Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Por curiosidade eu dei uma busca por Linux e cheguei a um que é tido como o mais parecido com o windows, mas para baixar precisa pagar U$ 39 USD, seria apenas essa versão ou todas são? Já baixei outras e nunca foi cobrado nada, instalei, e como não gostei muito desinstalei, mas não teve nada de pagar, ativar ou qualque coisa mas o engraçado é que rolando a página dá para baixar sem pagar, não sei se é o mesmo, mas e ai????

https://zorinos.com/download/

Postado

Olá, a distribuição citada na postagem é criada a partir do Kernel Linux, porém, não é distribuída por criadores do mesmo, então, mesmo que o Linux, possuindo um código aberto e de livre acesso, os criadores de distribuições podem sim comercializar uma OS desenvolvida com base no Kernel Linux. Caso esteja procurando uma boa distro para seu computador, gratuita, que rode leve e que seja simples para tudo que deseja fazer, eu recomendo o Linux Mint, com um design acolhedor e prático, é a melhor opção para quem quer facilidade e leveza na navegação. (E não, a maioria das distribuições são gratuitas)
E, por curiosidade, existem algumas que eu conheço e utilizam o sistema de "Pague o valor que eu mereço", uma espécie de doação obrigatória, sabe? Esta distribuição é a Elementary OS.

• Curtir 2
  • Coordenador
Postado

@misterjohn A questão central do kernel Linux é ser open source. Ou seja, de código aberto. Ser gratuito é algo completamente diferente. Sim, a maioria das distribuições Linux são totalmente gratuitas. Mas não necessariamente precisam ser.

Quanto à questão dos programas, há pouco mais de um mês resolvi instalar o Ubuntu no meu notebook para utilizar para trabalho. Consegui instalar o Microsoft Office e o AutoCAD 2008 por meio do PlayOnLinux (existem diversas alternativas gratuitas e de código aberto, mas preciso desses programas devido à perfeita compatibilidade de formatos), bem como outros programas de Windows (EPANET e Allavsoft). O GIMP, o QGis, o Orange e diversos outros programas que preciso para trabalhar já estão disponíveis nativamente para Linux. O único software que não consegui instalar ou substituir é o PowerBI da Microsoft, mas aí instalei o Windows 10 em uma máquina virtual e resolvi a questão. Ou seja, sou usuário de diversos programas específicos e avançados e não tive problemas em rodar tudo o que queria no Ubuntu.

Ultimamente, devido aos avanços de iniciativas como Proton (da Steam) e Lutris, distribuições Linux começaram a ser vistas como alternativas viáveis para jogos, algo que sempre foi dominado pelo Windows. Anteontem resolvi testar o Ubuntu também no meu desktop, que uso quase exclusivamente para jogos. Eis que todos os jogos que testei funcionaram perfeitamente (consultando o https://www.protondb.com/, percebi que em torno de 90% da minha biblioteca poderia rodar sem problemas, o que de fato acontece). O resultado? CS:GO, Elder Scrolls Online (ESO), Super Animal Royale (SAR) e inúmeros outros jogos funcionando da mesma forma que funcionam no Windows. Ou seja, sou usuário gamer e, mesmo assim, o Ubuntu atendeu perfeitamente.

As distribuições Linux evoluíram muito. Encontrar programas totalmente funcionais é bem mais tranquilo. Sinceramente, acho que atendem à maioria dos usuários, dependendo principalmente apenas de questões de costume.

Em 10/04/2020 às 21:39, NullPointerException disse:

E, por curiosidade, existem algumas que eu conheço e utilizam o sistema de "Pague o valor que eu mereço", uma espécie de doação obrigatória, sabe? Esta distribuição é a Elementary OS.

Doação não obrigatória, porque você pode digitar 0 e baixar o Elementary de graça. Você só paga se quiser.

• Curtir 2
Postado

@KairanD Ola KairanD, grato pela participação nessa questão, também acho que é só costume, como aqui mesmo no FCH, cada vez que muda a plataforma tem aquela "chiadeira inicial" é um tal de não acho isso, não consegui acessar aquilo, a qual eu me incluo, mas depois fica tudo bem e não se fala mas no assunto e o modelo anterior fica morto e sepultado, larguei o xp para usar o 7 e depois o 10, no começo uma contrariedade danada mas depois a gente não quer trocar mais.
Á vezes quando é necessário uma formatação fico tentado a experimentar o Linux, mas eu não dou o tempo necessário para acostumar, esse é o erro.
Bem quanto as pequenas dúvidas:
-Você instalou o Microsoft Office e o AutoCad por meio do PlayOnLinux, imagino que esse seja o repositório de programas e essas são versões para Linux ou esse tal de PlayOnLinux seria tipo de um programa para adaptar os originais Microsoft e Autodesk ou ainda eles são compatíveis tanto para windows como para o Linux?
-Esse PowerBi que não rolou não teria algo similar no sitio de programas ou você preferiu a qualidade dele em detrimento ao equivalente Linux?
-Já essa vantagem da compatibilidade de jogos para mim não seria aproveitada porque não curto esses programas, mas esses que foram testados no Ubuntu eram todos destinados a Windows?
-Existem muitas versões do Linux ou distribuições como chamam, e os programas específicos para esse SO atendem a todas elas ou cada uma tem as suas versões? 
-Outro aspecto importante, quanto aos drivers, eles existem disponíveis ou já vem embarcado boa parte deles no SO tal como o Windows?
-Existe um local onde os drivers ficam disponíveis bem como os programas, ou temos que buscar nos respectivos sites dos desenvolvedores?
-Fiz um teste no baixaki, coloquei na busca "edição de vídeo", escolhi "Linux" e quando clico na busca, o sistema retorna setado para windows e os programas listados uns consta "funciona em windows xp/Vista7/8/8.1/10" já outros "funciona em windows xp/Vista/7/8/8.1" e outros "funciona em Android versões 2.3~4.4" e "funciona em Mac OS X", vi um sem indicação e outro "funciona em Linux X11" (Apenas nesse????)com isso sinaliza um cenário difícil em obter programas pelo menos nesse local tão conhecido e antigo.
Obs: Então o que deve ser feito primeiro é tentar instalar o programa que temos e usamos, "vai que cola" e funciona, caso contrário temos que buscar em outros locais como superdownloads ou dá no mesmo?

