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Inversor de frequência para tupia utilizando arduino


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Olá! Me tirem uma dúvida,  tenho uma tupia 127 v 540watts com um rpm de 40.000, muito alto, preciso da metade dessa velocidade sem perder torque. Se eu retificar a tensão da rede e chavear novamente em 30 hz, utilizando o arduino e mosfet eu consigo esse feito, 20.000 rpm com o mesmo torque?

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Se o motor for dc você deve diminuir a V e não necessariamente a freq. Se motor dc, tenta um diodo ou dimmer.

 

E pra manter o torque (rotação) você deve mesmo lançar mão de um sistema inteligente. Algo como uma realimentação da informação: se a velocidade cair, aumenta a V e vice versa.

Mas me lembro vagamente que tinha um dimmer inteligente que fazia isso. Pesquise pelo sistema da furadeira parafusadeira que aumenta gradualmente a rotação e dá um certo torque...

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36 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Se o motor for dc você deve diminuir a V e não necessariamente a freq. Se motor dc, tenta um diodo ou dimmer.

 

E pra manter o torque (rotação) você deve mesmo lançar mão de um sistema inteligente. Algo como uma realimentação da informação: se a velocidade cair, aumenta a V e vice versa.

Mas me lembro vagamente que tinha um dimmer inteligente que fazia isso. Pesquise pelo sistema da furadeira parafusadeira que aumenta gradualmente a rotação e dá um certo torque...

Mas o motor que quero controlar é ac. Quando for converter a corrente dc novamente em ac como exatamente deve ocorrer, quando uma fase é negativa a outra é positiva e depois inverte tudo isso dentro do tempo que vai ser a frequência do circuito é isso? A onda que o arduino vai gerar pode ser quadrada?

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1 hora atrás, Oziel Rossow da Silva disse:

Quando for converter a corrente dc novamente em ac como exatamente deve ocorrer, quando uma fase é negativa a outra é positiva e depois inverte tudo isso dentro do tempo que vai ser a frequência do circuito é isso? A onda que o arduino vai gerar pode ser quadrada?

Por gentileza queira pesquisar sobre o inversor de frequência. Sim o sinal de controle é digital com controle de pwm. Neste caso sim, faz sentido o controle da frequência a 30Hz...

pwm-for-different-output-frequencies.png

Isso faz o motor girar + lento. Mas além da freq, há de se haver também o controle da tensão (ou corrente) pela largura de pulso. De novo, consulte sobre os princípios de um inversor de frequência...

 

 

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Pela alta rotação que essa máquina tem, creio que essa máquina usa um motor do tipo universal.

É um motor AC que também funciona em DC. 

Este com somente um diodo em série ligado na rede pode diminuir a rotação. 

 

Outra maneira é um dimmer, mas para manter o torque deve ter o sistema de realimentação mencionado pela @Isadora Ferraz

Indo mais além, também tem como fazer um controle por PWM em DC, visto que esse motor funciona em corrente contínua. 


 

 

Porém existe o motor de indução, sempre girando a rotações mais baixas entre 1500 e 3600 rpm só funciona em AC. Para este a única maneira é o inversor de frequência quando se trata de reduzir a rotação. 

 

@Oziel Rossow da Silva poderia tirar a dúvida? O motor é universal ou de indução? 

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15 horas atrás, Oziel Rossow da Silva disse:

 tenho uma tupia 127 v 540watts com um rpm de 40.000, muito alto, 

 

Olá!

 

Informe a marca e modelo do seu equipamento. 

Assim é possível pesquisar qual tipo de motor é usado. 

 

Sendo motor universal, é possível usar um dimmer com Triac. 

Quanto ao torque, é possível medir a corrente de consumo e aplicar uma correção para cada faixa de corrente. 

Isso funcionaria bem com um micro-controlador.

 

Ou talvez no dimmer analógico um amplificador operacional pegar o sinal de corrente num resistor Shunt e transformar num valor de tensão para corrigir a o torque.

