Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá Humanos 😛

Gente é o seguinte; Eu acabei de receber um processador novo que comprei e gostaria de testar se o mesmo está funcionando corretamente, porém, eu estou sem pasta térmica.

Com essa história de pandemia, todas as estradas estão fechadas aqui na região onde moro. No meu município não existe estabelecimentos que vendam pasta térmica, então, eu estou de mãos atadas pois não posso ir na cidade vizinha comprar, já que as estradas estão bloqueadas e é proibido o tráfego de pessoas que não seja daquela região.

Eu gostaria de saber se existe um substituto da pasta térmica temporariamente. Conhecidos meus que trabalham no ramo da informática/manutenção de computadores etc... Me indicaram "creme dental/ pasta de dente" eles usam a pasta de dente e me indicaram pra emergência.

O "X" da questão é: É possível substituir pasta de dente por pasta térmica a curto prazo ? Isso vai causar danos ao meu novo processador? Se com eles dão certo, quais as chances de dá errado comigo? Kkkk

Ao meu vê eu tenho duas opções:

1: usar a pasta de dente

2: usar a pasta térmica velha do outro processador que já deve tá super gasta e provavelmente ressecada.

Qual das duas opções escolher?

Obrigado pela atenção e espero que consigam tirar minha dúvida com seriedade e não com piadinhas como "usar pasta térmica" pra escovar os dentes etc...

Postado
6 minutos atrás, Isaque.N disse:

Olá Humanos 😛

Gente é o seguinte; Eu acabei de receber um processador novo que comprei e gostaria de testar se o mesmo está funcionando corretamente, porém, eu estou sem pasta térmica.

Com essa história de pandemia, todas as estradas estão fechadas aqui na região onde moro. No meu município não existe estabelecimentos que vendam pasta térmica, então, eu estou de mãos atadas pois não posso ir na cidade vizinha comprar, já que as estradas estão bloqueadas e é proibido o tráfego de pessoas que não seja daquela região.

Eu gostaria de saber se existe um substituto da pasta térmica temporariamente. Conhecidos meus que trabalham no ramo da informática/manutenção de computadores etc... Me indicaram "creme dental/ pasta de dente" eles usam a pasta de dente e me indicaram pra emergência.

O "X" da questão é: É possível substituir pasta de dente por pasta térmica a curto prazo ? Isso vai causar danos ao meu novo processador? Se com eles dão certo, quais as chances de dá errado comigo? Kkkk

Ao meu vê eu tenho duas opções:

1: usar a pasta de dente

2: usar a pasta térmica velha do outro processador que já deve tá super gasta e provavelmente ressecada.

Qual das duas opções escolher?

Obrigado pela atenção e espero que consigam tirar minha dúvida com seriedade e não com piadinhas como "usar pasta térmica" pra escovar os dentes etc...

Seu processador veio sem o cooler? Porque na base do próprio cooler costuma vir a pasta pré aplicada.

Maionese e pasta de dente funcionam, porém depois de alguns dias causam oxidação na base do processador e do cooler.
Se for pra fazer apenas um teste, pode usar tranquilo.

• Membro VIP
Postado

@Isaque.N Você poderia usar pomada para assaduras de bebês com óxido de zinco.

Obviamente é um paliativo, mas pelo menos oferece alguma condução de calor (é pra isto que pomada de assaduras serve). Não recomendo maionese e muito menos pasta dental, que possui carbonatos, uma espécie de "areia", que vai ficar entre o dissipador e processador, o que mais atrapalha do que ajuda.

Do contrário, não use nada, metal com metal e pronto. Fique atento as temperaturas e é isso.

Solução mais recomendada: Compre pasta térmica pela internet e espere chegar!!!

Postado
23 minutos atrás, Phoenyx disse:

metal com metal e pronto.

me resolveu quando eu precisei, como não estava usando de forma pesada não tive problemas.

ia colocar maionese pois segundo o teste é o melhor paliativo mas como ia ter que limpar depois resolvi deixar "no seco"

• Membro VIP
Postado

@Eder Neumann E fez o correto. O pessoal tem que entender que pasta térmica tá ali apenas por causa das imperfeições dos materiais. Ela entra nas micro fissuras do heatspreader e base do cooler, para deixar uniforme. E daí quanto maior sua condutividade térmica, melhor.

O ideal mesmo era não ter que utilizar pasta térmica, certo? Este seria o melhor cenário.

E, quando você aplica uma pasta de qualquer material sem nenhuma condução de calor na verdade você tá isolando o sistema, ou seja, fazendo inversamente o que planejava, piorando a situação.

