Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

RX 580 8GB OC com baixo desempenho


Posts recomendados

Olá, comprei uma placa nova esses dias, uma rx 580 8gb da arez/asus, porém quando fui usar ela vi que estava com baixo desempenho, fiz testes no cinebench 4d e o opengl fica entre 85-100 fps,no valorant fica entre 160-200 e no cs go também com as configs no mínimo, já pesquisei sobre as melhores configurações amd para melhorar o desempenho, mas não adiantou,
Setup:

Rx 580 8gb

I5 4590 3.3ghz

12gb ram ddr3

placa-mãe h81m-cs/br

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NatanB Primeiramente, bem vindo ao Clube do Hardware!

 

Então, não creio que a marca de 200FPS representem uma métrica de baixo desempenho, mesmo que seja um jogo simples. É comum haver fatores limitantes não relacionados ao potencial da máquina, como pro exemplo alguma própria limitação do motor gráfico do jogo.

 

Por desencargo de consciência, vamos a um checklist bem básico:

1. Qual a marca e modelo da sua fonte de alimentação?

   1.1. Tá usando estabilizador ou nobrake?

2. Como estão as temperaturas do processador?

3. Como vai a saúde do seu HD?

4. Como vai a integridade do seu sistema operacional? Tem muita coisa rodando em segundo plano? Fez limpeza de registo?

5. Ao instalar a nova placa de vídeo, certificou-se de fazer uma instalação limpa do driver de vídeo sem resquícios do anterior?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Faust0 disse:

não creio que a marca de 200FPS representem uma métrica de baixo desempenho

somos dois, mas as pessoas hoje em dia querem ver números acima de 300 mesmo em telas de 60Hz por que aparentemente isso faz alguma diferença.

No meu tempo quem jogava GTA SA a 30 fps era rico e quem jogava BF2 a 30 FPS era milionário (hoje rodo os mesmos a 300fps numa tela de 60Hz mas só porque minha tela não tem sync)

 

@NatanB as sugestões do @Faust0 são bem válidas, principalmente a parte dos drivers.

O melhor desempenho garantido será atingido com uma reinstalação completa do windows e drivers (baixados dos sites dos fabricantes do hardware).

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Faust0 @Faust0

To usando uma corsair 450w sem estabilizador
as temperaturas da cpu não ultrapassam 70°C

O Hd está apenas para armazenamento de jogos mais pesados, estou usando o windows no ssd, e ele está ótimo, fiz bench no cristaldisk e esta a 500mb/s e sim, quando fui instalar a placa desinstalei pelo ddu a minha antiga 750 ti e fiz uma instalação limpa

 

adicionado 1 minuto depois

@Eder Neumann Cara, uso um monitor 144hz, e pelo fato de eu jogar mais jogos fps e e-sports preciso de mais fps mesmo, com minha antiga 750 ti pegava entre 120-140, por isso achei estranho essa 580 estar rodando abaixo do esperado

adicionado 4 minutos depois

@Batata Defumada também acho que não, estou monitorando a cpu e também está estável, creio que seja problema da ram, uso um pente de 8 e outro de 4 ambos de 1333hz em dual channel, o que acha?? talvez seja isso, ela não chega a 100% de uso mas creio que essa largura de banda seja muito pequena

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, NatanB disse:

580 estar rodando abaixo do esperado

qual é o esperado dela?

adicionado 0 minutos depois
16 minutos atrás, NatanB disse:

creio que seja problema da ram, uso um pente de 8 e outro de 4 ambos de 1333hz em dual channel, o que acha?

se o uso de RAM excede 8GB então parte da memoria esta sendo usad com baixo desempenho.

verifique tambem as configurações de memoria compartilhada

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, NatanB disse:

uso um pente de 8 e outro de 4 ambos de 1333hz em dual channel

WTF!? 😐 Acho que o senhor se equivocou aqui. Pelo menos até onde me consta, não é possível fazer dual channel com módulos de tamanhos diferentes. Outro detalhe, é que se não me falha a memória, o recurso de canal duplo tem um impacto ínfimo para a plataforma em questão.

