Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
4 horas atrás, ComandateGustavo disse:

Eu consegui fios de 6mm se precisar posso arrumar mais grossos, pelo que vi na parte de traz no painel ele já passa sem problemas, estou refazendo a tapeçaria do carro juntamente com o painel, por isso já vou colocar os manômetros e o voltímetro e amperímetro, será que nesse caso cabo de 6mm é pouco?

E é como falamos mesmo só dá pra medir a corrente do alternador para a bateria o restante fica de fora mesmo...

adicionado 5 minutos depois

Eu acho que era só da bateria mesmo, estou achando que o alternador tá ali pra manter a carga da bateria constante, no meu caso sai uma porrada de fios grossos da bateria, mas no alternador é só dois de 6mm então se a bateria estiver muito fraca eu acho difícil o alternador manter tudo, tem ué gerar energia para as bobinas dele, gerar energia pra ignição, faróis luzes do carro som e tudo mais... Eu acho que o alternador mantém a carga da bateria constante, mas com tudo ligado não sei não se ele daria conta sozinho... Esse 0,8A eu creio que era apenas a corrente que a bateria puxava pra manter a carga em 100%

Para o alternador é quase tranquilo manter tudo com bateria descarregada, carro com ar condicionado tem alternador de 120A, mas é aquela, tem que andar bastante para carregar bateria. Na época que eu não batia bem da cabeça (cheguei a desmontar os acabamentos internos do porta malas de um Celta para caber a caixa de som kkkk), eu comprei um amperímetro desse mas não cheguei a instalar justamente pelo cabeamento, que tinha que ser da mesma bitola ou mais grosso do que o original. Hoje eu tenho um carro que se eu não ligar um consumidor de alta corrente, ele mantem a tensão da bateria em 12,8V, quando liga por exemplo o farol a tensão vai para 14,4V.

Postado
11 horas atrás, Marcelotronic disse:

Para o alternador é quase tranquilo manter tudo com bateria descarregada, carro com ar condicionado tem alternador de 120A, mas é aquela, tem que andar bastante para carregar bateria. Na época que eu não batia bem da cabeça (cheguei a desmontar os acabamentos internos do porta malas de um Celta para caber a caixa de som kkkk), eu comprei um amperímetro desse mas não cheguei a instalar justamente pelo cabeamento, que tinha que ser da mesma bitola ou mais grosso do que o original. Hoje eu tenho um carro que se eu não ligar um consumidor de alta corrente, ele mantem a tensão da bateria em 12,8V, quando liga por exemplo o farol a tensão vai para 14,4V.

Por falar nisso eu estou colocando um módulo amplificador no carro também, tem 1000w não sei se é PMPO ou RMS, mas vamos supor que seja RMS, pra ligar aquele treco tenho que usar fios de 6mm?

Comprei ele mais pra tocar o subwoofer, só que ele é 4 canais então vou ligar os alto-falantes de porta nele também, mas os alto-falantes das portas são mais fraquinhos então quero ligar em série pra ficar com 8 ohms, assim não força os alto-falantes e o módulo trabalha mais frio.

A ideia era esconder o módulo amplificador em baixo do painel, só que depois que chegou percebi que ele é bem grande e não vai caber kkkkk

Vou ter que caçar um lugar pra deixar ele escondido...

Postado
2 horas atrás, ComandateGustavo disse:

Por falar nisso eu estou colocando um módulo amplificador no carro também, tem 1000w não sei se é PMPO ou RMS, mas vamos supor que seja RMS, pra ligar aquele treco tenho que usar fios de 6mm?

Comprei ele mais pra tocar o subwoofer, só que ele é 4 canais então vou ligar os alto-falantes de porta nele também, mas os alto-falantes das portas são mais fraquinhos então quero ligar em série pra ficar com 8 ohms, assim não força os alto-falantes e o módulo trabalha mais frio.

