Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de NoBreak que segure energia por 5 minutos


Posts recomendados

Salve galera! Primeiramente, gostaria de dizer que sigo o forum desde meados de 2011, (apesar de nem ter criado conta no forum propriamente dito!) e sempre que precisava pesquisar alguma dúvida de tecnologia esse forum me ajudou, em especial o faller. Leio post do faller desde 2011, inclusive se ele puder passar aqui nesse tópico e deixar uma opinião será muito bem vindo.

 

Então, criei esse post para pedir indicações de nobreak e algumas sugestões. Onde eu moro não costuma ter quedas de energia, mas acontece. Surtos são bastante comuns. Nem aterramento tem, agora que eu estou correndo atrás pra arrumar um aterramento bom.

 

Uma amiga minha ganhou uma viagem pros EUA e eu combinei de ela trazer umas peças de hardware pra mim de lá. Eu sempre tive vontade de ter um PC bom, mas com esses preços aqui no Brasil... acabei nunca comprando. Porém, como lá é muito mais barato eu vou aproveitar e montar um PC bem high-end, que aqui no Brasil custaria uns 8 mil. Vou comprar tudo, até periféricos. Mas como novbreak é meio pesado e caro, eu vou tentar comprar aqui... quanto menos eu trouxer de lá, maior a chance de não ser taxado então o que eu puder comprar aqui eu comprarei aqui.

 

Então, como vou ter um PC de 8 mil no meu quarto, naturalmente quero investir um pouco em proteção. Eu já leio sobre o assunto faz tempo, sei que estabilizador é uma má ideia, seu que filtro de linha tem que ser de marca boa tipo clamper senão é só um extensor mequetrefe... e também sei que esses nobreaks mais baratos são uma porcaria, e também fazem mal à saúde dos eletrônicos por ter estabilizador dentro.

 

A minha pergunta é: há alguma opção viável de nobreak no mercado brasileiro, de qualidade e por preço acessível? O que eu quero com nobreak é puramente uns 5 minutos de carga para poder desligar o PC com segurança em caso de queda de energia. Não tenho pretensão de um nobreak que fique ligado por horas. Quero algo que me dê esses 3 ou 5 minutos para desligamento, de preferência que tenha proteção contra surtos, mas que não destrua meus eletrônicos a cada dia, como os estabilizadores faziam antigamente.

 

Eu achei isso aqui na kabum:

 

https://www.kabum.com.br/produto/57500/nobreak-ragtech-senoidal-easy-pro-700va-trivolt-automatico-4164-black

 

Os modelos de 1400Va chegam a 800 reais, mas acredito que para segurar o PC por poucos minutos um de 700Va pode servir (me corrija se estiver errado, meu PC consumirá em torno de 500W em uma fonte rmx 650w gold+)

 

Esse nobreak aí claramente está abaixo do preço da concorrência, principalmente levando em consideração que é senoidal (ou pelo menos dizem ser). Alguém já teve ou já olhou por dentro esse nobreak e pode dizer se é bom mesmo, sem pegadinha, ou se é mequetrefe?

 

Caso hajam outras opções melhores e acessíveis me sugiram por favor.

 

Em última instância, caso seja necessário comprar o nobreak lá fora também eu vou comprar esse aqui:

 

https://www.amazon.com/dp/B00429N19W?tag=pcpapi-20&linkCode=ogi&th=1&psc=1

 

Pelo valor atual do dolar ficaria entre 600 e 800 reais, ou seja, mais ou menos o mesmo valor do ragtech de 1400Va, e o dobro do ragtech de 400Va.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Shaun Clarke disse:

Os modelos de 1400Va chegam a 800 reais, mas acredito que para segurar o PC por poucos minutos um de 700Va pode servir (me corrija se estiver errado, meu PC consumirá em torno de 500W em uma fonte rmx 650w gold+)

A capacidade dele em VA, não tem nada a ver com a autonomia dele, e sim com a capacidade de carga que você pode ligar nele.. E mais importante: VA é diferente de Watts.. Você deve olhar o fator de potência (FP) do No-Break e multiplicar pela potência dada em VA, pra saber a real capacidade de carga dele, em Watts.. Nesse aí, o FP é 0,5, o que o torna um No-Break de 350 Watts apenas, pra uma fonte de 650 Watts.. Não vai prestar...

 

No-Break a gente indica apenas como último recurso.. Mesmo assim, um que atenda uma fonte de PC, de modo adequado e que não anule a garantia, vai custar umas 3 ou 4 vezes mais.. Esse da Amazon, tem o problema das tomadas, já que o padrão BR é um jabuticaba..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria Então no caso pra bater a capacidade teria que ser o de 1400Va, pra dar 700w que é mais ou menos o mesmo tanto da minha fonte (o PC em si consumiria menos que 650w, mas eu posso vir a fazer upgrade em alguns anos). O ragtech de 1400Va está custando entre 700 e 800, dependendo da promoção.

