Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

80ºC No ryzen 5 2400g é normal?


Posts recomendados

Entao galera, primeiramente boa noite. 

Eu to com problema bem chato. Por algum motivo, meu computador esta caindo  muito o fps em qualquer game que eu abro. Até os mais simples. Ele fica 200 fps cravado, e do nada vai pra 2.

E isso fez eu pensar que seja a temperatura, e desmotei o computador inteiro e limpei.

E nao adianto nada, e isso antes nao estava acontecendo.

Meu pc tem Water cooler, e cheguei a pensar que a bomba dele nao estava funcionando.(talvez pode ser)

Só que o water cooler está conectado no CPUFAN1, na placa-mãe, e pelo HWMonitor, esta funcionan normal o water cooler.

 

Gostaria que alguem que ja tenha passada por isso. Possa da uma luz, do que pode ser. 

 

Meu pc é

Ryzen 5 2400g

16gb ram 2x8

Gtx 1060 6gb

Water cooler da pcyes sangue frio

placa-mãe: Asrock : A320M

 608196149_ajudaplz.thumb.png.c9a24e4538f2135166e2ec147b661d05.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alan Andrade Dias

6 minutos atrás, Alan Andrade Dias disse:

Outra pergunta, é normal a parte de cobre do water cooler ta muito quente quando tiro ele?

se tiver acabado de desligar o pc sim pois o calor ta sendo dissipado ainda.

adicionado 0 minutos depois

só uma pergunta seu WT é 120mm ou mais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alan Andrade Dias seu gabinete coube ele tranquilamente?

se sim não faço ideia qual possa ser o problema pois é um WT potente pelo que pesquisei 150 de TDP tranquilamente a pasta térmica reduz um pouco a força dele mas não o suficiente para deixar a 80 graus.

Só mais uma coisa o cooler/radiador dele ta jogando o ar quente pra fora certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Alan Andrade Dias disse:

@Shredder AMI

Nao, a bomba do wc, é 3 pinos tambem, igual qualquer fan. Acredito que nao tem como eu ligar na fonte

Algumas placas mãe possuem o conector CPU_PUMP para a bomba do WC. A diferença é que nesse conector ele está a 100%, nas demais (CPU_FAN e CHA_FAN) existe uma variação de acordo com a temperatura.

Onde você ligou o conector da ventoinha do WC?

 

O ideal é deixar a ventoinha do WC no conector CPU_FAN e ligar a bomba em outro conector e na BIOS deixar o conector que foi ligado a bomba em 100%.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shredder AMI  Na verdade eu troquei varias vezes de lugar, porque pensei que nao estava funcionando na verdade. Mas tava a ventoinha do wc no cpu mesmo, mais eu troquei. E o Wc tava ligado na parte inferior da placa-mãe. Abaixo da placa de video. Posso deixa como ta? ou melhor nao?

 

CPU FAN- Bomba do wc

CHA FAn- Ventoinha do wc

 

E na parte inferior a outra ventoinha traseira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa placa-mãe possui 3 conector, sendo 2 de 4 pinos e 1 de 3 pinos.

A diferença é que 4 pinos há controle PWM e comunicação para informar a rotação, já o 3 pinos não existe esse canal de comunicação (nesse caso ele "chuta", faz uma estimativa da rotação em função da tensão).

 

A320M(L2).thumb.png.63e0fd050053b41f95cec5046a8f1c9d.png

De preferência ligue sempre a ventoinha do cooler/watercooler no CPU_FAN1, pois por padrão esse conector leva em consideração a temperatura da CPU.

Tem certeza que a bomba possui apenas o conector 3 pinos? Geralmente a bomba tem outro conector para ligar na fonte, caso não queira ligar na placa-mãe.

Caso não tenha, use o conector CHA_FAN e configure na BIOS para 100%.

 

adicionado 10 minutos depois

@Alan Andrade Dias

Sobre a rotação da bomba, peguei do WC errado, o seu é o Sangue Frio, passei a do NIX.

Do Sangue Frio é de 2300rpm +/-10%.

 

Por acaso você tinha configurado a rotação do CPU_FAN para o máximo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shredder AMI já aconteceu antes, eu troquei a pasta e parou. Mais isso não faz 3 meses. Será que pode ser a qualidade da pasta? Ou quantidade?

adicionado 4 minutos depois

@Shredder AMI  o que acontece as vezes também. É da uma travadinha de milésimos de segundo, e trava o áudio. Igual quando dava tela azul antigamente. Mais é quase imperceptível, e acontece umas 2x por dia no máximo. Tipo to escutando uma música e da aquela travadinha e passa em seguida muito rápido. E isso começou acontecer, dessa da última vez que tive problema com a temperatura 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem a quanto tempo esse wc?
Já usava anteriormente com temperaturas normais?

 

Salvo engano seu wc parece ser um modelo mais antigo.
Acho que teve uma revisão com a bomba usando alimentação pelo cabo sata ao invés do conector de 3-pinos.

 

O wc parece que está com defeito.
Não tenho certeza mas a garantia é de apenas 1 ano.
Na dúvida é melhor consultar a Pc Yes.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1. qual pasta você está usando?

2. a configuração do CPU_FAN na Bios está em 100% o tempo todo? (se não ajuste desta forma)

3. printe a config do CHA_FAN na bios

4. de uma balançadinha no bloco do WC e veja se está bem preso, se tiver alguma duvida se está ou não solte-o (mas não remova-o) e prenda-o novamente em aperto diagonal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!