Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual distribuição Linux escolher para jogos?


Posts recomendados

  • Coordenador

@Phoenyx Funcionou, muito obrigado! E não teve conflito com o Freesync (G-Sync, ou como a Nvidia quer chamar).

 

São probleminhas chatos esses que ocorrem com quem usa GNU/Linux para jogar. Mas a gente acaba resolvendo hora ou outra. Bem, fica a dica pra quem for usar alguma distribuição com driver Nvidia.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD Muito bacana seu relato... Sempre utilizei Linux em meus computadores de trabalho, já a minha máquina para games sempre deixei Windows. Nunca arrisquei instalar um ubuntu ou qualquer outra distro nela pela falta de informações dos usuários em relação ao desempenho nos jogos. Não fica tão ruim? Possuo uma 1070 de 8Gb, acho que vou fazer uns testes...Utilizei algumas vezes o Wine, mas esse proton é bom?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Phoenyx disse:

@Micael de Mello A maioria dos games irá perder desempenho no Linux, do contrário eu já teria desinstalado o Windows tmb.

LoL por exemplo, em quase toda atualização terá quebra no Linux, porque não há suporte oficial por parte da Rito Gomes.

 

São poucos os jogos com pleno suporte ao Linux, e quando você encontra um destes não precisa se preocupar com desempenho. KSP é um destes, roda 100% igual no Linux, Windows e MacOS.

 

A questão é a implementação do game. A maioria, como o LoL, roda emulada, daí a queda de performance.

 

Quanto a nVidia, se você quer desempenho mesmo terá que instalar os drivers proprietários. Se quiser seguir com o Noveau é isso aí mesmo, fica uma carroça.

 

Realmente. O LoL roda a bem mais que 140 FPS no Windows (não que isso importe, meu monitor é 75hz só), já no Linux ele varia de 50 a 70...

Tibia é algo que eu gostava de jogar no Linux, porém a fonte fica toda ********** e não consegui arrumar. Pio que empresas grandes como a Riot Games e a Blizzard deveriam dar uma atenção ao Linux 😕

 

@KairanD Você disse que instalou a Epic Store, os jogos dela funcionam de boas? Tenho Darksiders lá e gosto muito de jogar também, sabe se roda de boas?

E cara, eu achei lindo o seu sistema do jeito que tá :o

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Matheus Malvezi Se o seu medo era este, pode instalar tranquilamente, ainda mais se já tiver uma certa noção e se virar com os possíveis enguiços que apareçam pelo caminho, pois uma hora ou outra irão ocorrer.

O Proton e o Lutris são uma mão na roda.

 

Com uma 1070 em full HD a perda de desempenho em certos títulos não fará grande diferença.

Mas é aquele tal negócio, eu por exemplo ainda não consigo abdicar do Windows. Nele eu sei que vai funcionar, no Linux posso ter dor de cabeça, e tem hora que não tô afim de procurar soluções, quero apenas jogar.

 

Outra coisa que me incomoda um pouco é o suporte a audio no Linux. Existem diversos mixers, equalizadores e etc, mas não achei um ainda que me possibilite a mesma imersão do Dolby ATMOS para headphones. Bem que a Dolby poderia ajudar aqui, mas ela prefere ganhar dindin né...

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
27 minutos atrás, Matheus Malvezi disse:

Muito bacana seu relato... Sempre utilizei Linux em meus computadores de trabalho, já a minha máquina para games sempre deixei Windows. Nunca arrisquei instalar um ubuntu ou qualquer outra distro nela pela falta de informações dos usuários em relação ao desempenho nos jogos. Não fica tão ruim? Possuo uma 1070 de 8Gb, acho que vou fazer uns testes...Utilizei algumas vezes o Wine, mas esse proton é bom?

Eu pesquisei um bocado antes de migrar, e esperei o momento certo. Eu também tinha esse receio, mas o Windows 10 foi me deixando cada vez mais irritado e, de qualquer forma, prefiro o ambiente GNU/Linux.

