Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, eu utilizava até hoje um processador Dual Core E6500, porém hoje adquiri um Intel Xeon E5450, ele é quad-core, porém abri o CPU-Z e ele não está dando que tem 4 núcleos nem 4 threads.

Segue abaixo o print do meu CPU-Z e o print de um vídeo de teste do mesmo processador, já pesquisei até se tinha algum do mesmo modelo dual-core pra ver se eu n peguei errado, mas n achei nada sobre. Me ajudem.

WhatsApp Image 2020-05-12 at 18.12.40.jpeg

Sem título.png

Postado

Acredito que voce pode ter pego um CPU com 2 núcleos estragado, os core 2 quad, não são processadores quad core monolíticos, um core 2 quad é 2 CPUs core 2 duo montadas debaixo do mesmo IHS e interligados via FSB

ca9aecd7_100_1288.jpeg

Logo mesmo que um dos "core 2 duo" esteja ruim o outro ainda pode funcionar.

• Membro VIP
Postado

@Diogo1402 Será que nas suas configurações do MSCONFIG não está desativado alguns núcleos por lá? Abra o msconfig, vá na aba "inicialização do sistema" e depois em "opções avançadas" e veja como está configurado.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@Diogo1402 Será que se desmarcar e reiniciar o PC não ativa o restante dos núcleos? Você pode tentar resetar a CMOS e até um update de BIOS para uma versão mais recente. Se nada disso funcionar então realmente é o problema citado pelo @F4b10.

Postado

@grievous não faço ideia de como atualizar minhas bios ou se já está atualizada. 

placa-mãe: positivo POS-ECIG41BS, se alguém puder me ajudar

adicionado 20 minutos depois

@grievous acabei de desmarcar e reiniciei o pc, ele não está mais ligando, trava na tela do w10

Postado

@LNPott estava marcado em 2 núcleos, que era o máximo que estava aparecendo para mim 

adicionado 0 minutos depois

@LNPott depois q eu desmarquei e reiniciei o PC ele não está ligando mais... Tá dando brick no carregamento do windows 10

Postado

voce atualizou a sua BIOS com os micrododes do Xeon?

Se não tiver feito isso a sua placa-mãe não vai identificar corretamente o seu processador! 

Aqui eu tambem tenho o E5450, e quando instalei eu quis fazer um teste e tentar liga-lo sem atualizar a BIOS para ver o que iria acontecer. O Windows 10 dava tela azul na hora do loading. Depois tentei iniciar pelo Windows XP (que estava instalado no outro HD), e com ele o windows carregou, mas quando fui verificar no CPUZ estava com apenas 1 Core e 1 Thread...

Depois disso atualizei a BIOS com os microcodes e o Windows 10 iniciou normalmente, o CPUZ identificou os 4 Cores e 4 Threads

Postado

@gutopereira minha placa-mãe já está com a BIOS atualizada, se eu n me engano nem tem mais atualização nova dela, é uma positivo POS-ECIG41BS

agora, Diogo1402 disse:

@gutopereira minha placa-mãe já está com a BIOS atualizada, se eu n me engano nem tem mais atualização nova dela, é uma positivo POS-ECIG41BS

O que seria microcodes?

Postado
1 minuto atrás, Diogo1402 disse:

O que seria microcodes?

Esse processador é um Xeon usado em placas com socket 771.

A sua placa-mãe utiliza socket 775 e portanto não suporta processador Xeon, assim como todas as placa-mãe socket 775.

Como esses 2 sockets sao muito parecidos, descobriram uma forma de fazer uma adaptação para o Xeon 771 encaixar no socket 775. Com certeza o seu processador já possui essa adaptação senão voce nao teria conseguido encaixar ele no socket da sua placa-mãe.

Porém, a BIOS original das placa-mãe 775 não possuem as instruções para identificar os processadores Xeon, que apesar de ser quase idêntico ao Q9650 ele possui alguma diferença. Esses "microcodes" são códigos de instruções que voce precisa inserir no arquivo da sua BIOS, e depois usar essa nova BIOS para atualizar a sua placa-mãe...

Postado

@gutopereira puts, eu sou MT leigo nisso, comprei com o pessoal afirmando que daria tudo certo, que era melhor um xeon que um Q9500 e tal, sabe de algum tópico q eu consiga fazer essa modificação pra minha placa-mãe reconhecer e aceitar?

Postado

voce consegue encontrar no Youtube tutoriais ensinando a fazer isso.

No meu caso eu encontrei um tutorial onde a pessoa tinha exatamente o mesmo modelo de placa-mãe que a minha, e ele disponibilizou o arquivo da BIOS já modificada no tutorial dele.

Então pra mim foi super fácil, bastou eu fazer uma simples atualização de BIOS usando a BIOS que ele disponibilizou...

Obs: esse Xeon é melhor que o Q9500 mas a diferença é pequena, um tem clock 3,0Ghz e o outro de 2,83Ghz. Tem tambem a diferença do cache, no Xeon 12Mb e no Q9500 são 6Mb.

Mas geralmente o Xeon é também mais barato, por isso que o pessoal compra muito ele. 

Postado
11 horas atrás, Diogo1402 disse:

@gutopereira Não consegui encontrar nada para a minha placa-mãe, apenas um vídeo no ytb onde o cara está VENDENDO os arquivos no mercado livre... 

Se voce não conseguiu encontrar nada específico para a sua placa-mãe, então voce vai ter que modificar o arquivo da BIOS com os microcodes e depois atualizar a sua BIOS.

Aqui tem alguns tutoriais ensinando a fazer isso. Assista alguns deles pra voce ver como é. Se sentir segurança faça voce mesmo(por sua conta e risco), mas se não quiser arriscar então pague alguém pra fazer.

https://www.youtube.com/results?search_query=tutorial+microcodes+xeon

Nesses anúncios do mercado livre eu acho que eles cobram pra fazer essa modificação do arquivo da BIOS pra voce. Ou seja, voce informa o modelo da sua placa-mãe e eles procuram a BIOS mais nova para ela e depois usam essa BIOS para edita-la e inserir os microcodes...
Nesses tutoriais do youtube eles mostram o programinha que voce precisa para editar o arquivo da BIOS e inserir os microcodes. O vendedor fará basicamente isso, e depois vai disponibilizar pra voce o arquivo da sua BIOS já modificada com os microcodes.

Essa sua placa parece ser originalmente uma ECS G41T-M7.
Da uma olhadinha?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...