Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

@misterjohn Tudo bem?

Você pode verificar se o modelo que deseja já foi homologado aqui através do link da Anatel, mas por via de regra com o "selo" da Anatel nenhum deles têm.

Existe um processo demorado e extremamente custoso para homologar aparelhos importados, mas isso já é outro assunto.

https://sistemas.anatel.gov.br/sgch/Consulta/Homologacao/tela.asp

Até!

• Curtir 2
Postado

@GusGraf Tudo bem, grato pela atenção e rapidez na resposta, eu mesmo só compro celulares em lojas estabelecidas em território nacional e com nf, é que sou bombardeado diariamente com newsletter desses sites de importados, assim como eu outros também são e alguns desavisados podem ceder a tentação dos preços baixos e eles também não levam em conta a possível taxação que acabaria ficando com um preço muito superior ao esperado e para piorar ainda não poderá usar a não ser como mp3 ou wz caso tenha o wi-fi.....😉

• Curtir 2
Postado
27 minutos atrás, misterjohn disse:

@GusGraf Tudo bem, grato pela atenção e rapidez na resposta, eu mesmo só compro celulares em lojas estabelecidas em território nacional e com nf, é que sou bombardeado diariamente com newsletter desses sites de importados, assim como eu outros também são e alguns desavisados podem ceder a tentação dos preços baixos e eles também não levam em conta a possível taxação que acabaria ficando com um preço muito superior ao esperado e para piorar ainda não poderá usar a não ser como mp3 ou wz caso tenha o wi-fi.....😉

ter o selo da anatel nao quer dizer nada.. todos os aparelhos ditos globais tem um tipo de homologacao global que já abrange as exigencias da propria anatel

anatel por aqui é mais um orgao burocrático q acrescenta em nada, pelo contrario, atrapalha a vida do cidadão comum q nao quer comprar esses lixos vendidos a peso de ouro nesse país

depois q comecei a importar, nunca mais comprei nenhum telefone vendido aqui e nao sinto a menor falta.. eu so fico chateado de nao ter descoberto as importacoes mais cedo

• Amei 1
  • Membro VIP
Postado
4 horas atrás, rodrigo.dcvieira disse:

ter o selo da anatel nao quer dizer nada.

Se as regras existem, no caso da Agência Reguladora, devem ser seguidas, não importa se você "gosta" ou não, se você não concorda com a regra é outra situação. Não segui-las é estar contra a lei. Por mais burocrático que possa parecer, nenhum pais sério simplesmente "aceita" regulação "global" de outro! Não funciona assim. E este não é o assunto deste tópico.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Eu estou ciente que não são homologados, mesmo assim, me aventurei na compra de uma versão não global, consultei e não consta como homologado, vamos ver se não será apreendido pela ANATEL na entrada no País e/ou se consigo homologar, levando em conta que agora não tem mais a taxa, só tem a burocracia.

• Curtir 1
Postado
23 minutos atrás, GusGraf disse:

nenhum pais sério simplesmente "aceita" regulação "global" de outro

nao é aceitar regulacao de outro país.. essa regulacao global é aceita nos EUA, china, uniao europeia e por ai vai.. nenhum pais seja A ou B ta impondo nada a nenhum outro. você é q nao entendeu

Postado

Que eu saiba, a ANATEL começou a bloquear celulares não homologados, leia-se comprado no Brasil regularmente, em 2018 e com isso os demais aparelhos iam virar mptudo de luxo ou usar apenas em wi-fi...era isso que estava valendo agora se a Anatel mudou eu não estou sabendo, mas não adianta não gostar, quem quiser ter um celular vai ter que ser assim, salvo se a Anatel desistiu disso, além do mais tem a questão da garantia, Sony, Samgung, LG e outros irão te dar garantia para produtos feito por eles, mas no exterior, por mais original que seja, então sinceridade não vejo porque comprar nessas circunstâncias, agora se tem também a alternativa de pedir homologação de importados eu também desconheço.

https://www.celulardireto.com.br/como-saber-se-meu-celular-e-homologado-pela-anatel/

Postado

Tenho um celular Sony, comprado no AliExpress em 2017 e funciona tudo. Inclusive o IMEI dele foi reconhecido no site da Anatel (IMEI = Identidade Internacional de Equipamento Móvel). Mas em 2020...