 

Estou tendo ótimo desempenho. Já testei aqui, por exemplo, CS:GO (nativo), Elder Scrolls Online (Proton), Super Animal Royale (Proton), Resident Evil 4 (Proton), DooM (Proton), Dust: An Elysian Tail (nativo), Eastshade (Proton), Don't Starve Together (nativo), OutDrive (Proton), Rocket League (era nativo, agora está no Proton), Shadow of Mordor (nativo), Shadow Warrior (Proton), Crypt of the Necrodancer (Proton), Call of Juarez: Gunslinger (Proton), Crysis 2: Maximum Edition (Proton), FarCry 2: Fortune's Edition (Proton), FarCry 3: Blood Dragon (Proton), Painkiller: Hell & Damnation (Proton), Wolfenstein: The New Order (Proton), Wolfenstein: The Old Blood (Proton) e mais alguns que vou acabar lembrando.

 

Tive, de forma geral, a mesma experiência que tinha no Windows. Muita coisa aí deve ter perda de FPS, mas como eu jogo apenas em 2560x1080p @ 75 FPS e minha placa de vídeo está sobrando, além de ter o Freesync, acaba que nem percebo. Não estou monitorando taxa de FPS (até tem como fazer isso no Ubuntu usando o Conky, mas nem quero, o importante é o jogo rodar bem).

 

Algumas ressalvas: 

  • DooM não estava rodando tão bem quanto no Windows, mas isso porque eu não havia ativado o Vulkan. Tive uma dorzinha de cabeça com isso (devido à geração do meu processador), conforme descrito aqui, mas depois rodou liso (75 FPS cravados no máximo, segundo a ferramenta do próprio jogo). Fez uma diferença grotesca ir do OpenGL para o Vulkan. O funcionário da Valve no GitHub respondeu em 10 minutos e resolveu meu problema;
  • Elder Scrolls Online parece apresentar uma ligeira perda de desempenho, mas apenas em áreas muito povoadas (no Windows já acontece, mas aqui parece ser um pouco pior). É perfeitamente jogável, contudo. É meu jogo favorito. Consegui instalar até o gerenciador de addons (Minion) no prefix do Proton usando o Lutris;
  • Eu sofria drops de FPS nos dois Wolfenstein quando jogava no Windows 10. No Ubuntu não notei isso, então parece ter desempenho até melhor. Pode ser efeito placebo, mas acho que não;
  • Olhando no ProtonDB, o FarCry 2 e o FarCry 3 Blood Dragon poderiam ter algum problema para rodar, mas aqui funcionaram como jogos nativos. Talvez por eu estar usando versão mais atualizada. Então nem sempre o que está reportado ali vai acontecer no seu sistema;
  • Testei o Sniper Elite Nazi Zombie Army e ele nem inicia (já esperado, conforme inúmeros relatos do ProtonDB).

Tenho muita coisa para dizer, mas aí acho que vou abrir um tópico para contar minha experiência. No geral, eu diria que dá para ir sem medo, seu computador pode bancar alguma perda de desempenho que venha a ocorrer (tem um belo hardware aí). A mesma coisa vale para o colega @Micael de Mello. E o Wine, o DXVK e o Proton são continuamente aprimorados, fazendo mais jogos funcionarem e melhorando a performance. E o desempenho dos drivers de vídeo no GNU/Linux também melhorou muito.

 

Eu não pegaria o Ubuntu como meu sistema se não fosse pelo Proton e pelo Lutris. Porque, literalmente, geralmente é só clicar. Não preciso configurar, só se o jogo apresentar algum problema (o que não é muito frequente, ao menos considerando minha experiência nos jogos citados). O Proton é uma camada de compatibilidade disponível dentro da Steam (basta abrir as configurações e ativar o Steam Play para toda a bilioteca, depois abrir qualquer jogo da mesma forma que você faz no Windows). O Lutris configura automaticamente o Wine para jogos e aplicativos fora da Steam (daí é só clicar também), além de ter um monte de emuladores para jogos de trocentos consoles. Você também só precisa configurar algo nele se der problema.