• Curtir 2
Postado

Maionese não é paliativo, é piada. Muitos anos atrás quando os "técnicos" de manutenção começaram a atuar no Brasil, faziam uso de diversos procedimentos equivocados por falta de conhecimento. O uso de pasta de dentes, maionese, ou simplesmente nenhuma pasta, eram bem comuns. Também eram comuns várias outras práticas desinformadas e nocivas. 

Não faça esse tipo de teste com esses materiais a menos que esteja usando equipamentos cuja única finalidade/uso seja fazer testes.

Como paliativo você pode procurar qualquer técnico de eletrônica de sua cidade, ou loja de equipamento eletrônico, e comprar/emprestar pasta de silicone implastec. É um produto inadequado para computadores, indicado apenas para aparelhos de som e outros eletrônicos de menor complexidade. Na ausência de pasta térmica de qualidade, é o único paliativo que consigo imaginar, especialmente porque todo técnico de eletrônica tem ao menos um potinho guardado em casa.

adicionado 4 minutos depois

Leia a matéria abaixo para entender o que acontece quando se usa esses tipos de materiais. O autor da matéria fez questão de elucidar que os materiais se liquefizeram durante os testes, e que consequentemente foram parar na placa-mãe ou slot, o que pode danificar ou até inutilizar o equipamento.

https://www.powerelectronicsnews.com/household-substitutes-for-cpu-thermal-paste/

Postado

O jeito vai ser você esperar até poder comprar em outro município ou comprar pela internet e pagar na lotérica ou banco. 

Utilizar outra substância no processador pode estragá-lo. 

Postado
57 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Maionese não é paliativo, é piada. Muitos anos atrás quando os "técnicos" de manutenção começaram a atuar no Brasil, faziam uso de diversos procedimentos equivocados por falta de conhecimento. O uso de pasta de dentes, maionese, ou simplesmente nenhuma pasta, eram bem comuns. Também eram comuns várias outras práticas desinformadas e nocivas. 

Não faça esse tipo de teste com esses materiais a menos que esteja usando equipamentos cuja única finalidade/uso seja fazer testes.

Como paliativo você pode procurar qualquer técnico de eletrônica de sua cidade, ou loja de equipamento eletrônico, e comprar/emprestar pasta de silicone implastec. É um produto inadequado para computadores, indicado apenas para aparelhos de som e outros eletrônicos de menor complexidade. Na ausência de pasta térmica de qualidade, é o único paliativo que consigo imaginar, especialmente porque todo técnico de eletrônica tem ao menos um potinho guardado em casa.

adicionado 4 minutos depois

Leia a matéria abaixo para entender o que acontece quando se usa esses tipos de materiais. O autor da matéria fez questão de elucidar que os materiais se liquefizeram durante os testes, e que consequentemente foram parar na placa-mãe ou slot, o que pode danificar ou até inutilizar o equipamento.

https://www.powerelectronicsnews.com/household-substitutes-for-cpu-thermal-paste/

o texto nao fala nada da maionese 🤔 e para usar por duas horas para ver se o processador liga penso ser paliativo sim, mas é mais seguro não usar nada mesmo...

• Curtir 1
Postado
30 minutos atrás, Eder Neumann disse:

o texto nao fala nada da maionese 🤔 e para usar por duas horas para ver se o processador liga penso ser paliativo sim, mas é mais seguro não usar nada mesmo...

Fala mesmo não, mas menciona razões para não utilizar paliativos alimentícios e outras coisas inadequadas. Imagina uma maionese ou manteiga derretendo e indo parar no socket da CPU? 

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Maionese não é paliativo, é piada.

Se for, o próprio Clube do Hardware gostou da piada.

Entendo os pontos abordados e concordo com eles, porém acho que estão exagerando um bocado com o caso em questão.

• Curtir 1
Postado

então... a situação ta fugindo de controle e não estamos resolvendo o problema do amigo.

Para testar se o processador liga use apenas o coolerbox sem nada entre o dissipador e o cpu.

e não aplique cargas pesadas no cpu, veja na bios a temperatura antes de iniciar o SO e acompanhe a temperatura durante todo o tempo que usar maquina desta forma.

a maionese até serve mas precisa ser limpa em menos de 24 horas e não fará muita diferença se o objetivo for apenas testar o processador.

• Curtir 1
Postado

Ligar sem pasta só para ver se dá post é tranquilo, mas limpe bem o cooler e fixe ele como se estivesse com pasta. Verá que as temperaturas vão oscilar muito mais rápido do que se tivesse pasta (pulando de 40º+ diretamente para 50º+, indo e vindo), isso é normal de ligar sem pasta.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...