 

Os antigos toca-fitas usavam um motor com controle assim. 

O motor era DC comum e precisava girar numa velocidade muito bem controlada para o áudio não ficar variando. Precisava manter o torque para puxar a fita que não era nada leve. 

Daí o controle da velocidade era pela tensão mesmo. Com tensão x o motor girava x vezes por minuto. 

Já o torque era controlado pela corrente de consumo. Um CI media a corrente de consumo num resistor Shunt e se a corrente aumentasse, o CI de certa forma sabia que a tensão tinha que ser compensada num valor para manter a mesma velocidade.

Tudo feito sem realimentação nem nada. Só medindo o consumo do motor 

 

 

  

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Me fez lembrar. Os ainda mais...

1 hora atrás, albert_emule disse:

antigos toca-

discos usava um sistema puramente mecânico. O contato da escova do rotor passava por dispositivo engenhoso o qual usava a força centrífuga pra manter a velocidade constante. Algo como.. se gira rápido a força centrífuga desligava o rotor. Se bem que pensando bem, acho que era apenas um limitador e não controlador...

 

Ao googlar imagens pra ver se acho, vi isso que conecta à ideia do França...

 

Regulador%20do%20motor.jpgto tentando mas não to conseguindo "ver" o torque mantido com este circuito...mas quase acho que consigo "sentir" a V mantida.... ah sim.. ndv ele como controle pro autor, ok? É só referência mesmo...

 

https://sites.google.com/site/lorijesusalves/Eletronica/disco-estrobosc

..onde o cara menciona o tal "ajuste interno" do motor que era um parafuso que pressionava os contatos numa mola...

 

Passado...? presente!

 

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6 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Me fez lembrar. Os ainda mais...

discos usava um sistema puramente mecânico. O contato da escova do rotor passava por dispositivo engenhoso o qual usava a força centrífuga pra manter a velocidade constante. Algo como.. se gira rápido a força centrífuga desligava o rotor. Se bem que pensando bem, acho que era apenas um limitador e não controlador...

 

Ao googlar imagens pra ver se acho, vi isso que conecta à ideia do França...

 

Regulador%20do%20motor.jpgto tentando mas não to conseguindo "ver" o torque mantido com este circuito...mas quase acho que consigo "sentir" a V mantida.... ah sim.. ndv ele como controle pro autor, ok? É só referência mesmo...

 

https://sites.google.com/site/lorijesusalves/Eletronica/disco-estrobosc

..onde o cara menciona o tal "ajuste interno" do motor que era um parafuso que pressionava os contatos numa mola...

 

Passado...? presente!

 

 

Eu acabei lembrando que eu tinha um motor de toca-fitas. Daí liguei numa bateria de 12V e soldei duas pontas de fio nos terminais que alimentam o motor. 

Daí coloquei o osciloscópio para monitorar o que acontece no motor quando seguramos o eixo.

Acontece que qualquer peso no eixo do motor faz a tensão de alimentação subir.

O motor girando a vazio, a tensão de alimentação fica em 3V. 

Mas daí quando seguramos o eixo até travar, a tensão sobe para 7V. 

Se segurar só um pouco, deixando o eixo girar, mas fornecendo um esforço ao eixo, a tensão sobe proporcionalmente ao esforço. 

 

No circuito já tem um sensor de corrente que atua num regulador de tensão. 

Parece que corrente de consumo baixa é igual a tensão baixa. 

Corrente de consumo alto é igual a tensão alta.

O circuito que mede a corrente deve ter um ganho equivalente à tensão extra que o motor precisa para manter o torque.

 

O que me vem à mente seria um amplificador de sinal para um Shunt com um operacional com um trimpot para ajustar o ganho.

Daí usaria um CI do tipo TCA785 para fazer o controle do TRIAC.

O amplificador operacional iria ler a corrente do resistor Shunt e fazer a compensação de tensão: 

tca785.jpg

 

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