 

No mais, também não usaria Ubuntu se não pudesse instalar alguns programas que ainda preciso para trabalhar. Infelizmente dependo do Microsoft Office (recebo muitos arquivos gigantescos em .docx - meu trabalho é acadêmico - e a compatibilidade com pacotes open source sempre me dá dores de cabeça) e do EpaNET. Instalei eles normalmente via PlayOnLinux. Instalei também o AutoCAD 2008, por estar muito acostumado a usá-lo.

 

37 minutos atrás, Micael de Mello disse:

Realmente. O LoL roda a bem mais que 140 FPS no Windows (não que isso importe, meu monitor é 75hz só), já no Linux ele varia de 50 a 70...

Pelo que vi, parece que a Riot vai atualizar o anti-cheat em 2021 e quebrar o suporte definitivamente. Então eu não colocaria fé no GNU/Linux se você quer jogar LoL. Ao menos não por enquanto. Os jogos que não rodam geralmente têm esse problema por conta do anti-cheat (se isso for resolvido, muita coisa vai passar a rodar, mas não é algo fácil de resolver).

 

39 minutos atrás, Micael de Mello disse:

Tibia é algo que eu gostava de jogar no Linux, porém a fonte fica toda ********** e não consegui arrumar. Pio que empresas grandes como a Riot Games e a Blizzard deveriam dar uma atenção ao Linux 😕

Somos uma porcentagem muito pequena do público consumidor. Difícil eles darem atenção. Mas as coisas estão melhorando...

 

39 minutos atrás, Micael de Mello disse:

Você disse que instalou a Epic Store, os jogos dela funcionam de boas? Tenho Darksiders lá e gosto muito de jogar também, sabe se roda de boas?

Instalei o aplicativo, mas não cheguei a instalar jogos por lá para testar. Acho que tem que usar os scripts do Lutris (ou seja, clicar em instalar por lá). Como mencionei, meu foco é a Steam, e por isso não dou muita bola para as outras lojas.

 

Jogos como Fortnite sei que não funcionam por conta do anti-cheat (embora a Epic diga que está trabalhando para lançar uma versão para GNU/Linux). Eu não coloco muita fé na Epic também...

 

Sobre a Origin, pelo que pesquisei o BF4 parece rodar, mas também não tentei instalar (ainda). Btw, o jogo está quase morto mesmo...

 

Fora da Steam instalei apenas o Minecraft, com shaderpacks e resourcepacks bem pesados. Idêntico ao do Windows. Tenho um servidor dedicado e consigo jogar perfeitamente com meus amigos (além de administrar via ftp pelo FileZilla).

 

45 minutos atrás, Micael de Mello disse:

E cara, eu achei lindo o seu sistema do jeito que tá :o

Obrigado! Estou usando as extensões Add Username to Top Panel, Dash to Dock, System Monitor e Transparent Panel no GNOME. O tema e os ícones que instalei são estes (tema do MacOS Mojave e ícones em forma circular, bem coloridos):

 

image.png

 

22 minutos atrás, Phoenyx disse:

Outra coisa que me incomoda um pouco é o suporte a audio no Linux. Existem diversos mixers, equalizadores e etc, mas não achei um ainda que me possibilite a mesma imersão do Dolby ATMOS. Bem que a Dolby poderia ajudar aqui, mas ela prefere ganhar dindin né...

Eu aqui sinto alguma falta daquele menu básico da Realtek que tem no Windows. O equalizador era legal e dava pra configurar algumas coisas. Meu sistema de som é 5.1 (Logitech Z506).