adicionado 57 minutos depois

Eu gravo blu ray com esse programa, mas o que quer dizer "Wine" ?

https://e-tinet.com/linux/9-programas-gravar-cd-dvd-no-ubuntu/

IMGBURN PARA WINDOWS, NO LINUX (VIA WINE)

Mas ImgBurn é um dos poucos aplicativos que funciona perfeitamente no Wine, é por isso que está na lista oficial de aplicações suportadas do Wine.

Postado

No mundo linux temos o xfburn que grava blu ray, ele é nativo da interface XFCE mas pode ser instalado em outras interfaces, é só ir na loja ou usar o terminal

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado
7 horas atrás, misterjohn disse:

Ola KairanD, grato pela participação nessa questão, também acho que é só costume, como aqui mesmo no FCH, cada vez que muda a plataforma tem aquela "chiadeira inicial" é um tal de não acho isso, não consegui acessar aquilo, a qual eu me incluo, mas depois fica tudo bem e não se fala mas no assunto e o modelo anterior fica morto e sepultado, larguei o xp para usar o 7 e depois o 10, no começo uma contrariedade danada mas depois a gente não quer trocar mais.

Eu também passei por isso... Quando o Windows 10 foi lançado, fiquei insistindo em continuar usando o Windows 7. Depois de muito tempo resolvi trocar, e aí percebi a superioridade clara do Windows 10.

Á vezes quando é necessário uma formatação fico tentado a experimentar o Linux, mas eu não dou o tempo necessário para acostumar, esse é o erro.

Isso aconteceu comigo diversas vezes. Peguei para testar com intenção de manter apenas quando instalei no meu notebook dessa vez. E foi super tranquilo acostumar!

O avanço das distribuições Linux nos últimos 5 anos é impressionante.

-Você instalou o Microsoft Office e o AutoCad por meio do PlayOnLinux, imagino que esse seja o repositório de programas e essas são versões para Linux ou esse tal de PlayOnLinux seria tipo de um programa para adaptar os originais Microsoft e Autodesk ou ainda eles são compatíveis tanto para windows como para o Linux?

O PlayOnLinux é um aplicativo criado para facilitar a instalação e a configuração do Wine. O Wine (Wine Is Not an Emulator) é uma camada de compatibilidade instalada entre o aplicativo Windows e o kernel Linux. Dessa forma, programas para Windows podem ser executados em sistemas baseados em Linux. Mas ele não é perfeito: diversas vezes funciona direto, sem precisar configurar nada. Em outras, depende de configurações. Para diversos programas, pode nem funcionar.

-Esse PowerBi que não rolou não teria algo similar no sitio de programas ou você preferiu a qualidade dele em detrimento ao equivalente Linux?

O Power BI é um programa bem específico... Devem existir substitutos open source, mas ele é o aplicativo utilizado para Big Data no meu curso de MBA e por isso preciso dele.

-Já essa vantagem da compatibilidade de jogos para mim não seria aproveitada porque não curto esses programas, mas esses que foram testados no Ubuntu eram todos destinados a Windows?

Diversos são nativos para Linux (como o CS:GO), mas a maior parte existe apenas para Windows. O Proton (que também é baseado no Wine) permite que jogos de Windows da Steam funcionem em distribuições Linux. Jogos fora da Steam podem ser instalados por meio do Lutris ou PlayOnLinux. 

-Existem muitas versões do Linux ou distribuições como chamam, e os programas específicos para esse SO atendem a todas elas ou cada uma tem as suas versões?

Depende. Você tem algumas distribuições Linux principais e outras que são "filhas" dessas. Por exemplo, no caso do Ubuntu (sistema "pai") e Mint (sistema "filho"), os repositórios são os mesmos e os comandos também funcionam em ambos. O Elementary, outro sistema "filho" do Ubuntu, tende a funcionar de forma muito semelhante também. Contudo, podem existir incompatibilidades.

