Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
Em 13/11/2018 às 22:11, matheus lopes marques disse:

Nobreak/estabilizador não é recomendado utilizar com fontes de PFC ativo, pois entregam uma "má energia" para as fontes...

Mas um nobreak "comum" pode realmente DANIFICAR uma fonte PFC, como por exemplo, de um iMac?

Comprei um nobreak novo e mais potente para usar com meus consoles de videogame e estou querendo passar meu antigo APC 600 para o iMac. Isso pode realmente danificar o hardware? A fonte do iMac pode estragar? Ou a questão aqui é "apenas" que um nobreak "normal" numa fonte FPC é menos eficiente?

Muito obrigado por qualquer resposta!

Atn

marcelo

• Coordenador
Postado

@mabhz No-Breaks de entrada, com estabilizador integrado, realmente podem danificar outros equipamentos, especialmente aqueles com fontes de PFC ativo. Os problemas associados aos estabilizadores são também causados por ele. Veja aqui e aqui

Postado
9 minutos atrás, KairanD disse:

@mabhz No-Breaks de entrada, com estabilizador integrado, realmente podem danificar outros equipamentos, especialmente aqueles com fontes de PFC ativo. Os problemas associados aos estabilizadores são também causados por ele. Veja aqui e aqui

Muito obrigado pela resposta!

Mas os dois links que voce enviou menciona "estabilizadores" e não NoBreaks. Minha intenção é usar um NoBreak apenas para dar tempo de desligar o iMac, em vez dele cair e religar e cair de novo, danificando HD internos e EXTERNOS, que já deram bad cluster devido ao PESSIMO fornecimento de energia da CEMIG aqui em BH quando chove. 

• Coordenador
Postado

@mabhz Como mencionei anteriormente, esses no-breaks possuem estabilizador integrado. Portanto, falar dos problemas dos estabilizadores é automaticamente falar dos problemas deles. Esses aparelhos são nocivos em duas situações:

1. Quando há fornecimento de energia, o estabilizador atua conforme as flutuações de tensão e causa todos os problemas associados a estabilizadores comuns. 
  2. Quando não há fornecimento de energia, a forma de onda gerada pelo no-break é retangular, nociva a qualquer coisa conectada. 

O maior problema não ocorre quando a energia acaba (situação 2). Ocorre quando ela flutua, havendo fornecimento pela concessionária (situação 1). 

image.png

Provavelmente há, no manual do seu no-break, um aviso dizendo para não conectar fontes de PFC ativo nele... Justamente por conta do estabilizador (que prejudica também fontes sem PFC ativo, mas não da mesma forma). 

O fornecimento da CEMIG é realmente muito ruim... Aqui onde eu moro é só dar uma chuvinha um pouquinho mais forte e adeus energia. Contudo, os bad blocks nos seus HDs não necessariamente estão relacionados diretamente às paradas abruptas (os HDs evoluíram muito e possuem sistemas de proteção contra isso, sendo difícil danificá-los). 

Eu aqui utilizo um bom filtro de linha Clamper com DPS. A energia vive caindo e meu computador, que está completando 6 anos de idade, nunca teve problemas. As oscilações e surtos, associados às quedas, é que podem provocar problemas. E isso o filtro segura... 

Postado

Cordiais saudações a todos!

Estou querendo passar a usar um NoBreal APC 600 que tenho parado em casa no meu iMac mid 2013. 

Ja li a respeito da questão da fonte dele ser diferente e com isso exigir aqueles nobreaks carissimos que são online e curva real, ou algo parecido, mas não tem a menor possibilidade de eu vir a investir em um destes!

Minha intenção é apenas "segurar" o iMac ligado por um minuto enquanto eu desligo ele adequadamente quando a CEMIG der esses desligamentos de energias que ela está nos proporcionando frequentemente quando chove muito aqui em BH!!

Não tenho intenção de seguir utilizando o equipamwnto ligado no NoBreak, apenas realmente "desmontar" os HD Externos que ficam ligados nele e logo depois desligar completamente o equipamento.

Pergunto: algum risco desse Nobreak APC "normal" estragar meu iMac, danificando a fonte dele? 

Obrigado pelo help!!

Postado
1 hora atrás, mabhz disse:

Pergunto: algum risco desse Nobreak APC "normal" estragar meu iMac, danificando a fonte dele? 

Ele pode ser sub-dimensionado pra fonte dele, além de ser inadequado.. Você não especificou nem um, nem outro..

A priori, ninguém indicaria, mas dê miais detalhes..

Postado
10 minutos atrás, RS Faria disse:

Ele pode ser sub-dimensionado pra fonte dele, além de ser inadequado.. Você não especificou nem um, nem outro..

A priori, ninguém indicaria, mas dê miais detalhes..

