Ir ao conteúdo

Por que substituição de MOSFET deu errado?

Ir à solução Resolvido por Eder Neumann,

Posts recomendados

Postado

Boa noite

Substitui um MOSFET 6N80 por um STP8NK80ZFP, numa placa de fonte de TV, troquei também um diodo e um CI que gera PWM que estavam ruins.

Porém, ao ligar a TV ela funcionou por alguns instantes, o MOSFET esquentou muito de forma rápida e logo pegou fogo e se partiu.

Gostaria que vocês me ajudassem a entender qual parâmetro posso ter deixado de comparar nos Datasheets que possa ter levado a isso, ou o que mais que possa ter ocorrido...

6N80.pdf STP8NK80.pdf

Postado

Oi, o que a maior parte das vezes o que faz o mosfet queimar é problema na linha do Gate, componentes alterados ou linha aberta...

Mas nesse seu caso, não tenho certeza, mas os transistores são um pouco diferentes, olhando o datasheet stp8nk internamente é um pouco diferente ele tem diodo zener interno...

Vamos esperar os demais colegas. 

• Curtir 1
Postado
Em 14/05/2020 às 09:34, Eder Neumann disse:

talvez o que danificou o primeiro mosfet tenha causado o dano neste novo.

teste os componentes à jusante dele.

Você tinha razão, havia mais componentes com problema. A fonte é do tipo flyback. Por exemplo, o diodo do snubber estava danificado conduzindo em qualquer direção

Por sorte achei um kit de componentes na internet já indicado para o reparo, fiz troca dos componentes e deu certo, alguns componentes foram trocados por segurança a pesar de não apresentarem valores alterados.

Obrigado pelas respostas!

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!