa de vídeo.

 

[edit] Agora reparei, na postagem dos cabos tem o trecho falando que é 6 pinos na GPU, então tanto um quanto outro servem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, guii696 disse:

Otimo! Cara, show de mais a atenção e o teu conhecimento! Ta de parabéns! @WOZ Dods

 

Tenho um cashback no ame de R$ 120,00, deve demorar um mês para cair. Quando cair, vou comprar essa fonte ai então.

 

Porque vou ter que trocar processador e placa-mãe. (porque suspeito que esse meu processador ryzen 5 1400 vai dar um pouco de gargalo) Enquanto a placa-mãe que também vai diminuir o desempenho porque só aceita pci 8x.

 

 

Na verdade a 1660 não deve dar gargalo com seu R5 1400 a menos que você pretenda fazer streaming. Só para jogar no dia a dia você vai conseguir extrair todo o desempenho da GTX 1660 sem problemas. Recomendo que reserve sua grana para fazer upgrade de placa-mãe e CPU daqui a uns 3 anos quando sua placa de vídeo ficar fraca demais para os novos jogos. Aí sim seu investimento será bem feito.

 

Sobre o slot x8, não se preocupe. Você sentiria perda de desempenho somente se estivesse com uma GPU bem superior, pois a velocidade do tráfego de informações da 1660 não chega a saturar o slot PCIe x8. Bem da verdade, todas as vezes que saem matérias comparando desempenho entre slots x8 e x16 só se vê alguma diferença com as placas topo de linha, se muito.

 

A recomendação então é de relaxar e curtir o hardware novo, lembrando de adquirir a CX 550 assim que possível e colocar mais umas ventoinhas nesse gabinete se ele tiver suporte para isso, pois jogando games ele vai esquentar bem mais do que no uso diário comum.

 

Sobre a instalação da GPU, você deve ter que remover as tampinhas no painel traseiro do gabinete, inserir a GPU no slot PCIe correto (leia o manual da placa-mãe para ter certeza qual é se houver mais de um), certificando-se de inserir a placa até ela travar no slot (tem uma trava no final dele), e depois conectar o conector 6+2 como o @dudaskank falou. O conector deve ser inserido até o fim e o cabo deve ser preso ao gabinete de forma que não fique solto e arriscando tocar em ventoinhas acidentalmente. Depois disso é só ligar com o cabo de vídeo conectado na placa, instalar os drivers Nvidia mais recentes do site do fabricante e reiniciar a máquina. Aí sim tudo pronto.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito show!! 

 

Pelo visto, acho que essas mudanças vão me atender bem, pensando que o foco é conseguir dar alt+tab no jogos rapidamente, além de rodar Apex, e Lol tudo no máximo. 

E um the witcher + fifa, na melhor resolução que der!

 

Otimo saber sobre o slot PCIe x8 e x16, era algo que ja tinha me conformado.

O upgrade da fonte deve vir la pra janeiro! E seguirei sua dica sobre as novas peças no daqui uns 2, 3 anos...!

 

Agradeço demais a todos! 

 

Vou instalar tudo por volta das 19 horas, e entro aqui pra dar o retorno e pedir o fechamento do tópico.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, guii696 disse:

Pelo visto, acho que essas mudanças vão me atender bem, pensando que o foco é conseguir dar alt+tab no jogos rapidamente, além de rodar Apex, e Lol tudo no máximo. 

Mesmo com 16 GBs de RAM, você precisa configurar todos os jogos como "borderless window" ou "fake fullscreen" para conseguir dar alt+tab sem causar alguma lentidão. A questão é que quando o jogo fica 100% fullscreen, o windows é descarregado da memória e precisa ser recarregado, o mesmo valendo para o jogo quando você volta para ele. Sempre use a configuração de borderless window que você poderá dar alt+tab instantâneo sempre.

adicionado 4 minutos depois
18 minutos atrás, guii696 disse:

Otimo saber sobre o slot PCIe x8 e x16, era algo que ja tinha me conformado.

Fica uma das mil matérias disponíveis na internet para ilustrar melhor o que falei. Afinal, muita gente vai lá procurar vídeos do youtube para se informar ao invés de procurar matéria séria, e informação nunca é demais: https://www.gamersnexus.net/guides/2488-pci-e-3-x8-vs-x16-performance-impact-on-gpus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Otimo! assim que tive ruma folga no escritório vou dar uma lida pra me informar melho! hoje ainda!

 

Sim, vou já uso essa configuração, apesar de que ainda sinto um pouco desse lag. As vezes porque fico com bastante coisa aberta e nao gosto de fechar o chrome kkkk

 

_______

 

Cara, ótima matéria! Consegui perceber nitidamente que não faz diferença alguma!

 

Não chegou nem a 2 fps em qualquer um dos jogos mais pesados..

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, guii696 disse:

Sim, vou já uso essa configuração, apesar de que ainda sinto um pouco desse lag. As vezes porque fico com bastante coisa aberta e nao gosto de fechar o chrome kkkk

Se você instalar o MSI afterburner e mandar ele monitorar o uso de memória RAM vai ver que o chrome sozinho, com muitas abas, consome mais de 8 GBs, fora windows e jogo. Uma alternativa é reduzir o número de abas ou usar o firefox. Ainda sim com borderless fullscreen você vai sentir uma diferença enorme.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!