Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Asus B450M Gaming + Ryzen 5 3600 não dá boot (sem vídeo)


Posts recomendados

Boa tarde,

Acabaram de chegar minhas peças para montar meu primeiro PC Gamer e não consigo inicializar o PC para instalar o windows e etc...

 

Estou com uma ASUS Prime B450M Gaming e um processador Ryzen 5 3600... assim como muitas outras pessoas com esse problema, eu ligo e não da vídeo nem BIOS.

 

Minha placa vem com o adesivo que diz que está atualizada para Ryzen 3000.

O duro é que eu não acho que seja questão de atualização uma vez que peguei o Ryzen 1600 do meu amigo e também não deu vídeo.

 

Além de não dar Vídeo os botões de POWER e reset não funcionam após o pc estar ligado.

 

Já testei todas as peças e estão funcionando perfeitamente. Então provavelmente está relacionado à placa-mãe...

 

ps: estou com placa de vídeo e o cabo está ligado nela

 

Alguém já conseguiu resolver isso? Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LucasCbax Perfeito.

 

Informe aqui a configuração completa do pc com marca e modelo da fonte que está sendo usado.

 

Tente resetar a BIOS, tem uma bateria na placa-mãe, com o pc fora da tomada, remova essa bateria por um tempo e depois retorne ela ao mesmo local.

 

Resetar a BIOS não apaga atualizações, apenas tira configurações.

 

Se comprou a mobo na Terabyte ou Pichau ela é enviada com BIOS atualizada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth obrigado pela atenção, ok vamos lá...

 

Fonte Corsair 550W 80 Plus Bronze CX550 - CP-9020121

SSD Adata SU650, 480GB, SATA, Leitura 520MB/s, Gravação 450MB/s - ASU650SS-480GT-R

 

Memória Crucial Ballistix Sport LT, 16 GB (2X8), 3000MHz, DDR4, CL15, Preta - BL2K8G30C15U4B


Placa-Mãe Asus AM4 Prime B450M-GAMING/BR 4 x DDR4 mATX 90MB10H0-C1BAY0 Asus

 

Placa-Mãe Asus AM4 Prime B450M-GAMING/BR 4 x DDR4 mATX 90MB10H0-C1BAY0 Asus
 

Galax GeForce GTX 970 4GB GDDR5 HOF 256-bit, 97NQH6DND2TX

 

adicionado 2 minutos depois

@Elder Nauvirth ontem eu tirei essa bateria por um tempo e coloquei de novo e nada... pelo o que andei pesquisando o mais comum é ser questão de atualização mesmo. Eu comprei da Ponto Frio, mas ela veio com o adesivo dizendo que suporta ryzen 3000 então creio que esteja atualizada.

 

O que me preocupou foi o fato de eu colocar a Ryzen 1600 do meu amigo e mesmo assim não funcionar, então já não tenho tanta certeza quanto esta teoria.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Já alternou os pentes de memória? Já alternou os slots? Teste o PC com o mínimo possível de hardwares conectados, desplugue o HD, SSD, deixe somente o vital pra ele dar vídeo.

O ideal era fazer um teste de bancada, ou ao menos desconectar todos os cabos do gabinete, dê start na placa com uma chave de fenda lá nos pinos power switch.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx boa tarde, sim testamos isso ontem também.. daqui a pouco farei mais alguns testes. Pelo que lembro tentamos as memorias em todas as combinações de slots possíveis. Será que poderia ser um erro de incompatibilidade entre a placa-mãe ou o processador com as memórias??

Vou tentar arranjar outro pente para fazer testes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Brc daqui umas duas horas estarei em casa retomando os testes e mando as fotos.

 

o botão de ligar funciona, mas depois que o PC liga (fans da cpu, placa de vídeo e fonte funcionando + luz laranja da placa-mãe e leds da placa de vídeo acende) os botões de power e reset nao fazem mais nada, preciso desligar direto na fonte.

 

O monitor fica com No Signal aparecendo e nada de vídeo 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LucasCbax Desculpe a demora para retornar.

 

Se na caixa da placa-mãe diz Ryzen 3000 Ready, então ela é pronta para rodar os Ryzen da série 3000, assim como é para rodar os anteriores.

 

Acho difícil, mas verifica também a ligação dos cabos, para ver se está tudo certo com alimentação, se ligou o cabo EPS na placa-mãe, esse por sua vez alimenta o processador, e nessa mobo se não me engano é apenas 4 pinos, o conector é um de 8.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então pessoal, só pra dar um feedback pra vocês... 

A gente em 5 pessoas sendo 3 da área da computação passamos dois dias inteiros pesquisando e fazendo diversos testes... nada.

 

A resposta lógica é que eu fui sorteado na loteria e minha placa-mãe veio com algum defeito, porque todos os outros componentes estão funcionando tranquilamente e nada deu certo nos testes que fizemos.

 

Enfim, vou tentar trocar na pontofrio e é isso aí.

Obrigado por tentarem ajudar!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 2 semanas depois...

Boa tarde, estou com o mesmo problema, alguém conseguiu solucionar?
Minha configuração é a seguinte
Asus B450M-Gaming/BR (Bios versão 2006).
AMD Ryzen 5 3400G

Kingston Hyperx Fury HX430C15FB3A/16 DDR4 3000Mhz
SanDisk SSD M.2 NVMe SDSSDH3N Leitura 2400Mb/s Gravação 1750Mb/s
Fonte One Power 500W

Mesmo desligando todos os acessórios usb (mouse, w-lan, teclado, pendrive, hd-ext.) a mensagem de erro permanece a mesma.
Da mesma forma desligando o M.2 SSD NVMe, e ligando HD em porta SATA, a mensagem de erro permanece inalterada.
 

Daí em diante o pc não responde a nenhum comando, permanece congelado na tela conforme imagem. Segue a descrição do erro:

 

Please enter setup to recover BIOS setting.
When RAID configuration was built, ensure to set SATA configuration to RAID mode.
Press F1 to Run SETUP

 

Após aparecer a descrição acima, não adianta apertar F1 conforme indicado e nenhum outro comando, o pc permanece congelado e não acessa o BIOS SETUP.

20200626_121654.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Acabei de montar o seguinte setup: Gigabyte B450m Gaming, Ryzen 5 3600, RTX 2060 e 16Gb Gail.

 

Todas os fans ligam, do processador, da placa de vídeo, os fans do gabinete, aparentemente tudo normal, inclusive o led da placa-mãe.

Mas não está dando vídeo algum. 

Já liguei no monitor via HDMI e DVI-D, mas nada de vídeo.

 

Será que preciso fazer a atualização da bios?

 

Alguém conseguiu solucionar o problema?

Grato.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!