Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
1 minuto atrás, João Victor Monteverde disse:

Eu moro na zuna rural, no interior do Paraná, e aqui em casa esta dando muito pico de luz, quero comprar um pc novo e estou com medo destes picos de luzes estragarem alguma peça dele, um nobreak ajudaria ??? 

O nobreak resolveria o problema de queda de energia, porém, um nobreak de qualidade e adequado para uso com equipamentos modernos custa mais de R$3000. Qualquer nobreak que custe muito menos que isso não passa de um estabilizador com bateria, altamente prejudicial à equipamentos eletrônicos.

Se estiver disposto a gastar tanto, informe sua configuração completa (principalmente marca e modelo da fonte).

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, João Victor Monteverde disse:

@braconius Tem outra forma de proteger o pc ?

Contra queda de energia, não. Contra os surtos de energia que podem acompanhar as quedas de energia (que no final das contas, é o que pode queimar algum componente), recomenda-se o uso de protetores conta surtos elétricos (AntiSurges). A Clamper tem vários modelos. Lembrando que para o correto funcionamento destes, é necessário aterramento da rede elétrica.

Postado
22 minutos atrás, João Victor Monteverde disse:

Eu moro na zuna rural, no interior do Paraná, e aqui em casa esta dando muito pico de luz, quero comprar um pc novo e estou com medo destes picos de luzes estragarem alguma peça dele, um nobreak ajudaria ??? 

Se o amigo quiser uma solução barata e confiável, pode procurar um antigo estabilizador ferro-ressonante de uns 1000Va.

É diferente do estabilizador que o amigo @braconius citou, pois não usa relés e nem fica chaveando degraus de tensão.

Funciona por meio de um circuito LC ressonante sintonizado em 60Hz na saída de um transformador cujo núcleo é saturado.

Ele é um filtro de linha poderoso, pois é um LC sintonizado em 60Hz

Também é impossível de um pico passar pelo transformador, devido a natureza de núcleo saturado. 

Veja o teste de um: 

https://www.youtube.com/watch?v=AWYxzt38TE8

Eu até achei um a venda no mercado livre: 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1314162827-tranformador-núcleo-saturado-estabilizador-15-amper-potente-_JM#position=1&type=item&tracking_id=e64182de-c4e8-4a21-8a85-789746c39841

Por ser um equipamento já antigo, o capacitor do filtro LC talvez já esteja ruim. 

Mas é um capacitor barato que não custa mais que R$40,00. 

Acha em casas de materiais elétrico. 

Aconselho já trocar de cara o capacitor 

O único ponto ruim dele é que é ineficiente energeticamente. Ele deve dar no máximo 70% de eficiência. 

Significa que joga 30% fora de toda energia que seu PC precisa. 

Mas é o preço de ter um filtro de linha poderoso e ainda estabilizado e com transformador isolador.  

• Curtir 3
  • Membro VIP
Postado

10! Albert tínhamos um trem deste pra tv à válvula Colorado que por anos não entendi como porquê um trafo e um capacitorzão mantinha a V na saída. Pra mim nem funcionava e era um baita embuste (vulgo fake). Ainda não entendi mas nem sei se vale a pena a esta altura kk. Só me lembro de depois de destruí-lo carregava o capacitor e dava sustos no zôto com os estalos do curto. Com o trafo, uma mini máquina de solda duns 50A que sequer fazia ideia que existia...

• Curtir 1
Postado
12 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

10! Albert tínhamos um trem deste pra tv à válvula Colorado que por anos não entendi como porquê um trafo e um capacitorzão mantinha a V na saída. Pra mim nem funcionava e era um baita embuste (vulgo fake). Ainda não entendi mas nem sei se vale a pena a esta altura kk. Só me lembro de depois de destruí-lo carregava o capacitor e dava sustos no zôto com os estalos do curto. Com o trafo, uma mini máquina de solda duns 50A que sequer fazia ideia que existia...

Não seja por isso. Agora você vai entender😆

Eu coloquei no esquema bobinas separadas, indutores separados para você entender o efeito. 

Mas aquele transformador lá tem tudo num único núcleo:

Tem a indutância série de entrada que conseguem fazer colocando um calço magnetítico entre uma bobina e outra. É uma barra de champas aço-silício que fecha o campo magnético entre de passar pelo secundário. É um negócio semelhante ao que é usado em transformadores de máquina de solda para deixar a corrente limitada. 

Daí eu acredito que o circuito LC é a própria bobina secundária. Não deve ter outra bobina separada. 

Mas coloquei separado aí no esquema para você entender. 

89906622_526605154668277_678600325629319

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, João Victor Monteverde disse:

Existe uma imensa confusão entre pico de luz, queda de energia, sags nade elétrica e surtos de tensão. A enorme maioria das pessoas normais, como nós, sequer entende o que é cada um deles e muito menos tem reais condições de reconhecer, identificar cada um deles.. 

Desse modo fica muito difícil de tentar interpretar o que realmente queres dizer com "picos de luz" e por isso nem posso me  pronunciar com relação ao assunto.

Esclareça o que queres dizer com picos de luz e como os identifica ou mede..

• Curtir 1
Postado

Lembrei que a bobina do capacitor é separada. Mas fica dentro do núcleo

Tem uns no-breaks que até hoje usa isso.

Lá nos no-breaks a bobina do capacitor é de 600 vollts.

Faz tempo que não pego um no-break assim. Mas na época eu deduzia que usavam o capacitor em 600 volts para não precisar usar muita capacitância no LC

Até hoje tem uns no-breaks até potentes com essa tecnologia.

No-breaks de 10 a 20Kva. 

Um amigo perguntou para alguém da fábrica porque ainda vende deles com tanta tecnologia PWM que existe hoje.

Responderam que é devido ser muito resistente. Dificilmente dá defeito. É muito confiável e são vendidos para lugares muito hostis, onde um no-break de outra tecnologia não duraria muito.

Tem aquela questão que disse também, que o próprio trafo é um filtro violento, que é impossível de um surto passar para frente.  

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Boa França.

Não consegui fazer o exercício mental do tal calço magnético e procurando na memória visual do tal regulador que tinha não consigo vê-lo mas ta valendo

era algo como...

antigo-estabilizador-vetacolor-6ii-onda-

O que significa saturar o núcleo em linguagem humana? Seria algo como aplicar-lhe mais corrente de modo que o campo magnético fique muito forte? E porque há ceifamento na saída? É o magnetismo que segura o pico? Algo como um varistor eletro-magnético? (xutes)

Já o filtro da saída quase consigo visualizá-lo arrendondando aquela parte reta. Mas ele meio que deve ser bem calculado pra 60Hz acertei? (e+xutes)

Postado
18 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Boa França.

Não consegui fazer o exercício mental do tal calço magnético e procurando na memória visual do tal regulador que tinha não consigo vê-lo mas ta valendo

era algo como...

antigo-estabilizador-vetacolor-6ii-onda-

O que significa saturar o núcleo em linguagem humana? Seria algo como aplicar-lhe mais corrente de modo que o campo magnético fique muito forte? E porque há ceifamento na saída? É o magnetismo que segura o pico? Algo como um varistor eletro-magnético? (xutes)

Já o filtro da saída quase consigo visualizá-lo arrendondando aquela parte reta. Mas ele meio que deve ser bem calculado pra 60Hz acertei? (e+xutes)

O nome correto é Shunt magnético: 

eWtCTvfaiAoWfdaEblcFKYXvx1WdHEHvNCdv4cTW 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!