A ideia era esconder o módulo amplificador em baixo do painel, só que depois que chegou percebi que ele é bem grande e não vai caber kkkkk

Vou ter que caçar um lugar pra deixar ele escondido...

Bom dia, se for 1000Wrms mesmo, eu entrei no site de um fabricante só que essa empresa não tinha módulos de 1000W só de 1200, veja na imagem o que eles sugerem no manual. Verifique a marca e modelo  do seu módulo e baixe o manual,  como o amperímetro vai ficar em série com o circuito, com certeza tem que usar a mesma bitola.

Manual sound digital.PNG

Postado
3 horas atrás, ComandateGustavo disse:

Comprei ele mais pra tocar o subwoofer, só que ele é 4 canais então vou ligar os alto-falantes de porta nele também, mas os alto-falantes das portas são mais fraquinhos então quero ligar em série pra ficar com 8 ohms, assim não força os alto-falantes e o módulo trabalha mais frio

Faz isso não, o som fica ruim... 

Melhor ligar os falantes da porta na saída do rádio mesmo. 

Postado
1 hora atrás, Marcelotronic disse:

Bom dia, se for 1000Wrms mesmo, eu entrei no site de um fabricante só que essa empresa não tinha módulos de 1000W só de 1200, veja na imagem o que eles sugerem no manual. Verifique a marca e modelo  do seu módulo e baixe o manual,  como o amperímetro vai ficar em série com o circuito, com certeza tem que usar a mesma bitola.

Manual sound digital.PNG

Caramba fio de 16mm 😲

Nao achava que teria que ser tão grosso assim...

Eu não acho que ele vai puxar toda essa corrente essa fiação é pra trabalhar com folga né?

Peguei o subwoofer do meu quarto e a fonte de bancada que tenho aqui pra fazer um teste, duas caixas de som 4 ohms mais o subwoofer de 4 ohms que está em bridge na saída.

Tocou legal mas percebi que o subwoofer distorce os graves e o módulo tem leds que iluminam o logotipo do fabricante, e justamente nas batidas graves o subwoofer distorce e os leds do logotipo do módulo ficam mais fracos, então a fonte não tá dando conta de manter o módulo funcionando nós graves certo?

Tenho uma bateria de 65A aqui, acho que vou ligar ela em paralelo com a fonte de bancada e ver no que dá.

adicionado 0 minutos depois
3 minutos atrás, Renato.88 disse:

Porque o som fica ruim?

Postado

@Renato.88

1 hora atrás, Renato.88 disse:

Porque o som fica ruim?

Pra falar a verdade estou pensando em devolver esse módulo e comprar um mais simples, a ideia era ter um amplificador para o subwoofer, e comprei esse porque ele vem com um potenciômetro com fio para aumentar ou diminuir o volume do subwoofer.

Só que agora me dei conta que ele é muito grande e vai puxar uma corrente sinistra do carro...

Será que se eu comprar um módulo amplificador mais simples só com a saída para o subwoofer tem como colocar um potenciômetro duplo de uns 200k no cabo RCA que liga o rádio até o amplificador pra controlar o volume? Os outros alto-falantes eu ligo direto no rádio...

Postado
5 horas atrás, ComandateGustavo disse:

estou colocando um módulo amplificador no carro também, tem 1000w

1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

Eu não acho que ele vai puxar toda essa corrente essa fiação

sei que ninguem escuta o som no volume total o tempo todo.. mas amplificadores de som consomem muita energia mesmo... da uma olha nesse site.

Consumo dos amplificadores automotivos - Como calcular as correntes (amperes) - COL094

ps. estou vendo q você já está desistindo desse amplificador, mas fica de informação...

Postado
34 minutos atrás, Phenom_X4 disse:

sei que ninguem escuta o som no volume total o tempo todo.. mas amplificadores de som consomem muita energia mesmo... da uma olha nesse site.

