Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

To com uma fonte de notebook pra reparar e to tendo problemas com esse mosfet P10NK60ZFP. Só consegui achar o P11NB60 para trocar, porém não sei com 100% de certeza se é compatível uma vez que eu não achei o datasheet deste mosfet P11NB60.

datasheet P10NK60ZFP

Consegui achar o datasheet de um STU11NB60, porém, não sei se é o mesmo modelo.

Algum amigo poderia ajudar ?

4536453.thumb.jpg.c7b04f280502ad14a20b11cd90386740.jpg

Postado
1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Não vi os d.s.'s. Os principais a comparar

-P

-V máxima

-I máxima

-Rds on

Então pelo visto, terei que dar um tiro no escuro.

• Membro VIP
Postado
10 horas atrás, GreatField disse:

um tiro no escuro.

Uma vela ajuda? Apagada. Acenda. Vi os ds. Teoricamente na prática dá certo sim. Considere o de maior potência.

• Obrigado 1
Postado
9 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

O mais estranho é que nem no site da ST Microeletronics esse P11NB60 consta.

Talvez seja um modelo descontinuado, não ? Mas concordo que é muito estranho. 

29 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Uma vela ajuda? Apagada. Acenda. Vi os ds. Teoricamente na prática dá certo sim. Considere o de maior potência.

Perfeito, farei a troca daqui a pouco

Postado

Infelizmente não era compatível, e quase perdi meus eletrônicos com o estouro que deu, até o disjuntor de casa desarmou.

Havia realizado testes antes de por e as medidas estavam iguais a do mosfet antigo, estranho.

• Triste 1
Postado
1 hora atrás, GreatField disse:

Infelizmente não era compatível, e quase perdi meus eletrônicos com o estouro que deu, até o disjuntor de casa desarmou.

Havia realizado testes antes de por e as medidas estavam iguais a do mosfet antigo, estranho.

O problema não era só o mosfet. 

Ele era a consequência e não a causa do problema. 

Teoricamente qualquer mosfet com a mesma resistência, tensão e corrente deve funcionar. 

adicionado 2 minutos depois
13 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

O mais estranho é que nem no site da ST Microeletronics esse P11NB60 consta.

Provavelmente são componentes falsos, isso nem deve ter sido fabricado pela ST. 

• Curtir 2
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
agora, Renato.88 disse:

tmj

Algo como.. o fusível queimou e acha que colocar um arame no lugar resolve... kk

Infelizmente não há diferenças no d.s. que provocariam explosão. Continuo achando que você fez alguma cagadinha como p.ex. não mediu mais peças

TJ6ufdo.png

YBirPcV.png

• Curtir 1
Postado

Como disse antes, nem na ST encontrei o componente.

Sobre a nomenclatura:

ST = fabricante

U, P, W, PG, etc = case (TO220, TO220 isolado, TO247, DPAK, etc)

nn = Id em amperes

N ou P = polaridade do canal

a = estrutura do gate

nn = Vds em dezenas

O STU identifica o case semelhante ao TO247 com baixo relevo para fixação por clip.

O da foto esquerda é um TO220 e a inscrição foi feita por silk screen, a ST faz gravação por laser (foto direita).

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Renato.88 disse:

O problema não era só o mosfet. 

Teoricamente qualquer mosfet com a mesma resistência, tensão e corrente deve funcionar. 

adicionado 2 minutos depois

Provavelmente são componentes falsos, isso nem deve ter sido fabricado pela ST. 

Concordo, analisando agora, pode ser que o problema estivesse em outro lugar.

Sobre o componente, o componente parecia ser bem antigo, quando o vendedor tirou da caixa, a caixa estava toda velha e tinha mosfets que davam pra contar no dedo. Ou é falso ou é um componente fora de linha a muitos anos.

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

tmj

Algo como.. o fusível queimou e acha que colocar um arame no lugar resolve... kk

Infelizmente não há diferenças no d.s. que provocariam explosão. Continuo achando que você fez alguma cagadinha como p.ex. não mediu mais peças

40 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Como disse antes, nem na ST encontrei o componente.

Sobre a nomenclatura:

ST = fabricante

U, P, W, PG, etc = case (TO220, TO220 isolado, TO247, DPAK, etc)

nn = Id em amperes

N ou P = polaridade do canal

a = estrutura do gate

nn = Vds em dezenas

O STU identifica o case semelhante ao TO247 com baixo relevo para fixação por clip.

O da foto esquerda é um TO220 e a inscrição foi feita por silk screen, a ST faz gravação por laser (foto direita).

De fato, não cheguei a medir todos os componentes na placa, só medi alguns.

Essa fonte chegou pra mim sem nenhuma tensão de saída, depois de algum tempo avaliando, vi que tinha uma solda fria no pino do mosfet P10NK60ZFP, terminal dreno (pino do meio) e uma das perninhas de um indultor havia soltado/dessoldado por completo da placa.

Ao refazer a solda no mosfet e indultor, a fonte voltou a ligar, porém, a tensão de saída ficava oscilando entre 17~18v, algumas vezes ela se mantinha constante em 19v, mas logo após, voltava a oscilar:

https://vimeo.com/388019933

Vi que poderia ser solda fria, capacitores de filtragem  ou mosfet. Comecei trocando 2 capacitores de 1000uF 25v de filtragem, não resolveu. Troquei outro capacitor de 470uF 25v, também não resultou em nada. Troquei o último capacitor de 120uF 400v, mas o problema ainda persistia. Então fui atrás de um mosfet pra substituir o P10 que esta na img do 1º post. Substituí hoje e deu o problema narrado no 7º post.

@Isadora Ferraz Lembrando que o datasheet que eu postei é do STU11NB60, o mosfet que eu comprei e que eu gostaria de saber se é compatível é o P11NB60. Por isso perguntei no 1º post se esse P11 era igual esse U11, pois não tinha encontrado datasheet desse P11.

Postado

Falaste de problema de oscilação na tensão. Isso tem a ver com o retorno da bobina auxiliar (precisão 10% porém estável) ou conjunto com optoacoplador. Uma solda fria em qualquer dos componentes que fazem o FB é de chorar.

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, GreatField disse:

P11 era igual esse U11, pois não tinha encontrado datasheet desse P11.

Não tem como saber sem d.s. Mas pelo teu relato, qualquer um de 600V 10A teoricamente daria certo numa fonte que suponho ser um carregador de notebook...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...