Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de fonte para R5 3600 e RX 580


Posts recomendados

Olá, pessoal.

Sei que já há vários casos semelhantes, mas preferi fazer um tópico para uma conclusão melhor.

 

Estou pretendendo ter a seguinte config:

CPU Ryzen 5 1600 AF

GPU Radeon RX 570

MoBo B450(M) (torcendo para que eu pegue a Steel Legend)

RAM Crucial Ballistix 2x8GB

HD 2TB Toshiba/Seagate + SSD 240GB

 

Usei a calculadora da Outervision para calcular qual seria a potência recomendada para esta configuração e que possibilite upgrades futuros. Eu usei o Ryzen 3600, coloquei a RX 580 (por consumir mais), coloquei mais um SSD e fui adicionando mais coisas: fans, placa wlan, dvd drive, periféricos gamer, uso por 24 horas, etc.

No final, deu 480W de Load Wattage e 530W de Recommended PSU Wattage.

 

O problema é que vejo mais promoções de fontes 450W ou >=600W do que de 500W ou 550W. Eu exagerei na contagem e dá pra pegar de boas uma 450W ou é melhor gastar mais pra garantir mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, valdineifer disse:

Olá, pessoal.

Sei que já há vários casos semelhantes, mas preferi fazer um tópico para uma conclusão melhor.

 

Estou pretendendo ter a seguinte config:

CPU Ryzen 5 1600 AF

GPU Radeon RX 570

MoBo B450(M) (torcendo para que eu pegue a Steel Legend)

RAM Crucial Ballistix 2x8GB

HD 2TB Toshiba/Seagate + SSD 240GB

 

Usei a calculadora da Outervision para calcular qual seria a potência recomendada para esta configuração e que possibilite upgrades futuros. Eu usei o Ryzen 3600, coloquei a RX 580 (por consumir mais), coloquei mais um SSD e fui adicionando mais coisas: fans, placa wlan, dvd drive, periféricos gamer, uso por 24 horas, etc.

No final, deu 480W de Load Wattage e 530W de Recommended PSU Wattage.

 

O problema é que vejo mais promoções de fontes 450W ou >=600W do que de 500W ou 550W. Eu exagerei na contagem e dá pra pegar de boas uma 450W ou é melhor gastar mais pra garantir mesmo?

 

Simplesmente não faz sentido comprar a fonte baseado em uma configuração que você não usa.
Conforme a tecnologia avança e a litografia das placas e processadores reduz a eficiência energética aumenta, ou seja, mais desempenho e menos consumo, motivo esse pelo qual as fontes 1000, 850 e 750 vão estão em desuso (Para uso comum).
Uma boa fonte de 500W supri muito bem (E com muita folga inclusive) qualquer configuração intermediária (Como é o seu caso) até mesmo com uma Rtx 2060.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, NIGHT FALL disse:

 

Simplesmente não faz sentido comprar a fonte baseado em uma configuração que você não usa.
Conforme a tecnologia avança e a litografia das placas e processadores reduz a eficiência energética aumenta, ou seja, mais desempenho e menos consumo, motivo esse pelo qual as fontes 1000, 850 e 750 vão estão em desuso (Para uso comum).
Uma boa fonte de 500W supri muito bem (E com muita folga inclusive) qualquer configuração intermediária (Como é o seu caso) até mesmo com uma Rtx 2060.
 

 

Faz sentido se eu pretendo adicionar mais periféricos/componentes ao longo do tempo, na minha visão.

 

A questão é como eu falei, geralmente as 450W é que estão em promoção. Então queria saber se ainda há uma folga para adicionar mais periféricos e componentes sem precisar trocar a fonte, que pode durar mais de 5 anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, NIGHT FALL disse:

 


Conforme a tecnologia avança e a litografia das placas e processadores reduz a eficiência energética aumenta, ou seja, mais desempenho e menos consumo, motivo esse pelo qual as fontes 1000, 850 e 750 vão estão em desuso (Para uso comum).

 

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, valdineifer disse:

Faz sentido se eu pretendo adicionar mais periféricos/componentes ao longo do tempo, na minha visão.

 

Você pensou certo, mas executou errado.
Se você resolver comprar uma fonte pensando na famosa "possibilidade de upgrade", pega uma de 1200W, pois as possibilidades são quase infinitas.
Mas vamos falar da sua realidade.
Você comprou uma placa B450, e citou interesse pela Steel Legend da AsRock, vamos usar ela como referência.
Quais são os possíveis Upgrades disponíveis pra essa placa (No Setup que você pretende comprar)
4 Pentes de memória

2 Placas de vídeo AMD (Suporte apenas a Crossfire)
4 Hds + SSD M2

Outra Rx 570 pra trabalhar em Crossfire

Além disso vamos colocar 1 Water Cooler bem parrudo (H115i) e mais umas 6 Fans de 120mm com muito RGB.

