Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde a todos.

Minha máquina está muito lenta e creio que esteja na hora de adquirir um SSD. Além de jogar BF4. estou utilizando uma série de

programas gráficos, para edição de imagens (pesadas) em 3D, e meu computador está travando e às vezes congela que só reiniciando

que dá jeito.

Utilizo dois HDs, o mais recente tem uns dois anos de uso (1TB) e é onde está instalado o SO.O outro utilizo para guardar arquivos.

Gostaria da opinião de vocês de qual SSD comprar para minha configuração (abaixo) creio que seja um de 240GB. Onde moro, aqui no

Rio de Janeiro, encontro o SSD Kingston / SA400S37/240G por R$248,00 à vista. E gostaria também saber se instalo o SO, BF4 e os

programas graficos no SSD. Será que quando estiver editando uma imagem em 3D vai parar de travar?

Aqui a minha configuração:

Processador: CORE I7 4790

placa-mãe: Gigabyte GA-H97-D3H

Vídeo: NVIDIA GeForce GTX 970 4GB GDDR5

Memória: HyperX Fury White Series 8GB 240-Pin DDR3 SDRAM DDR3 1600 (PC3 12800)

Gabinete: Gamer Thermaltake com 6 coolers (2 embaixo, 2 laterais e 2 em cima)

Fonte: CX 550 Corsair

Muito obrigado a todos!

Luis Claudio

Postado
17 minutos atrás, Luis_Claudio disse:

Minha máquina está muito lenta e creio que esteja na hora de adquirir um SSD. Além de jogar BF4. estou utilizando uma série de programas gráficos, para edição de imagens (pesadas) em 3D, e meu computador está travando e às vezes congela que só reiniciando que dá jeito.

Um SSD realmente dá outra vida ao PC, mas acho que seu problema aí, seja RAM.. Não sei se já olhou o uso de RAM, durante a utilização desses programas, pois eles tendem a comer memória..

Evite o A400, pois não é um SSD confiável e, como usuário de um, a performance dele degrada meio rápido com o tempo..

Postado
1 hora atrás, RS Faria disse:

Um SSD realmente dá outra vida ao PC, mas acho que seu problema aí, seja RAM.. Não sei se já olhou o uso de RAM, durante a utilização desses programas, pois eles tendem a comer memória..

Evite o A400, pois não é um SSD confiável e, como usuário de um, a performance dele degrada meio rápido com o tempo..

Boa tarde Faria!

Eu acompanhei o consumo da RAM sim e realmente passa da metade da capacidade dela, mas nunca vi passar de 60%,

mas um pente extra de 8GB deve ajudar bem também não acha?

Qual SSD então vocês recomendam? Tem de ser Kingston ou recomendam outras marcas?

Muito obrigado!

Postado
10 horas atrás, RS Faria disse:

@Luis_Claudio

Dá uma olhada no Crucial BX500.. Tem um teste aqui no CdH e foi um dos melhores Custo x Benefício.. Tá nessa faixa de preço também..

Bom dia!

Então irei comprar este BC500 Crucial do link acima.

Poderiam me tirar mais uma dúvida?  Tenho dois HDs em minha máquina, os quais estão da seguinte maneira:

C : Onde está o SO.

Usado: 197GB

Livre:     46GB

D : Reservado pelo sistema

Usado: 45,5MB

Livre:  54,4MB

E : (Não consigo ver o que tem nele)

Usado: 200MB

Livre: 687GB

G : (Sei que este HD é com certeza um antigo, onde só guardo dados)

Usado: 166GB

Livre  321GB

H: (parece ser uma partição)

Usado:  130GB

Livre:     312GB

Eu não sei como proceder para instalar o SSD. Se clono o HD (com o Seagate Disk Wizard), ou instalo o SO
do zero no SSD. O que acham? Tenho vários programas gráficos instalados: Corel, Photoshop, Meshmixer (3D),

BF4 e etc.

Essas partições todas acima me deixaram confuso.

Muito obrigado,

Luis.

Postado
2 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

@Luis_Claudio Faça uma instalação do Zero.

Está bem, farei isto então!

Vou pesquisar agora como fazer essa instalação do zero... pois meu grau de conhecimento é baixo..

