Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte com transformador de microondas


Huoston

Posts recomendados

Oi estou fazendo uma fonte com transformador de microondas com enrrolamento com cabos mesmo, mas tive uma duvida, queria uma fonte de 12v 20 amperes então com que diametro de cabo vou ter que enrrolalo pra chegar nessa corrente ?

Alguem pode me explicar essa relação entre corrente e diametro de fio ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Huoston disse:

tem alguma diferença ?

O diametro da bitola(parte de cobre) tem que ser o mesmo.

porém o fio esmaltado suporta uma temperatura bem maior, ja o fio encapado mais fácil derreter a capa, ocasionando um curto. Uma vez que estes transformadores de microondas esquentam muito devido ao seu primario.

Estes transformadores tem uma relaçao de  + ou -    0,7v / Volta, independente do diametro do fio, o numero de voltas Sera o mesmo, o fio encapado tambem ocupa mais espaço em relaçao ao esmaltado...

Certa vez usei dois transformadores desse para fazer uma maquina de solda, e usei fio encapado 6mm...

A maquina funcionou, mais a borracha que cobre o fio derreteu com o tempo( mesmo usando um ventilator para refrigerar os transformadores)...

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Huoston disse:

queria uma fonte de 12v

Outra coisa que você deve levar em conta, é que, se essa tençao desejada for em DC( Retificada), deve levar em consideraçao que, a tençao alternada depois de retificada sofre um pequeno aumento...

Tem algums calculos para isso.

um que eu uso, e que da +ou-  Certo é multiplicar a tençao alternada por 1,5

ou ao contrario:

Dividir a tençao Retificada por 1,5

 

Exemplo:

Se a tençao depois de retificar é 12v, faço: 12/1,5 = 8

Ou seja: 

Devo enrolar o fio até obter +ou- 8v alternada( 8v CA )...

 

Quando se vai usar reguladores( nao Deve ser o seu Caso), pode deixar a CA proximo ou igual a DC...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu pensaria duas vezes antes de usar o trafo de microondas para outra finalidade diferente da "Solda de Ponto".

Já mediram a corrente de primário em vazio?

Também não se deve retirar os gaps magnéticos entre o primário e o sevundário, pois a corrente de primário aumenta ainda mais.

Medi a corrente de primário SEM CARGA.

Com os dois gaps magnéticos. I prim = 5A

Sem os dois gaps magnéticos. I Prim = 17A

MOR_AL

  • Curtir 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Renato.88 disse:

Eu prefiro os trafos enrolados com 11VCA, assim sai 14/15VCC tensão tolerável pra equipamentos de 12v

Isso mesmo... Por isso falei + ou -

Poise nao sei o que ele vai ligar com esta fonte...

Se for para aparelhos automotivos, eles trabalham bem com 13,8v...

 

Ja um equipamento critico a 12v(tipo um decodificador usb sem regulador) é bom ter cuidado, apesar de que, pra essa corrente 

16 horas atrás, Huoston disse:

20 amperes

Acho difícil ser para algum equipamento critico...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exato, fontes parrudas (ainda mais lineares) são pra equipamentos digamos "sem frescura". 

 

Se for coisa que precisa de 12V cravados é melhor usar uma fonte chaveada, já que fazer regulador linear não é muito simples quando se tem muita corrente. 

 

Agora, usar o trafo de micro-ondas é algo até bom por ser uma coisa barata e acessível hoje em dia. Mas existe o inconveniente dele consumir sempre a energia máxima quando a fonte não está em uso causando um grande desperdício de energia. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
agora, Renato.88 disse:

o inconveniente dele consumir sempre a energia máxima quando a fonte não está em uso

Eu cheguei pensar em falar pro garoto ligar o trafo invertido. O lado dos 2Kv na rede e sua saída o ex-primario. Nem sei quanto consumiria, quanto daria na "saída", se dá certo - pelo menos na teoria dá, etc. Sem precisar desmontar, reenrolar e etc. Talvez consiga uns 5 10A o que pra carregar um bateria automotiva tá bonde+.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Eu cheguei pensar em falar pro garoto ligar o trafo invertido. O lado dos 2Kv na rede e sua saída o ex-primario. Nem sei quanto consumiria, quanto daria na "saída", se dá certo - pelo menos na teoria dá, etc. Sem precisar desmontar, reenrolar e etc. Talvez consiga uns 5 10A o que pra carregar um bateria automotiva tá bonde+.

Funciona, se for um trafo de 220v vai ter mais ou menos entre 10 a 12 volts, alimentando os 2kv com 220v, e a bobina primaria também sendo de 220v, esses trafos são muito bons, mas precisa rebobinar ele completo, ficam ótimos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88

Em 05/12/2019 às 15:43, Renato.88 disse:

Nesse caso depende do uso. 

Se enrolar o trafo com 8V para sair 12VCC a tensão cai quando a corrente for muito alta. 

 

Eu prefiro os trafos enrolados com 11VCA, assim sai 14/15VCC tensão tolerável pra equipamentos de 12V.

É eu iria fazer pra 11 volts para dar 14v

adicionado 1 minuto depois

Mas pensei bem e agora estou utilizando trafo de estabilizador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Huoston disse:

@Renato.88

É eu iria fazer pra 11 volts para dar 14v

adicionado 1 minuto depois

Mas pensei bem e agora estou utilizando trafo de estabilizador

Quanto ao trafo de estabilizador, provavelmente é um auto-trafo, não tem isolação da rede elétrica, tome muito cuidado ao utiliza-lo, ideal também rebobinar ele inteiro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Huoston disse:

Mas pensei bem e agora estou utilizando trafo de estabilizador

Esse dependendo da pra fazer a gambiarra de separar as bobinas. 