"...Nesta situação, o uso dos aparelhos é aceito desde que esteja certificado por uma administração estrangeira que dê tratamento recíproco ou integre Memorando de Entendimento do qual o Brasil seja signatário.

De acordo com a resolução, celulares certificados por agências que integrem a International Laboratories Accreditation Cooperation (ILAC) e a International Accreditation Forum (IAF) em teoria estariam aptos a funcionar no Brasil.

Portanto, a lista abaixo é 100% válida para dispositivos que já estão em funcionamento no país (ou seja, com um chip ativo e IMEI válido), mas pode* não ser considerada para novas importações, em meio à essa verdadeira “confusão legislativa” da ANATEL.

Xiaomi

Huawei

Lenovo (inclui Vibe e Zuk)

Meizu

Nokia (HMD Global)

Oppo

OnePlus

Vivo

TCL (inclui Alcatel)

ZTE (inclui Nubia)

Infelizmente, algumas fabricantes chinesas de pequeno porte como a UMIDIGI e a Doogee utilizam IMEIs não certificados em modelos de baixo custo, o que significa que esses aparelhos não possuem IMEI registrado na GSMA. Isso é suficiente para que estes modelos sejam bloqueados pela ANATEL em algum momento.

Como eu disse, não são todos os modelos dessas marcas que possuem IMEI irregular, mas de qualquer forma é bom conhecer todas as empresas que utilizam essa “artimanha”, e por isso correm o risco de terem seus aparelhos bloqueados no Brasil:

AGM

Blackview

Cubot

Bluboo

Doogee

Elephone

Gionee

GOME

Homtom (inclui Zoji)

Koolnee

LeEco (antiga Letv) (inclui Coolpad)

Leagoo

Maze

Meiigoo

M-Horse

Nomu

Oukitel

THL

UHANS

Ulefone

UMIDIGI (antiga UMi)

Vernee

Celulares chineses originais

Os smartphones desta categoria são aqueles produzidos por grandes fabricantes chinesas como a Xiaomi e a Huawei, e também pelas menores, como a Vernee e a UMIDIGI.

São aparelhos de primeira linha que passam por rigorosos testes de qualidade, registrados na GSMA (Associação Internacional de Registro e Regulação de Dispositivos Mobile) com código IMEI válido em todo mundo, e que podem ser importados para o Brasil através de lojas famosas como a .

Eles não são homologados no Brasil pela ANATEL, porém são homologados por órgãos internacionais, como a CE (Europa) e a FCC (Estados Unidos).

Celulares chineses originais serão bloqueados?

A princípio, todos os celulares importados através dos correios, homologados internacionalmente e que possuem IMEI válido, não serão bloqueados pela ANATEL. Isso serve tanto para as grandes marcas chinesas que listamos no final deste post, como também para qualquer aparelho importado de outro país, como os Google Pixel e iPhones. A regra vale para aparelhos já em uso.

No caso dos aparelhos importados recentemente que ainda não foram ativados no Brasil – ou seja, que ainda não estão com um chip das operadoras locais –, está valendo o seguinte: novas ativações de aparelhos de grandes fabricantes – não correm risco de bloqueio. Novas ativações de aparelhos de marcas pequenas – correm risco de bloqueio.

*Segundo a ANATEL, os celulares de marcas famosas comprados no exterior durante viagens vão continuar funcionando no Brasil, desde que sejam certificados por organismos estrangeiros de certificação equivalentes à agência reguladora.

Fonte: Mobizoo

Postado
57 minutos atrás, engfabio disse:

Tenho um celular Sony, comprado no AliExpress em 2017 e funciona tudo. Inclusive o IMEI dele foi reconhecido no site da Anatel (IMEI = Identidade Internacional de Equipamento Móvel). Mas em 2020...

