Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eai guys, tudo tranquilo ? 

Seguinte, minha placa de video estava pegando em torno de 75°C em jogos então resolvi trocar a pasta térmica dela, pois comprei no Aliexpress e n tinha trocado quando recebi. Mas, para minha surpresa, a placa após a troca da pasta térmica está batendo mais de 80°C, chegando a quase 90° no Battlefield 4. Como uso o computador sem a tampa, eu toquei na parte de cobre do dissipador e ele estava frio com o jogo rodando e marcando 82°C na placa de vídeo.

O que será que eu posso ter feito ? Eu segui todos os procedimentos normais de troca da pasta térmica e mesmo assim tá assim.

Meu setup:

ASRock B450m pro4 

RX 470 4gb XFX

Patriot 8gb DDR4 

Fonte Gamemax GM500 500w 80 plus

Postado
agora, BlackTail disse:

Eai guys, tudo tranquilo ? 

Seguinte, minha placa de video estava pegando em torno de 75°C em jogos então resolvi trocar a pasta térmica dela, pois comprei no Aliexpress e n tinha trocado quando recebi. Mas, para minha surpresa, a placa após a troca da pasta térmica está batendo mais de 80°C, chegando a quase 90° no Battlefield 4. Como uso o computador sem a tampa, eu toquei na parte de cobre do dissipador e ele estava frio com o jogo rodando e marcando 82°C na placa de vídeo.

O que será que eu posso ter feito ? Eu segui todos os procedimentos normais de troca da pasta térmica e mesmo assim tá assim.

Meu setup:

ASRock B450m pro4 

RX 470 4gb XFX

Patriot 8gb DDR4 

Fonte Gamemax GM500 500w 80 plus

75c é uma temperatura normal, não era necessario a troca, qual pasta termica você utilizou?

Postado

qual a pasta q você comprou e como fez a aplicação? removeu a pasta anterior limpando corretamente com álcool isopropílico?

Postado
8 minutos atrás, Felipe Barbosa Melo disse:

75c é uma temperatura normal, não era necessario a troca, qual pasta termica você utilizou?

Essa da foto. Usei no meu processador e ele fica em volta de 60°C.

WhatsApp Image 2020-05-12 at 16.16.02.jpeg

adicionado 1 minuto depois
5 minutos atrás, Caio Ferreira disse:

qual a pasta q você comprou e como fez a aplicação?

Mandei a foto no post. Apliquei com uma gota no centro, assim como fiz no processador que também já mencionei em uma resposta acima. Usei alcool isopropilico, tirei os excessos, tirei a poeira que também tinha na placa.

Postado

@BlackTail cara, se eu fosse você, refazia o processo e aplicava espalhando por todo o chip uma fina camada em vez de uma gota, se colocar muito isso atrapalha a troca térmica entre o chip/pasta/dissipador. a pasta é boa, não era pra tá com essa temp não. você limpou bem antes de aplicar ou só usou papel tirando o grosso e dps colocou a nova?

Postado
1 minuto atrás, Caio Ferreira disse:

@BlackTail cara, se eu fosse você, refazia o processo e aplicava espalhando por todo o chip uma fina camada em vez de uma gota, se colocar muito isso atrapalha a troca térmica entre o chip/pasta/dissipador. a pasta é boa, não era pra tá com essa temp não. você limpou bem antes de aplicar ou só usou papel tirando o grosso e dps colocou a nova?

Cara eu fiz direitinho. Em volta do chip tinha um pouco de pasta térmica da aplicação anterior. Eu tirei com o alcool isopropilico, limpei em cima do chip também com o uso do alcool e coloquei uma gota apenas. 

Vou fazer isso de passar uma camada fina, jajá eu volto para relatar se continua da mesma forma. 

Postado

@BlackTail eu considero mais eficiente o estilo "reboco" de pasta quando o chip não tem o IHS sobre ele como num processador. caso tenha dúvida, olha no youtube tutorial desse estilo de aplicação em gpu. se não mudou curva da fan nem nada, acho que a única variável sob suspeita é a aplicação mesmo pois sua pasta é ótima.

Postado
agora, BlackTail disse:

Cara eu fiz direitinho. Em volta do chip tinha um pouco de pasta térmica da aplicação anterior. Eu tirei com o alcool isopropilico, limpei em cima do chip também com o uso do alcool e coloquei uma gota apenas. 

Vou fazer isso de passar uma camada fina, jajá eu volto para relatar se continua da mesma forma. 

Se não adiantar, o jeito é fazer um undervolt nela

Postado
1 hora atrás, Caio Ferreira disse:

@BlackTail eu considero mais eficiente o estilo "reboco" de pasta quando o chip não tem o IHS sobre ele como num processador. caso tenha dúvida, olha no youtube tutorial desse estilo de aplicação em gpu. se não mudou curva da fan nem nada, acho que a única variável sob suspeita é a aplicação mesmo pois sua pasta é ótima.

Foi o que eu falei no post, os fans estão normais, e o rpm deles aumenta confome a placa esquenta mas ela continua esquentando lkkkk troquei no estilo reboco que tu disse, vou mandar fotos.

adicionado 1 minuto depois

Pra ela n ultrapassar os 70°C eu travei o fps em 60, sendo que no bf4 sem travar pega no mínimo 110-120. Com fps travado ficava menos de 70 mas fico preocupado mesmo assim porque n é nem um pouco normal a temperatura em 100% de uso dela.

adicionado 2 minutos depois
57 minutos atrás, grievous disse:

@Felipe Barbosa Melo Tem também o Radeon Chill que dá pra ativar no painel de controle Adrenalin!

radenchjil.jpg

Eu seto 60fps dentro do jogo e a temperatura resolve, mas quero arrumar isso para quando eu for jogar jogos mais pesados.

adicionado 14 minutos depois
1 hora atrás, Caio Ferreira disse:

Enfim, troquei e vi que tinha uma "bolha" no chip onde a pasta térmica não pegou. Tirei toda a pasta antiga, limpei com o alcool isopropilico e apliquei no melhor estilo reboco.

Foto de como estava quando abri a placa (dá pra ver a bolha na parte superior esquerda).

1123448216_WhatsAppImage2020-05-12at17_19.31(1).thumb.jpeg.56d3b132fcf7280c44066bd4d608c38b.jpeg

Agora vou testar pra ver o que acontece.

Postado

@BlackTail boa. essa placa tem quanto tempo? sugiro dar uma limpeza total com álcool isoprop, os chips da memória estão bem sujos... com o tempo, sujeira e umidade, pode ser que afete a condutividade das soldas. a famosa limpeza preventiva kkkk

Postado
6 minutos atrás, Caio Ferreira disse:

@BlackTail boa. essa placa tem quanto tempo? sugiro dar uma limpeza total com álcool isoprop, os chips da memória estão bem sujos... com o tempo, sujeira e umidade, pode ser que afete a condutividade das soldas. a famosa limpeza preventiva kkkk

Ela tem 5 meses cmg mas com certeza mais de um ano ou dois com o antigo dono e certeza que o cara brincava muito com mineração. Agora com o estilo reboco ficou em menos de 70°C na maior parte do tempo. Subiu no máximo para 71°C com tudo no ultra. Valeu ai maninho.

Postado

@BlackTail boa. na próxima manutenção já compra os itens necessários pra dar uma boa limpeza na garota. placa excelente, o custo-benefício que todo mundo quer e só encontra no aliexpress kkkkk

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!