 

Aqui eu instalei um plugin de equalizador dentro do Rhythmbox (eu AMO esse programa) e está funcionando bem.

 

3 minutos atrás, Micael de Mello disse:

@Phoenyx Cara... Isso que tu disse é muito verdades. As vezes só quero sentar e jogar, sem medo de ter algum problema...

Você vai conseguir isso na maioria das vezes usando GNU/Linux (via Proton e Lutris) e a tendência é melhorar. Contudo, também vai ter problemas e vai precisar de disposição para resolvê-los (vide meu caso com os drivers e o DooM).

 

Você pode manter um dual boot. O que não pegar legal no GNU/Linux, vai para o Windows.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@KairanD O meu problema é especificamente com o ATMOS para headphones.

Aqui utilizo o PulseEffects, se você sente falta do Realtek dá uma olhada nele, muito mais completo.

 

pulseeffects_pulseaudio-systemwide-equal

 

A questão não é a equalização mas sim o efeito surround 3D em headphone. E não tem um paliativo para Linux, pois este é um programa pago. DTS tmb é pago, enfim, ainda tô caçando algo que seja pelo menos similar pra colocar no Linux.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado!

Eu saí do Ubuntu porque tinha um problema em relação a som.

 

Sempre aumento/diminuo o volume pelo teclado. Quando fazia isso, tinha um delay gigante pra realmente aumentar/diminuir o volume, e isso me irritava demais. Nunca consegui arrumar. Espero que nas outras distros não tenha.

Hoje vou instalar o Debian e ver qual é XD

 

Na hora de instalar o Debian, tem algum problema eu instalar mais de uma interface gráfica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Micael de Mello Nenhum.

Mas como você gosta de mexer em temas, quer uma coisa mais elaborada, já vai de Gnome direto. KDE é mais "Windows user", e as demais opções são mais leves e menos requintadas para máquinas mais fracas.

adicionado 22 minutos depois

@Micael de Mello Cara, eu não tenho problemas com o audio.

 

Mas mudando de assunto, como tu curte jogos, isto e estabilidade do sistema não combinam bem hein.

 

Por exemplo, a última treta que tive no LoL a correção saiu em dias, mas pra quem utiliza o "stable" isso pode demorar meses e meses.

 

Estabilidade está mais ligada a confiabilidade, em um servidor você não vai jogar ou sair caçando sarna pra se coçar, você só quer que ele funcione 24hs por dia com baixa intervenção. É bem diferente de um uso desktop.

 

Recomendo que pegue o netinst da versão bullseye ou sid, onde ocorrem maiores atualizações.
Eu mesmo utilizo o sid.

 

Stable, ou Buster (nome da versão atual Debian) = release corrente com mínimas intervenções críticas;

Testing, ou Bullseye (nome da próxima versão Debian) = pré release ainda em testes, intervenções de todos os tipos;

Unstable, ou Sid = Tudo o que é novo sai aqui, desde bugs até resolução de problemas sai aqui primeiro.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD Que relato magnífico! De antemão agradeço a disponibilidade em trazer o tema de forma tão detalhada. Realmente ajuda muito! Eu iniciei meus estudos com GNU/LINUX há uns belos anos atrás, com o famoso Back Track e o Ubuntu, como de praxe. Do Ubuntu me redirecionei ao Debian, depois ao Fedora, Arch, e por fim Slackware.  Atualmente atuo em órgão de segurança pública no setor de inteligência cibernética, então, prefiro, por questões de segurança e estabilidade, utilizá-lo no dia dia. Sem contar a bela criptografia que ele que já detém logo na instalação, e a sensação de não estar sendo observado ou monitorado por um SO cheio de telemetria...

É triste ver um sistema tão promissor e tão amplo no quesito modificação nunca ter sido apoiado por grandes empresas. Por exemplo o LOL, muitos jogadores possuem linux e jogam por ele. A empresa poderia dar atenção a este nicho. O linux em SSD voa! Com os relatos aos quais foram dados aqui, com certeza irei proceder a instalação dele neste final de semana. Como disse, acredito que eu não tenha uma perda tão grande, uma vez que só jogo, jogos offline! 

