Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O problema é minha placa de vídeo ?


Posts recomendados

@Athom Trago novidades, andei pesquisando muito e mudei muitas configurações do windows, testei também abrir jogos com a placa onboard que é uma Intel Hd Grafichs 2500 e o erro persistiu porém de maneira diferente, agora ao invés de congelar todo o computador apenas o jogo parou e é muito difícil fechá-lo porém consigo jogar por pouco tempo antes do erro aparecer. E quando abro o gerenciador de tarefas ele fica travado e com processos em branco, então quando tento desligar o pc ele fica travado na tela de desligamento e caímos no mesmo final tendo que desligar pelo botão.

adicionado 1 minuto depois
agora, Aaron Brysnei disse:

@Athom Trago novidades, andei pesquisando muito e mudei muitas configurações do windows, testei também abrir jogos com a placa onboard que é uma Intel Hd Grafichs 2500 e o erro persistiu porém de maneira diferente, agora ao invés de congelar todo o computador apenas o jogo parou e é muito difícil fechá-lo porém consigo jogar por pouco tempo antes do erro aparecer. E quando abro o gerenciador de tarefas ele fica travado e com processos em branco, então quando tento desligar o pc ele fica travado na tela de desligamento e caímos no mesmo final tendo que desligar pelo botão.

Não sei se tudo isso tem relação com o próprio Windows também, mas isso só acontece depois que o jogo congela, tudo funciona normalmente antes do erro.

adicionado 4 minutos depois

@Athom segue o link de onde comprei minha placa-mãe: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1187987711-placa-mãe-ddr3-asrock-1155-h61-i3-i5-i7-2-e-3geraco-nova-_JM

Andei pesquisando lá e mais pessoa reclamam da BIOS Itautec, porém um dos compradores que inclusive possui um processador igual ao meu disse que conseguiu trocar a BIOS, porém n sei como entrar em contato com o mesmo.

 

mistério.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

https://www.asrock.com/mb/Intel/H61MU3S3/index.asp#BIOS

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1187987711-placa-mãe-ddr3-asrock-1155-h61-i3-i5-i7-2-e-3geraco-nova-_JM

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1321551465-placa-me-itautec-st-4266-1155-i3-i5-i7-ddr3-2-e-3-_JM?quantity=1&variation=43614145963
 

Tirando alguns poucos detalhes, fisicamente a placa é idêntica, além de ter a inscrição ASRock H61M/U3S3.

Eu ainda estou atrás de alguma explicação ou algum BIOS específico, caso haja.
Mas se desejar atualizar pelo do site do fabricante, é por sua conta e risco.

você baixa o arquivo H61MU3S3(2.40)ROM.zip, descompacta e põe o conteúdo (ROM) dentro de um pendrive formatado em FAT32, pluga na porta USB traseira. Entra no BIOS setup e em < Advanced > seleciona < ASRock Instant Flash > que irá detectar automaticamente o dispositivo e listará apenas as versões do BIOS adequadas à sua placa-mãe.
https://www.asrock.com/support/BIOSIG.asp?cat=BIOS7
_________________________________________________________

 

Antes assiste a este vídeo e vê se ajuda em algo:
 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Athom Como eu disse anteriormente já tentei utilizar o instant flash e atualizar  BIOS para a original, porém já tentei diversas vezes e o resultado é sempre este da imagem

Pensei primeiro que eu estivesse efetuando algum procedimento errado, no entanto está tudo certo e não sei o que fazer.

95ea2a09-a572-4995-af49-38c7d5cf081f.jpg

adicionado 1 minuto depois

A imagem está assim no pendrive (FAT 32)

pen.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Athom disse:

https://www.asrock.com/mb/Intel/H61MU3S3/index.asp#BIOS

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1187987711-placa-mãe-ddr3-asrock-1155-h61-i3-i5-i7-2-e-3geraco-nova-_JM

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1321551465-placa-me-itautec-st-4266-1155-i3-i5-i7-ddr3-2-e-3-_JM?quantity=1&variation=43614145963
 

Tirando alguns poucos detalhes, fisicamente a placa é idêntica, além de ter a inscrição ASRock H61M/U3S3.

Eu ainda estou atrás de alguma explicação ou algum BIOS específico, caso haja.
Mas se desejar atualizar pelo do site do fabricante, é por sua conta e risco.

você baixa o arquivo H61MU3S3(2.40)ROM.zip, descompacta e põe o conteúdo (ROM) dentro de um pendrive formatado em FAT32, pluga na porta USB traseira. Entra no BIOS setup e em < Advanced > seleciona < ASRock Instant Flash > que irá detectar automaticamente o dispositivo e listará apenas as versões do BIOS adequadas à sua placa-mãe.
https://www.asrock.com/support/BIOSIG.asp?cat=BIOS7
_________________________________________________________

 

Antes assiste a este vídeo e vê se ajuda em algo:
 

 

Agora entendi sua postagem, na verdade me venderam uma Itautec como uma ASRock... O que eu devo fazer ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Aaron Brysnei disse:

Agora entendi sua postagem, na verdade me venderam uma Itautec como uma ASRock... O que eu devo fazer ?