Consumo dos amplificadores automotivos - Como calcular as correntes (amperes) - COL094

ps. estou vendo q você já está desistindo desse amplificador, mas fica de informação...

Então pelo que li no manual ele é um classe A B então puxa bastante corrente mesmo, então acho que não vale a pena para mim, só estou aguardando o pessoal mais entendido me falar se dá pra fazer o esquema do potênciometro em série no cabo RCA para controlar o volume, ai vou devolver esse Amp e pegar um simples, tô pensando nesse aqui:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-698495150-modulo-amplificador-banda-audioparts-bd-2501-250w-mono-_JM

Postado
1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

Caramba fio de 16mm 😲

Nao achava que teria que ser tão grosso assim...

Eu não acho que ele vai puxar toda essa corrente essa fiação é pra trabalhar com folga né?

Nem tanto... 

Se e é 1200W em 12V vai dar 100A.

Se for 1000W, vai dar 83A. Só dividir, entendeu?!

O fio 16mm é tabelado em 66A, mas no caso do amplificador a corrente/potência varia. Teremos apenas picos de corrente acima dos 80A, então ele "segura" de boa. 

Tocou legal mas percebi que o subwoofer distorce os graves e o módulo tem leds que iluminam o logotipo do fabricante, e justamente nas batidas graves o subwoofer distorce e os leds do logotipo do módulo ficam mais fracos, então a fonte não tá dando conta de manter o módulo funcionando nós graves certo?

Com certeza. 

Tenho uma bateria de 65A aqui, acho que vou ligar ela em paralelo com a fonte de bancada e ver no que dá.

Se for uma bateria boa, sua fonte nem fará falta. 

Porque o som fica ruim?

Fica sem o casamento correto para as impedâncias, aí distorce. 

Esses canais tem saídas pra quantos ohms? 

Postado

@Renato.88 esta escrito de 2 a 8 ohms...

Mas o que acha será que com um outro módulo dá pra colocar um potenciômetro duplo de 200k entre o rádio e o amplificador?

Aí vou trocar o amplificador, pegar um só para o sub e que seja menor

Postado
38 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

@Renato.88 esta escrito de 2 a 8 ohms...

Mas o que acha será que com um outro módulo dá pra colocar um potenciômetro duplo de 200k entre o rádio e o amplificador?

Aí vou trocar o amplificador, pegar um só para o sub e que seja menor

Mas porque você quer controlar o amplificador por um potenciometro se você vai  controlar já pelo rádio?

Outra coisa, pega leve no sub porque seus alto-falantes de porta não vão dar conta de tocar na mesma altura, as batidas vão se sobressair ao médio e agudos.

Eu faria o seguinte, kit 2 vias na frente módulo 400Wrms 4 canais sendo que 2 canais você liga o sub em bridge, 2 canais que sobraram um para cada kit 2 vias, tudo ligado via RCA do radio para módulo. Isso ai é o básico do som de qualidade, onde o palco sonoro vem da frente e não de trás.

Os canais de rádio se sair 25Wrms é muito fuja deles. 

• Curtir 1
Postado
38 minutos atrás, Marcelotronic disse:

Mas porque você quer controlar o amplificador por um potenciometro se você vai  controlar já pelo rádio?

Outra coisa, pega leve no sub porque seus alto-falantes de porta não vão dar conta de tocar na mesma altura, as batidas vão se sobressair ao médio e agudos.

O rádio vai controlar o volume geral e eu quero o potenciômetro para ajustar o volume do Subwoofer, no meu quarto tem amplificador com sub e eu fico toda hora ajustando o volume dele, e é justamente para não sobressair as batidas por cima dos médios e agudos.

40 minutos atrás, Marcelotronic disse:

Eu faria o seguinte, kit 2 vias na frente módulo 400Wrms 4 canais sendo que 2 canais você liga o sub em bridge, 2 canais que sobraram um para cada kit 2 vias, tudo ligado via RCA do radio para módulo. Isso ai é o básico do som de qualidade, onde o palco sonoro vem da frente e não de trás.