Mas eu citei: é um APC600, logo, 600Va. E um iMac mid 2013. So nao falei que é 21", mas acho que isso não muda nada a fonte deles. 

Postado
1 hora atrás, mabhz disse:

Mas eu citei: é um APC600, logo, 600Va.

É porque tem 3 modelos distintos que atendem o "APC 600VA"

https://www.apc.com/shop/br/pt/products/Nobreak-Back-UPS-da-APC-de-600-VA-e-115-V-Brasil/P-BZ600-BR

https://www.apc.com/shop/br/pt/products/Nobreak-Back-UPS-da-APC-de-600-VA-115-220-V-Brasil/P-BZ600BI-BR

https://www.apc.com/shop/br/pt/products/APC-Back-UPS-600VA-PDV-115V-220V-Brazil/P-BZ600PDVBI-BR

Não consegui informação de fonte que usa o MAC, nem no site deles, nem de consumo dele.. Enfim, TODOS os No-breaks tem problemas com fontes com PFC ativo e, imagino, que as fontes da Apple sejam do gênero..

Diria mesmo pra não usar.. Mas, você que decide, no final..

Postado
8 minutos atrás, RS Faria disse:

É porque tem 3 modelos distintos que atendem o "APC 600VA"

https://www.apc.com/shop/br/pt/products/Nobreak-Back-UPS-da-APC-de-600-VA-e-115-V-Brasil/P-BZ600-BR

https://www.apc.com/shop/br/pt/products/Nobreak-Back-UPS-da-APC-de-600-VA-115-220-V-Brasil/P-BZ600BI-BR

https://www.apc.com/shop/br/pt/products/APC-Back-UPS-600VA-PDV-115V-220V-Brazil/P-BZ600PDVBI-BR

Não consegui informação de fonte que usa o MAC, nem no site deles, nem de consumo dele.. Enfim, TODOS os No-breaks tem problemas com fontes com PFC ativo e, imagino, que as fontes da Apple sejam do gênero..

Diria mesmo pra não usar.. Mas, você que decide, no final..

Desculpe, eu nem lembrei que existia modelo 220v porque aqui em BH é tudo 120. O meu é o primeiro:

Quanto ao usar ou não usar, eu só gostaria de uma resposta tecnicamente embasada para a minha pergunta: se eu usar, pode DANIFICAR o iMac?

Nao estou perguntando se o funcionamento do NoBreak vai ser "abaixo do ideal", ou se a fonte do iMac exige um NoBreak de 2.500 reais. Minha questão é bem simples: se eu usar o nobreak, e ele precisar "suportar" o iMac ligado com seus HD externos durante menos de UM minuto quando a luz acabar, isso pode danificar a fonte do iMac?

E o mais grave ainda: operar o iMac conectado a esse NoBreak, mesmo sem queda de energia, pode danificar o mesmo (iMac)?

Com essas respostas eu vou decidir se uso ou não. Mas até o momento nem sei se o iMac vai "ligar" se eu conectar nesse nobreak. 

Obrigado pela ajuda!!

Postado
12 minutos atrás, mabhz disse:

Quanto ao usar ou não usar, eu só gostaria de uma resposta tecnicamente embasada para a minha pergunta: se eu usar, pode DANIFICAR o iMac?

Eu não sei te dizer.. Bom, ninguém vai saber dizer isso.. Você vai testar, na prática..

Eu me baseio, naquilo que fabricante do No-Break diz, no manual, logo na primeira página...

Citação

Obs.: Não utilize o Nobreak para alimentar equipamentos movidos a motor (liquidificadores, geladeiras, furadeiras, etc.) e equipamentos de sustentação da vida ou monitoramento de funções vitais. Computadores que utilizam fonte com PFC poderão apresentar incompatibilidades. Consulte o manual do equipamento que será alimentado pelo Nobreak Back-UPS.

...além do que vemos, na prática.. Esse No-Break é um estabilizador com baterias.. O estabilizador, com todos os problemas inerentes dele (mais AQUI), seria o problema no uso normal.. A onda senoidal aproximada, seria o problema no funcionamento à baterias (mais AQUI)..

O que daria pra dizer é que: o risco de problemas aumenta, pois você estaria, de modo consciente, introduzindo dois fatores de risco, na operação da fonte, como dito acima.. É o mais "tecnicamente embasado" que dá pra chegar, em algo que depende do acaso..

Postado

@mabhz Não só porque menciona "estabilizador" está excluso nobreaks baratos, pois eles também tem o estabilizador, nas especificações cita isso.

Até para seus vídeo-games é horrivel, todo eletrônico deve ser ligado direto na tomada ou em um nobreak bom.

