Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quais as melhores peças custo-benefício no momento para upgrade DDR3 para DDR4


Posts recomendados

Recentemente meu computador deu defeito e os principais suspeitos são a placa-mãe ou o processador, um AMD FX 8350. Independente de qual for o verdadeiro culpado, é certo que o preço da troca destes componentes pelos mesmos estarão na taxa de 400 reais. Gastar esse valor para seguir com os mesmos equipamentos ultrapassados não me empolga, ainda mais com um processador da série FX que me incomodou por estes 6 ou 7 anos que o tive.
Tendo isso em mente pensei que seria a hora de aprimorar para a próxima geração, estive pesquisando e lendo coisas, principalmente neste fórum, e estive flertando com a placa-mãe B350 e o Ryzen 5 1600AF, os que aparentam ser os melhores preços com bons saltos na perfomance.
Gostaria de pedir ajuda para que me informassem caso existissem melhores opções e ofertas dos componentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Bartolomeu Fonseca De fato, é melhor trocar para uma plataforma mais atual.

O Ryzen 1600 AF é uma boa pedida, caso precise economizar em processador, mas quer ter um bom. 

 

Quanto a placa-mãe, eu recomendaria direto a Asrock B450 Steel Legend. Ela tá em um bom preço e tem dois dissipadores nos VRM. Elas é uma das poucas que são ótima e barata. Casa muito bem com o Ryzen 5 1600 AF, Ryzen 5 2600, 3600.

 

Tenho um R5 2600 com essa B450 steel legend e posso dizer que é uma maravilha. placa-mãe, robusta, bonita(possui leds)

 

Quanto a memória, recomendo bastante as crucial ballistx LT sport. estão com preços bons.  Tanto que peguei duas de 8 Gb, cada uma por R$ 218... a umas duas semanas atrás.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DiF Obrigado pela resposta. Ouvi falar bastante nas peças que você falou, mas no momento estou prezando pelo preço.

Seria muito desvantajoso comprar uma B350? (link abaixo)

Sobre as memórias, a que você citou foi justamente a que eu havia escolhido, apesar de não ter mencionado no post, li que os processadores Ryzen se beneficiam de memórias rápidas de 3000Mhz, mas li nas especificações do produto que seu padrão é 2400, e 'alcança 3000 habilitando o XMP'. Sou totalmente leigo no assunto, mas considerando meu trauma com o FX de superaquecimento e "overclocking failed" sem eu nem mesmo saber o que era overclock, existe algum risco em relação a fazer essa memória alcançar seus 3000Mhz?

placa-mãe B350: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1436931159-placa-me-biostar-racing-b350et2-chipset-b350-amd-am4-ddr4-_JM?quantity=1#position=5&type=item&tracking_id=6d4341b9-0015-4c74-817c-fbf688987134

Memória 8GB Crucialhttps://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=101187

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Bartolomeu Fonseca Vou ser sincero, não economize na placa-mãe. Você vai se arrepender amargamente assim como eu, quando comprei a plataforma passada. Eu tinha um FX 8120 com uma placa-mãe barata e só me deu dores de cabeça e desempenho ruim.

 

Por isso eu digo, placa-mãe é uma das poucas peças que você não deve economizar.

Já li em vários lugares, usuários relatando problemas com essa biostar e outras similares.

 

Economize nas outras peças.

 

Recomendei essa B450 da asrock, por ser robusta e barata. Ela vai te suprir por um bom tempo e ainda permite um overclock se quiser, já que todos os Ryzen são desbloqueados.

 

Quanto a memória, ela é boa. tenho duas dessas, na versão white. Só que a frequencia das minhas é de 2666 Mhz e a sua é de 3000. 

 

11 minutos atrás, Bartolomeu Fonseca disse:

existe algum risco em relação a fazer essa memória alcançar seus 3000Mhz?

Não. na bios tem o recurso XMP que faz o overclock. Mas isso depende muito das placas mães. Se a sua suportar a frequencia direto não precisa fazer over... mas é quase certo que todas as placas mães baratas, precisam do XMP.  

