Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Lâmpada piscanco com mine inversor... frequência ou tensão baixa ?


Airtonarl

Posts recomendados

boa noite pessoal

montei este mine inversor para um amigo ascender uma lampada led 220v...

ele é bem simples e usa apenas dois transistores e duas resistencias para oscilar o trafo.

a lampada ascendeu, porém piscando (como luz de boate)... troquei por uma incandescente e as piscadas parou (pelo motivo de ser uma resistencia).

a tensão em cima da carga é 120 v. deveria ser 220, mais acredito que isso se deu por eu ter usado um trafo com o secundario 15- 0-15 em vez de 9-0-9. (farei esta mudança mais tarde)...

 

a pergunta é: estas piscadas na lampada led, se deu pelo fato de a tensão está pela metade da tensão da lampada, ou por conta da frequência está menor que 60 hz ?

no caso de se ser a frequência, quando mudar o trafo de: 15-0-15 v para 9-0-9 v irá corrigir ?  ou terei que mudar algo no circuito( transistor / resistor) ?

 

usei TIP41c e resistencias de 1k...

 

Micro-Inverter-using-TIP41-or-2N6121-600x466.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

realmente vou montar outro mais complexo... montei este apenas para usar o material que tenho aqui. enquanto compro os componentes do outro que vou montar... 

este "entrega" apenas 10w... e ruim... 

queria apenas tirar a duvida sobre a frequência, já que não tenho como medir e sou bastante leigo neste assunto.

desde já obrigado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Este tipo de circuito oscila na freq que ele quer e pode não ser a ideal. Tenta outro tipo com melhor controle da freq. Geralmente de 60 a 400Hz dão resultado menos ruim. Mas se for só pra transferir potência (energia), um com ferrite e freq bem alta é mais melhor de bão. Não indico mas comprei um por 40,00 no m.l.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 achei melhor

15 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

mudar tudo

 

14 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Tenta outro tipo com melhor controle da freq

 

então montei um que usa dois mosfet`s e um circuito flip flop para aciona-los...

o resultado foi 100% satisfatório para o que precisava... os FET`s e o trafo trabalham gelado, mesmo com duas lampadas de LED de 12w cada. a tensão na carga está  +ou- 240 v AC... 

se consegue mudar a frequência facilmente trocando os capacitores do flip flop...

testei com dois capacitores de 10uf e a frequência caiu muito, e com isso a tensão na saida foi apenas 148 v AC...

 

a unica mudança no circuito foram os mosfet`s, que no esquema é o IRF630, e como não tinha, usei dois K14A55D.  

 

O trafo usado foi rebobinado o secundario em 10-0-10 v com fio AWG 21... antes ele era apenas 15v.

 

mais uma vez, obrigado pela ajuda

INVERSOR CASEIRO FEITO COM TRANSFORMADOR DE RECEPTOR DE ANTENA PARABÓLICA.png

IMG_20200202_131721.jpg

IMG_20200202_131656.jpg

adicionado 13 minutos depois

IMG_20200202_131736.jpg

IMG_20200202_131633.jpg

IMG_20200202_131749.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, caolne disse:

Amigo, você está desperdiçando energia 2 vezes, de DC para AC, e de AC para DC, dá pra ligar os led´s direto na bateria somente com resistores.

Tem razão.

Mas aí teria que montar uma lâmpada especial para 12V. 

Até existe pra vender, mas é difícil de achar e mais caro. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@caolne é para um amigo meu, e acredito que a intenção dele não seja usar apenas com lampada LED, ele pode querer usar fluorescente ou até carregar um celular ou apenas curiosidade, não sei...  

usei duas lampadas 12w em paralelo e não esquentou nada... acredito que a potencia dele esteja próximo de 40w...  pois o transformador, antes de modifica-lo, devia ser 15 v / 2 A.

estou confeccionando uma PCI para ele,depois posto uma foto...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, caolne disse:

Amigo, você está desperdiçando energia 2 vezes, de DC para AC, e de AC para DC, dá pra ligar os led´s direto na bateria somente com resistores.

 

Ainda para dar uma luz aqui :P

 

Eu, há pouco, montei algo parecido mas com um 555 pra ver a coisa funcionando. De inicio usei uma fonte e depois mudei pra uma bateria, pro pessoal que manja é bobagem mas pra nós que fazemos por hobbie e iniciantes é legal ver a coisa funciona toda funcionando kkkkk

 

2 horas atrás, Airtonarl disse:

Este jovem é igual a mim quando tinha +ou- a idade dele... Queria ver o "funcionamento da coisa".

Se eu estiver certo, logo logo ele enjoa desse e vem pedir pra eu montar um mais potente e mais complexo.

Dessa vez pego o esquema e coloco ele para montar. 

 

Eu ai brincando com algumas coisas tipo: 

Esse tópico aqui, me ajudou bastante a aprender sobre os transistores e fazer uma fonte com corrente controlada que serve, inclusive, para carregar essas baterias de chumbo. Talvez ele pense em algo parecido com isso ai também + a bateria de nobreak :P

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, Carlos Zanon disse:

pro pessoal que manja é bobagem mas pra nós que fazemos por hobbie e iniciantes é legal ver a coisa funciona toda funcionando kkkkk

 

Exato. Eu faço essas coisas por hobby há uns 20 anos, ainda acho legal ver os treco que eu monto funcionando, mesmo já sabendo de um monte de coisa pelo tempo envolvido na eletrônica. 

 

Uma vez montei um inversor desses com um esquema bem complicado, tinha até um circuito que monitorava a bateria pra desligar antes de acabar toda a carga e um sistema de controle remoto pra se acionar facilmente ao acabar a energia elétrica. 

O problema foi o sistema de recarga da bateria, tinha um sistema pra desligar quando atingisse a carga total, mas não funcionou e acabou secando a bateria. 

Aí eu não quis comprar outra bateria e acabei desmontando tudo. :lol:

  • Haha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Carlos Zanon disse:

Eu, há pouco, montei algo parecido mas com um 555 pra ver a coisa funcionando. De inicio usei uma fonte e depois mudei pra uma bateria, pro pessoal que manja é bobagem mas pra nós que fazemos por hobbie e iniciantes é legal ver a coisa funciona toda funcionando kkkkk

verdade... lembro quando montei meu primeiro amplificador, meu primeiro controle remoto com trasmisor 433 mhz para controlar lampadas e motores, e muitas outras coisas legais na eletronica...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!