Vale mais a pena ligar o console em nobreak bom do que dar defeito na fonte e além disso, se está chovendo, caso esse seja o desejo de ter nobreak no console, nem use o mesmo, porque pode ocorrer surtos de tensão vindos pela rede elétrica e internet, fora o que vem pelo cabo de vídeo, que é proveniente de outros equipamentos.

Já vi vídeo de explicação ensinando a proteger PS4 e é recomendado tirar até o cabo HDMI, porque se der surto de tensão, queima outro equipamento próximo e o surto ainda vai até o console via cabo.

Postado
2 horas atrás, RS Faria disse:

Eu não sei te dizer.. Bom, ninguém vai saber dizer isso.. Você vai testar, na prática..

Eu me baseio, naquilo que fabricante do No-Break diz, no manual, logo na primeira página...

...além do que vemos, na prática.. Esse No-Break é um estabilizador com baterias.. O estabilizador, com todos os problemas inerentes dele (mais AQUI), seria o problema no uso normal.. A onda senoidal aproximada, seria o problema no funcionamento à baterias (mais AQUI)..

O que daria pra dizer é que: o risco de problemas aumenta, pois você estaria, de modo consciente, introduzindo dois fatores de risco, na operação da fonte, como dito acima.. É o mais "tecnicamente embasado" que dá pra chegar, em algo que depende do acaso..

RS Faria, muito obrigado pela resposta paciente e detalhada!

Entendi tudo que você explicou, acessei os links, e realmente estou com o "pé atrás" quanto a usar NoBreaks até mesmo com os meus consoles. No entanto, o que nao entendo é que, se eles são tão inúteis e prejudiciais assim, porque tanta gente usa e vende tanto??

Enfim, agradeço novamente as dicas e lhe desejo um EXCELENTE 2020 para voce e sua familia! Muita saúde e paz!

Atn

Marcelo

• Curtir 1
Postado

Kairan e Elder, agradeço muito a paciência e boa vontade de vocês explicando estas questões.

Agora fiquei realmente com "pé atrás" quanto a usar NoBreask, até mesmo com os meus consoles. O problema é qeu acabei de comprar um de 1200Va para incluir o modem e router nessa brincadeira!

De qualquer forma, agradeço as explicações e conhecimentos compartilhados!! Agora, so me resta entender porque esses equipamentos (nobreaks) vendem tanto assim já que são tão inúteis e até prejudiciais.

Feliz 2020 aos dois, repleto de muita saúde e paz!!

atn

Marcelo

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@mabhz Os posts contendo nossa conversa no outro tópico foram movidos para este, tendo em vista se tratar do mesmo assunto. 

O vídeo do Gabriel Torres que mencionei e o tópico do Faller apresentam a fundamentação teórica, do ponto de vista da Engenharia Elétrica, que prova que estabilizadores e no-breaks que os contêm são extremamente prejudiciais a equipamentos, principalmente para fontes com PFC ativo.

Além disso, conforme mencionado, a informação está presente no manual do no-break: o próprio fabricante lhe diz para não conectar. Há uma chance considerável de você acabar retornando ao Fórum em algum momento procurando fonte substituta para o iMac...

13 horas atrás, mabhz disse:

No entanto, o que nao entendo é que, se eles são tão inúteis e prejudiciais assim, porque tanta gente usa e vende tanto??

Porque tem mercado, infelizmente... Estabilizadores, em especial, eram até úteis uns 30 anos atrás, quando as fontes de alimentação eram realmente muito ruins. Eles não têm utilidade há décadas, mas a falta de acesso a informações corretas conduz diversas pessoas ao erro de comprá-los. Nosso País desenvolveu a "cultura do estabilizador". E os fabricantes e as lojas se aproveitam (e muito) disso. 

Quanto aos no-breaks de entrada, não passam de estabilizadores com bateria de moto Honda CG 125... Estou evitando usar essa expressão, mas ao analisar esses equipamentos, você irá concluir que a verdade é essa. 

Existe uma aplicação em que esses equipamentos podem ser realmente úteis, desde que o usuário tenha ciência dos efeitos colaterais: empresas que trabalham com dados em tempo real, ou com atividades que não podem ser interrompidas, quando ao mesmo tempo não têm capital disponível para investir em no-breaks "de verdade" ou não querem fazê-lo. Contudo, nesses cenários, o consumidor deve assumir a responsabilidade pelos efeitos negativos que o uso dos equipamentos irá provocar nos aparelhos. 

Claro que a questão do acesso limitado à informações corretas contribui também para a venda desses short-breaks (esse é o termo mais apropriado), assim como ocorre com os estabilizadores. A "cultura do estabilizador" é o padrão. Em repartições públicas, isso é um problema mais grave ainda. Os computadores da universidade onde trabalho apresentam defeitos constantemente. Outro dia resolvi puxar as mesas e descobri o problema: estão utilizando short-breaks... Por isso estragam tanto. Troca de fonte lá é procedimento de rotina. Os danos provocados ocorrem principalmente quando o estabilizador atua, ativando os relés e fazendo o famoso "tlec": quanto mais instável a rede, mais grave será. E, como a CEMIG não é lá uma maravilha em estabilidade...

