Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Atualização de BIOS para R5 1600AF: tenho que solicitar?


Posts recomendados

Vou pegar uma rx 570 da sapphire, e uma placa-mãe de entrada para amd, tipo a AB350-M, queria saber se tenho que pedir para atualizar a bios, a memória ram também tem que ter compatibilidade com a bios? ( a ram q planejo pegar é uma ddr4 2666 mgh de 16 gb, e o processador um 5 1600f ou 3 3200g ).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João Vitor Gois de Oliveir Olá, bom dia e seja bem vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

 

Caro colega você precisará sim atualizar o BIOS para que a placa-mãe possa detectar este seu processador de maneira correta.

Isto ocorre pois com o BIOS de fábrica, as B350 suportam apenas os processadores de 1º geração.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Felipe Barbosa Melo Colega, quer que eu lhe prove?

 

Faça o seguinte, vá em qualquer site da gigayte e seleciona qualquer B350, vá na ABA de suporte de processadores e veja, acredito que esteja se enganando pelo nome do processador que realmente aparente ser um processador de 1º geração, porém isso é ERRADO, o 1600AF é um CPU baseado no Ryzen 5 2600 com apenas clock reduzido... o 1600AF é Zen+ e não Zen(1º Geração).

Veja à seguir neste exemplo:

image.thumb.png.86e4653551774f4cda697402c563d0fd.png

adicionado 1 minuto depois

Como pode ver o suporte à este processador é apenas a partir do BIOS F20, todos os BIOS anteriores não oferecem suporte à este processador.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@João Vitor Gois de Oliveir O Ryzen 5 1600AF, por ser processador baseado na arquitetura Zen+, precisa de BIOS compatível com processadores Ryzen 2xxx. O Ryzen 3 3200G precisa de BIOS compatível com Zen 2.

 

Contudo, essas gerações já estão no mercado faz muito tempo. É super difícil pegar uma placa-mãe nova que não venha atualizada, ainda mais considerando a alta rotatividade dessas placas em grandes lojas como a KabuM!. Então não deve precisar atualizar a BIOS, já que ela estará atualizada.

 

Eu mesmo comprei uma A320 para o meu computador secundário pouco tempo depois do lançamento da Zen+ e veio atualizada, funcionando normalmente com meu R3 2200G.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, KairanD disse:

@João Vitor Gois de Oliveir O Ryzen 5 1600AF, por ser processador baseado na arquitetura Zen+, precisa de BIOS compatível com processadores Ryzen 2xxx. O Ryzen 3 3200G precisa de BIOS compatível com Zen 2.

 

Contudo, essas gerações já estão no mercado faz muito tempo. É super difícil pegar uma placa-mãe nova que não venha atualizada, ainda mais considerando a alta rotatividade dessas placas em grandes lojas como a KabuM!. Então não deve precisar atualizar a BIOS, já que ela estará atualizada.

 

Eu mesmo comprei uma A320 para o meu computador secundário pouco tempo depois do lançamento da Zen+ e veio atualizada, funcionando normalmente com meu R3 2200G.

Comprou onde?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@GabrielLP14 Não fiz qualquer solicitação. Já imaginei que a BIOS estaria atualizada de fábrica, e estava. Sinceramente acho praticamente impossível comprar uma B350 atualmente, depois de tanto tempo que Zen+ e Zen 2 estão no mercado, e não vir com a BIOS atualizada de fábrica...

 

Sobre seu caso, não sei quando você comprou a placa. Se foi logo após o lançamento dos novos processadores, aí pode ter vindo desatualizada por isso. Além disso, X470 é bem mais específica e, por vender menos, tem menor rotatividade (ou seja, pode ficar mais tempo na prateleira e, consequentemente, você pode ter acabado com uma placa de lote mais antigo).

adicionado 0 minutos depois

A KabuM! não atualiza BIOS.

adicionado 1 minuto depois

Creio que não façam qualquer serviço adicional, aliás.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

Quando comprei minha X470, eu havia solicitado que atualizassem o BIOS mas não atualizaram não

Provavelmente o produto era de lote antigo.

 

14 minutos atrás, KairanD disse:

O Ryzen 5 1600AF, por ser processador baseado na arquitetura Zen+, precisa de BIOS compatível com processadores Ryzen 2xxx. O Ryzen 3 3200G precisa de BIOS compatível com Zen 2.

Sinceramente não sei o que a AMD tem na cabeça nesta questão de compatibilidades. Eles poderiam facilitar a vida do consumidor separando melhor as gerações e não fazendo peça de geração Y se passar por geração X, precisando de BIOS da geração Z.

 

47 minutos atrás, João Vitor Gois de Oliveir disse:

queria saber se tenho que pedir para atualizar a bios, a memória ram também tem que ter compatibilidade com a bios? ( a ram q planejo pegar é uma ddr4 2666 mgh de 16 gb, e o processador um 5 1600f ou 3 3200g ).

Se há a possibilidade da loja fazer a atualização, peça. Pegar uma placa-mãe atualizada ajuda e muito a garantir melhor compatibilidade com as demais peças.

Quanto a memória RAM, teoricamente qualquer pente DDR4 deverá funcionar, porém infelizmente nem sempre é garantia. Contudo, você pode checar no site da fabricante da placa se o pente que está interessado tem compatibilidade garantida. (normalmente se encontra na área de suporte)

 

Adicionalmente, se vai ter uma placa de vídeo dedicada, prefira então pegar o processador Ryzen 1600AF. O 3200G neste caso seria perder dinheiro.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...