"...Nesta situação, o uso dos aparelhos é aceito desde que esteja certificado por uma administração estrangeira que dê tratamento recíproco ou integre Memorando de Entendimento do qual o Brasil seja signatário.

De acordo com a resolução, celulares certificados por agências que integrem a International Laboratories Accreditation Cooperation (ILAC) e a International Accreditation Forum (IAF) em teoria estariam aptos a funcionar no Brasil.

Portanto, a lista abaixo é 100% válida para dispositivos que já estão em funcionamento no país (ou seja, com um chip ativo e IMEI válido), mas pode* não ser considerada para novas importações, em meio à essa verdadeira “confusão legislativa” da ANATEL.

Xiaomi

Huawei

Lenovo (inclui Vibe e Zuk)

Meizu

Nokia (HMD Global)

Oppo

OnePlus

Vivo

TCL (inclui Alcatel)

ZTE (inclui Nubia)

Infelizmente, algumas fabricantes chinesas de pequeno porte como a UMIDIGI e a Doogee utilizam IMEIs não certificados em modelos de baixo custo, o que significa que esses aparelhos não possuem IMEI registrado na GSMA. Isso é suficiente para que estes modelos sejam bloqueados pela ANATEL em algum momento.

Como eu disse, não são todos os modelos dessas marcas que possuem IMEI irregular, mas de qualquer forma é bom conhecer todas as empresas que utilizam essa “artimanha”, e por isso correm o risco de terem seus aparelhos bloqueados no Brasil:

AGM

Blackview

Cubot

Bluboo

Doogee

Elephone

Gionee

GOME

Homtom (inclui Zoji)

Koolnee

LeEco (antiga Letv) (inclui Coolpad)

Leagoo

Maze

Meiigoo

M-Horse

Nomu

Oukitel

THL

UHANS

Ulefone

UMIDIGI (antiga UMi)

Vernee

Celulares chineses originais

Os smartphones desta categoria são aqueles produzidos por grandes fabricantes chinesas como a Xiaomi e a Huawei, e também pelas menores, como a Vernee e a UMIDIGI.

São aparelhos de primeira linha que passam por rigorosos testes de qualidade, registrados na GSMA (Associação Internacional de Registro e Regulação de Dispositivos Mobile) com código IMEI válido em todo mundo, e que podem ser importados para o Brasil através de lojas famosas como a .

Eles não são homologados no Brasil pela ANATEL, porém são homologados por órgãos internacionais, como a CE (Europa) e a FCC (Estados Unidos).

Celulares chineses originais serão bloqueados?

A princípio, todos os celulares importados através dos correios, homologados internacionalmente e que possuem IMEI válido, não serão bloqueados pela ANATEL. Isso serve tanto para as grandes marcas chinesas que listamos no final deste post, como também para qualquer aparelho importado de outro país, como os Google Pixel e iPhones. A regra vale para aparelhos já em uso.

No caso dos aparelhos importados recentemente que ainda não foram ativados no Brasil – ou seja, que ainda não estão com um chip das operadoras locais –, está valendo o seguinte: novas ativações de aparelhos de grandes fabricantes – não correm risco de bloqueio. Novas ativações de aparelhos de marcas pequenas – correm risco de bloqueio.

*Segundo a ANATEL, os celulares de marcas famosas comprados no exterior durante viagens vão continuar funcionando no Brasil, desde que sejam certificados por organismos estrangeiros de certificação equivalentes à agência reguladora.

Fonte: Mobizoo

Eu desconhecia esses fatos, mas agora o foco mudou:

"São aparelhos de primeira linha que passam por rigorosos testes de qualidade, registrados na GSMA (Associação Internacional de Registro e Regulação de Dispositivos Mobile) com código IMEI válido em todo mundo, e que podem ser importados para o Brasil através de lojas famosas"

Considerando que não são objetos de contrabando e vendido por mercado livre, ou até sites como o E-bay ai é outra coisa, já que toda tecnologia ou quase toda é importada e montada aqui ou então fazem no Brasil coisas menos importantes como a carcaça do celular que não demanda tanta tecnoligia assim. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!