Acredito que seja uma excelente ideia criar um tópico destinado à este tema, para que mais pessoas conheçam do sistema e por conseguinte experimentem algo novo!

@Phoenyx Ratifico aqui também meu agradecimento pela rápida resposta e ajuda ao sanar minhas dúvidas.

  • Curtir 1
  • Amei 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Matheus Malvezi Você tem muito mais conhecimento e experiência do que eu... No seu caso, jogar no GNU/Linux vai ser mais tranquilo ainda. No começo deste ano eu ainda não sabia nada, aprendi um pouco na base do teste mesmo. Mergulhei de cabeça no Ubuntu, sem dual boot. Agora tenho até meu script pra rodar nele depois de formatar. 😹

 

Seu hardware vai se comportar muito bem em jogos. Se houver perda de FPS, você nem deve perceber também. Você joga em 1080p? Essa GTX 1070 dá e sobra... E seu processador também ajuda, já que não limita a placa, algo que acontece comigo...

 

A Valve tem seus problemas, mas o que tem feito para a comunidade open source é memorável. Acho que é um bom exemplo de empresa que investe no GNU/Linux. O Proton é uma implementação do que já existia via Wine e DXVK, mas trouxe isso de forma muito mais simples para quem não tem conhecimento. A Valve contratou o pessoal da CodeWeavers para trabalhar nisso. O Proton tem código aberto e as melhorias obtidas por ele beneficiam também o Wine e o DXVK como um todo. Esse é mais um motivo para priorizar a Steam: indiretamente, você ajuda a comunidade open source.

 

Já encontrei muitas pessoas neste fórum (ou mesmo em grupos de amigos) que acreditam que o GNU/Linux não serve sequer para assistir a vídeos ou gravar DVDs. Aliás, muita gente nem sabe que existe algo além do Windows e do MacOS. Isso é triste. Definitivamente falta visibilidade. E, mesmo entre a comunidade GNU/Linux, muita gente experiente acaba desconhecendo iniciativas como o Proton por não imaginar que o sistema poderia ser usado para jogos.

 

Em especial, dentre as distros mais conhecidas, o Manjaro e o Ubuntu têm se posicionado como sistemas direcionados a jogos. Os desenvolvedores perceberam que existe uma base crescente de usuários buscando isso. O Ubuntu agora vem com o Gamemode da Feral instalado por padrão e é a distribuição apoiada oficialmente pela Valve. O Manjaro promete atualizações frequentes para que você sempre tenha os melhores drivers e correções super rápidas, e já vem com a Steam instalada por padrão. São sistemas menos estáveis, mas compensam em outros pontos.

 

Nos últimos três anos, aconteceu muita coisa no mundo GNU/Linux... Especialmente se tratando de jogos. Agora diversas distros são plataformas totalmente viáveis para jogos, embora algum sacrifício precise ser feito (não vai ser tudo que vai funcionar, principalmente pela questão do anti-cheat, mas a maioria funciona). E isso tende a melhorar:

 

 

Você vai ficar surpreso ao explorar a Steam e o Lutris... Muita coisa que era considerada impossível agora é realidade.

adicionado 26 minutos depois
6 horas atrás, Micael de Mello disse:

Sabe se no debian isto acontece? Pelo Linux Mint não tenho esse problema.

Realmente não sei... Minha experiência até hoje se resumiu ao Ubuntu. Se for algo do GNOME, esse delay pode se repetir em outros sistemas. Se for algo do Ubuntu, não.