 

O Ryzen se da bem em dual channel.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DiF Desculpe a resposta tardia.
Você me convenceu que eu deveria comprar a B450, mas tendo sido somados 200 à placa-mãe, economizar este tanto no processador me conseguiria um Ryzen 3 1200. Vi no Mercado Livre várias ofertas do mesmo por 300 reais, mas sem o cooler. 
Os problemas de superaquecimento que tive com o FX me levaram a comprar um bom cooler, seria este capaz de resfriar tal processador, ou seria a compra do Ryzen 3 1200 sem o cooler uma furada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Bartolomeu Fonseca Geralmente o cooler box dos Ryzen  já dão conta. Não sei como é a situação do Ryzen 3, mas eu tenho um R5 2600 com cooler box e não passa dos 55° em full load.

 

Acredito que se você comprar na aliexpress o processador, pode pegar um bom preço. Mais barato do que das lojas aqui.

Enfim, não posso recomendar muito pois não sei qual é seu orçamento...  

Mas  uma coisa eu digo... se você for comprar o R3 provisoriamente, para depois comprar um melhor tudo bem... mas se pensa em pegar ele para jogar... não é tão bom.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Bartolomeu Fonseca disse:

@DiF Desculpe a resposta tardia.
Você me convenceu que eu deveria comprar a B450, mas tendo sido somados 200 à placa-mãe, economizar este tanto no processador me conseguiria um Ryzen 3 1200. Vi no Mercado Livre várias ofertas do mesmo por 300 reais, mas sem o cooler. 
Os problemas de superaquecimento que tive com o FX me levaram a comprar um bom cooler, seria este capaz de resfriar tal processador, ou seria a compra do Ryzen 3 1200 sem o cooler uma furada?

 

Cara, voce vai deixar de pegar um R5 1600AF pra poder pegar uma placa-mãe mais cara, cheia de firulas, e que não vai te trazer mais desempenho nenhum?!?!

 

Pode pegar a B350 que ela é mais que suficiente para o que voce vai precisar! Para o R5 1600 até uma A320 já é suficiente, além do mais dissipador de VRM só é importante para quem pretende fazer overclock, ou então para os Ryzen 7 que possuem 8 núcleos e aí nesse caso mesmo em stock eles sobrecarregam muito os VRM...

Tem tambem a B350 da Gigabyte que estava por 389 reais e vem com dissipador de VRM, 4 slot de RAM, e 1 slot SSD NVMe, é um excelente custo-beneficio, só que ela esta em falta na Kabum.

 

voce poderia até pegar uma placa-mãe de 1.500 reais que overclock nenhum no mundo conseguiria fazer um R3 1200(4C/4T) ter o mesmo desempenho de um R5 1600AF(6C/12T)!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gutopereira Eu sou leigo então não entendo de fato o que querem dizer quando dizem que o A320 é uma placa de entrada ou coisa do tipo. No meu entendimento, o B350 permitiria um upgrade para segunda geração do Ryzen, enquanto o A320 não, correto? 
Estava pensando agora sobre a possibilidade de upgrades, e eu não me vejo em um futuro próximo comprando um Ryzen 7, li também que a perfomance do 1600AF é próxima a do 2600, o que também não me anima. 
A ideia de ter que comprar uma outra placa-mãe na próxima vez que for fazer um upgrade não me empolga, mas também queria ter um bom computador no momento, após 7 anos de ter pago caro pra conseguir um computador com um FX...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma placa A320 te permitiria upgrade ate a terceira geração, basta atualizar a BIOS.

A limitação aí seria na questão do overclock ou nos Ryzen 7, o que sinceramente não faria muito sentido, pois quem gasta 1.500 reais num processador nao compra placa-mãe de 300 reais!

A placa B350 ja é bem superior e ate permitiria overclock, só nao conheço muito a marca Biostar pra poder te dizer se ela é problemática...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/02/2020 às 00:12, Bartolomeu Fonseca disse:

@gutopereira Eu não poderia fazer overclock em um 1600AF? Vi que estes processadores beneficiam bastante de OC e que o cooler próprio deles já permitiria um OC leve; o a320 limitaria essa possibilidade?

 

RYZEN 5 1600 AF + B350 ou B450 com dissipador e 4 slots de memória

 

Você encontra essas placas mães na faixa dos 400 a 500 reais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!