Muito obrigado,

Luis

Postado

@Luis_Claudio

Olhe no Google, algum tutorial sobre "como criar pendrive bootável".. Vai variar um pouco, de acordo com o sistema que for usar..

Sobre o resto das partições, depende do que pretende.. Na hora que for fazer a instalação limpa do sistema no SSD, o próprio programa de instalação, vai te dar opções pra gerenciar os outros dois HDs.. Aí, você pode apagar essas partições.. Claro, copie os arquivos importantes, antes..

Postado
5 horas atrás, RS Faria disse:

@Luis_Claudio

Olhe no Google, algum tutorial sobre "como criar pendrive bootável".. Vai variar um pouco, de acordo com o sistema que for usar..

Sobre o resto das partições, depende do que pretende.. Na hora que for fazer a instalação limpa do sistema no SSD, o próprio programa de instalação, vai te dar opções pra gerenciar os outros dois HDs.. Aí, você pode apagar essas partições.. Claro, copie os arquivos importantes, antes..

@RS Faria,

Já baixei o Rufus e a imagem do windows 10 para o PenDrive. Agora é so esperar chegar o SSD!

Agora vamos aprender a instalar os demais periféricos...

Muito obrigado!

• Curtir 1
Postado

Cara, ai no Rio o lugar mais barato para comprar peças de informatica é no InfoCentro...

Esse SSD Crucial BX500 de 240Gb estava 190 reais ate semana passada. Olhei agora e aumentou para 217 reais provavelmente por causa do dolar, de qualquer forma é o lugar mais barato que vi.

Procura no site Boadica que voce consegue ver os preços, mas vai precisar ir lá no Edifício Central pra poder comprar(nao vende pela internet), e nesse preço do site o pagamento tem que ser em dinheiro...

• Curtir 1
Postado
12 horas atrás, gutopereira disse:

Cara, ai no Rio o lugar mais barato para comprar peças de informatica é no InfoCentro...

Esse SSD Crucial BX500 de 240Gb estava 190 reais ate semana passada. Olhei agora e aumentou para 217 reais provavelmente por causa do dolar, de qualquer forma é o lugar mais barato que vi.

Procura no site Boadica que voce consegue ver os preços, mas vai precisar ir lá no Edifício Central pra poder comprar(nao vende pela internet), e nesse preço do site o pagamento tem que ser em dinheiro...

Bom dia Guto!

Moro bem perto do Ed Av Central, levo 15 minutos a pé até lá daqui de casa. O problema todo é esse: ir pra rua e ter de pagar à vista! Mas vou ver aqui no boa dica quanto ele está custando hoje!

Muito obrigado pela ajuda e tenha um ótimo dia!

• Curtir 1
Postado

Boa noite a todos,

Consegui instalar o meu SSD com sucesso! É impressionante a velocidade do boot assim como

para abrir programas! Quando iniciava a máquina, levava uma eternidade e o HD roncava que nem

um peixe boi resfriado. Definitivamente não sei como fiquei todo este tempo com uma máquina tão

capenga.

Eu instalei o SO no SSD e programas gráficos para edição em 3D e o BF4, ainda ficaram disponíveis

104GB, achei boa a folga!

Como não tinha disponível aqui um cabo Sata, acabei aproveitando o do DVD para ligar o SSD,

assim como utilizei a mesma porta Sata dele (DVD). Preciso comprar agora a trava para ele ficar

preso no gabinete, pois deixei ele solto lá dentro por enquanto.

Eu acabei ficando com o SSD (240gb) mais dois HDs (ambos de um de 1TB), inclusive um deles

está completamente vazio e estou pensandoem desligar ele, o mais velho, pois deve ter mais de 8

anos de uso.

Agradeço muito mesmo aqui aos amigos abaixo que me prontamente ajudaram!

@gutopereira, @RS Faria @GabrielLP14

Há algum problema em ter instalado o SSD noutra porta SATA ou deveria ser na primeira?

Abraços,

Luis

Postado

Algumas placas mae mais antigas possuiam duas portas SATA 3 e duas portas SATA 2...