Por sinal, o Ubuntu, que é a distribuição Linux mais popular, é baseado no Debian. Se você quer algo simples e intuitivo, parecido com o Windows, recomendo o Mint (que, por ser baseado no Ubuntu, tem todo o suporte dele como apoio). Mas o Ubuntu é extremamente fácil de usar também (muita gente inclusive acha mais intuitivo que o Windows, e eu concordo). Fora que a interface é linda...

-Outro aspecto importante, quanto aos drivers, eles existem disponíveis ou já vem embarcado boa parte deles no SO tal como o Windows?

Geralmente o próprio sistema já instala tudo durante a formatação. Ele inclusive pergunta se você permite que ele se conecte à Internet e faça o download de drivers proprietários adicionais. No meu notebook e no meu desktop foi tudo automático. Ele buscou os drivers mais atualizados e não precisei fazer nada. Tudo funciona da melhor forma possível. Formatou e está pronto.

Inclusive, o Ubuntu me pareceu bem mais fácil nesse sentido. Não tive que buscar drivers da Nvidia no site, ele instalou os mais atuais sozinho durante a formatação. Meu controle de Wii U, que precisa de um aplicativo específico e é chato de configurar no Windows, funciona no Ubuntu sem qualquer esforço ou software adicional (literalmente só preciso ligar e o Bluetooth encontra). Minha impressora Epson L375, que precisa de drivers específicos e malabarismos para funcionar no Windows, é encontrada e configurada no Ubuntu com três cliques, bastando mandar pesquisar e adicionar uma impressora na rede...

-Existe um local onde os drivers ficam disponíveis bem como os programas, ou temos que buscar nos respectivos sites dos desenvolvedores?

Diversas distribuições Linux possuem repositórios oficiais. Esse é o caso do Ubuntu e do Mint. Ou seja, você nem precisa abrir o navegador para instalar drivers e programas. Há diversas formas de instalar programas.

A primeira, mais simples, é a loja de aplicativos. Funciona como no Android: você abre, pesquisa e clica em baixar. Outra, a mais prática, é usar o terminal. Por exemplo, se eu digitar "sudo apt-get install gimp" ele baixa e instala o GIMP. Outra é usar o terminal para baixar pacotes PPA, externos, e aí instalar. Por fim, você pode baixar pacotes .deb e instalar, como faz no Windows. É bem simples, questão de costume.

É bem mais fácil baixar os programas típicos do "pós-formatação" no Ubuntu quando comparado ao Windows 10. Ao menos foi minha experiência. O sistema fica pronto muito mais rápido. Eu montei meu guia pessoal de formatação. Instalo o sistema e, com poucas linhas no terminal, faço tudo o que preciso para deixá-lo pronto.

-Fiz um teste no baixaki, coloquei na busca "edição de vídeo", escolhi "Linux" e quando clico na busca, o sistema retorna setado para windows e os programas listados uns consta "funciona em windows xp/Vista7/8/8.1/10" já outros "funciona em windows xp/Vista/7/8/8.1" e outros "funciona em Android versões 2.3~4.4" e "funciona em Mac OS X", vi um sem indicação e outro "funciona em Linux X11" (Apenas nesse????)com isso sinaliza um cenário difícil em obter programas pelo menos nesse local tão conhecido e antigo.

O Baixaki é um péssimo site, porque eles adoram colocar crapware nos instaladores. Se você usou para pesquisar, beleza, mas não recomendo baixar nada nele. Até para pesquisar é ruim, porque muita coisa não vai aparecer aí.

No caso do Ubuntu, Mint, Elementary e muitos outros, você pesquisa na loja de apps oficial. Pesquisei por "burn" e apareceram 5 alternativas para gravar discos no Ubuntu 19.10. Pesquisando externamente deve ter bem mais. Algum deles (senão todos) devem te atender.

Obs: Então o que deve ser feito primeiro é tentar instalar o programa que temos e usamos, "vai que cola" e funciona, caso contrário temos que buscar em outros locais como superdownloads ou dá no mesmo?

Programas para Windows podem ser instalados apenas por meio do Wine. Você pode usar o PlayOnLinux para simplificar isso. Mas a melhor opção é procurar alternativas de programas nativos para a distribuição Linux.

Superdownloads é outro site que não recomendo usar. Mesmo caso do "Baixacrapwareaqui".

Mas ImgBurn é um dos poucos aplicativos que funciona perfeitamente no Wine, é por isso que está na lista oficial de aplicações suportadas do Wine.

Diversas aplicações não suportadas oficialmente funcionam perfeitamente no Wine. E diversas também não funcionam. Só dá para saber testando. Você pode consultar no Wine HQ se alguém já testou.

A questão é que o suporte melhora e melhora a cada atualização.

• Amei 1
Postado

@KairanD Gostei dos esclarecimentos, tenho ainda umas pequenas dúvidas mas vou deixar para amanhã, estou aqui desde as 10:00 hs da manhã...cansei por hoje...mas até agora as informações estão super esclarecedoras...muito obrigado e desculpe pelo "aluguel" como dizem quando você fica solicitando muito de uma pessoa....😄

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!