Se você comprou o equipamento pela Internet e chegou há pouco tempo, lembre-se que você pode usar o Direito de Arrependimento para devolvê-lo, em até 7 dias corridos, sem justificativa.

adicionado 0 minutos depois

@Elder Nauvirth Apenas para notificar dos posts movidos.

• Curtir 2
Postado
3 horas atrás, KairanD disse:

@mabhz Os posts contendo nossa conversa no outro tópico foram movidos para este, tendo em vista se tratar do mesmo assunto. 

O vídeo do Gabriel Torres que mencionei e o tópico do Faller apresentam a fundamentação teórica, do ponto de vista da Engenharia Elétrica, que prova que estabilizadores e no-breaks que os contêm são extremamente prejudiciais a equipamentos, principalmente para fontes com PFC ativo.

Além disso, conforme mencionado, a informação está presente no manual do no-break: o próprio fabricante lhe diz para não conectar. Há uma chance considerável de você acabar retornando ao Fórum em algum momento procurando fonte substituta para o iMac...

Porque tem mercado, infelizmente... Estabilizadores, em especial, eram até úteis uns 30 anos atrás, quando as fontes de alimentação eram realmente muito ruins. Eles não têm utilidade há décadas, mas a falta de acesso a informações corretas conduz diversas pessoas ao erro de comprá-los. Nosso País desenvolveu a "cultura do estabilizador". E os fabricantes e as lojas se aproveitam (e muito) disso. 

Quanto aos no-breaks de entrada, não passam de estabilizadores com bateria de moto Honda CG 125... Estou evitando usar essa expressão, mas ao analisar esses equipamentos, você irá concluir que a verdade é essa. 

Existe uma aplicação em que esses equipamentos podem ser realmente úteis, desde que o usuário tenha ciência dos efeitos colaterais: empresas que trabalham com dados em tempo real, ou com atividades que não podem ser interrompidas, quando ao mesmo tempo não têm capital disponível para investir em no-breaks "de verdade" ou não querem fazê-lo. Contudo, nesses cenários, o consumidor deve assumir a responsabilidade pelos efeitos negativos que o uso dos equipamentos irá provocar nos aparelhos. 

Claro que a questão do acesso limitado à informações corretas contribui também para a venda desses short-breaks (esse é o termo mais apropriado), assim como ocorre com os estabilizadores. A "cultura do estabilizador" é o padrão. Em repartições públicas, isso é um problema mais grave ainda. Os computadores da universidade onde trabalho apresentam defeitos constantemente. Outro dia resolvi puxar as mesas e descobri o problema: estão utilizando short-breaks... Por isso estragam tanto. Troca de fonte lá é procedimento de rotina. Os danos provocados ocorrem principalmente quando o estabilizador atua, ativando os relés e fazendo o famoso "tlec": quanto mais instável a rede, mais grave será. E, como a CEMIG não é lá uma maravilha em estabilidade...

Se você comprou o equipamento pela Internet e chegou há pouco tempo, lembre-se que você pode usar o Direito de Arrependimento para devolvê-lo, em até 7 dias corridos, sem justificativa.

adicionado 0 minutos depois

@Elder Nauvirth Apenas para notificar dos posts movidos.

Amigo Kairan, novamente muito obrigado pelos comentários e explicações!!

Agora você me deixou com duas novas dúvidas, se puder responder, agradeço: 

1. O problema de usar NoBreaks comuns em fontes PFC Ativo (como do iMac) é que eles podem causar danos o tempo todo, ou seja, durante uso normal e com fornecimento de energia adequado pela rede elétrica, ou o problema que eles podem causar é "apenas" quando acaba a energia e eles precisam entrar em ação?

2. O que estou querendo evitar são as perdas de dados que já sofri em HDDs de BKP por queda na energia. Meu HD de 4Tb passou a ter 1Tb de arquivos .CHK numa pastinha FOUND.000 depois que acabou a anergia no meio de uma transferência de arquivos do iMac para ele. Dessa forma, qual dano ou problema poderia ocorrer se eu ligasse APENAS os HDs externos no NoBreak e deixasse o iMac ligado direto na tomada, ou naquele equipaemento que vocês sugeriram aqui (DPS?)? Entendo que dessa forma, os HDDs externos (são 3 com fonte propria, inclusive um Time Capsule da propria Apple) ficariam suportados pelo NoBreak enquanto o iMac fica ligando e desligando ao sabor e boa vontade da CEMIG, que está cada vez pior.  Faz sentido?

Novamente, obrigado!!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...