Se for esse o seu caso, ai o recomendado é liga-lo na porta SATA 3 para poder usufruir de toda velocidade que ele pode te oferecer.

Realize um teste de velocidade usando o programa Crystal Disk Mark, se a velocidade de leitura chegar a 450-500 Mb/s então ele deve estar conectado na porta SATA 3.

Se a velocidade for de ate 250 Mb/s então ele esta na porta SATA 2.

Postado

Bom dia Guto,

Fiz o teste e deram os seguintes resultados:

------------------------------------------------------------------------------
CrystalDiskMark 7.0.0 x64 (C) 2007-2019 hiyohiyo
                                  Crystal Dew World: https://crystalmark.info/
------------------------------------------------------------------------------
* MB/s = 1,000,000 bytes/s [SATA/600 = 600,000,000 bytes/s]
* KB = 1000 bytes, KiB = 1024 bytes

[Read]
Sequential 1MiB (Q=  8, T= 1):   484.011 MB/s [    461.6 IOPS] < 16941.15 us>
Sequential 1MiB (Q=  1, T= 1):   454.627 MB/s [    433.6 IOPS] <  2263.92 us>
    Random 4KiB (Q= 32, T=16):   140.730 MB/s [  34357.9 IOPS] < 14874.70 us>
    Random 4KiB (Q=  1, T= 1):    23.349 MB/s [   5700.4 IOPS] <   174.95 us>

[Write]
Sequential 1MiB (Q=  8, T= 1):   436.244 MB/s [    416.0 IOPS] < 19056.25 us>
Sequential 1MiB (Q=  1, T= 1):   356.983 MB/s [    340.4 IOPS] <  2932.37 us>
    Random 4KiB (Q= 32, T=16):   132.174 MB/s [  32269.0 IOPS] < 15840.68 us>
    Random 4KiB (Q=  1, T= 1):    72.592 MB/s [  17722.7 IOPS] <    56.22 us>

Profile: Default
   Test: 1 GiB (x5) [Interval: 5 sec] <DefaultAffinity=DISABLED>
   Date: 2020/03/22 10:16:58

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

Eu recomendaria uso do Momentum Cache só se você usar no-break de qualidade ou se for em notebook, o que acredito não ser o caso. Se houver alguma queda de energia, seus dados poderão ser perdidos ou corrompidos, porque o SSD usa parte da memória RAM como cache e esses dados serão perdidos se o PC for desligado abruptamente. Abraços.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, GabrielLP14 disse:

@Luis_Claudio Olá, boa tarde. Caso a entrada seja SATA III de 6Gbps não haverá problema.

De acordo com este "teste" está em SATA III portanto não haverá problema, eu só recomendaria que aumenta-se um pouquinho o espaço do overprovisioning e ative o momentum Cache do SSD Crucial

Pesquisei aqui e fiquei na dúvida de como fazer este overprovisioning. Preciso instalar um programa ou já tenho aqui nativo algum recurso pra fazer?

adicionado 0 minutos depois
1 hora atrás, mick 07 disse:

Eu recomendaria uso do Momentum Cache só se você usar no-break de qualidade ou se for em notebook, o que acredito não ser o caso. Se houver alguma queda de energia, seus dados poderão ser perdidos ou corrompidos, porque o SSD usa parte da memória RAM como cache e esses dados serão perdidos se o PC for desligado abruptamente. Abraços.

Eu não uso no-break mesmo...

Postado
3 horas atrás, Luis_Claudio disse:

Pesquisei aqui e fiquei na dúvida de como fazer este overprovisioning. Preciso instalar um programa ou já tenho aqui nativo algum recurso pra fazer?

Você pode fazer tanto via o software que o fabricante disponibiliza de monitoramento do SSD, ou você pode deixar em espaço não alocado que o controlador do SSD já utilizará este espaço para o O.P.

Postado
3 horas atrás, GabrielLP14 disse:

Você pode fazer tanto via o software que o fabricante disponibiliza de monitoramento do SSD, ou você pode deixar em espaço não alocado que o controlador do SSD já utilizará este espaço para o O.P.

OP Feito, de 10% do espaço livre do SSD!

Baixei o "Crucial Storage Executive" no site do fabricante e mandei ver!

Obrigado!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!