O rádio mesmo tendo 25w pra mim já está bom, atualmente ele tem os alto-falantes de painel de 3 polegadas mais dois de 6 polegadas atrás e eu nem chego perto de ouvir no volume máximo aquilo, ele só não tem graves e é aí que entra o Sub.

Agora já comprei um kit com 2 falantes de 6 mais um par de 6x9 isso já deve melhorar bem, mas ainda vai faltar o Sub. E a ideia original era essa os falantes de porta em dois canais do módulo e os outros dois canais em bridge pro sub, só que pra ligar tudo isso vai ter que ser fios grossos e ainda vou ter que achar um lugar pra colocar o amplificador que é bem grande aí acaba não compensando.

Então se eu usar os falantes de porta no rádio mais um módulo simples pro sub com o potenciômetro já está ótimo.

Postado

7 horas atrás, Marcelotronic disse:

Bom dei entrada no pedido de devolução, vou devolver ele e comprar outro amp, dessa vez um menor.

Nesse caso pensei nesse: 

@Marcelotronic

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1310069591-modulo-amplificador-digital-4-canais-4-x-100w-rms-2-ohms-_JM#position=34&type=item&tracking_id=396725e8-1e58-4cb7-b231-47ca52caea0f

O que acha dele?

Dessa vez tô pensando em ligar o par de 6x9 e os de 6" das portas em dois canais e o subwoofer em bridge nos outros dois canais.

Dessa forma eu acho que vai ficar bom e ainda posso colocar o potênciometro na entrada dos canais do módulo que vão estar em bridge para controlar o volume do sub.

O que acha?

Postado
10 horas atrás, ComandateGustavo disse:

Bom dei entrada no pedido de devolução, vou devolver ele e comprar outro amp, dessa vez um menor.

Nesse caso pensei nesse: 

@Marcelotronic

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1310069591-modulo-amplificador-digital-4-canais-4-x-100w-rms-2-ohms-_JM#position=34&type=item&tracking_id=396725e8-1e58-4cb7-b231-47ca52caea0f

O que acha dele?

Dessa vez tô pensando em ligar o par de 6x9 e os de 6" das portas em dois canais e o subwoofer em bridge nos outros dois canais.

Dessa forma eu acho que vai ficar bom e ainda posso colocar o potênciometro na entrada dos canais do módulo que vão estar em bridge para controlar o volume do sub.

O que acha?

Vixi se você vai por até 6x9 então esquece o que eu falei, se ta querendo é fazer barulho mesmo, esse módulo em bridge vai te dar 200Wrms para o sub, eu acho pouco nesse seu caso, não vai ter como você fugir de um módulo com pelo menos 800W, segue abaixo 2 opções, Taramps 3 canais 1 para o sub e 2 para o 6x9 ai os alto falantes da porta fica no radio mesmo, alto falante de porta original é muito fraco para esse módulo. Segunda opção e mais recomendável é o Soundigital 4 canais 800Wrms, 2 canais você liga em bridge e vai ter 522W para o sub os outros canais para o 6x9. Recomedo Soundigital porque tive problemas com a Taramps, coloquei um sinal senoidal na entrada e saiu tudo distorcido na saída, liguei no fabricante e eles tentaram me enrolar com conversa fiada, perdi a confiança.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1175526474-modulo-soundigital-sd8004d-sd800-sd8004-800w-rms-4-canais-_JM?quantity=1&variation=51610136786&onAttributesExp=true#position=1&type=item&tracking_id=e40136af-368f-4d1c-a076-9a5a8e19daf3

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1192873385-modulo-taramps-ds-800x3-800w-2-ohms-amplificador-automotivo-_JM?quantity=1#position=1&type=item&tracking_id=fc085b5d-717c-4c54-aaec-9808f1d9fc22