Mesmo com tudo isso, a configuração irá consumir na casa de 500w, logo uma fonte de 550 atende tranquilamente.


Percebe que a recomendação que de 500W já leva em conta todas as possibilidades dentro da sua configuração?

Entendo que no Brasil existe essa cultura de exagerar na potência da fonte. Vai fazer mal? Não, você pode colocar uma fonte de 750W, vai funcionar perfeitamente, porém vai pagar bem mais por um produto que não vai utilizar.
Imagine você pagar por 500 canais de TV, mas só usar 50, a analogia é a mesma...

Não se preocupe amigo, 500W (Sendo um modelo de qualidade) é mais que suficiente pra qualquer usuário intermediário.

Aproveitar e deixar algumas recomendações.
DeepCool 500w
Gamemax 500w



 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

1 hora atrás, NIGHT FALL disse:

Percebe que a recomendação que de 500W já leva em conta todas as possibilidades dentro da sua configuração?

Entendo que no Brasil existe essa cultura de exagerar na potência da fonte. Vai fazer mal? Não, você pode colocar uma fonte de 750W, vai funcionar perfeitamente, porém vai pagar bem mais por um produto que não vai utilizar.
Imagine você pagar por 500 canais de TV, mas só usar 50, a analogia é a mesma...

Não se preocupe amigo, 500W (Sendo um modelo de qualidade) é mais que suficiente pra qualquer usuário intermediário.

 

Mas cara kkkkk Você que começou a falar de fonte acima de 550W. A minha dúvida era sobre 450W seria válida nesse pensamento de upgrades já que ela que fica em promoção, como tô falando desde o início.

O que tenho receio é de pegar uma de 450W (pensando no custo) e acabar com gargalo (ou sei lá o que exatamente acontece) se eu colocar ssds, fans, periféricos que puxam energia, etc.

 

Essa Deepcool é boa mesmo? Tem cara de fonte fulera. A Gamemax, apesar de também ter essa cara, vi que se saiu ~legal~ no Teclab.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
20 horas atrás, valdineifer disse:

Usei a calculadora da Outervision para calcular qual seria a potência recomendada para esta configuração e que possibilite upgrades futuros. Eu usei o Ryzen 3600, coloquei a RX 580 (por consumir mais), coloquei mais um SSD e fui adicionando mais coisas: fans, placa wlan, dvd drive, periféricos gamer, uso por 24 horas, etc.

No final, deu 480W de Load Wattage e 530W de Recommended PSU Wattage.

Nem em um milhão de anos essa configuração chegaria a 480W, não importa quantos periféricos você consiga plugar aí. É por isso que não gosto dessas calculadoras, o resultado é superestimado de forma absurda em diversos casos.

 

18 horas atrás, valdineifer disse:

Faz sentido se eu pretendo adicionar mais periféricos/componentes ao longo do tempo, na minha visão.

O consumo bruto vem da placa de vídeo (principalmente) e do processador. A placa-mãe soma mais um pouquinho. O resto consome bem pouco.

 

15 horas atrás, valdineifer disse:

Essa Deepcool é boa mesmo? Tem cara de fonte fulera. A Gamemax, apesar de também ter essa cara, vi que se saiu ~legal~ no Teclab.

A Deepcool DA 500 foi testada e aprovada pelo Teclab. A Gamemax GM 500 é que teve o desempenho "legal" (vulgo mais ou menos). A Deepcool é superior (mas eu recomendaria a Pichau Nidus 500W, que é melhor e está mais barata).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, KairanD disse:

Nem em um milhão de anos essa configuração chegaria a 480W, não importa quantos periféricos você consiga plugar aí.

Então se eu ver uma promoção da 450W eu posso ir de boa? Massa. 

 

18 horas atrás, KairanD disse:

A Deepcool é superior (mas eu recomendaria a Pichau Nidus 500W, que é melhor e está mais barata).

Não tô confiando muito na Pichau, principalmente falando de prazo e atendimento. Só de pensar no meu azar de receber isso só em Junho e não ter nem o direito de reclamar. kkkkkk

Pior que deixei a Corsair 450W Bronze passar com uma promoção boa porque ainda tava com dúvida se uma 450W ficaria de boa pra minha situação descrita no tópico.

O certo é que vou ver qual vai aparecer com preço bom nos próximos dias: Pichau, Corsair, PCYes ou Deepcool.

 

Agradeço a todos pela participação, embora aparentemente não fui entendido muito bem por todos. :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!