 

Com relaçao a qualidade dele você sabe algo a respeito?

 

Com relação ao da amazon, pra contornar o problema da tomada não seria só comprar um adaptador, tipo aqueles Ts de tomada? Perdoe se eu estiver falando besteira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shaun Clarke

 

O fator de potência não é fixo.. Ele varia, dependendo do aparelho.. Os mais meia-boca são 0.5, mas tem outros com fator de potência maior.. O RagTech de 1400VA, se for o modelo que vi, já é 0.7.. Mas ele é interativo, ou seja, só será senoidal puro, quando faltar energia.. De resto, será um estabilizador..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
2 horas atrás, Shaun Clarke disse:

Quero algo que me dê esses 3 ou 5 minutos para desligamento, de preferência que tenha proteção contra surtos, mas que não destrua meus eletrônicos a cada dia, como os estabilizadores faziam antigamente.

Esse no-break da Ragtech que você mencionou é, basicamente, um estabilizador com bateria de moto. 

 

O problema de short-breaks (no-breaks baratos de onda retangular e com estabilizador integrado) se divide em duas partes:

  1. Enquanto há energia, o estabilizador (que deveria ser chamado de mero seletor de tensão) atua e provoca todos os problemas associados a um estabilizador comum, conforme descrito detalhadamente no material que enviei acima;
  2. Quando não há energia, o equipamento gera ondas retangulares (gostam de chamar graciosamente de "semi-senoidais"), que prejudicam qualquer aparelho conectado.

Quando um no-break consegue fornecer ondas senoidais puras, o problema (2) é resolvido. Contudo, o problema (1) continua existindo, e ele é o principal. Estabilizadores agridem fontes de diversas formas diferentes. No-breaks recomendados fornecem ondas senoidais e, ao mesmo tempo, não possuem estabilizador integrado. O sistema é diferente e por isso o custo é alto. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Shaun Clarke Se você não for realizar algum trabalho que não pode ser interrompido, minha recomendação seria um bom filtro de linha DPS da Clamper, porque não há custo x benefício em investir no no-break. Mesmo sem aterramento, o filtro já iria operar no modo diferencial, segurando os surtos que ocorrem no dia-a-dia. Perderia eficiência em tempestades, mas nada, nada garante total segurança nesse cenário... Se você verificar suas instalações elétricas e garantir aterramento adequado, melhor. 

 

O Mestre @faller conhece bons modelos de no-breaks mais em conta. Ele seria a melhor pessoa para recomendar isso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Shaun Clarke Equipamentos são geralmente danificados por surtos de tensão. As quedas de energia são geralmente acompanhadas de surtos, principalmente na volta. Então o principal problema não é a queda em si, mas a praga do surto que a acompanha. E, para isso, um bom filtro de linha com DPS é uma bela barreira de proteção. 

 

É claro que, nesses cenários, você poderia sofrer com perda de dados. Contudo, isso é bem mais raro nos sistemas operacionais e HDs modernos. Meu computador sempre funcionou direto no filtro Clamper, e aqui a energia cai direto. Já foram quase 6 anos e nunca tive problemas desse tipo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD Esses surtos que você mencionou pós queda são durante o retorno da energia, né? Se cai a energia e eu tiro tudo da tomada imediatamente e deixo quieto até voltar e ter passado 10 minutos sem a luz ficar piscando... estou protegido nesse caso?

 

Então, eu peguei um pouco de trauma com essa questão de dados porque em meados de 2000 quando eu era meninão eu tive um PC antigão que me deu mil dores de cabeça... sistema e HD corrompia direto por questão de desligar errado. Eu não sabia usar PC nessa época, era criança... mas se você ta dizendo que usa o seu faz 6 anos só no clamper e mesmo com queda não deu nada... então bora então. Comprar só filtro mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Shaun Clarke Quedas de energia são perturbações que podem ser provocadas por inúmeros fatores. É bem comum que surtos ocorram na volta da energia, mas podem ocorrer também logo antes da queda, bem como algum tempo após a volta (se o mecanismo causador do problema ainda estiver atuando). Não tem como saber se estabilizou. Uma empresa que liga diversos motores elétricos de uma vez, por exemplo, pode provocar surtos e quedas na rede para os outros consumidores. 

 

Bem, em meados de 2000 as fontes de alimentação dos computadores (em geral) eram bem ruins e a maioria das pessoas usava estabilizador, e essas eram as maiores causas de problemas de perdas de dados e danos. Além disso, os HDs não eram tão avançados quanto atualmente. Os modernos movem a cabeça de leitura para a área de docking quase instantaneamente quando a alimentação é cortada. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!