Postado
3 minutos atrás, Marcelotronic disse:

Vixi se você vai por até 6x9 então esquece o que eu falei, se ta querendo é fazer barulho mesmo, esse módulo em bridge vai te dar 200Wrms para o sub, eu acho pouco nesse seu caso, não vai ter como você fugir de um módulo com pelo menos 800W, segue abaixo 2 opções, Taramps 3 canais 1 para o sub e 2 para o 6x9 ai os alto falantes da porta fica no radio mesmo, alto falante de porta original é muito fraco para esse módulo. Segunda opção e mais recomendável é o Soundigital 4 canais 800Wrms, 2 canais você liga em bridge e vai ter 522W para o sub os outros canais para o 6x9. Recomedo Soundigital porque tive problemas com a Taramps, coloquei um sinal senoidal na entrada e saiu tudo distorcido na saída, liguei no fabricante e eles tentaram me enrolar com conversa fiada, perdi a confiança.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1175526474-modulo-soundigital-sd8004d-sd800-sd8004-800w-rms-4-canais-_JM?quantity=1&variation=51610136786&onAttributesExp=true#position=1&type=item&tracking_id=e40136af-368f-4d1c-a076-9a5a8e19daf3

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1192873385-modulo-taramps-ds-800x3-800w-2-ohms-amplificador-automotivo-_JM?quantity=1#position=1&type=item&tracking_id=fc085b5d-717c-4c54-aaec-9808f1d9fc22

não é fazer barulho não é que os falantes do carro estão velhos, os antigos até empenaram com o sol, ai comprei o kit fácil da bravox que veio 2 6x9 e 2 de 6

Esse aqui:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-735703184-alto-falante-bravox-fácil-6-triaxial-quadriaxial-6x9-kit-_JM?quantity=1#position=1&type=item&tracking_id=6265344e-070d-44e4-99a0-cdb9b2004cb2

O subwoofer estava pensando naquele spyder street 700 amarelo, é bem simples mas acho que me atende bem, é pra som interno não pra fazer barulho, e 150w dentro do carro pode ser beeem barulhento...

Postado
30 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

não é fazer barulho não é que os falantes do carro estão velhos, os antigos até empenaram com o sol, ai comprei o kit fácil da bravox que veio 2 6x9 e 2 de 6

Esse aqui:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-735703184-alto-falante-bravox-fácil-6-triaxial-quadriaxial-6x9-kit-_JM?quantity=1#position=1&type=item&tracking_id=6265344e-070d-44e4-99a0-cdb9b2004cb2

O subwoofer estava pensando naquele spyder street 700 amarelo, é bem simples mas acho que me atende bem, é pra som interno não pra fazer barulho, e 150w dentro do carro pode ser beeem barulhento...

Vendo esses kits e o modelo do sub agora entendi a escolha pelo Taramps de 400W, vai ficar bom sim.

Postado
3 minutos atrás, Marcelotronic disse:

Vendo esses kits e o modelo do sub agora entendi a escolha pelo Taramps de 400W, vai ficar bom sim.

conhece algum módulo amplificador barato e compacto para tocar esse kit 4 falantes da bravox mais o subwoofer?

O sub é esse aqui:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1389101458-alto-falante-spyder-street-700-4-ohms-175-rms-3-cores-_JM?quantity=1&variation=47998876581

Postado
36 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

conhece algum módulo amplificador barato e compacto para tocar esse kit 4 falantes da bravox mais o subwoofer?

O sub é esse aqui:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1389101458-alto-falante-spyder-street-700-4-ohms-175-rms-3-cores-_JM?quantity=1&variation=47998876581

O módulo de 400W que você indicou lá em cima é bem compacto, meu irmão tem um, vai com ele mesmo.