 

Se você quer personalizar o sistema, a melhor interface é o GNOME. Posso te ajudar a deixá-lo igual o meu, já que você gostou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD Eu fiz como você, encarei um sistema limpo, sem dualboot, e pra falar a verdade, acredito que essa seja uma das formas em que você mais aprende! Por ter que encarar o problema, caso contrário sua máquina não funciona (Uma vez instalei o Arch, e minhas USB não foram reconhecidas, deu maior trabalho hehehe). Acredito que esse seja o perfil do usuário do linux: perseverante. As vezes realmente cansa tentar arrumar algo quando apenas quer que funcione, mas com o tempo e experiência a resolução do impasse se torna célere. Como dito anteriormente, os órgãos de segurança pública carecem de mecanismos de investigação (é triste). E o linux, principalmente as distro voltadas para pentest e privacidade ajudam demais nessa tarefa. Eu mesmo possuo um sistema totalmente personalizado voltado somente à este tipo de atividade, se chama KODACHI, inclusive, se tiverem curiosidade acerca deste sistema: testem! @Phoenyx. As ferramentas que ele traz de segurança se equiparam à um nível elevadíssimo, sem contar os scripts em outras distros como ParrotOS e Kali que eu possuo pra agilizar um dns scan ou busca específica de ID de uma rede social (isso já desbancou quadrilha, acreditem). Espero que um dia as pessoas possam reconhecer o valor desse sistema, tanto no âmbito doméstico, quanto profissional. Me alegro em ver amigos aqui do fórum que partilham deste carinho pelo S.O.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Matheus Malvezi Até pensei em dual boot, mas descartei justamente pelo motivo que você ressaltou. Queria realmente aprender e não poderia ter a tentação de usar outro sistema que já conheço. Eu comecei identificando o Ubuntu apenas como um sistema para trabalho e usava somente no meu notebook. Instalar ele no desktop, para jogos, foi um passo e tanto. E fiquei muito surpreso com a experiência, apesar de ter pesquisado bastante antes de fazer isso. É bem melhor do que imaginei que seria.

 

Bem, como eu não dependo de programas (e nem jogos) que só rodam no Windows, acabei segurando as pontas muito bem. É engraçado porque tenho a impressão de que dizer que usa GNU/Linux sem dual boot com Windows parece algo semelhante a ter carro rebaixado e usar suspensão fixa (rs). É bem mais "raiz". Alguns colegas chegaram a dizer que eu estava "desperdiçando" um belo hardware por não usar Windows 10.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Micael de Mello Você instalou qual versão? Poderia deixar o link?

Tem muita coisa que você irá fazer por linha de comando, esqueça o mundo bonitinho do clique do mouse.

 

É necessário que a sua versão tenha retrocompatibilidade com o i386, do contrário não poderá instalar o driver de vídeo e a Steam.

https://wiki.debian.org/Steam

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
51 minutos atrás, Micael de Mello disse:

Gente, instalei o Debian ontem de noite, e tô odiando kkkk

Não consigo instalar nada do que eu quero, é tudo uma dificuldade. Já tô a mais de hora tentando instalar a Steam e nada. Mesma coisa com os drivers da placa de vídeo. Nunca pensei que fosse tão difícil...

24 minutos atrás, Micael de Mello disse:

Instalei o Debian 10, e a versão da Nvidia é a 418.113

Se você quer a máxima facilidade de uso e, ao mesmo tempo, drivers mais atualizados, melhor voltar para o Ubuntu. Aqui estou usando a versão 440.64 do driver da Nvidia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@KairanD Ele baixou a versão Debian do primeiro link do site.

@Micael de Mello Esta é a versão estável, pelo jeito você não leu nada do que eu escrevi... heuheuehuehuehe

 

Eu teria baixado a versão netinst Bullseye multiarch: https://cdimage.debian.org/cdimage/daily-builds/daily/arch-latest/multi-arch/iso-cd/

 

De qualquer forma não será mamão com açúcar como Ubuntu ou Mint, se quer facilidade fique com estas distros.

  • Curtir 1
  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!