Ao contrário, no meu entendimento a placa é da ASRock, produto OEM fabricado para venda direta à Itautec e não ao consumidor (H61M/U3S3 R2.0). A Itautec deve ter colocado um BIOS personalizado (Itautec ST 4266) ou otimizado para o fim ao qual a placa (computador) se destinava.
Por este motivo eu estou com receio de atualizar para o BIOS da H61M/U3S3, embora tudo indique que seja o correto. Mas ninguém poderá dar certeza senão aquele que, com coragem, meteu a mão na massa e fez a mudança. É esta a informação que eu estou buscando, mas não encontro.
 

O vídeo abaixo é de uma ASRock, mas de um outro modelo, veja se você tá fazendo alguma coisa diferente em relação a atualização:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Athom disse:

Ao contrário, no meu entendimento a placa é da ASRock, produto OEM fabricado para venda direta à Itautec e não ao consumidor (H61M/U3S3 R2.0). A Itautec deve ter colocado um BIOS personalizado (Itautec ST 4266) ou otimizado para o fim ao qual a placa (computador) se destinava.
Por este motivo eu estou com receio de atualizar para o BIOS da H61M/U3S3, embora tudo indique que seja o correto. Mas ninguém poderá dar certeza senão aquele que, com coragem, meteu a mão na massa e fez a mudança. É esta a informação que eu estou buscando, mas não encontro.
 

O vídeo abaixo é de uma ASRock, mas de um outro modelo, veja se você tá fazendo alguma coisa diferente em relação a atualização:

 

Eu cheguei a ver este vídeo, e não fiz nada diferente, ta tudo certo porém ela simplesmente não reconhece a imagem da BIOS do site da ASRock, já não sei o que fazer.

adicionado 1 minuto depois

@Athom Seria possível a Itautec ter trocado o ship BIOS da própria ASRock e ter colocado um deles ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Aaron Brysnei disse:

Seria possível a Itautec ter trocado o ship BIOS da própria ASRock e ter colocado um deles ?

Tudo é possível. Mas eu não tenho conhecimento técnico para afirmar se isto impediria do BIOS "original" da placa ASRock ser regravado no chip BIOS.
Nos links abaixo encontrei referência ao chip W25Q32 e a uma possível versão P1.10B do BIOS.

https://eletronicabr.com/files/file/30803-placa-mãe-asrock-h61m-u3s3-rev-ga20-chip-w25q32/

https://eletronicabr.com/forums/topic/180447-placa-mãe-asrock-h61m-u3s3-rev-ga20-chip-w25q32/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Aaron Brysnei disse:

@Athom Acha que efetuar um  CLEAN CMOS pode resolver meu problema ? ou seria besteira ?

Como é um procedimento simples e fácil, seria válida a tentativa, mas somente iria fazer as configurações do BIOS retornarem ao padrão de fábrica e se for alguma configuração a causadora do problema... tende a resolver.
Retire o cabo de energia da fonte da rede elétrica, faça a remoção da bateria da MOBO e aperte o botão On/Off do gabinete por uns 10 segundos. Pronto, feito o clear CMOS. Reponha a bateria, o cabo de energia e religue.


GT 630 2GB da Point Of View
O chip gráfico desta placa é o GF108 ou o GK208?

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Athom disse:

Como é um procedimento simples e fácil, seria válida a tentativa, mas somente iria fazer as configurações do BIOS retornarem ao padrão de fábrica e se for alguma configuração a causadora do problema... tende a resolver.
Retire o cabo de energia da fonte da rede elétrica, faça a remoção da bateria da MOBO e aperte o botão On/Off do gabinete por uns 10 segundos. Pronto, feito o clear CMOS. Reponha a bateria, o cabo de energia e religue.


GT 630 2GB da Point Of View
O chip gráfico desta placa é o GF108 ou o GK208?

Amanhã cedo executarei o processo e lhe informo os resultados, muito obrigado !

adicionado 1 minuto depois
7 horas atrás, Athom disse:

Como é um procedimento simples e fácil, seria válida a tentativa, mas somente iria fazer as configurações do BIOS retornarem ao padrão de fábrica e se for alguma configuração a causadora do problema... tende a resolver.
Retire o cabo de energia da fonte da rede elétrica, faça a remoção da bateria da MOBO e aperte o botão On/Off do gabinete por uns 10 segundos. Pronto, feito o clear CMOS. Reponha a bateria, o cabo de energia e religue.


GT 630 2GB da Point Of View
O chip gráfico desta placa é o GF108 ou o GK208?

O chip gráfico é o GF108

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Athom disse:

@Aaron Brysnei Dá uma lida apurada neste tópico abaixo. Lá os usuários da placa relatam problemas diversos e também fornecem explicações variadas para o problema indicando inúmeros drivers, talvez algum deles resolva.
 

 

Bom eu cheguei a ver este tópico anteriormente, mas não cheguei a testar esse driver que resolveu o problema porque a onboard deu o mesmo problema, ent eu descartei a ideia de ser a placa de vídeo o problema, mas amanhã cedo irei testar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Athom Finalmente descobri o problema, removi minha placa de vídeo e utilizei a onboard e tudo funcionou normalmente. Porém ainda não resolvemos o problema, afinal o que leva a placa de vídeo congelar todo o meu sistema ? Nos testes de benchmark ele se comporta normalmente o que leva a crer que não é um problema físico nela, seria alguma configuração ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Aaron Brysnei Talvez algum recurso que o jogo exija e ela não forneça. Não conheço o jogo em que o problema aparece, mas se for apenas nele e em outros a placa funciona bem, tudo indica que seja isto. Afinal os jogos estão acada dia mais modernos e fazendo uso cada vez mais de tecnologia atual.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!