Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual limite de RAM seguir ?


Ir à solução Resolvido por NIGHT FALL,

Posts recomendados

Boa pergunta, mas sinceramente eu obedeceria o limite da placa-mãe.

Podemos pensar no seguinte contexto: seria possível colocar um i9 em uma placa-mãe de entrada certo? naturalmente a placa-mãe teria um limite de cerca de 3400mhz de frequencia na melhor das hipoteses, embora um i9 suporte mais de 4000mhz de DRAM. O problema seria justamente a estabilidade do sistema, pois certamente a temperatura oscilaria a patamares acima do razoável.

A placa-mãe sendo a unica linha de conexão entre processador e RAMs deve sim ter sue limite respeitado. Nao acredito que sequer rodaria na frequencia acima da citada, mas isso sao só suposições, também nao consigo dar uma resposta concreta.

Em todo caso, se existem limites eles nao foram estipulados por leigos, entao por segurança eu nivelaria por baixo ao invés de querer forçar um limite acima do suportado.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

7 minutos atrás, Silas Neto disse:

Nao acredito que sequer rodaria na frequencia acima da citada, mas isso sao só suposições, também nao consigo dar uma resposta concreta.

 

Mas funciona, e muito bem inclusive.

 

8 minutos atrás, Silas Neto disse:

Boa pergunta, mas sinceramente eu obedeceria o limite da placa-mãe.

Podemos pensar no seguinte contexto: seria possível colocar um i9 em uma placa-mãe de entrada certo? naturalmente a placa-mãe teria um limite de cerca de 3400mhz de frequencia na melhor das hipoteses, embora um i9 suporte mais de 4000mhz de DRAM.

 

Nem de longe da pra comparar o consumo de um processador que pode ultrapassar fácil os 150A, com um pente de memória RAM levando em conta essa "Sobrecarga" do sistema de alimentação da placa-mãe.
Assim como no processador, o máximo que vai acontecer é a configuração desligar.

 

10 minutos atrás, Silas Neto disse:

Em todo caso, se existem limites eles nao foram estipulados por leigos, 

 

Foram eles mesmos que deixaram Frequência, tensão e Times destravados para que o usuário manipulasse, eu não acho que foi por acidente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acredito que o desenvolvimento da mobo para as trilhas de memoria ram tem seus limites, claro que podem eventualmente superar certas frequências porém em algum momento as capacitâncias das trilhas podem começar a se tornar um problema em frequências mais altas e portanto gerando uma limitação de desempenho ou ainda corrompendo dados durante a operação.

por isso estou seguindo o tópico, quero ver que fim levará este assunto. mas particularmente eu mandaria um e-mail ao fabricante questionando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Eder Neumann disse:

acredito que o desenvolvimento da mobo para as trilhas de memoria ram tem seus limites, claro que podem eventualmente superar certas frequências porém em algum momento as capacitâncias das trilhas podem começar a se tornar um problema em frequências mais altas e portanto gerando uma limitação de desempenho ou ainda corrompendo dados durante a operação.

por isso estou seguindo o tópico, quero ver que fim levará este assunto. mas particularmente eu mandaria um e-mail ao fabricante questionando.

 

Mas não está errado não amigo, porém como você mesmo disse, ultrapassar esses limites vai gerar instabilidade no sistema, é justamente essa a dificuldade do overclock, alterar as frequências, times e tensão e fazer com que essa mudança se torne funcional, razão pela qual é sempre recomendado uma placa-mãe que forneça mais recursos (Mais fases de alimentação, sistema de refrigeração adequado etc), porém isso não inviabiliza o over clock nas memórias mesmo em placas mais básicas como A320.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Eder Neumann disse:

penso que na pior das hipoteses não haverá muitp prejuízo no desempenho afinal varios testes realizados inclusive aqui no forum já comprovaram que não há aumento significativo no desempenho em razão do clock de memória RAM mesmo em sistemas hi-end

 

Oi? Aumento de clock não aumenta desempenho? Qual o motivo então da utilização de memórias de alta frequência ou mesmo overclock pra alcançar clocks mais altos?
Gostaria muito de ver um teste que mostrasse isso, tem o link?
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, NIGHT FALL disse:

Gostaria muito de ver um teste que mostrasse isso, tem o link?

 

14 horas atrás, NIGHT FALL disse:

Aumento de clock não aumenta desempenho?

não distorça minhas palavras por favor....

veja bem:

14 horas atrás, Eder Neumann disse:

não há aumento significativo no desempenho em razão do clock de memória RAM

ênfase em:

14 horas atrás, Eder Neumann disse:

significativo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Eder Neumann disse:

 

 

 

Amigo, você leu toda a matéria?

 

37 Frames a mais (11% de diferença)

Spoiler

image.png.86bfe5022c6a36739f7af93d10a65b99.png

 

 

27 Frames a mais (24% de diferença)

Spoiler

image.png.a96154aa4114d721a7f7742bb97d565a.png

 

 

23 Frames a mais (19% de diferença)

Spoiler

image.png.ae8f1be07bb12ebfc838fa41a9e6798c.png

 

 

 

43 Frames a mais (22% de diferença)

Spoiler

image.png.5b76abaec73c05086369d242532ca467.png

 

image.png.d3b8f88c327ba1d20f747def5c52423f.png

 

18 horas atrás, Eder Neumann disse:

aumento significativo no desempenho

 

20 Frames é a diferença entre uma Gtx 1660 e uma Rtx 2060 que custa hoje 250 reais a mais.


Se você dissesse que "DEPENDENDO DO JOGO" ou "DEPENDENDO DA SITUAÇÃO" não há diferença no desempenho eu concordaria plenamente, mas afirmar categoricamente que maior maior frequência não trás maior desempenho,  não concordo com você.

 

Vou aproveitar a oportunidade, pra deixar também outras fontes (Que não o CdH) de testes similares que chegaram a mesmo conclusão.

Teste 1

Teste 2

 

Abraço

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, NIGHT FALL disse:

37 Frames a mais (11% de diferença)

 

2 horas atrás, NIGHT FALL disse:

27 Frames a mais (24% de diferença)

 

2 horas atrás, NIGHT FALL disse:

23 Frames a mais (19% de diferença)

 

2 horas atrás, NIGHT FALL disse:

43 Frames a mais (22% de diferença)

"entre extremos" ou seja, de 2400MHZ para 3600MHZ, ou seja 1200MHZ de diferença do menor para o maior, o topipo questiona sobre 533MHZ de diferença, que dará cerca de 16FPS pela media do estudo, isso se for usada uma VGA de ultima geração e um processador top de linha.

Agora veja se fará tal diferença se usar uma memória de 1866 numa mobo com "limite" de 1333 e VGA compatível com o restante do sistema.

Então tornando a situação proporcional, a melhora seria aproximadamente de 9,5% (novamente pela media) de um sistema que pode estar rodando digamos em 60FPS que dará um aumento incrivel de 5,7FPS, que visualmente não representa aumento significativo.

 

2 horas atrás, NIGHT FALL disse:

mas afirmar categoricamente que maior maior frequência não trás maior desempenho, você está bem desinformado.

categoricamente afirmo que a maquina em questão não obterá melhora de desempenho significativo com aumento da frequência da memoria RAM.

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Jovens!

 

Alguns posts deste tópico foram editados ou apagados. Manter a cordialidade é REGRA fundamental na nossa comunidade, devemos atacar idéias, não as pessoas. Devemos manter um tom cordial para uma discussão sadia. As respostas desse tópico devem estar principalmente voltadas a resolução do questionamento do autor. Espero que compreendam e sigam as orientações.

 

Até!

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!