Postado
7 horas atrás, Marcelotronic disse:

O módulo de 400W que você indicou lá em cima é bem compacto, meu irmão tem um, vai com ele mesmo.

beleza, mas uma duvida, vi que alguns módulos tem o controle de corte de frequência pro sub, esse que mandei o link é fixo, nesse caso é interessante pegar um módulo que tem o controle de corte de frequencia pro sub ou o corte de frequencia que vem de fábrica já está bom?

Postado
Em 30/07/2020 às 11:31, Marcelotronic disse:

Olá, 90Hz(-12dB/8ª) esse é o corte que ele vai fazer no seu sub, acima disso não passa, se você tiver mais opções no seu radio também da para fazer por ele, sempre usei esse corte.

Postado

2 horas atrás, Marcelotronic disse:

Olá, 90Hz(-12dB/8ª) esse é o corte que ele vai fazer no seu sub, acima disso não passa, se você tiver mais opções no seu radio também da para fazer por ele, sempre usei esse corte.

Entendi, então acabei comprando um similar ao taramps, o stetsom 400w

aqui o link:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-765722570-modulo-amplificador-stetsom-iron-line-ir-4004-400w-rms-4-c-_JM?quantity=1

Ele estava uns 50 reais mais barato que o taramps, e ouvi falar que é bom vamos ver...

Mas pra ligar os falantes e o sub nele é o mesmo esqueminha do taramps? O subwoofer ligo em bridge usando as saídas Rear, e os 4 falantes de porta eu ligo um 6x9 e um de 6 em série para ficar com 8 ohms, a mesma coisa para o outro 6x9 com o outro de 6 vai ficar com 8 ohms, aí na saída Front do amplificador eu ligo eles em paralelo pra ficar com 4 ohms ligado em bridge, é isso? 

Postado
26 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

Entendi, então acabei comprando um similar ao taramps, o stetsom 400w

aqui o link:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-765722570-modulo-amplificador-stetsom-iron-line-ir-4004-400w-rms-4-c-_JM?quantity=1

Ele estava uns 50 reais mais barato que o taramps, e ouvi falar que é bom vamos ver...

Mas pra ligar os falantes e o sub nele é o mesmo esqueminha do taramps? O subwoofer ligo em bridge usando as saídas Rear, e os 4 falantes de porta eu ligo um 6x9 e um de 6 em série para ficar com 8 ohms, a mesma coisa para o outro 6x9 com o outro de 6 vai ficar com 8 ohms, aí na saída Front do amplificador eu ligo eles em paralelo pra ficar com 4 ohms ligado em bridge, é isso? 

Mesmo esquema do taramps, mas eu faria o seguinte para aproveitar melhor o amplificador, todos os alto falantes de porta eu ligaria no radio mesmo, sub e 6x9 no amplificador.

Postado
1 hora atrás, Marcelotronic disse:

Mesmo esquema do taramps, mas eu faria o seguinte para aproveitar melhor o amplificador, todos os alto falantes de porta eu ligaria no radio mesmo, sub e 6x9 no amplificador.

Porque dessa forma aproveita melhor?

consegue ter mais potência?

Postado
11 horas atrás, ComandateGustavo disse:

Porque dessa forma aproveita melhor?

consegue ter mais potência?

Quanto mais resistência você colocar em cada canal, menos potencia você vai ter no final. Melhor do que dividir potencia com vários alto falantes.

Postado
Em 03/08/2020 às 11:34, Marcelotronic disse:

Quanto mais resistência você colocar em cada canal, menos potencia você vai ter no final. Melhor do que dividir potencia com vários alto falantes.

Entendi, nossa agora complicou, o aloprado do vendedor me mandou subwoofer bobina dupla 4x4 ohms aí não tem como ligar no módulo né? Porque 4x4 em paralelo fica 2ohms que é abaixo do mínimo do amplificador e 4x4 em série vai dar 8ohms então não vai render nada...

Tem como colocar esse subwoofer no amplificador ou não tem jeito tem que devolver mesmo?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!