Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Será que queimei a fonte?


Posts recomendados

Pessoal, tenho... ou melhor, TINHA uma fonte CA-CC, de 100v até 240v na entrada e 12v@2,5A na saída. Tava aqui faz tempo e como eu ia usá-la resolvi dar uma testada antes. Coloquei o multímetro na escala CC até 20v e tava tudo certo. Aí fui testar outras partes da geringonça que eu tô montando e virei a escala para testar uns resistores. Acabei de testar os resistores e lembrei que não tinha anotado qual dos cabos da fonte era positivo e qual era negativo. Como achei que ainda tinha alguma carga nos capacitores, o suficiente para saber qual dos fios era o positivo, sem ligar a fonte na tomada botei o multímetro ali, na saída. Fiquei olhando uns minutos e nada do mostrador mostrar nada... ainda insisti: conectei e desconectei os cabos do multímetro algumas vezes na saída da fonte. Só depois lembrei que o multímetro tava virado para "resistência". E aí, virei o multímetro pro lado certo (CC até 20v) mas agora não tem mais nada ali.

 

Será que eu queimei a fonte?

adicionado 10 minutos depois

Pensando bem agora, talvez eu tenha injetado uma tensão na saída dessa fonte - aquelas chinesas, pequenas, que vão na parede, mesmo - mas com o multímetro não na escala de resistência e sim no teste de continuidade... talvez a última coisa que eu testei antes de voltar à fonte tenha sido um diodo. Isso pode ter queimado algum componente? Lembrei dos capacitores de saída... e se eu botei positivo na negativo?

 

Seria chato ter que ir atrás de outra fonte dessas com esse negócio de ficar em casa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

conectei e desconectei os cabos do multímetro algumas vezes na saída da fonte. Só depois lembrei que o multímetro tava virado para "resistência". E aí, virei o multímetro pro lado certo (CC até 20v) mas agora não tem mais nada ali.

 

Será que eu queimei a fonte?

Mais fácil ter queimado o multímetro... 

Eu mesmo já queimei um colocando tensão na escala de resistência por engano. 

 

1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

Pensando bem agora, talvez eu tenha injetado uma tensão na saída dessa fonte - aquelas chinesas, pequenas, que vão na parede, mesmo - mas com o multímetro não na escala de resistência e sim no teste de continuidade... talvez a última coisa que eu testei antes de voltar à fonte tenha sido um diodo. Isso pode ter queimado algum componente? Lembrei dos capacitores de saída... e se eu botei positivo na negativo?

Impossível queimar a fonte assim, o multímetro foi feito pra medir. A tensão que ele põe nos componentes pra medir é muito pequena. 

 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!