 

Bom, vamos a alguns detalhes meramente especulativos, baseado em valores sintéticos, mas que podem apresentar uma direção a seguir:

1. De acordo com o PSU Calculator, a capacidade da sua fonte está bem apertada em relação a demanda da configuração. Isso não é propriamente um problema, mas acho que vale a pena ficar de olho.

2. De acordo com o PC Build, existe uma possibilidade de gargalo causado pelo CPU, deixando a placa de vídeo com um percentual ocioso.

 

Vale ressaltar que cada componente é quase único, sendo possível alcançar diferentes resultados utilizando dois processadores iguais, ou duas placas de vídeo iguais. Fatores como versão do jogo, do driver de víde, ou versão do sistema operacional, bem como a sua integridade, também podem influenciar no resultado.

 

Como eu disse anteriormente, a marca de 200fps não me parece um valor baixo. Te recomendaria desligar o contador de FPS e jogar de consciência tranquila.

 

 

3 horas atrás, Eder Neumann disse:

as pessoas hoje em dia querem ver números acima de 300

@Eder Neumann Sou absurdamente cético quanto a isso. E digo que é mero efeito placebo. "Ahh...mais o FPS alto diminui o imput lag..." Aé!? Então me provem! Pois até onde me consta, se quer há uma metodologia científica pra aferição desses resultados.

 

E no fim das contas, ainda que NASA aprovasse um método de certificação, digo de forma análoga que não adiantaria gastar uma fortuna pros cientistas de Harvard fazerem um calçado ultra-mega-tecnológico sob medida. Eu nunca vou correr como Usain Bolt. Logo esse papo de trocentos FPS não cola pra mim, mas respeito quem acredita nisso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Faust0 disse:

@Eder Neumann Sou absurdamente cético quanto a isso. E digo que é mero efeito placebo. "Ahh...mais o FPS alto diminui o imput lag..." Aé!? Então me provem! Pois até onde me consta, se quer há uma metodologia científica pra aferição desses resultados.

estou alguns meses falando por aqui que de nada lhe adianta ter um milhão de fps e uma tela de 60Hz que só vai exibir os 60 frames, ainda que o frame seja picado em 1milhão/60 vezes no "tearing" vai continuar sendo 60Hz.

fico feliz de ter encontrado um aliado nesta incessante batalha. :) 

adicionado 1 minuto depois

sobre a memoria ram, tem Mobo que topa DC com memoria diferente, mas o conjunto em DC será limitado à dimensão do menor pente. o restante operará em single-channel. (eu tenho 8+16 em minha maquina operando muito bem por sinal)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@NatanB Cara CS:GO até onde eu sei exige bem mais da CPU do que da GPU, além disso nos vídeos que eu vi no YouTube com configurações semelhantes às suas essa taxa de FPS tá normal. A 580 realmente é capaz de fazer muito mais FPS que isso aí, no seu PC ela não deve estar nem em 50% de uso porque a CPU tá sendo o limitador aqui, eu ACHO que é isso, pra ter certeza monitora sua GPU e sua CPU e posta os números aqui (porcentagem de uso e tal). Outra coisa, você joga outros jogos que sejam mais exigentes em GPU? Se sim a performance é boa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Faust0 Cara, eu setei na bios o pente de 8gb funcionar em 1600hz, e o de 4gb só vai até 1333hz, verifiquei no cpu-z e está em dual channel

adicionado 3 minutos depois

@Eder Neumann Como disse, uso um 144hz para e-sports, e estava muito estranho o desempenho da 580, mas desinstalando os drivers pelo ddu e reinstalando uma versão mais antiga do driver funcionou, o desempenho melhorou bastante.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Em 06/06/2020 às 01:03, NatanB disse:

@Batata Defumada Consegui resolver, instalei um driver mais antigo da amd e agora ta entre 240-300

@NatanB Qual a versão do driver? Estou com problemas de desempenho nessa placa também desde que comprei, se puder mandar uma resposta ajudaria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Victor De Fanti Cara, na epoca eu instalei o ultimo driver de 2019, não vou lembrar o nome, mas creio que a falta de desempenho era em função do gargalo do meu i5 4590 e das memorias ddr3 de frequências diferentes, o cpu sempre ficava a 100% quando eu entrava no discord ou algum outro programa em segundo plano, qual suas configs?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!