Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou ligando uma lampada led, usando um triac BT136, ligando usando moc. e ao ligar uma lampada led de 9w, a lampada fica piscando. alguém tem alguma solução?

Postado

Poste o esquema que você está usando... As vezes o problema ta no esquema e não nos componentes.

Se a sua intenção é fazer um dimmer com esse triac, recomendo esquecer a ideia... Nas embalagens das lampadas leds existe uma notificação para não usar com dimmer.

A lampada led tem um circuito retificador lá, trabalha com cc... Então, essa baladinha que ta rolando com a lâmpada pode danificar ela. Se a intenção for um dimmer, acredito que seja necessário mudar a placa de circuito da lampada e fazer um pwm com um 555, por exemplo, depois da tensão retificada.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

As lâmpadas de Led tem um circuito stepdown, então se diminuir a tensão de entrada o circuito vai tentar manter a mesma tensão de saída. 

Por isso que com dimmer não funciona. 

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
10 minutos atrás, Renato.88 disse:

tentar manter a mesma

...corrente. Lâmpadas 'normais' têm circuito de corrente constante. Já as nem tanto, são apenas um capacitor em série + ponte. Estas sim, o dimmer atua... Mas vá saber qualé a do garoto...

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@Carlos Zanon não estou tentando ligar com dimmer, e apenas um circuito simples usando moc e triac bt136, ligando lâmpada florescente ela liga normal, lâmpada incandescente também, já as lâmpadas led ficam piscando 

adicionado 2 minutos depois

@Renato.88 certo, minha intenção não é ligar com dimmer, apenas normal, usando moc e triac bt136, mas com as lâmpadas led fica piscando, vi alguns equipamentos  de bypass, que resolvem, mas não achei circuito nenhum, pode me recomendar um ?

adicionado 3 minutos depois

@Isadora Ferraz a intenção é ligar apenas uma lâmpada usando circuito simples com moc e triac bt136... sem dimmer 

Postado

As lâmpadas de led são bem mais sensíveis, funcionam (ou pelo menos piscam) com pouca tensão. 

Se o objetivo do seu circuito é alimentar as lâmpadas de led deve retirar R5 e C4, esse tipo de circuito snubber é mais indicado para cargas indutivas. 

O R3 pode aumentar pra 680R.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
22 minutos atrás, Renato.88 disse:

retirar R5 e C4

... e colocá-los em paralelo com a lâmpada... caso não melhore.

22 minutos atrás, Renato.88 disse:

funcionam (ou pelo menos piscam) com pouca tensão

A minha (algumas delas) fica semi acesa mesmo com o interruptor desligado. A teoria por trás da prática - ou vice versa - é que há capacitância dos fios paralelos que vão pro interruptor fazendo algo como seu snubber.

• Curtir 1
Postado
13 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

... e colocá-los em paralelo com a lâmpada... caso não melhore.

A minha (algumas delas) fica semi acesa mesmo com o interruptor desligado. A teoria por trás da prática - ou vice versa - é que há capacitância dos fios paralelos que vão pro interruptor fazendo algo como seu snubber.

Sim, já percebi nas minhas também. 

Principalmente em algumas que queimou o driver eletrônico e eu o substituí por um capacitor em série. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!