Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Falta de driver de placa de video AMD RX 570 no Ubuntu 20.04


Pedro Bigatti
Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

Ola amigos, esses dias instalei o ubuntu 20.04 e quando terminei de utilizar estava dando erro na placa de video... Tentei baixar o driver da versao 18.04 mas nada ocorreu, ai que tive a ideia de tirar minha placa de video e por incrivel que pareca funcionou normalmente. Estou procurando um jeito de algum achar algum driver pra minha placa de video, ou solucionar esse problema, sou leigo e desculpem-me pela falta de acentos, estou usando um teclado diferente. Grato desde ja ;)

 

minha config 

A320-mh Biostar

Ryzen 3 2200g

Rx 570 8gb Gigabyte

8gb 2400 Mhz 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Instala o Driver Booster, um software que agrupa todas as atualizações de driver e faz tudo de uma vez só.

Site do Software:

https://www.iobit.com/pt/driver-booster.php

 

Último setup que montei e fui atualizar um por um acabei nao conseguindo fazer isso com a placa de video, com esse programa nao da pra esquecer nada e nao tive problemas pra concluir.

 

Algumas pessoas nao indicam, mas no meu caso ele foi a solução

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se voce tem alguns minutos com ela conectada então vá em Programas e Atualizações, na aba Drivers Adicionais 
A versão 20.04 tem os drivers na ISO, então conecte o usb e nesta aba talvez tenha uma opção de buscar do usb

Sugestão: O PopOS no download já tem a opção de baixar de acordo com a placa que o usuário tem e assim já na instalação é instalado o driver de acordo com a placa
https://system76.com/pop

 

pop.png

adicionado 2 minutos depois

O PopOS já tem a versão beta baseada na 20.04

https://github.com/pop-os/beta/blob/master/README.md

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Pedro Bigatti Você marcou a opção de instalar drivers de terceiros durante a formatação? O Ubuntu faz isso sozinho.

 

Fora isso, o caminho mais fácil é analisar a aba de drivers adicionais no Atualizador de Programas mesmo. Abra ele e clique em configurações. A placa deve estar conectada.

 

5 horas atrás, Silas Neto disse:

Instala o Driver Booster, um software que agrupa todas as atualizações de driver e faz tudo de uma vez só.

 

Último setup que montei e fui atualizar um por um acabei nao conseguindo fazer isso com a placa de video, com esse programa nao da pra esquecer nada e nao tive problemas pra concluir.

 

Algumas pessoas nao indicam, mas no meu caso ele foi a solução

O sistema operacional dele é Ubuntu, mas você indicou um programa para Windows.

 

Além disso, como mencionado, dificilmente recomendamos o uso desse tipo de software. Além da tendência de vir com bloatware incorporado (típico de empresas como a IObit), esse tipo de programa pode instalar drivers errados e corromper o sistema operacional.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
  • Solução

@Silas Neto Apenas para complementar, programas instaláveis de Ubuntu (e outras distribuições baseadas em Debian, como o Mint e o Pop!_OS) utilizam extensões .deb. Mas são raros os programas instalados dessa forma, vez que geralmente utilizamos a loja de apps e os repositórios oficiais. Programas de Windows (.exe e .msi) não são compatíveis com sistemas baseados em Linux, que funcionam de forma diferente.

 

No Ubuntu, o melhor driver proprietário da placa de vídeo já é instalado durante a formatação se a opção for selecionada e existir acesso à Internet. Em termos de puxar e instalar drivers adequados, o Ubuntu é bem mais fácil que o Windows na minha experiência. Nos meus computadores aqui nunca preciso buscar nada com o Ubuntu.

 

De qualquer forma, não era pra o driver padrão de código aberto provocar erro. O caso dele é estranho. Pode ser algum bug, visto que o Ubuntu 20.04 LTS acabou de ser lançado oficialmente.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Pedro Bigatti O ideal é sempre esperar algum tempo mesmo. Assim você não corre riscos. Meu notebook estava com o 19.10 e, quando atualizei para o 20.04 LTS, as bibliotecas da Nvidia estavam faltando. O menu de configurações da Nvidia, consequentemente, não funcionava, e tive que buscar manualmente nos repositórios.

 

A atualização do 18.04 LTS para o 20.04 LTS, para você ter ideia, será liberada apenas na metade do ano, apesar da versão 20.04 LTS já ter sido lançada oficialmente. Isso ocorre porque usuários que utilizam versões LTS tendem a preferir estabilidade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!