Ir ao conteúdo

Falta de driver de placa de video AMD RX 570 no Ubuntu 20.04

Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

Postado

Ola amigos, esses dias instalei o ubuntu 20.04 e quando terminei de utilizar estava dando erro na placa de video... Tentei baixar o driver da versao 18.04 mas nada ocorreu, ai que tive a ideia de tirar minha placa de video e por incrivel que pareca funcionou normalmente. Estou procurando um jeito de algum achar algum driver pra minha placa de video, ou solucionar esse problema, sou leigo e desculpem-me pela falta de acentos, estou usando um teclado diferente. Grato desde ja ;)

minha config 

A320-mh Biostar

Ryzen 3 2200g

Rx 570 8gb Gigabyte

8gb 2400 Mhz 

Postado

Instala o Driver Booster, um software que agrupa todas as atualizações de driver e faz tudo de uma vez só.

Site do Software:

https://www.iobit.com/pt/driver-booster.php

Último setup que montei e fui atualizar um por um acabei nao conseguindo fazer isso com a placa de video, com esse programa nao da pra esquecer nada e nao tive problemas pra concluir.

Algumas pessoas nao indicam, mas no meu caso ele foi a solução

• Curtir 1
Postado

@Silas Neto Sera que eu consigo baixar e instalar o driver da placa de video sem ela estar conectada na placa-mãe? Porque eu nao consigo ficar com a placa conectada por mais de 5 minutos que da erro e trava tudo... Fica tudo verde e travado. 

Postado

Se voce tem alguns minutos com ela conectada então vá em Programas e Atualizações, na aba Drivers Adicionais 
A versão 20.04 tem os drivers na ISO, então conecte o usb e nesta aba talvez tenha uma opção de buscar do usb

Sugestão: O PopOS no download já tem a opção de baixar de acordo com a placa que o usuário tem e assim já na instalação é instalado o driver de acordo com a placa
https://system76.com/pop

pop.png

adicionado 2 minutos depois

O PopOS já tem a versão beta baseada na 20.04

https://github.com/pop-os/beta/blob/master/README.md

• Coordenador
Postado

@Pedro Bigatti Você marcou a opção de instalar drivers de terceiros durante a formatação? O Ubuntu faz isso sozinho.

Fora isso, o caminho mais fácil é analisar a aba de drivers adicionais no Atualizador de Programas mesmo. Abra ele e clique em configurações. A placa deve estar conectada.

5 horas atrás, Silas Neto disse:

Instala o Driver Booster, um software que agrupa todas as atualizações de driver e faz tudo de uma vez só.

Último setup que montei e fui atualizar um por um acabei nao conseguindo fazer isso com a placa de video, com esse programa nao da pra esquecer nada e nao tive problemas pra concluir.

Algumas pessoas nao indicam, mas no meu caso ele foi a solução

O sistema operacional dele é Ubuntu, mas você indicou um programa para Windows.

Além disso, como mencionado, dificilmente recomendamos o uso desse tipo de software. Além da tendência de vir com bloatware incorporado (típico de empresas como a IObit), esse tipo de programa pode instalar drivers errados e corromper o sistema operacional.

• Curtir 2
  • Coordenador
  • Solução
Postado

@Silas Neto Apenas para complementar, programas instaláveis de Ubuntu (e outras distribuições baseadas em Debian, como o Mint e o Pop!_OS) utilizam extensões .deb. Mas são raros os programas instalados dessa forma, vez que geralmente utilizamos a loja de apps e os repositórios oficiais. Programas de Windows (.exe e .msi) não são compatíveis com sistemas baseados em Linux, que funcionam de forma diferente.

No Ubuntu, o melhor driver proprietário da placa de vídeo já é instalado durante a formatação se a opção for selecionada e existir acesso à Internet. Em termos de puxar e instalar drivers adequados, o Ubuntu é bem mais fácil que o Windows na minha experiência. Nos meus computadores aqui nunca preciso buscar nada com o Ubuntu.

De qualquer forma, não era pra o driver padrão de código aberto provocar erro. O caso dele é estranho. Pode ser algum bug, visto que o Ubuntu 20.04 LTS acabou de ser lançado oficialmente.

• Obrigado 1
  • Coordenador
Postado

@Pedro Bigatti O ideal é sempre esperar algum tempo mesmo. Assim você não corre riscos. Meu notebook estava com o 19.10 e, quando atualizei para o 20.04 LTS, as bibliotecas da Nvidia estavam faltando. O menu de configurações da Nvidia, consequentemente, não funcionava, e tive que buscar manualmente nos repositórios.

A atualização do 18.04 LTS para o 20.04 LTS, para você ter ideia, será liberada apenas na metade do ano, apesar da versão 20.04 LTS já ter sido lançada oficialmente. Isso ocorre porque usuários que utilizam versões LTS tendem a preferir estabilidade.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...