Tipo, você usa a menor de 110V pra ligar na tomada, aí se tiver outra que vai de 110 a 120V, tem que cortar ela da outra, ali se tem 10V. 

Se tiver outra que vai até 130V tem mais 10 e assim vai. 

 

Porém pra corrente de 20A o núcleo deve ser grande e o fio do secundário deve ser grosso, coisa difícil de encontrar num auto trafo de estabilizador comum. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Renato.88 disse:

Esse dependendo da pra fazer a gambiarra de separar as bobinas. 

Tipo, você usa a menor de 110V pra ligar na tomada, aí se tiver outra que vai de 110 a 120V, tem que cortar ela da outra, ali se tem 10V. 

Se tiver outra que vai até 130V tem mais 10 e assim vai. 

 

Porém pra corrente de 20A o núcleo deve ser grande e o fio do secundário deve ser grosso, coisa difícil de encontrar num auto trafo de estabilizador comum. 

Se rebobinar ele inteiro, deve conseguir os 20A, dependendo o tamanho do núcleo, ele tem muita bobina, se fizer ap nas duas, primário e secundário, consegue colocar o fio mais grosso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/12/2019 às 12:15, Matthwus disse:

Quanto ao trafo de estabilizador, provavelmente é um auto-trafo, não tem isolação da rede elétrica, tome muito cuidado ao utiliza-lo, ideal também rebobinar ele inteiro.

É eu reenbobinei o secundário com 15 espiras o que deu um total de 11v na verdade deu 10,30v mas a toleragem do multimetro, então ta em torno disso 

adicionado 2 minutos depois
Em 07/12/2019 às 13:45, Renato.88 disse:

Esse dependendo da pra fazer a gambiarra de separar as bobinas. 

Tipo, você usa a menor de 110V pra ligar na tomada, aí se tiver outra que vai de 110 a 120V, tem que cortar ela da outra, ali se tem 10V. 

Se tiver outra que vai até 130V tem mais 10 e assim vai. 

 

Porém pra corrente de 20A o núcleo deve ser grande e o fio do secundário deve ser grosso, coisa difícil de encontrar num auto trafo de estabilizador comum. 

Eu desmotei o trafo e reenbobinei o secundario com 5 pernas de fio 17( o que tem no trafo mesmo )no caso na teoria deve dar uns 15 a 20 amperes 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/12/2019 às 07:57, Isadora Ferraz disse:
Em 04/12/2019 às 22:56, Huoston disse:

diametro de fio

Quanto mais grosso, mais corrente.🤪

Pesquise tabela awg corrente...

fig4_bitolafio-300x200.png

 

1 hora atrás, Huoston disse:

fio 17

Talvez nao chegue a 

 

1 hora atrás, Huoston disse:

20 amperes 

 

Mais Deve dar uma corrente boa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, Renato.88 disse:
2 horas atrás, Huoston disse:

Eu desmotei o trafo e reenbobinei o secundario com 5 pernas de fio 17( o que tem no trafo mesmo )no caso na teoria deve dar uns 15 a 20 amperes 

Não vai dar nem 5A.

 

Fiz um trafo com fio 16 aqui malemá deu os 5A que eu queria. 

Mas 5 amperes é a corrente que ja vem no trafo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Huoston disse:

É eu reenbobinei o secundário com 15 espiras o que deu um total de 11v na verdade deu 10,30v mas a toleragem do multimetro, então ta em torno disso 

adicionado 2 minutos depois

Eu desmotei o trafo e reenbobinei o secundario com 5 pernas de fio 17( o que tem no trafo mesmo )no caso na teoria deve dar uns 15 a 20 amperes 

Para conseguir X amperes no secundário o primário também deve ser preparado para isso, a bitola do fio é determinada pela seguinte fórmula:

SF=I/D

 

SF= secção do fio

I= Corrente
D= Densidade Magnética da chapa

 

Então não adianta apenas pegar o fio e enrolar lá, se refizer esse trafo completo ai sim vai conseguir boa corrente, muita das vezes o primário do trafo que acaba limitando.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/12/2019 às 22:00, Matthwus disse:

Para conseguir X amperes no secundário o primário também deve ser preparado para isso, a bitola do fio é determinada pela seguinte fórmula:

SF=I/D

 

SF= secção do fio

I= Corrente
D= Densidade Magnética da chapa

 

Então não adianta apenas pegar o fio e enrolar lá, se refizer esse trafo completo ai sim vai conseguir boa corrente, muita das vezes o primário do trafo que acaba limitando

valeu n sabia disso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me tira so mais uma ultima duvida @Matthwus  eu fiz toda a fonte e tal , usei uma ponte retificadora kbpc2510 , so que eu n tinha medido a corente alternada do trafo (e tava saindo 25 amperes). Foi quando eu dei um curto na saida pra medir a corrente e eu acho q foi no limite da ponte, e ela saiu algumas faiscas, mas ela ainda está funcionado, porém quando vou medir a tensão sem os capacitores ela so está marcando 5 volts continuos e quando ligo os capacitores voltam ao normal marcando 14 volts . O que ei faço ? 

Em 08/12/2019 às 22:00, Matthwus disse:

Para conseguir X amperes no secundário o primário também deve ser preparado para isso, a bitola do fio é determinada pela seguinte fórmula:

SF=I/D

 

SF= secção do fio

I= Corrente
D= Densidade Magnética da chapa

 

Então não adianta apenas pegar o fio e enrolar lá, se refizer esse trafo completo ai sim vai conseguir boa corrente, muita das vezes o primário do trafo que acaba limitando

valeu n sabia disso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!